Guppys Doentes (com Fotos)


zebicho

Recommended Posts

Gostava que me identificassem esta doença que tem atacado o meu aquário de guppys, ao todo em duas semanas já me morreram mais de 10 adultos fora alevins :oops:

 

tenho procedido a tpa's diárias de pelo menos 10% de água... não posso tratar com medicamentos nesse aqua pois tenho camarões... mas tenho tratado em aquário à parte com backtopur direct e não vejo melhoras nenhumas...

 

os sintomas são os que se vêm nas fotos... as barbatanas começam a ficar sem côr e posteriormente vai-se estandendo ao resto do corpo ficando o peixe sem movimentos na zona afectada...

 

guppy002.jpg

 

guppy001.jpg

 

ajudem-me por favor na indicação da doença, causas e forma de combate

 

Obrigado desde já

Não assino nada sem ler primeiro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso parece-me hidropisia

http://pt.wiktionary.org/?title=Hidropisia

http://aquarios.no.sapo.pt/doencaspeixes.html

 

Pelo aspecto das escamas irricadas ....

 

Aconselho-te a colocar os peixes infectados todos num aquario hospital.

Não sei se será esta a doença não entendo muito de doenças mas pelas fotos parecia ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tardes

Faz TPA de 50% (+/-) com àgua do esquentador para não alterares muito a temperatura mas com anticloro, aumenta a temperatura até aos 29/30º. aumenta a oxigenação através da bomba de ar ou ar liquido, mete 1 colher de soupa de sal por cada 10l de agua (+/-), tenta dar alimentação viva ou congelada em poucas quantidade. e se tiveres usa azul metileno.

Era o que eu fazia no teu caso.

PS: Não faz mal aos camarões.

Saudações

Jose Antonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens apenas guppyes nesse aqua?

 

e plantas e pedras e troncos nao tens nada, penso que será melhor saber que mais tens para ver o que fazer eu tenho aqua com 170L tive isso nos peixes e resolvi com um comprimido ( FLAGYL ) mas isto foi para desparasitar, não sei muito bem o que isso é mas eu tinha isso em alguns peixes e apenas me morreu 1 guppie e logo o mais lindo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é problema bacteriano... Columnaris.

 

Tens de aumentar o volume das TPA's. Verifica os filtros pois podem estar muito sujos. Aspira o areão.

Podes colocar sal na água e deves manter a mesma sobre forte areação (recorre a pedras difusoras se tiveres).

Verifica os nitritos e amônia.

 

A temperatura neste casa não deve ser aumentada pois as bactérias reproduzem-se mais rapidamente causando ainda mais danos aos peixes.

Continua com os tratamentos com Direct. Se tiveres hipótese trata todos os peixes que te pareçam afectados ou que estejam "estranhos".

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando tinha um aquario de guppys tive varios problemas com essa bacteria que era capaz de matar do dia para a noite e a solução passou por vigia-los muito e ao minimo sinal de começarem a ficar esbranquiçados aplicar logo o backtopur direct. Neste caso como ja esta avançado sugiro-te que dês aquele banho de emergencia que eles falam, com uma maior concentração durante pouco tempo (cuidado. Nao saias do sitio onde os ponhas porque eles têm tendencia a saltar dessa agua). A unica forma como consegui salvar os meus quando tinha isso era usar o backtopur liquido com o baktopur direct (metia por ex. num dia os 2, no dia seguinte nao metia nada ou nos 2 dias seguintes. Mas se o caso ja estava mesmo muito avançado punha o direct uma vez e o liquido tds os dias numa dose um pouco acima da recomendada). Foi a unica maneira de acabar com ela. E claro, nao aumentar a temperatura e se possivel baixar um pouco e aumentar a oxigenacao da agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava que me identificassem esta doença que tem atacado o meu aquário de guppys, ao todo em duas semanas já me morreram mais de 10 adultos fora alevins :)

 

tenho procedido a tpa's diárias de pelo menos 10% de água... não posso tratar com medicamentos nesse aqua pois tenho camarões... mas tenho tratado em aquário à parte com backtopur direct e não vejo melhoras nenhumas...

 

os sintomas são os que se vêm nas fotos... as barbatanas começam a ficar sem côr e posteriormente vai-se estandendo ao resto do corpo ficando o peixe sem movimentos na zona afectada...

 

guppy002.jpg

 

guppy001.jpg

 

ajudem-me por favor na indicação da doença, causas e forma de combate

 

Obrigado desde já

 

 

Tens rochas? Quais...

Plantas? Quais...

Controlas os parâmetros da água? Que tal estão? :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zebicho,

 

Conseguiste "safar" esse guppye ?

Eu tenho um problema identico ao teu só que não consigo soluciona-lo.

De vez em quando "ataca" e lá se vão os guppyes todos.

Ainda ontem do dia para a noite morreram-me os 3 machos que tinha e varias femeas.

eles geralmente começam a perder a cor numa parte do corpo ou a ficarem com as barbatanas "ratadas" e passados uns dias aparecem mortos, mas desta vez por incrivel que pareça, eles morreram muito mais depressa, quando começei um tratamento com omnipur*.

Já tentei "1001" coisas, TPA's diarias, aumento oxigenação, menos comida, etc....

Para já nada resulta.

Vamos ver se o tratamento com omnipur* além de os matar me vai "limpar" o aqua para os proximos que lá puser.

Um Abraço

 

 

* SERA omnipur combate as doenças mais comuns dos peixes ornamentais nos aquários de água doce: infecções bacterianas, apodrecimento das barbatanas, fungos (Saprolegnia, Achlya), pele viscosa (Costia, Chilodonella), Trichodina, Oodinium, tremátodos das guelras e da pele (Daktylogyrus e Gyrodactylus), lesões cutâneas e feridas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zebicho,

 

Conseguiste "safar" esse guppye ?

Eu tenho um problema identico ao teu só que não consigo soluciona-lo.

De vez em quando "ataca" e lá se vão os guppyes todos.

Ainda ontem do dia para a noite morreram-me os 3 machos que tinha e varias femeas.

eles geralmente começam a perder a cor numa parte do corpo ou a ficarem com as barbatanas "ratadas" e passados uns dias aparecem mortos, mas desta vez por incrivel que pareça, eles morreram muito mais depressa, quando começei um tratamento com omnipur*.

Já tentei "1001" coisas, TPA's diarias, aumento oxigenação, menos comida, etc....

Para já nada resulta.

Vamos ver se o tratamento com omnipur* além de os matar me vai "limpar" o aqua para os proximos que lá puser.

Um Abraço

 

 

* SERA omnipur combate as doenças mais comuns dos peixes ornamentais nos aquários de água doce: infecções bacterianas, apodrecimento das barbatanas, fungos (Saprolegnia, Achlya), pele viscosa (Costia, Chilodonella), Trichodina, Oodinium, tremátodos das guelras e da pele (Daktylogyrus e Gyrodactylus), lesões cutâneas e feridas.

 

Esse teu problema parece-se muito com o do guppy deste topico e nesse caso sera muito provavelmente columnaris (para o qual ja dei o tratamento). Em relação à prevenção da doença é uma doença que frequentemente reicidiva e cada vez mais fulminante. Deves dar apenas a comida que eles efectivamente comem para nao sujar a água, fazer as TPA's, aumentar a oxigenação, etc, mas sempre e não apenas agora por estarem doentes. Além de que o tratamento deve ser feito a todos os guppys que estão nesse aquário, pois mesmo que eles não mostrem para já sinais é muito provável que venham a ter.

Se isso não resultar e continuares a ter a doença de vez em quando a solução passa por tirares tudo o que está dentro do aquário e voltares a montá-lo.

 

Ainda no outro dia falei com o veterinario do oceanario que me confirmou a grande dificuldade em ver-se livre desta bacteria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse teu problema parece-se muito com o do guppy deste topico e nesse caso sera muito provavelmente columnaris (para o qual ja dei o tratamento). Em relação à prevenção da doença é uma doença que frequentemente reicidiva e cada vez mais fulminante. Deves dar apenas a comida que eles efectivamente comem para nao sujar a água, fazer as TPA's, aumentar a oxigenação, etc, mas sempre e não apenas agora por estarem doentes. Além de que o tratamento deve ser feito a todos os guppys que estão nesse aquário, pois mesmo que eles não mostrem para já sinais é muito provável que venham a ter.

Se isso não resultar e continuares a ter a doença de vez em quando a solução passa por tirares tudo o que está dentro do aquário e voltares a montá-lo.

 

Ainda no outro dia falei com o veterinario do oceanario que me confirmou a grande dificuldade em ver-se livre desta bacteria.

 

Boas Dolphins_Girl,

 

Pelo que posso depreender da tua resposta, o tratamento com SERA Omnipur não vai resultar, certo ?

Comprei o Omnipur e não o backtopur direct, porque fui ler as indicações quer de um quer de outro e nas do backtopur direct diz +/- que mata todas as bacterias inclusivé as Beneficas do filtro e foi por isso que optei pelo Omnipur, mas começo a pensar que fiz mal e vou ter de fazer o tratamento mesmo com o backtopur direct.

Diz-me outra coisa s.f.f. fazendo o tratamento com o backtopur direct, tenho de voltar a ciclar o Aqua ?

Se me decidir por uma limpeza mais a fundo ao aqua :

Posso aproveitar as plantas ? como ?

Devo ferver o areão e as pedras ?

Como limpar os vidros e as partes plasticas ?

Desculpa lá estar "a abusar", são bastantes duvidas de uma só vez, mas já me começo a ficar frustrado com a situação.

Obrigado,

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Dolphins_Girl,

 

Pelo que posso depreender da tua resposta, o tratamento com SERA Omnipur não vai resultar, certo ?

Comprei o Omnipur e não o backtopur direct, porque fui ler as indicações quer de um quer de outro e nas do backtopur direct diz +/- que mata todas as bacterias inclusivé as Beneficas do filtro e foi por isso que optei pelo Omnipur, mas começo a pensar que fiz mal e vou ter de fazer o tratamento mesmo com o backtopur direct.

Diz-me outra coisa s.f.f. fazendo o tratamento com o backtopur direct, tenho de voltar a ciclar o Aqua ?

Se me decidir por uma limpeza mais a fundo ao aqua :

Posso aproveitar as plantas ? como ?

Devo ferver o areão e as pedras ?

Como limpar os vidros e as partes plasticas ?

Desculpa lá estar "a abusar", são bastantes duvidas de uma só vez, mas já me começo a ficar frustrado com a situação.

Obrigado,

 

Paulo

Eu nao conheço o Omnipur, mas efectivamente o baktopur deu-me resultados. Fazendo os banhos de "choque" com uma pastilha em pouca água durante pouco tempo (nao te esqueças de vigiar pois nao foi 1 nem 2 vezes que os guppys saltavam la de dentro, principalmente femeas) e depois com a quantidade adequada no aquario. Se bem que em casos mesmo graves juntei os 2 baktopurs (o direct e o liquido) e fez efeito, mas penso que aumentando a dose do direct tambem fará.

 

Eu depois disso não voltei a ciclar o aquário. Não tive aumento de nitritos nem amónia, mas é algo que tens de controlar muito bem durante o tratamento e aumentar a oxigenação da água. Depois do tratamento meti carvão activado no filtro para limpar a água e os peixes continuaram no aquário normalmente.

 

As plantas aproveitas normalmente porque penso que nao há muito a fazer-lhes. Ferves areao (se for possivel... No caso de substrato é melhor ser um novo), ferves as pedras, tronco, etc.

 

Os vidros podes limpar com vinagre, por exemplo, e depois lavar muito bem o aquário.

 

O que eu fiz foi lavar os vidros com vinagre, ferver água, esperar um pouco só para não estar em ebulição, e enquanto ainda está quente despejar no aquário. Deixar actuar durante um tempo e passar bem por água. Deixar a arejar durante uns dias.

 

Em relação ao filtro, termostato e etc, fiz o mesmo. Mergulhei o filtro em água acabada de ferver (era um filtro interno por isso não era muito grande) e as esponjas fervi-as. O termostato mergulhei em água quente, mas não a ferver para não partir e lavei com detergente. E depois deixei também fora de água durante uns dias.

 

Claro que depois desta limpeza radical é necessário voltar a ciclar o aquário... omg

 

Espero ter ajudado, mais qualquer duvida é so dizeres. Sei o que é ter os peixes assim, como tive na altura, e fartar-me de perguntar e ninguem ajudar.

 

Outra coisa que é boa, mas não sei se é possivel com os peixes que tens, é baixar o pH. Actualmente tenho os guppys a pH 5.5/6 e nunca mais voltaram a ter qualquer doença. E cuidado ao comprares peixes não os juntares a esses antes de uma quarentena, principalmente se forem guppys, pois são a maior porta de entrada da bacteria no aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Desculpem a ausência tão prolongada...

 

Só para dizer que parece que consegui controlar a doença à custa de muito sal e muitas mudanças de água, agradeço ao josé antónio que me deu a "receita" indicada para combater aquilo, mas não foi nada fácil...

 

Boa sorte a quem apanha isso num aquário, é uma razia que só visto...

Não assino nada sem ler primeiro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais