Como Fazer A Troca Do Filtro Sem Perder Bacterias?


Recommended Posts

Boa tarde a todos!

 

Gostava de saber se existe alguma maneira especial de efectuar a troca do filtro, pois sei que se forma uma quantidade grande de microorganismos essenciais ao aquario nesta area, o que fazer? como fazer? no caso de depender de filtro para filtro, tenho um Tetratec easy crystal filter.

 

Já agora e a titulo adicional gostava de saber se é essencial para um aquario ter aqueles aparelhos que fazem bolhas de ar, já li que fazem a oxigenação do aquario, mas com a presença de plantas....luz penso não ser essencial, mas gostaria de ter mais opiniões.

Cumprimentos!

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

No meu caso lavo as materias filtrantes com àgua á mesma temperatura (bom, tento que assim seja) do aqua. Muitas vezes utilizo a agua do TPA.

 

No manual do filtro não existe qualquer recomendação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

Pelo que percebi, tens um filtro a trabalhar num aqua e queres trocá-lo por um novo! É isso ???

 

Se assim for, o que tens a fazer é colocar o filtro novo a trabalhar em paralelo com o antigo durante umas duas semanas, assim o antigo filtro mantém as bactérias essenciais ao processo e o novo filtro tem tempo para criar bactérias novas !

Ao final deste tempo, retiras o filtro antigo e ficas só com o novo !

Problema resolvido !

 

Nota: no caso de instalares um filtro novo, dá-lhe uma boa lavadela antes de o colocaras a funcionar, a tudo, balde, cerâmicas, esponjas, etc...

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me desta....

"Já agora e a titulo adicional gostava de saber se é essencial para um aquario ter aqueles aparelhos que fazem bolhas de ar, já li que fazem a oxigenação do aquario, mas com a presença de plantas....luz penso não ser essencial, mas gostaria de ter mais opiniões."

 

O gingarelho das bolhinhas é uma bomba de ar.

Se tiveres o filtro a remexer a superficie do aqua já é suficiente para oxigenares a água, evitando assim a bomba de ar.

No caso de teres o filtro a fazer o retorno sem fazer bolhinhas (sem abanar a superficia da água) então adicionar uma bomba de ar para oxigenar a água.

 

Inconvenientes - no inverno arrefece a água exigindo mais trabalho do termostato.

 

Além dos beneficios já falados, eu gosto particularmente do efeito visual das bolhinhas no aqua, mas isto são gostos !! :)

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Quando dizes "a troca do filtro" estás-te a referir a trocar de filtro, ou à limpeza do que tens?

Se for o 1º caso o André Allen já te respondeu, se for o 2.º, deves lavar as matérias filtrantes com água do aquário.

 

Fica bem.

Jorge Rodrigues

 

“Para os erros alheios temos os olhos de um lince; para os nossos próprios, os olhos de uma toupeira”

“Uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos”

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.