Esquema Para Aquário?


Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Gostava de saber, se este tipo de esquema é possivel (ver link), pois tenho andado a engendrar um novo projecto para um novo aquário de água doce e quero ver algo deste género com sump no meu projecto, mas tenho muitas dúvidas.

Tenho visto em muitos sites americanos imagens de aquários, tanto marinhos como doces, que só têm furos no fundo do aquário, o que maximiza muito mais espaço.

A ideia que tenho para o meu é semelhante, mas é ai que surgem as dúvidas, como faze-lo? Atenção estou ciente de como funciona uma sump e esta é méramente representativa.

Estou a tentar rejeitar a hipótese de "Colunas secas", "furos laterais" ou até mesmo "Mochilas" (desculpem os termos), pois é muito mais interresante colocar os só furos no fundo do aquário.

 

Agora as Questões:

 

1 - Como fazer circular a água num esquema destes? Sem que a água transborde da sump, quando a bomba pára?

2 - Como fazer um esquema destes perfeitamente seguro?

 

3 - Será que um sistema Closed Loop é o que procuro? Como funciona?

 

Procuro toda a ajuda possivel e estou aberto a outras opiniões, se tiverem algo parecido nos vossos aquários enviem fotos!

É sempre bom partilhar conhecimentos.

 

aquariomy4.th.jpg

 

Abraços

Ruy

Editado por Ruy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim isto nunca é seguro. A primeira vez que faltar a luz o temos uma inundação. Outra questão é o equilíbrio entre a água que sai e entra. Basta uma pequena diferença para passadas algumas horas haver um desastre.

 

Quanto a mim, isto resolvia-se com o prolongamento dos tubos de entrada e saída de água ao nível superior do aquário. Mas ficamos sempre com 2 tubos á vista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Dei uma olhada no foto do seu projeto, acho que o problema da possível inudação ou desequilibrio da quantidade de agua que sai e entra no aquario, pode ser resolvido com a colocação de uma boia ( boia comum de caixa dagua), no cano de saida de agua do aguario, que se fecha sempre que a agua do filtro atingir um nível máximo desejado.

 

Abraços.

Norberto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Não entendo porque é que o projecto tem duas torneiras (válvulas) na admissão e no retorno ??

 

Tem graça, que antes do Norberto dar aquela sugestão impecável, eu estava a complicar, pensando em utilizar uma electroválvula na admissão de água à sump.

Este é um bom exemplo de que por vezes se pode solucionar um problema com soluções simples !!!

 

De qualquer forma, gosto do projecto, e realmente consegue-se deixar o aqua sem equipamento nenhum à vista !! :smilecolros:

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Desculpem "levantar" o tópico das cinzas mas...

 

E uma electro-valvula? ligada na mesma tomada que a bomba de inserção?

tipo quando tem corrente a electro-valvula fica aberta (descendo agua) e a bomba de inserção ligada, quando nao tem, a bomba de inserção desliga-se e a electro-valvula fecha-se...

Isso deve existir não!?

 

Obrigado

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

As solenóides/electro-válvulas que usamos para o CO2 foram desenhadas para trabalharem com gás... não com líquidos, muito menos com água :D

 

Haver dessas válvula há... mas têm de ser específicas para trabalhar com líquidos, em particular, com água.

Em material de jardinagem, devem encontrar dessas coisas...

 

Já agora, ter a solenoide ligada ao mesmo circuito que a bomba, não pode ser feito assim tão simplesmente...

 

Imaginem que quando ligam tudo, muito bem, têm uma sorte dos diabos e exactamente o caudal de água que desce é o mesmo que sobe...

 

O que vai acontecer quando a bomba por começar a ficar suja, por exemplo, começar a diminuir o seu caudal?

Nem que seja 1 gota de água a menos por cada 10 segundos... podem fazer as contas.

Em poucas horas poderiam já ter a sump a transbordar.

 

Isso a ser usado, teria de ser ligado a um sistema de boias, mas creio que o sistema estaria sempre a ligar/desligar, e não sei se seria muito bom para a bomba e a válvula...

 

Por isso, se quiseres usar 2 furos no fundo do aquário, usa um filtro externo.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Para alem de tudo o que já foi dito, a bomba pode parar por avaria e não por falta de corrente eléctrica, o que faria com que a suposta electro-válvula (que funcionasse com água), não fecharia provocando uma inundação, para alem dos peixes mortos!

Quanto a mim acho que há riscos que não se devem correr!

 

Abraço,

 

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... depois de todo esse aprendizado (desculpem minha ignorancia lol) concordo com vossas opinioes...

Nao funciona lol

 

Um abraço

 

Emerson

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

. . .

acho que o problema da possível inudação ou desequilibrio da quantidade de agua que sai e entra no aquario, pode ser resolvido com a colocação de uma boia ( boia comum de caixa dagua), no cano de saida de agua do aguario, que se fecha sempre que a agua do filtro atingir um nível máximo desejado.

 

Abraços.

Norberto

Boas!

 

Esta penso que seja a melhor solução para o tubo de retorno.

 

No caso do tubo de injecção de água, o que vem da bomba pró aqua, o ideal é colocar um válvula anti-retorno.

Quando faltar a energia, a bomba pára. e a válvula anti-retorno fecha-se devido à pressão de agua dentro do aquario.

entretanto a sump enche-se até actuar a boia (tipo autoclismo) que fechará a entrada de agua para a sump.

 

Possiveis problemas:

 

1º - No caso de aguários plantados, caso uma folha solta fique presa na boia (tipo autoclismo), esta não veda, logo dá asneira.

 

2º - Qualquer impureza que fique presa na válvula anti-retorno, é a mesma situação.

 

3º - Como não retiramos, nem injectamos água na superficie, é possivel que no cimo apareça uma pelicula de gordura bem feia, derivada da comida, das nossas mãos, etc...

 

Neste momento tenho pensado em usar esse sistema, mas perlongando ambos os tubos, +/- até à superficie.

 

Tenho o sistema com menos engenhocas, logo mais simples, eventualmente mais feio, mas com o tempo e como pretendo fazer um plantado, vou dar um jeito para esconder os tubos.

 

É a minha opinião, mas se existirem sugestões, são bem vindas.

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Amigo penso que já li uma solução para este problema mas falta saber se o furo que se faz no tubo que leva a agua para o sump quando ele desfera por falta de luz se quando a luz vem e o motor leva novamente a agua para o aquário se o tubo fera sozinho pois se não então também não dá, se quiseres eu mando o desenho por email pois não concegui colar aqui para todos verem, foi uma soloção que eu li aqui nos vários foruns não é minha ok?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Este sistema de 2 furos no fundo do aquário é de todo impraticável quando se usa uma sump (a não ser que se queira brincar com a sorte...).

 

Podm ser usados 2 furos no fundo (escoamento e retorno) quando se utiliza um "Closed Loop", ou seja, os furos estão ligados a uma bomba de retorno, em sistema fechado. isto só é viável em sistemas de água salgada, como forma de complementar a circulação e evitar a acumulação de detritos no fundo e entre as rochas (usando uma "spray bar" no retorno). Este sistema não substitui a circulação de água à superfície, feita pelo retorno da sump e/ou outras bombas de circulação.

 

Se queres usar uma sump sem coluna seca ou over-flow, a solução alternativa (e para mim a melhor) é um ou dois furos laterais no topo do aquário, com diâmetro de segurança.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

Tenho um aqua com um sistema parecido. Mas parecido apenas :crazyeyes:

Tem um único furo para a queda de agua, mas o tubo sobe até ao nível da água.

O retorno é feito pelo exterior do aquário e a água entra por cima!

 

Assim só tenho um tubo de PVC a destoar a paisagem, mas com um pouco de jeito

desaparece com a decoração/plantas :D

 

Este tópico é um pouco antigo, mas se for necessário mais logo posso colocar fotos da coisa :D

Ou tentar fazer um boneco :D

Editado por cesar_dias

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas noites a todos, sou novo aqui e é a primeira vez que escrevo, desculpem a a ignorancia se for o caso, mas será que este problema não se resolve muito simplesmente com uma boia do genero autoclismo? E para a bomba lambem existe interruptores tipo boia. Espero ter ajudado, abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

1 - Como fazer circular a água num esquema destes? Sem que a água transborde da sump, quando a bomba pára?

 

Abraços

Ruy

 

boas...

 

estou com alguma pressa mas acho que uma boia daquelas que há à venda para os depósitos de água (ou mesmo para autoclismos) resolve o teu problema (se quiseres depois arranjo-te uma que uso num sistema dos meus coelhos super compacta, se calhar é pequena de mais...é uma questão de se ver o que precisas, depois posso-te arranjar fotos ;) )...

qualquer coisa apita :(

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que ainda há quem queira reinventar a roda...

 

Existem milhares de aquários com sump e creio que já está mais que estudado e provado que a única forma verdadeiramente segura é a captação de água à superfície no aquário. Furar o aquário é o método mais seguro. As caixas over-flow não são totalmente fiáveis.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.