Problema.... :(


sendas

Recommended Posts

Bom dia

 

Tenho um aquário de 240 Litros.

 

No outro dia comprei 4 peixes bebados. 3 deles morreram ao longo de 3 ou 4 dias... O PH mantinha-se neutro mas entretanto subiu para os 7,2 / 7,4. Hoje de manhã apareceu um escalar morto help pelo que resolvi fazer uma mudança parcial de água (20 litros) que seria a primeira, fazendo o Ph descer muito (para os 6). Passado uns minutos morreu logo um barbo tigre dourado... A agua que mudei foi tratada (tirei o cloro). Nao sei o que se passa...

 

Tenho várias plantas, areão, rochas vulcanicas, e durante um tempo tudo pareceu bem. Espero que tudo regularize.

 

Alguma sugestão?

 

Obrigado

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, não compreendo... tens um aquário de 240 l, e fizeste pela primeira vez uma TPA de 20 l (menos de 10%)? Há quanto tempo tens o aquário?! Em qualquer dos casos, não percebo como é que uma TPA de 8% pode fazer o pH variar tanto!... alguma coisa está mal por essas bandas! NB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, não compreendo... tens um aquário de 240 l, e fizeste pela primeira vez uma TPA de 20 l (menos de 10%)? Há quanto tempo tens o aquário?! Em qualquer dos casos, não percebo como é que uma TPA de 8% pode fazer o pH variar tanto!... alguma coisa está mal por essas bandas! NB

 

Eu também não percebo. Daí a minha dúvida e vir aqui tentar que alguém me ajudasse. Certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

compraste os peixes e..... qual foi o procedimento até os peixes morrerem

 

 

 

A melhor coisa a fazer é removeres tudo e fazeres tudo de novo porque é muito estranho o que se esta a passar no teu aqua...já agora diz aí o SETUP do aquario para termos uma ideia do que tens.

Editado por CL
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

compraste os peixes e..... qual foi o procedimento até os peixes morrerem

 

Os escalarescomprei logo no inicio. Hoje apareceu morto.

 

O que faço é ir colocando agua dentro do saco que vem do aquario, para os peixes se irem adaptando, demorando mais ou menos meia hora até os colar dentro do aquario.

 

 

Quando comprei os peixes "bebados" (quatro) fiz exctamente o mesmo procedimento. No proprio dia morreu um. Nos dias que se seguiram morreram dois.

 

 

Voltei a medir o Ph agora e está a cerca de 6,6 / 6,8.

 

A agua da torneira tem o Ph baixo pelo que provavelmente terei que fazer mudanças de agua com menos quantidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor coisa a fazer é removeres tudo e fazeres tudo de novo porque é muito estranho o que se esta a passar no teu aqua...já agora diz aí o SETUP do aquario para termos uma ideia do que tens.

 

Remover tudo!? Isso não é um bocadinho radical demais?!

 

Tenho um aquário de 240 litros, com um filtro FLUVAL 305 (carvão granulado (?)). Acho que vou tirar o carvao....

 

Duas lampadas (uma para as plantas)

 

Temperatura de 26º... O que falta dizer mais?

Editado por sendas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em principio não é do filtro tenho um igual

vai fazendo umas tpa's diarias

 

e quanto às camadas que o filtro deve ter? tiro o carvão e coloco o quê? Qual é a combinação ideal?

 

Ao fazer tpa's diárias nao vai implicar muitas alteracoes no ph?

 

Um dos escalares pretro tem uma 'pinta' branca por cima do olho esquerdo.... reparei hoje... o que poderá ser?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as tpa´s vão ajudar a estabilizar o ph.

como o ph da tua água não é muito alto ele deve ficar nos 6.8 convem fazeres tpa´s semanais para ele não baixar

vai vendo os parametros da agua ph nitritos amonia.

a combinação para o filtro podes fazer igual ao que vem no manual eu pus lâ de vidro no compartimento 4 e 5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde,

 

tive um prob. semelhante com um aquario de 60litros.

 

tive de tirar tudo ferver, remonar, reiiniciar o ciclo de azoto e só assim estabilizou..

 

em uma semana morreram.se 7 peixes...

 

curiosidade ou não, comprados num Agriloja... depois de remontar o aquario socorri-me de uma loja reputada em almeirim e comprei 6 peixes, sobreviveram todos...

 

disseram-me que pode ter sido alguma doença, mas os peixes não tinham sintomas visieis... apenas tombavam poucos segundos antes de morrer...

 

cá pa mim algum colapso respiratório porque deixavam de consguir nadar, e alguns tentavam vir á superficie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os parametros da agua ph nitritos amonia.

 

o mais certo é o teu aquário ainda não tenha acabado de fazer o ciclo.. ou seja ainda deves andar com picos de nitritos que se tansformam em nitratos e consequente amonia o que faz com que os teus peixes morram.

 

o mais acertado a fazer é testar estes valores e TPAs

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o mais certo é o teu aquário ainda não tenha acabado de fazer o ciclo.. ou seja ainda deves andar com picos de nitritos que se tansformam em nitratos e consequente amonia o que faz com que os teus peixes morram.

 

o mais acertado a fazer é testar estes valores e TPAs

 

Fui hoje à loja onde costumo ir, e fizeram todos os testes possíveis à água. Estava TUDO perfeito. Sugeriram aumentar a temperatura do aquário,o que já fiz, colocar 10 colheres de sal grosso e esperar dois dias. Poderá ter sido alguma doença que foi transmitida por outro peixe. Por agora os peixes parecem-me bem, estão muito activos.

 

Vou esperar para ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui hoje à loja onde costumo ir, e fizeram todos os testes possíveis à água. Estava TUDO perfeito. Sugeriram aumentar a temperatura do aquário,o que já fiz, colocar 10 colheres de sal grosso e esperar dois dias. Poderá ter sido alguma doença que foi transmitida por outro peixe. Por agora os peixes parecem-me bem, estão muito activos.

 

Vou esperar para ver.

Aumentar a temperatura para quanto? 26º é o normal e ideal para a grande maioria dos peixes. Aumentar a temperatura por um lado pode matar bactérias sensiveis à temperatura, mas também diminui a percentagem de oxigénio dissolvido na água, o que se pode traduzir em novos problemas e mortes se os peixes estiverem debilitados ou se o aquário estiver muito povoado.

 

O sal por seu lado é normalmente benéfico mas nem todas as espécies o toleram bem. A maioria dos peixes da familia do peixe gato por exemplo, dá-se muito mal com adição de sal na água. Além do mais a adição de sal na água pode fazer subir o ph, dependendo dos constituintes principais do sal usado (infelizmente nem todo o sal é puro, muito dele tem diversas misturas, inofensivas para humanos mas com potencial para provocar problemas a peixes). Em 240L a quantidade de sal que estás a meter não deverá à partida fazer estragos.

 

Por fim e respondendo à pergunta que fazias acerca do filtro.

O fluval 305 tem 3 compatimentos mais o cartucho lateral com as esponjas, certo?

A água entra pelo lado do cartucho de esponjas e depois vai pelos compartimentos até chegar à zona de sucção.

Assim a minha proposta seria:

- Tirar o carvão activado. O uso de carvão não é consensual, há pessoal que diz que se deve usar sempre e outro que diz que só se usa com medicamentos. Eu só uso com medicamentos, acho para as restantes situações não está lá a fazer nada que uma boa camada de materiais filtrantes não faça.

-No compartimento inferior meter cerâmicas para filtragem mecânica (mais pequenas e menos porosas)

-No compartimento do meio cerâmicas porosas para a filtragem biológica (são bastante mais caras que as outras, normalmente)

-No compartimento de topo, ou metes mais cerâmica, ou lã filtrante ou fibras. Basicamente o objectivo na ultima camada é reter particulas mais finas de lixos e permitir que a água seja devolvida o mais limpa possivel ao aquário.

 

Em relação ao swing de ph. De facto é estranho, mas não tão estranho como isso. Basta que tenhas coisas como injecção de CO2 para as plantas e meças por exemplo o ph ao fim do dia antes das luzes desligarem e novamente de manhã antes das luzes acenderem. Durante a noite a concentração de co2 na água pode fazer com que o ph sofra oscilações elevadas, algo que deves sempre ter em conta e se possivel evitar porque os peixes não se dão lá muito bem com variações elevadas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.