White Sand River --> PaNDoRa'S BoX


Surf_is_life

Recommended Posts

Boas pessoal, ja ha algum tempo que nao vinha ca. Nasceram a 1 ninhada de Borelli, eram uns quantos, talvez uns 20, mas agora so sobram 3, ainda são muito peq, tem 1 semana talvez..., tou preocupado com aquilo. Eu tirei a mariazita de la de dentro, c a anfora onde ela tinha os pequenos, ela não gostou da ideia, mas depois de uma noite mais calma acho que não se importou muito... agora tenho-a numa rede, ainda dentro daquele aquario claro, pois não queria muda-la de aguas, e la está ela com um bocado e tronco e musgo de java. A razão para tira-la de la é que ha pouco tempo tive uma praga de minhocas brancas, e uma amiga minha disse-me que também havia tido uma praga identica, e resolveu-a com barbos tigres, e eu assim fiz. comprei 15 e resolvi a questão (mais ou menos). O problema é que a gaja (Brelli) resolveu fazer o ninho na unica anfora que havia na zona onde os barbos estão sempre... Ou seja, não tinha descanso, andava sempre atras deles. Agora que a tirei de lá, a outra Borelli resolveu ir fazer o ninho logo ao lado... (aquea zona do aquario deve ter mel...) Há alguns cuidados a ter com os gajinhos? Tipo mudar as maes e os gajos para um sitio mais calmo?, separar as gajas mas não as deixar no mesmo aquario (ia dar raia de certeza...). Conselhor por favor, não sei mesmo o que fazer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • Replies 86
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem, ja vai algum tempo desde que actualizo isto... aqui vao algumas fotos recentes (tipo tiradas a menos de 5 minutos... :D )

 

WhiteSandRiver32.jpg

 

WhiteSandRiver31.jpg

 

WhiteSandRiver30.jpg

 

WhiteSandRiver29.jpg

 

WhiteSandRiver28.jpg

 

WhiteSandRiver27.jpg

 

WhiteSandRiver26.jpg

 

espero que gostem, e que comentem sff. abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, ja limpei o vidro da frente :D

 

WhiteSandRiver23.jpg

 

os outros la de tras é imopssivel, não tenho paciencia... :)

abraços

 

 

Olá parabens pela montagem e pela imaginação ao fazer o rio, gostei do resultado obtido, se arranjares umas plantas com tons de vermelho acho que fazes um contraste engraçado com o resto da flora. Continuação de bons resultados e vai postando novidades

 

Abraço

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas wilchespires

não consigo ver a foto onde assinalaste as plantas... mas de qualquer modo, as unicas de que sei o nome no meu aquario são as anubias nana, de resto ja não sei... os plasticos com os nomes que vinham nos vazos ja foram a vida ha muito tempo.

de qualquer maneira poe la a foto outra vez, e pode ser que me lembre.

obrigado pelo comentario,

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, ja limpei o vidro da frente :mrgreen:

 

WhiteSandRiver23.jpg

 

os outros la de tras é imopssivel, não tenho paciencia... bigsmile

abraços

 

Boas, as plantas de que falava eram as que estão por trás das Anubias (Penso que não é HZ) e a que está ao fundo do Aqua à direita, folha fina como as valisnérias. Mas de qualquer forma não sabes, obrigado na mesma bigsmile . Será que alguém sabe os nomes?

Abraço

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Pessoal, já ha muito que não vinha cá actualizar o meu tópico. Mas o aqua continua muito fx. Tenho tido algumas dificuldades em reproduzir os apisto borelli, já em tempos tive 3 posturas das 3 femeas, todas na mesma semana. Nenhum dos bebes sobreviveu, também por falta de experiencia minha certamente. Alguém tem algum conselho que me possa dar ? Do pouco que li sobre os bichos, fiquei um pouco baralhado com informações contrarias... Li algures que eles gostam das épocas das chuvas para desovarem e reproduzirem-se, assim, e sendo que nos afluentes do amazonas quendo chove há um abaixamento dos niveis de PH e de dureza da água, tentei reproduzir esse efeito mudando parte (cerca de 1/3) da agua do aquario de uma só vez, e troca-la com água da penacova ( PH = 5.8 ), isto realmente fez efeito daquela vez, fez com que as 3 femeas que tinha dosovassem todas ao mesmo tempo. Temtei depois tirar as femeas do aqua, com o ninho e os bebes atrás uma para uma aqua a parte e outra para uma rede na superficie do aqua. Ambas más ideias, eu sei disso agora, mas na altura pareceu-me uma melhor ideia que deixa-las com os botias, e as cobras (peixes de limpeza de fundo). Agora nunca mais consegui fazer a mesma coisa, já aumentei o ph da agua, com auxilio de agua da torneira, e depois tentar recriar chuva outra vez... mas nada. Quais são as condições de água que se tem de ter para criar estes tipos ? (Nota aqua de 200L com 1 macho e 2 femeas de borelli, 2 botias, 2 SAE, muitos camaroes, 5 ou 6 ottos e 20 neons)

 

Fotos 02-03-2008

 

2.jpg

 

 

1.jpg

 

 

Abraços a todos, espero que gostem do aquariozito.

Editado por Surf_is_life
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não gosto das ânforas... ainda por cima no meio do musgo parece um presépio... acho que se tirasses davas um ar mais natural ao aquario.

 

abraço

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente na primeira montagem nao pensei que o aqua toma-se as proporções que tomou e ficou muito bonito depois de colocares o tal rio...

 

Mas agora com aqueles musgos todos a volta das anubias é que eu nao vou mt... mas isso são opiniões :unsure:

 

COntinua, está a ir muito bem!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas opiniões, em relação às anforas, eu também acho pouco natural, mas é onde os tipos gostam de fazer o ninho... Comprei umas plantas (echinodorus) que li serem do habittat dos gajinhos, queria muito fazer um biótopo, mas não gosto nada da maior parte das plantas la da terra dos borellis (Pantanal, e zonas anexas a este).

 

Entretanto ficam aqui mais umas fotos das ultimas alterações. Abraços a todos

 

1-1.jpg

 

WhiteSandRiver45.jpg

 

WhiteSandRiver44.jpg

 

WhiteSandRiver43.jpg

 

WhiteSandRiver41.jpg

 

WhiteSandRiver40-1.jpg

 

WhiteSandRiver38.jpg

Editado por Surf_is_life
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente chegaram os novos inclinos, mais 1 macho e 2 femeas de Borelli. O que eu não pensei era que os que chegaram se armassem em territoriais com os que já cá estavam!!! Bom, deu um filme giro, finalmente aprendi a fazer videos com a máquina... Pede-se desculpa pelo som, é a minha papagaia a gritar misturado com o cd de Rão Kyao que estava a ouvir e tudo interrompido por um telefonema... só rir... mas deu. Espero que gostem.

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=TWRaRrBvuu8

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ta mt giro mas quando te fartares de veres o teu aquarioi vai ser um pouco dificil separar o arião branco do outro :microwave:cabecadura mas ta mt giro ;) mas ja agora se te da mt trabalho a limpar os vidros compra um limpa vidros a peixes pa isso ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Boas noites pessoal, mais uma actualizaçãozinha, comprei uns caracois, ampularias negras, que me disseram ser o melhor para limpar as algas... e tb me avisaram que iam destruir a minha plantação toda... não acreditei... fui de ferias e ta a vista o resultado... eheheh, bom, não faz mal... ao menos n tenho as algas.

 

DSC03144.jpg

 

DSC03146.jpg

 

DSC03148.jpg

 

DSC03149.jpg

 

DSC03150.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas, antes de mais parabens para o teu aqua. 5 Estrelas mesmo. ;)

Eu queria fazer uma questao, no principio das tuas mudancas, quanto tempo levou a agua ficar completamente cristalina? Aconteceu o mesmo a mim tambem, a agua ficou quase igual ao teu. Ja vai em 4 dias, mudo 20% da agua todos os dias. Vejo que esta a melhor mas muito lentamente.

Obrigado e mais uma vez belo aqua :wink: Parabens

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Deaf, desculpa não ter respondido mais cedo, mas não tenho podido vir ca ao forum. A cerca da tua duvida, o meu aqua ficou c a agua mais ou menos boa ao fim de 3 ou 4 dias, talvez uma semana, mas a agua que puz ja era do akua antigo, qd estas a fazer um aqua de raiz, c agua nova leva sempre mais tempo, o meu concelho será sempre por uma boa quantidade de agua da penacova e do luso, caso queiras fazer um aqua de ph baixo claro, sul americano por isso... eu diria mesmo por mais de 60% de agua desta. Depois é esperar, por plantas, muitas plantas, e elas que façam o seu trabalho...

Espero ter sido helpful.

 

em relação a um outro assunto, gostaria de saber se alguém me consegue ajudar... tenho 3 ramirezis verdes, agora que os meus borelli morreram (o ultimo foi o macho que morreu de velhice mesmo...) mas tou com um problema, depois de pesquisar um pouco na net acerca do sexo destes tipos (os ramirezi), ao que parece destingue-se o macho da femea, para alem das cores (que por vezes podem ser enganadoras), pelo tereiro espigao da barbatana dorsal... que será maior que os restantes espigoes no macho... a duvida é se esse espigao, o prmeiro de cor não preta, se tem de ser maior que os pretos. pq eu tenho ca 2 tipos que esse espigao é realmente maor k os outros, mas n é maior k os pretos!, talvez nas fotos se veja melhor, e em caso d eu n m ter explicado bem, por favor perguntem, ou comentem...

obrigado desde já pela ajuda.

abraços a todos

 

Ramirezi1.jpg

 

Ramirezi2.jpg

 

Ramirezi3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas Noites, e bom ano novo... Rica altura para actualizar isto não é?? lol Bom, deixo as ultimas fotos deste ano...

 

WhiteSandRiver51.jpg

 

WhiteSandRiver52.jpg

 

WhiteSandRiver53.jpg

 

WhiteSandRiver54.jpg

 

WhiteSandRiver55.jpg

 

WhiteSandRiver56.jpg

 

WhiteSandRiver57.jpg

 

WhiteSandRiver58.jpg

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Boas noites

 

Começo por pedir desculpas por já há algum tempo não actualizar o meu topico, com o trabalho e depois as ferias tenho ligado menos a este topico, ultimamente apenas tenho tido tempo para filmar os filhotes ca de casa, tenho 1 casal de apistos Cruzi a criar, já vão na 4 ninhada so este ano, e como foi das primeiras que consegui que vingassem alguns, tenho andado perdido com eles.

 

No White Sand River tenho os meus apistos Borellis, que também têm criado, mas desta feita não tenho conseguido que vingassem tantos, das duas femeas, e duas ninhadas de cada femea apenas me sobraram 4 bebes que ainda estão muito pequenitos comparando com os Cruzi da mesma idade... Algures perdidos nas plantas do akua espero que estejam mais uns quantos Borellis, já que no inicio de Setembro, antes de ir de férias havia uma femea com ovos e já depois de vir de ferias apanhei um tipo pequenito deles à solta plo akua.

 

Entretanto ando meio chateado com as plantas do akua, acho k a achinodorus está grande demais para o akua, e secalhar mudava-se alguma coisa aki... aceitam-se sugestões e criticas :)

 

Ficam algumas fotos tiradas hoje do akua, e o link para o tópico com os filmes dos Cruzi pequenitos banana rock

 

Abraços a todos :rolleyes:

 

Link: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...&pid=838374

 

Fotos quentinhas:

 

WhiteSandRiver72.jpg

 

WhiteSandRiver74.jpg

 

WhiteSandRiver77.jpg

 

WhiteSandRiver79.jpg

 

WhiteSandRiver80.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Bons dias,

 

Já há algum tempo que não actualizo o tópico, para ser sincero, já há allgum tempo que não mexia no aqua...

 

Fiz algumas alterações, uma vez que os jovens cruzi já tinham tamanho suficiente para andarem a solta plo aqua optei por trocar os borelli plos cruzi no aqua grande deixando os borelli no pequeno. Não sei se fiz bem ou mal, uma vez que as femeas dos borelli sao duas e tinham os territorios já definidos no aqua grande, e agora no pequeno, é capaz de não haver espaço suficiente para as duas.

 

A ideia inicial seria por os borelli num aqua meio isolado, sem grandes predadores para as ciras nem outros peixes para os atazanar o juizo, e talvez assim conseguisse que eles se tornassem tao bons criadores como os cruzi, e já que os cruzi são tipos mais agressivos, pode ser que os restantes peixes do aqua grande não sejam impedimento para eles criarem lá... I hope...

 

Bom, deixo algumas fotos tiradas hoje de manhã

 

DSC03547.jpg

 

DSC03546.jpg

 

DSC03545.jpg

 

DSC03544.jpg

 

DSC03543.jpg

 

1-2.jpg

 

Aceitam-se sugestões para alterar um pouco o layout, e já agora conselhos sobre a criação dos borelli...

 

Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já há algum tempo que andava a procura das caracteristicas comportamentais dos neons... isto porque os meus recusavam-se a andar em cardume. Pelos vistos os neons não andam em cardume quando têm o aqua so para eles, a não ser quando se sentem ameaçados.

 

Assim optei por acrescentar mais um grupo de peixes de cardume, a opção era entre os "narizes de bebados" e os tetra limão. A escolha caiu nos Limão uma vez que os outros cresciam mais do que eu desejaria (não gosto muito de peixes grandes...).

 

Os Tetra Limão têm muito mais um comportamento de cardume do que os neons, andam sempre juntos e para onde um vai os outros seguem atrás, espectáculo :)

 

Assim agora tenho dois cardumes no aqua, já que os neons começaram a agrupar-se mais com a chegada dos tetra limão.

 

Ficam as fotos de hoje..

 

WhiteSandRiver88-1.jpg

 

WhiteSandRiver87.jpg

 

WhiteSandRiver86.jpg

 

WhiteSandRiver85.jpg

 

WhiteSandRiver84.jpg

 

WhiteSandRiver83.jpg

 

WhiteSandRiver82.jpg

 

WhiteSandRiver81.jpg

 

espero que gostem...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegui apanhar os tipos numas fotos mais ou menos decentes.

 

Não tenho maquinas fotográficas como alguns de cá do forum têm, por isso as minhas fotografias muitas vezes não fazem justiça ao aqua ou aos peixes que tenho. Mas hoje acho que consegui tirar uma bem fixe, pelo menos do macho.

 

Apisto Cruzi macho:

 

ApistoCruziMachopeq.jpg

 

ApistoCruziMacho2peq.jpg

 

Apisto Cruzi Femea com crias:

 

ApistoCruziFemeacomCriaspeq.jpg

Editado por Surf_is_life
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este fim de semana sentei-me em frente ao aquário e decidi fazer umas alterações.

 

Primeiro tou um bocado (grande) saturado de olhar para o aqua o só ver musgo... Fica giro em certas coisas mas na quantidade que tinha, acho, que não fica nada bem. Depois acho que o meu aqua não tem bem a disposição que pretendia quando o montei, nem resultou com pensei que ia resultar. Alguns de vocês comentaram logo ao início que o rio de areia de silica parecia muito artificial, e concordo em parte com isso.

 

Vou tentar fazer um aqua diferente, mais controlado, com menos desordem (característica que teima em acompanhar todos os meus projectos na aquariofilia).

 

Começo por decidir que plantas quero ter no aqua, pensei em ter umas

 

 

O desmontar do White Sand River:

 

PandorasBox1.jpg

 

O Tronco novo:

 

PandorasBox2.jpg

 

Os xistos e rochas que saíram:

 

PandorasBox3.jpg

 

As plantas a aproveitar:

 

PandorasBox4.jpg

 

 

A montagem do Pandora's Box:

 

Setup :

 

Aquário 100x50x60 com o respectivo móvel

 

Substrato:

AKADAMA

 

Hardscape:

Pedras basálticas que obtive no campo e que pela sua coloração, devem ser ricas em ferro.

 

Iluminação:

T5 3x30 Watts

6 horas de iluminação diária.

 

Filtragem:

Filtro Eheim Classic 2215

 

Aquecimento:

VisiTherm 300 Watts

Temperatura da agua - 26 graus

 

Fertilizante:

JBL "The 7 Balls"

Fertilizante.jpg

 

Flora:

Pogostemon Helferi

Anubias nana

Anubias afzelii

Echinodorus ozelot

Cryptocoryne wendtii brown

Cryptocoryne wendtii green

Eleocharis parvula

Ludwigia Repens Rubin

Hygrophila Polisperma

(E umas outras que gosto muito, sao muito parecidas às Echinodorus tenellus mas mais pequenas)

 

Fauna:

Tetra Neon x20

Tetra Limão (Hyphessobrycon pulchripinnis) x10

Otocinclus affins x4

Pleco (Não é um pleco normal, não sei o nome. O tipo adulto fica com cerca de 10cm) x1

Apistogramma Borelli (Macho x1 ; Femea x1) - (morreu uma femea com a mudança de aquas)

 

Estava a pensar colocar também um casal de Apistogramma Hongsloi Red Line, mas não sei se os bolrelli vão gostar muito da ideia... mesmo com mais esconderijos.

 

Invertebrados:

Atyopsis Gabonensis x2

Ghost Shrimp x10 (se conseguir encontrar... se não vou voltar aos red cherry)

 

Parametros:

PH: 6.1

CaCo3: 70 mg/l (o que é um valor rasoavél, mas ainda não é bem o que pretendo: Águas moles -> [0 < CaCo3 < 60])

 

 

Fotos:

 

PandorasBox6.jpg

 

PandorasBox7.jpg

 

PandorasBox8.jpg

 

PandorasBox10.jpg

 

PandorasBox11.jpg

 

PandorasBox12.jpg

 

PandorasBox13.jpg

 

PandorasBox14.jpg

 

PandorasBox15.jpg

 

PandorasBox16.jpg

 

 

Depois da montagem fiquei a achar que há demasiados tipos diferentes de plantas no aqua, secalhar vou trocar as Echinodorus tenellus por mais das outras mais pequenas e parecidas a estas. E talvez tirar também as anubias não sei bem.

 

Aceitam-se sugestões...

 

Abraços a todos.

Editado por Surf_is_life
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.