Acidente Co2 Caseiro


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Tive esta noite um acidente com a garrafa de Co2 caseiro que ao cair no chão deve ter provocado um excesso de pressão no seu interior, que parte do liquido ("mistela") que resulta da mistura de água, fermento e bicarbonato de sódio, começaram a entrar para o interior do aquário. Eu sei que devia ter uma válvula anti-retorno, mas a verdade é que montei o sistema faz 1 semana e não tive oportunidade de a comprar e nunca pensamos que vamos ter um desastre.

Logo após o acidente troquei cerca de 75% da água do aqua (54L) e penso em fazer outra novamente amanhã, a minha pergunta é que efeitos nocivos poderá ter tido este episódio para os peixes e o que devo fazer para minorar os estragos???

 

Obrigado desde já a todos. ::D:

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Tive esta noite um acidente com a garrafa de Co2 caseiro que ao cair no chão deve ter provocado um excesso de pressão no seu interior, que parte do liquido ("mistela") que resulta da mistura de água, fermento e bicarbonato de sódio, começaram a entrar para o interior do aquário. Eu sei que devia ter uma válvula anti-retorno, mas a verdade é que montei o sistema faz 1 semana e não tive oportunidade de a comprar e nunca pensamos que vamos ter um desastre.

Logo após o acidente troquei cerca de 75% da água do aqua (54L) e penso em fazer outra novamente amanhã, a minha pergunta é que efeitos nocivos poderá ter tido este episódio para os peixes e o que devo fazer para minorar os estragos???

 

Obrigado desde já a todos. ::D:

 

Por agora 3 coisas: fica de olho nos peixes á procura de alguns sintomas, grandes TPA's e pelo sim pelo não dá oxigénio ao aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Tive esta noite um acidente com a garrafa de Co2 caseiro que ao cair no chão deve ter provocado um excesso de pressão no seu interior, que parte do liquido ("mistela") que resulta da mistura de água, fermento e bicarbonato de sódio, começaram a entrar para o interior do aquário. Eu sei que devia ter uma válvula anti-retorno, mas a verdade é que montei o sistema faz 1 semana e não tive oportunidade de a comprar e nunca pensamos que vamos ter um desastre.

Logo após o acidente troquei cerca de 75% da água do aqua (54L) e penso em fazer outra novamente amanhã, a minha pergunta é que efeitos nocivos poderá ter tido este episódio para os peixes e o que devo fazer para minorar os estragos???

 

Obrigado desde já a todos. :smilecolros:

 

 

A válvula anti-retorno não faz o efeito que queres, ela só vai impedir o retorno da água do aqua para a garrafa de CO2.

 

Aconselho-te a fazeres uma espécie de sifão com o tubo que sai da referida garrafa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:P Se tivesses feito o sistema de CO2, com uma segunda garrafa ( idêntico ao da foto ), basta uma garrafa de 0.5L , o acidente já não teria ocorrido

 

co2_1.jpg

 

:) TPA's frequentes de pouca litragem

:) Observa a fauna

:) É com os erros que se aprende, mas o Fórum está cheio de informação :)

SeMpRe A aPrEnDeR

 

Paul08

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:arrow: Se tivesses feito o sistema de CO2, com uma segunda garrafa ( idêntico ao da foto ), basta uma garrafa de 0.5L , o acidente já não teria ocorrido

 

co2_1.jpg

 

:arrow: TPA's frequentes de pouca litragem

:arrow: Observa a fauna

:arrow: É com os erros que se aprende, mas o Fórum está cheio de informação ;)

 

 

Eu estava ciente do risco que estava a correr, mas acontece que o sistema que tenho em casa é o da JBL com preparação caseira... Já tive 2 baixas (2 Neon's) :):2gunfire: .Segundo os testes que fiz à água está tudo ok, anteontem fiz uma TPA 75% e outra de 50% ontem, hoje vou somente retirar 20% da àgua pois a fauna parece estar a reagir bem.

 

Só 1 questão:

 

A válvula anti-retorno não faz o efeito que queres, ela só vai impedir o retorno da água do aqua para a garrafa de CO2. (antoniomoreira)

A válvula anti-retorno pode ser colocada em ambos os sentidos do fluxo, ou fazendo com que a mistela não vá para o interior do aquário ou o contrário do aquário para a garrafa, isto colacando a válvula num sentido ou no outro???

 

José Graça

Editado por indian_joe

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi malta

a coisa de 2 semanas aconteceu-me o mesmo

e uma das coisas que fiz de emediato foi fazer 1 tpas

de 50%,mas não foi sufeciente no dia seguinte tinha os peixes todos

a respirar ao de sima com falta de oxigenio para melhorar

aconselharam-me mais oxigenação, então durante 2 dias coloquei

uma bomba de ar para ajudar. e ao fim de 2 dias todo ficou bem´.

 

 

 

joao ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Após o acidente penso que as coisas já estão devidamente equilibradas e fauna parece bastante bem... Pena mesmo foram as duas Baixas (2 neon's)

 

Um abraço e obrigado a todos pela ajuda!!!

 

José Graça

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.