Reprodução De Espadas


Ana Pereira

Recommended Posts

Olá!!!!

 

Disseram-me que os (neste caso "as") espadas engravidam com facilidade; assim tipo guppy!!!

 

Tenho guppys e aquilo vai sendo uma festa, liás já comprei uma cheia que ainda não deixou de ter ninhadas!!!!

 

 

Mas com os espadas não sei exactamente! Tenho duas fêmas e um macho e elas nunca mais ficam com a pinta preta na barriga!!!! Será que elas não gostam dele ou que ele não é competente???? Demora mais tempo que os guppys, é?

 

Quem souber alguma coisa, por favor, diga!!!!

 

 

Obrigada!

 

Ana :):?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a reprodução de espadas tal como de platys, mollys.. é relativamente fácil. não tanto como os guppys. enquanto que o tempo de gestação dos guppys anda a volta das 3/4 semanas o tempo de gestação das espadas acho que chega quase as 5 semanas. não vês o macho atrás das fêmeas? já os tens a quanto tempo juntos? é que engravidam com relativa facilidade

Editado por marta_silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pinta preta é relativa. Se forem muito laranjas nem a vais ver.

 

A pinta preta são os ovos dentro da barriga. Nota-se melhor (como nos platys ou mollies) quando estão muito goradas antes de comer.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pinta preta é relativa. Se forem muito laranjas nem a vais ver.

 

A pinta preta são os ovos dentro da barriga. Nota-se melhor (como nos platys ou mollies) quando estão muito goradas antes de comer.

 

Se tens um macho e duas fêmeas, não te preocupes que eles hao de acasalar, é uma questão de tempo... fica atenta aos comportamentos do macho que ele mais cedo ou mais tarde começa com a dança da corte! :)

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, faz os testes à água do aquário, pois os peixes só se reproduzem se as condições forem boas... Se estiver tudo ok, experimenta variar a alimentação, dar comida viva, etc. Vais ver que é uma questão de tempo!

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 anos depois...
Olá!!!!!

 

Obrigada pelas vossas ajudas!!!!!

 

Vou esperar e ver o que se passa............ Qunado houver novidades, eu digo!!!!!!

 

 

Obrigada!!!!!

 

 

Olá, Boa noite!

Tenho um espada fêmea que cujo macho que a fecundou, infelizmente, morreu. Que eu veja, ela deu à luz um filhote :thumbup3: Mas estou em crer que os outros foram comidos por ela, ou por outros peixes que tenho no aquario. porque nunca nasce só um, certo? Passo a descrever o meu aquario:

54L, ph7, temp perto dos 27 graus segundo indica o termómetro interior, tenho 2 molly's, 1 espada fêmea, 3 zebras fish, 6 tetra neons, 1 limpa fundos(ou limpa vidros) e 1 peixe (cujo nome não tenho a certeza do nome, mas julgo ser vulgarmente chamado de três caudas,conhecem?)

Quem terá comido os outros filhotes, pergunto eu? Ou será que, como não coloco nenhum sal na água, a gestação do espada fêmea não tenha sido tão boa, daí só ter sobrevivido 1 filhote?

Outra questão: Será preciso comprar uma caixa à parte para criar o filhote e alimentá-lo com comida especial?

 

Muito obrigado por qualquer ajuda;)

 

Vitalix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se ainda fores a tempo mete-o dentro de uma caixa de plástico com a água do aquário, ela boiará, senão pode acabar na barriga de alguém como provavelmente aconteceu aos outros depois compras uma maternidade e passas-o para lá, boa sorte. quanto á comida esmaga a que tens em casa até ficar em pó e da-lhe entre 3 a 6 vezes ao dia em pouca quantidade, depois compra comida para peixes bebés e segues as indicações de dosagem que são as que te indiquei acima

Editado por Tânia Filipa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se ainda fores a tempo mete-o dentro de uma caixa de plástico com a água do aquário, ela boiará, senão pode acabar na barriga de alguém como provavelmente aconteceu aos outros depois compras uma maternidade e passas-o para lá, boa sorte. quanto á comida esmaga a que tens em casa até ficar em pó e da-lhe entre 3 a 6 vezes ao dia em pouca quantidade, depois compra comida para peixes bebés e segues as indicações de dosagem que são as que te indiquei acima

 

 

Obrigado pelas respostas :thumbup3:

Ui. Vai ser difícil de apanhá-lo, mas vou tentar. Ele tem-se escondido a maior parte do tempo, mas pode não ser suficiente. Queria também ter a certeza que os espadas fêmeas comiam as próprias crias. Obrigado.

 

Uma outra pergunta: Por acaso os filhotes saem todos no mesmo dia, ou ao mesmo tempo? É que estou a ver a fêmea muito quieta e de barriga para o ar, será que é para ter mais alguns? Não consigo ver nenhuma "pinta preta" aquela que é relativa e que é indicadora de que filhotes estejam para nascer. Será que vai ter mais, ou poderá estar quase no fim dos seus dias de vida? É que o peixe limpa fundos já lhe tinha dado umas "mordidelas".

Coloquei-a isoladamente dentro da rede com que se tiram os peixes, suspensa na àgua. Ela está a respirar muito devagar, mesmo muito devagar e de barriga para o ar.

:eusathink: me, please. Ajuda s.f.f.

 

Muito Obrigado

 

Vitalix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que azar..

 

Em todo o caso, um peixe de barriga para o ar não é normal.

 

Quanto a por os filhotes todos no mesmo dia, isso é o normal... nomrlamente entre 1 hora e 3 horas, embora algumas mollies e platties, quando stressadas, possam parar o "parto" por algum tempo, tipo 3 a 7 dias...

 

PauloA :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que azar..

 

Em todo o caso, um peixe de barriga para o ar não é normal.

 

Quanto a por os filhotes todos no mesmo dia, isso é o normal... nomrlamente entre 1 hora e 3 horas, embora algumas mollies e platties, quando stressadas, possam parar o "parto" por algum tempo, tipo 3 a 7 dias...

 

PauloA cabecadura

 

Sim, é verdade.:girlhitboy: Não sei a causa da morte.

Então quase de certeza que, se ela teve mais filhotes, é porque devem ter sido comidos por ela. Não consegui prever que ela ia ter filhotes. Da próxima vez, vou ter de estar mais atento.

Obrigado pela informação. As minhas mollies estão com uma barriga muito grande, mas estão assim desde que os comprei, mais ou menos a meio do mês de Abril. Qual o tempo de gestação de um molly?

 

 

Obrigado.

 

Vitalix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois

Os espadas resproduzem-se com facilidade mas nem sempre......às vezes há machos que demoram a gostar de uma fêmea, mas depois nunca mais a largam...coitadas....enfim....

Quanto ao alevim de espada que sobreviveu, se sobreviveu não vale a pena colocá-lo numa maternidade, porque se ele escapou sobrevive.....os alevins são comidaos à nascença porque são pequeninos, depois se resistem já não cabem na boca do outros peixes.....ora repara se tens peixes com a boca maior que o teu espada bebé....tipo escalares.....ou outros do género.

Se o aquário esteiver bem plantadoi não há necessidade de maternidades.....

Boa sortes....

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isa, permite-me discordar.

 

Os alevins sobrevivem porque muitas vezes escondem-se bem logo que nascem, ou caiem ao fundo ou ficam no meio do areão.

 

Posteriormente com o aumento da mobilidade eles começam a aventurar-se e mesmo alevins que duraram 2 ou 3 semanas podem ser apanhados desprevenidos e ser comidos por peixes maiores muito facilmente.

 

Eu tive zebras que comiam alevins de molly velifera com 1 semana e guppies com 2 semanas e até mais... é claro que mudaram de ares...

 

PauloA :!:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Isa,

 

Deduzes mal.

 

Zebras são Brachydanio rerio, da família Cyprinidae.

 

E no aquario normalmente não passam do tamanho de um guppie adulto (2,5cm/3cm)

 

Em todo o caso basta ter mollies para elas "limparem" os alevins de guppies.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Isa,

 

Deduzes mal.

 

Zebras são Brachydanio rerio, da família Cyprinidae.

 

E no aquario normalmente não passam do tamanho de um guppie adulto (2,5cm/3cm)

 

Em todo o caso basta ter mollies para elas "limparem" os alevins de guppies.

 

PauloA :bs_quesexclaim:

 

 

a todos, o meu agradecimento pelas respostas.

Afinal o pequenino espada deve ter sido comido, porque desapareceu e não vejo. Paciência.

Agora ou compro espadas outra vez, ou guppies, mas sempre na proporção de um macho para duas fêmeas.

Os alevins dos guppies são facilmente comidos pelos mollies? hmmmm...não sabia, mas agora fico a saber. Obrigado.

 

Ah, e desculpem ter colocado a pergunta do tempo de gestação de mollies aqui neste tópico de reprodução de espadas. Realmente basta uma pesquisa para encontrar o respectivo tópico.

 

Muito obrigado.

 

 

Vitalix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Há uns dias comprei uma espada fêmea para juntar ao macho que já tinha no aquário. Quando a comprei o vendedor disse que a fêmea já ia grávida e tenho estado a observar desde então a barriga e noto que estão a aparecer umas bolinhas pretas. Será indício de que está a chegar o dia do parto?

Não é grande qualidade de foto mas dá para notar.

 

Espada Fêmea

Espada Fêmea

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais notar pelo tamanho da barriga, e no dia que a vires mais parada que o normal será essa a altura +-

Mas isso só se consegue ver com a experiencia....

Mesmo se parir agora, numa proxima já sabes os sinais

Hugo Onofre

 

A sua opinião do negocio:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212375

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Há uns dias comprei uma espada fêmea para juntar ao macho que já tinha no aquário. Quando a comprei o vendedor disse que a fêmea já ia grávida e tenho estado a observar desde então a barriga e noto que estão a aparecer umas bolinhas pretas. Será indício de que está a chegar o dia do parto?

Não é grande qualidade de foto mas dá para notar.

 

Isto já me começa a parecer estranho. Quando comprei esta fêmea ela já tinha a barriga de grávida, e comprei-a à mais de dois meses e ainda não deu filhos nenhuns. Afinal quanto tempo demoram?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 anos depois...

Olá!!

Tenho 1 fêmea espada,1 macho espada e alguns guppys.No começo todos ficavam no mesmo aquário,mas percebi que os guppys mordiam a fêmea espada (talvez pelo fato de ser maior e ser laranja,ou seja,uma cor mais chamativa) então separei os espadas,no inicio o macho queria acasalar,mas ai começou a morder a fêmea,decidi colocar a guppy que era a unica que não mordia a espada fêmea.

O macho espada queria acasalar com a guppy,e a fêmea espada começou a morder ela,tirei a guppy,mas para piorar a situação a fêmea espada mordia toda hora o macho.

Por incrivel que pareça o macho espada era bem vindo ao aquário dos guppys.

O que faço para eles se reproduzirem?

Pq estão se mordendo?é por território?

Agradeço as respostas desde já!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.