Que Outra Fauna Para Juntar Com Discus?


xixas58

Recommended Posts

Boas minha boa gente!

Eu ainda sou novo nestas andanças dos foruns, mas gostava da opiniao de quem se achar a altura e oPINAR sobre o tema!

Eu tenho uns escalares mto bonitos e tenciono coloca-los no novo aquario que tou a preparar para os discus.

O novo aqurio e razoavelmente grande (350 L).

Ja tenho algunss discus que comprei numa loja que vende para revenda, a preço mto bom concretamente 7.5€ ee 15 €. este mais caro nao o comprei pele sua extraordinaria belesa mas pq e completamnete branco, e axei fora de normal.

ta bem que de certo nao sao de qualidade extrema mas depois de ter o novo aqurio pronto tenciono adquirir coisas mais vistosas.

a minha duvida e a seguinte, eu pessoalmente gosto mto de ramiresis, mas ja sei que nao sao os habituais companheiros de discos em aquario, mas gostava de saber se alguem ja experimentou e qual o resultado.

Fico a espera das opinioes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bao tarde gente

JA nao e a primeira pessoa que vejo dizer nao ser boa ideia juntas discus e escalares, mas tenho tambem visto pessoas dizer que os tem juntos a mto tempo sem qualquer problema.

Alem do mais os escalares sao dos meus peixes preferidos, so agora tou a ganhar gosto pelos discus, a minha grande duvidad continua a ser mesmo os ramirezi

se alguem tiver a resposta a esta duvida existencial agradecia a ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O único problema de juntar discus e escalares que vejo é que os escalares em muitas ocasiões intimidam os discus devido sua maior agressividade. Coloque cardumes de neons ou de Tanichthys ou de rásboras. Outra que gosto muito e que faz um trabalho de limpeza no fundo são as bótias yoyo ou como conhecida aí paquistanesa. Tenho 3 no meu aquário junto com 6 discus, a confusão é só entre elas, hehehehhh, mas nada que chame a atenção dos discus. Tb gosto de colocar umas Pangio kuhlii.

 

vlw

 

Julio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Já tive ramirezis com discos e a verdade é que não se importunavam uns aos outros!

 

Os ramirezis chateiam-se mais entre eles do que com os discos e os discos idem!

 

Deixei de parte os ramirezis porque preferi colocar com os discos peixes menos activos. Além disso os ramirezis não duram muito tempo (máx. 2 anos).

 

No entanto são peixes fantásticos, e como os parametros da água são similares, são sempre uma boa companhia. Mas não a preferencial.

 

Mas como estás a pensar em juntar escalares com discos e não tens problemas (não sou da mesma opinião), então não é pelos ramirezis que tens de te preocupar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tnho escalares e discus no mesmo aquario e ainda nao tive nenhum problema. Por vezes ate noto que os escalares tem algum medo do discu, pois na hora da alimentaçao o discu afasta os escalares e eles fogem lol

Editado por highscreen123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

É comprovado que os discus são menos resistentes que os escalares quanto aos parasitas do gastro intestinal. Neste (escalares), embora portadores, os sintomas raramente são visiveis.

Quanto à agressividade, é mais relativo, discus adultos tambem não se deixam intimidar pelos escalares, agora se forem jovens ou subadultos podem ficar um pouco intimidados com a tal agressividade dos escalares, e se deixarem de comer o futuro nunca é bom...

 

Respondendo directamente à pergunta original, quer pelo o meu gosto pessoal, quer pelo aquilo que sei do biotopos dos discus, a companhia deles serão animais de pequeno porte e de cardume. Pelo meu gosto, porque acho que realça (ainda mais) os discus, pelo seu biotopo porque os discus são animais de cardume, hierquizado intraespecie e agressivo interespecie: qualquer outro animal de porte, que eles entendam como ameaça, ou correm com eles, ou afastam-se....

 

Dependendo do tamanho do aquario e litragem disponivel, eu sugeria um cardume de cardinais e outro de nariz de bebado, ou falso nariz de bebado(sempre são mais baratuxos).

 

Atenção que as rasboras, nomeadamende os Tanichthys (falso neon, ou neon chines) são peixes de aguas um pouco mais frias(20 a 25ºC): se ambientados aguentam relativamente bem os 27/28 ºC, mas se tiveres que elevar a temperatura do aqua para os 30 ºC, ou mais para efectuares algum tratamento (o que não é tão raro como isso tudo), podes contar que os Tanichthys se vão todos embora...

 

Para acabar, podes (e deves) colocar um grupo de corys, e alguns L'S tambem são compativeis com discus: nunca tive qualquer problema com o LDA 25 'pittbull', com o ancistrus dolichopteros, e os ottos tambem são inofensivos, embora possam existir individuos 'marados',nesse caso é sacá-los do aqua.

 

Resumindo, Escalares VS discus, é uma questão onde o factor sorte já tem algum peso, e ao preço dos discus eu não arriscaria: malta há que não tem problemas, outros que tiveram...eu não gosto deles juntos, principalmente por uma questão estetica, pelo que tenho os escalares num aqua separado....

 

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva :bad-words: ,

 

Com discus, fica sempre bem um cardume o classico cardume de cardinais. (Pessoalmente até acho que com os cardinais é que ficam bem uns quantos discus)

Mas mesmo, mesmo, fantastico, é um cardume de corydoras sterbai ou adolfoi ou gossei ou leucomela... desde que a temperatura não ultrapasse muito os 28º.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

oi amigo sou um criador de discus no algarve , e sempre possui escalares com discus uma vez habituados nao ha problema nenhum , mas claro nao convem meter um disco de 6 cm com um escalar de 12cm mas se forem do mesmo tamanho tens e de ter cuidado ao contrario os discus chegam a matar escalares , no meu caso ja me aconteceu 3 vezes.

um abraço

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Tenho um casal de ram's com os meus 3 discus e não se passa nada... aliás tudo é pacifico com o resto da população: cardinais, ottos e 2 Sae (sim, até com estes... acho que foi uma questão de hábito).

Abraço,

 

Marinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

descul+pen a ignorancia, mas eu trabalho numa loja de animais, e vendo centenas de euro de peixe por semana.

Tou a começar com discus em casa pela primeira vez pq ate agra nao achava grande graça.

Mas surgiu uma duvida, o q sao SAE?

eu pensava que conhecia a maior parte dos peixes, mais comercializados nem q seja de nome mas nao sei qual e este

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SAE são "Siamese Algae Eaters", ou "Comedores de Algas Siameses".

 

São peixes muito úteis para quem tem plantados porque controlam o aparecimento de algas. Também já ouvi dizer que, à falta de algas, podem tentar colar-se à mucosa de outros peixes, nomeadamente dos Discus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a melhor formula sera discus + neons+nariz de bebado teras um aquario sem problemas

Editado por nunomart

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma sugestão diferente:

 

E que tal um cardume de tesourinhas? São um peixe menos bonito que outros mas em cardume criam um cardume bastante lindo (opinião pessoal).

 

Rasbora Trilineata

saxfisk.JPG

Editado por ricardo gomes
http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais