Urticullaria Graminofolia


Murkas

Recommended Posts

Boas pessoal,

abri este tópico pois a dita planta é de difícil enraizamento e gostaria de saber de quem tem ou teve esta plata qual a melhor maneira de a fazer fincar no inicio... (assim de repente o que me ocorre é corte das folhas em altura para a planta enraizar melhor?) ouvi também dizer que a dita planta é algo exigente no que toca a micros, notaram isso?

 

Aguardo sugestões

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Lê este tópico do André Silvestre (logo no primeiro post, tens imagens do André a mostrar qual a melhor maneira de a plantar):

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=42432

 

E se quiseres saber mais umas coisas:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=42016

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi bem a tua pergunta mas como tenho a U.G. vou simplesmente dizer o que fiz....

-Dividi em doses (molhos) sempre de forma a que as raizes ficassem para baixo.... e plantei....

-Por cima "polvilhei" com areia com areia superfina (de forma a areia preencher os espaço entre as raizes ), daquela areia branca "dos rios" do Filipe Oliveira (para melhor saberes o que estou a falar...)

 

Naturalmente enraizou e espalhou-se de "forma circular" tendo como ponto de origem o molho inicial....depois...

 

(o "polvilhanço" aconteceu por várias vezes....)

 

A impressão que tive é que se trata de uma planta que demora a adaptar-se ...ou seja, quando a comprei com origem na Tropica demorou a adaptar-se, mas quando retirei do sitio onde tenho a minha para outro local, essa adaptação foi mais rápida.... (será que me expliquei bem?).....

 

Não percebo o que queres dizer com " corte das folhas em altura"....se cortas as folhas o resto da folha morre , creio!

 

Quanto aos fertilizantes....não faço a minima ideia, porque a única fertilização que estou a utilizar é TPA`s :wink:

 

Não sei se ajudei....

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado desde já pelas respostas...

 

Luis, os links foram muito úteis! Obrigado :wink: (já tinha visto o do André, mas o d o Just_me deconhecia)

 

Coimbra, sim foi tudo bastante explícito, e deixa-me que te diga que achei bastante engenhoso esse uso para a areia :P

quanto ás folhas morrerem depois de cortadas era isso que pretendia saber se realmente morrem ou se é tipo eleocharis e volta a crescer...

Obrigado pelo relato!

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora tb deixo aqui a minha opinião. Actualmente tenho um "relvado" feito com urticulária e o que posso dizer é que adoro essa planta. No inicio é um bocado fustrante pois parece que a planta não desenvolve, mas assim que começa a prender-se ao substrato até cresce bem depressa e num instante cobre todo o fundo do aquário.

 

O que fiz para a plantar foi dividir cada vaso em 9 "molhos" deixando aprox. 1 cm de lã de vidro (com um x-ato é fácil cortar). Depois é plantá-los 5 cm uns dos outros. Aconselho-te a plantar os "molhos" o mais fundo possivel pois senão os fizeres os runners têm tendência a ficar a flutuar e não ficam em contacto com o substrato!

 

Cumps

Azor

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Azor,

obrigado por meteres aqui a tua experiencia com a planta :-D e pelas dicas...

 

Já agora gostaria de saber se alguém já podou com sucesso (cortar a parte de cima das folhas, sem o resto da folha morrer) a Urticularia ou não.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Azor,

obrigado por meteres aqui a tua experiencia com a planta :) e pelas dicas...

 

Já agora gostaria de saber se alguém já podou com sucesso (cortar a parte de cima das folhas, sem o resto da folha morrer) a Urticularia ou não.

 

Abraço

 

Sinceramente ainda não o fiz pois ainda não senti a necessidade! A urticulária cresce tão rasteira que ainda não achei necessário!

 

Cups

Azor

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-A minha ideia era fazer um tapete de U.G..... Comecei com 4 vasos o que da maneira como fiz (só dividi cada vaso em 2) era manifestamente pouco...mas pronto era um começo! Como era pouca para espalhar por todo o aquário fiz a opção de plantar à frente e deixar o fundo com blyxas...ficaria "composto" de inicio e mais tarde retiraria as blyxas....sempre com ideia de retirar as blyxas :?: . As blyxas foram sendo retiradas e a U.G. foi tomando o lugar delas...Contudo, qual a situação que tenho hoje? U.G pequena/baixa atrás e à frente nem vos digo :wink:....digo,digo! :lol: U.G com uns 7 cm de altura...ou seja, o que queria atrás tenho à frente e vice-versa....ou seja, lentamente vou retirar da frente U.G para voltar a replantar de forma a anular o erro que cometi....(mais valia ter só plantado atrás e agora não tinha estes problemas)....

 

-Consegue-se U.G mais desenvolvida "jogando" com os períodos de luz (e eventuais "apagões") e introdução de co2 variada (volta e meia "corta-se" o co2)...

 

-Pela experiência que tenho, toda a U.G. apanhada a boiar fica a boiar (já disse isso anteriormente "algures"), porque o seu desenvolvimento ,no meu caso, sempre se revelou superior à situação de plantar novamente (ou seja , fica a boiar e a desenvolver, posteriormente replanto)....Contudo,na situação do "boianço" da planta, deparei-me com o aparecimento de umas "coisas" pretas nas folhas, que desconheço o que será...ponho duas hipóteses , as "bolsas" que existem nas folhas com muita luz "transformam-se" de cor para pretas ou hipótese mais "estranha"...sementes! Será?

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-A minha ideia era fazer um tapete de U.G..... Comecei com 4 vasos o que da maneira como fiz (só dividi cada vaso em 2) era manifestamente pouco...mas pronto era um começo! Como era pouca para espalhar por todo o aquário fiz a opção de plantar à frente e deixar o fundo com blyxas...ficaria "composto" de inicio e mais tarde retiraria as blyxas....sempre com ideia de retirar as blyxas :?: . As blyxas foram sendo retiradas e a U.G. foi tomando o lugar delas...Contudo, qual a situação que tenho hoje? U.G pequena/baixa atrás e à frente nem vos digo :wink:....digo,digo! :lol: U.G com uns 7 cm de altura...ou seja, o que queria atrás tenho à frente e vice-versa....ou seja, lentamente vou retirar da frente U.G para voltar a replantar de forma a anular o erro que cometi....(mais valia ter só plantado atrás e agora não tinha estes problemas)....

 

-Consegue-se U.G mais desenvolvida "jogando" com os períodos de luz (e eventuais "apagões") e introdução de co2 variada (volta e meia "corta-se" o co2)...

 

-Pela experiência que tenho, toda a U.G. apanhada a boiar fica a boiar (já disse isso anteriormente "algures"), porque o seu desenvolvimento ,no meu caso, sempre se revelou superior à situação de plantar novamente (ou seja , fica a boiar e a desenvolver, posteriormente replanto)....Contudo,na situação do "boianço" da planta, deparei-me com o aparecimento de umas "coisas" pretas nas folhas, que desconheço o que será...ponho duas hipóteses , as "bolsas" que existem nas folhas com muita luz "transformam-se" de cor para pretas ou hipótese mais "estranha"...sementes! Será?

 

quando a compraste a planta estava rasteira? se sim, porque achas que cresceu mais em altura a frente ficando mais rasteira atras a medida que ia desenvolvendo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelos vistos não me expliquei bem....

O facto de estar alta à frente foi mesmo porque já lá está à mais tempo do que na parte traseira....ou seja, atrás é mais recente, por isso mais baixa....

A maneira para a fazer crescer em altura foi "brincando" com luz e co2 ...

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais