Novo Projecto De 500 Litros Em Forma De "l"


Recommended Posts

Estou a pensar montar um novo aquario maior, tenho um espaço ideal na minha sala mas estou com duvidas sobre a construção em forma de "L".

 

Imagem com as dimenssoes do local:

 

image2_509.jpg

 

Tipo que expessura de vidro é aconselhavel e altura do aquario, travessas onde? etc...

 

Agradeçia toda a info necessaria.

 

Thanks ;)

Editado por LondonDragon
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a pensar 50 ou 60 cm

 

Normalmente o importante é a coluna de agua (a altura).

Para 50 ou 60 cm 10mm pode ser suficiente, no entanto recomendo travamentos.

 

Dado o perfil fora do normal do teu aquario talvez o vidro de 12mm seja a opçao mais razoavel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para 60 cm de altura vais ter 506l brutos, para 50 cm são 422 - bonito aquário!!!

 

Pensa que oprojecto não é só o vidro, mas toda a parte da iluminação e filtragem tem que ser bem pensada! Também o layout, para aproveitares bem o facto de ser em canto.

 

Boa sorte!

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está a minha ideia, utilizando madeira de 5cm (chega ou é muito?)

 

Canto da sala é assim:

 

canto_334.jpg

 

 

Com a madeira no sitio para o armario:

 

canto5_113.jpg

 

 

O armario:

 

canto4_282.jpg

 

 

Que dizem?

Editado por LondonDragon
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... cada pé vai ter que aguentar cerca de 35 a 45 kg. Se a construção for bem feita, parece-me que aguenta bem. Mas acho que talvez valha a pena meter mais um par de pés na parte mais longa, para evitar que o tampo deforme. NB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente o importante é a coluna de agua (a altura).

Para 50 ou 60 cm 10mm pode ser suficiente, no entanto recomendo travamentos.

Dado o perfil fora do normal do teu aquario talvez o vidro de 12mm seja a opçao mais razoavel.

 

E se forem dois aquarios unidos? tipo um de 127x37cm e o outro 105x35cm sera que ficaria mais seguro?

Ideias como ligava um ao outro para nao ter filtragem separadas?

 

 

Para 60 cm de altura vais ter 506l brutos, para 50 cm são 422 - bonito aquário!!!

Pensa que oprojecto não é só o vidro, mas toda a parte da iluminação e filtragem tem que ser bem pensada! Também o layout, para aproveitares bem o facto de ser em canto.

 

 

Iluminação ainda nao pensei na ideia mas como filtragem estava a pensar em uma Sump debaixo do aqua? Sera boa ideia? ou entao dois filtros fortes um em cada ponta do aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... cada pé vai ter que aguentar cerca de 35 a 45 kg. Se a construção for bem feita, parece-me que aguenta bem. Mas acho que talvez valha a pena meter mais um par de pés na parte mais longa, para evitar que o tampo deforme. NB

 

Adicionei mais um pé á parte mais comprida, não sera muita coisa? ver imagem abaixo.

 

canto6_943.jpg

 

Esta com a SUMP de 100x20x45cm :

 

canto7_204.jpg

 

Muito obrigado pelas respostas help

Editado por LondonDragon
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

Na minha humilde opinião, penso tá uma excelente ideia e vontade de desafios, contudo eu faria o seguinte:

 

1º - Usava uma estrutura em ferro e revestia a madeira, pois o ferro (aço) tem mais resistência para a mesma quantidade de material, logo podias usar um perfil quadrado de por exemplo 40 x 40 (ganhas espaço dentro do móvel);

 

2º - Voltava para a primeira versão do móvel, apenas uma perna na parte mais longa;

 

3º - Acho que a Sump tá muito alta em relação ao móvel, lembra-te que precisas de espaço para tubos, válvulas, fios electricos e vais ter de efectuar manutenção, por pouca que seja é sempre alguma;

 

De resto acho que tás muito bem lançado.

 

Outra questão a analisar posteriormente é a iluminação, mas uma batalha de cada vez, :crazyeyes:

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso são pés a mais no móvel...

depois não tens espaço de manobra nenhum... quanto a aguentar.... nem brinques, então se for madeira maciça, metade dos pés chega.

eu tenho um aquário de 600 litros, num movel de aglomerado e mdf... so far so good.

Tenho outro aquário de 240 lts feito com madeira maciça, bem forte.

abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Quanto a mim tens aí um grande projecto.

 

Agora uma dúvida. Em relação à sump, como está aí no projecto, penso que poderás ter problemas caso tenhas que mexer por algum motivo. Imagina que tens algum problema com o vidro (oxalá não aconteça!!). Como tens no projecto será um bocado dificil se tiveres que tirar a sump para fora.

 

Na minha opinião a melhor solução seria colocares a sump do lado diteito. Retiravas a coluna central e colocavas aí a sump.

 

A opção por uma estrutura em ferro não seria má ideia.

 

Boa sorte para o projecto!

 

Cumprimentos,

Rui Pedro Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Acho que o projecto está muito bom, mas também acho que a sump tá muito alta em relação ao móvel pois vais precisar de espaço para efectuar alguma manutenção caso seja necessário, a sump vai ser construída dentro do móvel, pois não me parece que saia, se existir uma fuga de agua vais ter de a reparar lá dentro por isso pensa bem nisso.

Quanto à madeira se forem maciços aguentam muito bem, mas atenção á madeira que usas pois já tive alguns dissabores com madeiras que supostamente deveriam estar secas e mesmo assim empenaram todas, geralmente acontece mais com o pinho que é uma madeira mais resinosa, se usares mogno ou carvalho, avalia bem os custos pois pode sair mais barato em ferro, o problema de tudo isso é a construção no local pois não parece existir folgas para construíres seja o que for cá fora!

Boa sorte para o projecto!

 

Abraço,

 

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas, isto é apenas uma ideia neste momento e vamos ver se até ao final do ano tenho isto montado.

 

1º - Usava uma estrutura em ferro e revestia a madeira, pois o ferro (aço) tem mais resistência para a mesma quantidade de material, logo podias usar um perfil quadrado de por exemplo 40 x 40 (ganhas espaço dentro do móvel);

2º - Voltava para a primeira versão do móvel, apenas uma perna na parte mais longa;

3º - Acho que a Sump tá muito alta em relação ao móvel, lembra-te que precisas de espaço para tubos, válvulas, fios electricos e vais ter de efectuar manutenção, por pouca que seja é sempre alguma;

 

Problema com o ferro é que tem que ser montado no local e com madeira se tornava mais facil fazer isso.

Tambem axei que o movel assim ficaria com muitas pés, vou fazer umas modificações para ver como ficao as alternativas.

A sump foi apenas para mostrar como ficaria, ou sera melhor ter dois filtros um de cada lado?

 

isso são pés a mais no móvel...

depois não tens espaço de manobra nenhum... quanto a aguentar.... nem brinques, então se for madeira maciça, metade dos pés chega.

eu tenho um aquário de 600 litros, num movel de aglomerado e mdf... so far so good.

Tenho outro aquário de 240 lts feito com madeira maciça, bem forte.

abraco

 

Obrigado pela informação, tambem axei que assim seriao pés a mais, mas como nunca construi nada semelhante nao tinha a certerza do que precisava.

Depois vou modificar o desenho e colocar aqui as alternativas, thanks.

 

 

Agora uma dúvida. Em relação à sump, como está aí no projecto, penso que poderás ter problemas caso tenhas que mexer por algum motivo. Imagina que tens algum problema com o vidro (oxalá não aconteça!!). Como tens no projecto será um bocado dificil se tiveres que tirar a sump para fora.

Na minha opinião a melhor solução seria colocares a sump do lado diteito. Retiravas a coluna central e colocavas aí a sump.

A opção por uma estrutura em ferro não seria má ideia.

 

Obrigada pela dica da sump, isso de sumps para mim é novo, farei a modificação para ver como fica. O ferro como já disse é complicado porque tem que ser montado no sitio.

 

Boas! Acho que o projecto está muito bom, mas também acho que a sump tá muito alta em relação ao móvel pois vais precisar de espaço para efectuar alguma manutenção caso seja necessário, a sump vai ser construída dentro do móvel, pois não me parece que saia, se existir uma fuga de agua vais ter de a reparar lá dentro por isso pensa bem nisso.

Quanto à madeira se forem maciços aguentam muito bem, mas atenção á madeira que usas pois já tive alguns dissabores com madeiras que supostamente deveriam estar secas e mesmo assim empenaram todas, geralmente acontece mais com o pinho que é uma madeira mais resinosa, se usares mogno ou carvalho, avalia bem os custos pois pode sair mais barato em ferro, o problema de tudo isso é a construção no local pois não parece existir folgas para construíres seja o que for cá fora!

 

A sump sera construida antes do montar o movel, e antes de colocar os pés metia a sump dentro, mas como já disserao em caso de problemas que nao estava a pensar nisso já que nunca usei uma sump nao daria muito espaço para manobras, vou ver umas alternativas.

Obrigado pela dica sobre a madeira tenho que avaliar bem mas como disse ferro nao me pareçe possivel neste caso.

 

 

Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seguindo todas as dicas dadas, aqui fica o novo "design", que dizem assim? Thanks

Com menos pés, Sump mais pequena (80x20x38cm) e com espaço para a retirar se for preciso.

 

 

canto8_618.jpg

 

 

canto9_103.jpg

 

 

canto10_733.jpg

 

 

Para quem estiver interessado, isto foi feito com o programa Sketch Up! versão 5.

Permite trabalhar em 3D com medidas reais, portanto podendo captar imagens de qualquer angulo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seguindo todas as dicas dadas, aqui fica o novo "design", que dizem assim? Thanks

Com menos pés, Sump mais pequena (80x20x38cm) e com espaço para a retirar se for preciso.

canto8_618.jpg

canto9_103.jpg

canto10_733.jpg

Para quem estiver interessado, isto foi feito com o programa Sketch Up! versão 5.

Permite trabalhar em 3D com medidas reais, portanto podendo captar imagens de qualquer angulo.

 

Boas, não li bem todos os posts, mas vim aqui apenas partilhar uma ideia minha que podes ou não aproveitar.

Eu próprio já pensei num projecto desses com umas pequenas alterações:

 

Seriam 2 Aquas (no teu caso um de 107*35 e um de 92*37) e no canto seria uma especie de coluna seco-humido com plantas não aquaticas (tipo terrario) que serviria de apoio à filtragem. com dois filtros extrenos em vez de sump e assim teria condições para fazer dois aquas diferentes (tipo biotopos ou comunitarios com diferentes condições de agua - neste caso dividia a coluna ao meio para não haver mistura de aguas)

 

o canto seria composto por um "quadrado" de 35*37*50 ou 60 dividido ao meio de canto a canto de forma a formar 2 prismas, os filtros retornavam a agua para dentro desses prismas que estariam ligados a cada um dos aquas fazendo funcionar a teoria dos vasos comunicantes. Com esses prismas cheios com substrato e plantados com plantas tipo bambus, fetos, e outras de zonas humidas mas não aquaticas.

 

 

Esta é a minha ideia (falta convencer a "Maria") e só queria partilha-la contigo pq é um projecto muito parecido em termos de formato e esse teu canto da sala é espectacular para isso. :crazyeyes:

 

Boa sorte com o teu projecto e vai postando updates.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que assim já resolves-te o problema da sump, menos um... já ponderas-te a ideia de teres uma estrutura metálica montada com parafusos? Se for bem elaborada é tão resistente como soldada e aí já tinhas o problema da montagem no local resolvido! Lembro-te que não precisas de tantos pés na traseira pois a travessa superior pode ser aparafusada á parede desde que uses bons materiais.

 

Abraço,

 

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não li bem todos os posts, mas vim aqui apenas partilhar uma ideia minha que podes ou não aproveitar.

Eu próprio já pensei num projecto desses com umas pequenas alterações:

Seriam 2 Aquas (no teu caso um de 107*35 e um de 92*37) e no canto seria uma especie de coluna seco-humido com plantas não aquaticas (tipo terrario) que serviria de apoio à filtragem. com dois filtros extrenos em vez de sump e assim teria condições para fazer dois aquas diferentes (tipo biotopos ou comunitarios com diferentes condições de agua - neste caso dividia a coluna ao meio para não haver mistura de aguas)

o canto seria composto por um "quadrado" de 35*37*50 ou 60 dividido ao meio de canto a canto de forma a formar 2 prismas, os filtros retornavam a agua para dentro desses prismas que estariam ligados a cada um dos aquas fazendo funcionar a teoria dos vasos comunicantes. Com esses prismas cheios com substrato e plantados com plantas tipo bambus, fetos, e outras de zonas humidas mas não aquaticas.

Esta é a minha ideia (falta convencer a "Maria") e só queria partilha-la contigo pq é um projecto muito parecido em termos de formato e esse teu canto da sala é espectacular para isso. :crazyeyes:

Boa sorte com o teu projecto e vai postando updates.

 

Thanks pela ideia, tambem já tinha pensado em dois aquarios para ter especies diferentes nos dois, mas no fim gostava de ter apenas um maior para ter mais variedade de peixes e peixes maiores. Estou indeciso ainda que especia de peixer vou meter no aqua, o que eu queria mesmo era uma Arowana mas nao tenho largura suficiente para isso.

E a ideia de ter plantas a cresçes por trás tambem nao é boa opçao para o que eu quero fazer, porque eu quero fechar o movel no topo ;)

 

 

canto11_268.jpg

 

 

Penso que assim já resolves-te o problema da sump, menos um... já ponderas-te a ideia de teres uma estrutura metálica montada com parafusos? Se for bem elaborada é tão resistente como soldada e aí já tinhas o problema da montagem no local resolvido! Lembro-te que não precisas de tantos pés na traseira pois a travessa superior pode ser aparafusada á parede desde que uses bons materiais.

Abraço,

Daniel Fortes

 

Tambem já tinha pensado aparafusar as travesas na parede, mas isso nao me iria permitir que dormi-se descanssado de noite, axo mais seguro com os pés atrás.

Estrutura em metal é algo que nao dá para eu fazer, mas tambem é uma opção a avaliar, thanks pela ideia de aparafusar no local.

Antes de fazer algo tambem vou levar o desenho aqui a uma loja local para pedir um orçamento, pode ser que eles deem um orçamento razuavel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, LondonDragon.

Não percebo porque é que dizes que não podes fazer uma estrutura metálica.

Olhando para o teu canto, parece-me que podias perfeitamente fazer duas estuturas metálicas pré-montadas, uma para o lado direito e outra para o esquerdo.

A do lado direito ia até à parede e a do lado esquerdo encostava nesta.

O aqua não ia reparar que estava assente sobre duas peças em vez de uma só.

Mas, bonito, bonito, era meter uma saída da sump ao esgoto e uma caixa de vidro acima do aquário, com 25% do volume do aquário, com uma entrada de água da torneira.

Com um filtro de carvão activado nesta caixa, dava para fazer TPA's a abrir duas torneiras e fechar outras duas.

Esvaziavas via sump o volume necessário e enchias com a água da caixa, depois de 48 horas a marinar.

Um luxo oriental.

Quando tiver um sistema assim (e vou ter, não sei é quando) faço TPA's dia sim,dia não.

Parece-me que já estou a ouvir os meus futuros discus a dizer olé.

Pensa nisso, que pode valer a pena.

Abraço.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá LondonDragon

 

Venho alertar-te para as dimensões do aquário relativamente ao espaço que tens na Sala, ou seja para a folga que terás de deixar para poderes faze-lo entrar para a reentrância que tens nas paredes, uma vez que sendo num canto reentrante o aquário não entra directamente e terás de rodá-lo. Através de um desenho à escala encontrarás facilmente a dimensão máxima para que este possa entrar na abertura que tens na Sala sem bater nas arestas salientes da abertura. Uma alternativa seria a de que um dos topos não fosse à esquadria.

Podes ainda fazer um escantilhão em Platex ou cartão com as dimensões do aquário em planta e tentar fazê-lo entrar na horizontal na abertura e assim determinarás as dimensões máximas possíveis para o aquário e quais as folgas que terás de deixar.

Espero não ter vindo atrapalhar o teu projecto do qual gostei bastante.

Cumprimentos

Martins de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Olá, LondonDragon.

Não percebo porque é que dizes que não podes fazer uma estrutura metálica.

Olhando para o teu canto, parece-me que podias perfeitamente fazer duas estuturas metálicas pré-montadas, uma para o lado direito e outra para o esquerdo.

A do lado direito ia até à parede e a do lado esquerdo encostava nesta.

O aqua não ia reparar que estava assente sobre duas peças em vez de uma só.

Mas, bonito, bonito, era meter uma saída da sump ao esgoto e uma caixa de vidro acima do aquário, com 25% do volume do aquário, com uma entrada de água da torneira.

Com um filtro de carvão activado nesta caixa, dava para fazer TPA's a abrir duas torneiras e fechar outras duas.

Esvaziavas via sump o volume necessário e enchias com a água da caixa, depois de 48 horas a marinar.

Um luxo oriental.

Quando tiver um sistema assim (e vou ter, não sei é quando) faço TPA's dia sim,dia não.

Parece-me que já estou a ouvir os meus futuros discus a dizer olé.

Pensa nisso, que pode valer a pena.

Abraço.

 

Obrigada pela dica de montar duas estruturas em ferro, por isso mesmo coloquei aqui para o pessoal mais experiente dar uns conselhos :)

Isso da saída da sump para o egosto era mesmo o ideal mas no meu caso impossivel, gostei bastante da ideia, pode ser que deie para alguem que leie este post :oops:

 

 

Olá LondonDragon

Venho alertar-te para as dimensões do aquário relativamente ao espaço que tens na Sala, ou seja para a folga que terás de deixar para poderes faze-lo entrar para a reentrância que tens nas paredes, uma vez que sendo num canto reentrante o aquário não entra directamente e terás de rodá-lo. Através de um desenho à escala encontrarás facilmente a dimensão máxima para que este possa entrar na abertura que tens na Sala sem bater nas arestas salientes da abertura. Uma alternativa seria a de que um dos topos não fosse à esquadria.

Podes ainda fazer um escantilhão em Platex ou cartão com as dimensões do aquário em planta e tentar fazê-lo entrar na horizontal na abertura e assim determinarás as dimensões máximas possíveis para o aquário e quais as folgas que terás de deixar.

Espero não ter vindo atrapalhar o teu projecto do qual gostei bastante.

Cumprimentos

Martins de Sousa

 

Estava a pensar colar o vidro no local, por isso mesmo tambem estou a avaliar a possiblidade de montar antes dois aquas juntos em vez de apenas um. Sempre iria facilitar muito as coisas, e sempre podia ter dois aquas diferentes, tipo um plantado e um salgado!

 

 

Tenho que avaliar bem os custos antes de inicar com isto para a frente, obrigado a todos que responderao ao topico :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá deixa só apontar uma coisita que é importante:

 

- Na Sump no primeiro compartimento que recebe a água da coluna seca, passa a água para a outra divisão por cima e não por baixo. Deste modo colocas esponjas no 1º para travar a sujidade grosseira.

 

- No último compartimento da Sump a água chega por baixo e não por cima, pois assim é logo captada e enviada limpinha para o aquário :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Olá deixa só apontar uma coisita que é importante:

- Na Sump no primeiro compartimento que recebe a água da coluna seca, passa a água para a outra divisão por cima e não por baixo. Deste modo colocas esponjas no 1º para travar a sujidade grosseira.

- No último compartimento da Sump a água chega por baixo e não por cima, pois assim é logo captada e enviada limpinha para o aquário :wink:

 

Obrigada pela dica, a ideia era essa mas como mudei a sump de um lado para o outro dps ficou ao contario, nem tinha reparado no erro.

 

Andei a investigar preços e tal e para já não vai dar para avançar com o projecto, vou ter que esperar mais uns mesitos.

 

Obrigados a todos pelos comentarios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei do teu projecto mas ainda gostei mais da colaboração do pessoal.

 

Não tenho muita experiencia mas...

 

No teu lugar fazia tudo em ferro (pernas e travessas soldadas) uma vez que vai ficar tudo encastrado não se vê.

Se vives num apartamento cuidado, NÃO CONFIES NAS PAREDES por vezes até a colocar um espelho dá problemas quanto mais aparafusar suportes para um aqua, E NO CHÃO, verifica se está tudo nivelado e em esquadria, por vezes aparecem umas surpresas e ficas com o aqua de um lado cheio e do outro meio cheio.

O tampo fazia em madeira não maciça que no caso de não estar a 100% vai dar problemas, fazia era naquele material (não sei o nome) que se costuma fazer as secretárias (parece madeira maciça) não tem dilatações nem contracções.

O aqua em L vai dar problemas de filtragem, se colocares um filtro em cada canto ambos vão fazer corrente para o meio onde se vai juntar a porcaria toda e ao mesmo tempo acho que os peixes não iam gostar muito.

 

Acho que o mais viavél era mesmo dois aqua, mas isto é só mesmo a minha opinião, de qq maneira não desistas

Todo o humano é capaz, com boa vontade e bom senso até um incendiário é bombeiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.