O Que Estará Mal?


JaimeSoares

Recommended Posts

Boas o meu aquário de 60 litros está desta maneira:

 

Data de montagem: 1/2/2007

Substacto Akadama/Tropica

Fertilização de Co2 caseira

9 horas diárias de luz (55w)

 

NO3 - 40 mg/l

Po4 - entre 0.25 e 0.5 mg/l

 

fertilização de +- 20 ppm potassio diariamente ou de 2 em 2 dias

Fertilização com tetra plantamin(Fe) no dia 10/2/2007

 

no entanto, tenho o aquario com uma anubia a ficar amarela e a ficar transparente no meio das folhas até estas esboracarem e morrerem, algumas folhas criam de tempos a tempos aquela alga preta.

 

Tenho também musgo de java com algas castanhas tipo tufos castanhos, e tenho glosso a crescer muito lentamente, no entanto tenho riccia a crescer muito bem, no fundo do aquário. o áqua está montado desde o inicio do mês (1/2/2007)

 

O que estará mal, preciso de ajuda.

 

Obrigado.

Editado por JaimeSoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta reduzir mais esses nitratos pois podes enfrentar um boom de algas, o que te vai permitir puxar um pouco mais pelos micros, que pode ser o que falta à tua anubia para crescer de formar mais saudável.

 

À partida deve chegar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de o ferro ser importante e de ser um dos micros com maior consumo pelas plantas, os outros micros são tambem essenciais...por isso o plantamin, não me parece adequado para o teu problema, devias arranjar um fertilizante de micros e começara adicionar. Já agora, verifica a dureza da tua água...se por acaso tiveres teste de GH e KH faz, se não começa pelos micros e vê como evolui.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, entretanto a anubia, foi morrendo aos poucos, não fertilizei mais com k+ e hj fui fazer uma tpa passado uma semana e tenho nitratos na ordem dos 50mgl, entretanto tb ja tinha juntado umas plantas de crescimento rapido, mas mesmo assim , os nitratos parecem não descer, o glosso não cresce e vai-se soltando, a unica coisa q cresce é a riccia e o musgo q tenho no aquario. alguém tem dicas pa baixar os nitratos além de fazer tpa's, e alem de por mais plantas no aquario?

 

 

Obrigado jaime

Editado por JaimeSoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz uma TPA de 50% para "reiniciares" a agua e testa para veres o nível de nitratos e de fosfatos que tens. Mediante o resultado de nitratos que tenhas, fertiliza ou não com este macro, fertiliza com fosfato e com potássio. Se conseguires acertar a relação npk do teu aqua, vais ver que no mínimo as plantas param de te morrer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Faz uma TPA de 50% para "reiniciares" a agua e testa para veres o nível de nitratos e de fosfatos que tens. Mediante o resultado de nitratos que tenhas, fertiliza ou não com este macro, fertiliza com fosfato e com potássio. Se conseguires acertar a relação npk do teu aqua, vais ver que no mínimo as plantas param de te morrer.

 

Pegando na ideia anterior, quais os valores ideais para os nitratos e fosfatos? A partir de que valor se deve fertilizar com fosfato e potássio? E qual é a relação npk ideal ?

Cumps.

Filipe Valente

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pegando na ideia anterior, quais os valores ideais para os nitratos e fosfatos? A partir de que valor se deve fertilizar com fosfato e potássio? E qual é a relação npk ideal ?

Cumps.

Filipe Valente

 

Nitratos (NO3) = 5 a 30 ppm

Potássio (K+) = 10 a 30 ppm

Fosfatos (PO4) = 1.0 a 2.0 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, entretanto a anubia, foi morrendo aos poucos, não fertilizei mais com k+ e hj fui fazer uma tpa passado uma semana e tenho nitratos na ordem dos 50mgl, entretanto tb ja tinha juntado umas plantas de crescimento rapido, mas mesmo assim , os nitratos parecem não descer, o glosso não cresce e vai-se soltando, a unica coisa q cresce é a riccia e o musgo q tenho no aquario. alguém tem dicas pa baixar os nitratos além de fazer tpa's, e alem de por mais plantas no aquario?

Obrigado jaime

 

 

Boas

 

Como é que tens a anubia plantada???

Foi-me dito que o caule(não sei se é o nome correcto) não pode estar enterrado deve estar por exemplo entalado entre dois troncos.

plos vistos as outras plantas nem estão muito mal...(vão crescendo lentamente)

 

Se tiver a dizer alguma bacurada corrijam-me sff.

cumprimentos aqua_boy

userbar03.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nitratos (NO3) = 5 a 30 ppm

Potássio (K+) = 10 a 30 ppm

Fosfatos (PO4) = 1.0 a 2.0 ppm

 

 

Ola

 

 

Eu julgo serem um bocado mais baixos...

 

Nitratos- 5 a 20 ppm

Potassio- 5-20 ppm

Fosfatos-0-1 ppm

 

Mas nao e a primeira vez que vejo valores diferentes...

Sei que as plantas consomem em regra 15 vezes mais nitratos que fosfatos...

 

Cumps

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Pq não fertelizam com produtos naturais? pq os quimicos?

Cumprimentos

 

Pois os produtos naturais não suprem as necessidades das plantinhas... penso eu de que :wink:

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.. Se calhar não tens os resultados a curto prazo, mas a longo prazo tens de certeza...

E mais os adubos que compras para as plantas nas lojas de aquarriofilia 100ml dá para comprar 2 litros nas lojas de agroquimicos..

cumprimentos

 

PS: sou agricultor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Os produtos para fins agrícolas, quase sempre, têm níveis de impurezas altos.

 

Enquanto que na fertilização agrícola termos mais ou menos um pouco de amónia não faz mal, em aquários o caso não é bem assim...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: E quem diz amónia, diz muitas mais coisas. Tenho aqui fertilizante de qualidade agrícola de Nitratos, que se lhe fizer um teste de Fosfatos, o valor sai da escala, por exemplo. Ou seja, se quiser adicionar somente Nitratos, com este produto não o posso...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Pq não fertelizam com produtos naturais? pq os quimicos?

Cumprimentos

 

 

e o que são os produtos naturais, senão são quimicos? a ideia que os quimicos são umas coisas muito estranhas e que são tudo menos naturais é uma ideia que é preciso ultrapassar porque não condiz com a verdade.

 

a bosta de cavalo ou de outro anaimal qualquer na sua composição tambem tem amónia, tambem vai ter nitratos, potássio, etc..etc..etc... só que tem tudo misturado e mais umas coisas pelo meio. Se pudemos usar só a parte que nos interessa da bosta de cavalo e dosear só aquilo que nos interessa, por que não faze-lo?

 

E preferivelmente sem um saco malcheiroso que para dosear é preciso dividir a bosta com as mãos, ao invés de um frasco com um liquido que não cheira a nada e podemos deitar o que quisermos para o aquario, porque não?

 

Será que a amonia ou o nitrato na bosta de cavalo são diferentes da amonia ou do nitrato do pó...se é por uma ser natural e o outro ser "quimico"... então acho que o mais acertado seria passar a chamar ao intestino dos animais, "Laboratório natural".

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

novamente, tem o problema de:

 

amónia

em agricultura é bom porque para as plantas amónia é optimo, para os peixes não,

 

fosfatos

os fosfatos são importantes na agricultura, em excesso na aquariofilia levam a crescimentos brutais de algas,

 

 

etc...etc...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dois meses a fazer o que? a compostar?

 

não estamos a falar de as algas virem com as plantas ,estamos a falar de desiquilibrios em termos dos compostos quimicos que são as plantas e da sua inadequação uma vez que o processo de decomposição acaba por alterar os nutrientes disponiveis e indisponiveis.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais