Caracóis!


luisferreira

Recommended Posts

Boas!

 

Tenho o meu aqua com caracois agarrados aos vidros e dentro do filtro na esponja e nas plantas,as plantas ate parecem ter uns pequenos buracos nas petalas!!

Alguem me sabe dizer uma maneira de matar estes caracóis??

obrigado

 

 

abraços

 

 

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes usar químicos, vendem-se nas lojas uns produtos próprios para matar os caracóis (mas não te aconselho esta alternativa..). podes retira-los manualmente mas assim nunca mais sais dali mas o que eu acho melhor é mesmo comprar um botia palhaço (comem-te os caracóis embora haja alguns casos de botias que não resolvem o problema)

Editado por marta_silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

outra hipótese pelo que dizem é colocar uma folha de alface grande(pois se não o for comem-na e nunca mais os vês) durante a noite e no dia seguinte de manha vais lá e muitos deles estão agarrados á folha... experimenta.

O meu aquário:

panoramica20207ag4.jpg

...::: V.Perucho :::...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

outra hipótese pelo que dizem é colocar uma folha de alface grande(pois se não o for comem-na e nunca mais os vês) durante a noite e no dia seguinte de manha vais lá e muitos deles estão agarrados á folha... experimenta.

Sabes é mt dificil de combater isso. Esta ideia não está má, mas, as hovas. pois é estas feito. Eu no meu aqua de135l consegui graças ao meu casal de Escalares mas aparece sempre um ou outro.

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Pois eu se calhar vou optar por um bótia palhaço mas será que me sabem dizer se nao perigo de juntar o botia com escalares,tetras, betas, guppie, plattys, espadas, mollys, bicolor e neons ?? acham que nao há perigo??

 

obrigado

luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Pois eu se calhar vou optar por um bótia palhaço mas será que me sabem dizer se nao perigo de juntar o botia com escalares,tetras, betas, guppie, plattys, espadas, mollys, bicolor e neons ?? acham que nao há perigo??

 

obrigado

luis

 

 

Betas e neons c/ escalares é asneira.

 

Quanto ao Botia não há problema, o que eles querem é caracóis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Pois eu sei que é um pouco arriscado ter escalares, beta e neons mas o beta so la está porque nao tenho o aqua dele pronto tenho la filhotes dele, e os escalares são para mudar para o aquario dos discus!! achas que há problema em misturar escalares e discus??

 

obriado

 

cumps.

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora alguem sabe que tipo de caracol é este tenho vários num aqua de 35 lts e julgo que o primeiro veio junto com um peixe da loja

 

1171105481.jpg

Não sei se come plantas nao tenho quase plantas nenhumas neste aqua ...

 

Boas!

 

eu nao sei muito disso mas esses caracóis são iguais aos que tenho e sim comem as plantas tenho as minhas plantas com buracos na folhas!!!

 

abaços

 

luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

eu nao sei muito disso mas esses caracóis são iguais aos que tenho e sim comem as plantas tenho as minhas plantas com buracos na folhas!!!

Eu tenho dezenas deles em 40 litros de plantado denso, e nem uma única folha com buracos...

Mas obviamente depende da planta.

 

Planorbis sp.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha o aquário de 50lts com alevins de gupi e molis e desenvolveram-se caracois de uma forma brutal, contava pelo menos uns 30 expostos nos vidros, as plantas começaram a ressentir-se e eu mudei os alevins para um aqua mais pequeno e meti os peixes de volta ao seu comunitário. Um dia sem dar comida e ja nao havia caracois (ao que parece os meus molis também os axam deliciosos biggrin )

tiagodovale2-dbd.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

eu nao sei muito disso mas esses caracóis são iguais aos que tenho e sim comem as plantas tenho as minhas plantas com buracos na folhas!!!

 

abaços

 

luis

 

Viva!

 

Eu já tive desses caracóis "à tonelada' na minha montagem anterior e só consegui controlar com o aumento da limpeza geral do aquário. Eu vejo a coisa assim: os caracóis são mais um mecanismo de controle da natureza e, como já li algures, proliferam onde existir sujidade (as algas incluem-se nesta definição de jujidade). Nesta minha última montagem só me apareceram meia dúzia deles (não esquecer que todo o plantio veio da outra montagem e com ele toda uma nova geração de ovos de caracol prontinhos a eclodir). Na primeira fase, quando ainda existiam alguns resquícios de algas nas plantas (não, eu não as removi manualmente), eles ainda proliferaram, mas neste momento tenho que me esforçar arduamente para encontrar um. Não havendo sujidade, não há caracóis. Mas atenção: nem pensar em remover a parte superficial do areão! Basta aumentar o n.º de TPAs e ir limpando as folhas mortas e outro lixo solto.

 

Cumprimentos,

António Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Eu tenho dezenas deles em 40 litros de plantado denso, e nem uma única folha com buracos...

Mas obviamente depende da planta.

 

Planorbis sp.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

aqui adoram bacopa australis banana rock

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou certo de que existem algumas espécies que comem plantas, mas estes em particular creio que não são desses, até porque eu já os "conheço" de longa data banana rock mas, e daí posso estar errado banana rock

 

Cumprimentos,

António Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tb tenho um caracol no meu aquario que parece que cresce de dia para dia.Não tenho tenho notado nenhuma planta desfalcada.Tou é a ficar com o fundo e vidros do aquario um poco pó esverdeados, será de quê?

 

Falta de limpeza :D

 

Nada como um cartão dos pontos da gasolina ou um esfregão dos verdes, que se utilizam para lavar a loiça ( poupa unhas )

SeMpRe A aPrEnDeR

 

Paul08

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Vocês aqui no fórum dizem que os caracóis nao comem as plantas, mas então porque é que eu tenho plantas com buracos nas folhas??? de qualquer maneira já comprei um bótia e espero que ele resolva um pouco a situação , em todo o caso se alguém souber o porque das minhas lantas terem buracos diga por favor!!!

 

 

Obrigado

 

luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Luis o problema dos caracóis não é facil de resolver, até porque dificilmente se conseguem eliminar por completo.Eu tb tive bastantesno meu aqua e resolvi o problema com remoção manual e um botia.Elevai comendo os caracóis e apenas ficam casca, que depois tb acabam por se retirar nas TPAS.Tb tenho mollys,platys,gupys e tetras e td está na boa.Nãohástress, o botia é calmo e dá-se bem com os demais companheiros de aqua.Evita os quimicos, opta pelo botia e remove manualmente os maiores.Em pouco tempo vais vê-los a diminuir,embora não desapareçam por completo, reduz muito.Um conselho é que nunca esmagues nenhum no interior do aqua, pq se for retirado ou comido os seus ovos tb o são, se for esmagado podem alguns ovos ficar por lá e nada se resolveu!

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Só se esqueceram de um dado impotantíssimo...

Dependendo da planta, o Botia irá fazer tanto ou pior que os caracóis... hygrophilas e outras plantas macias, os Botias logo vos contam uma história.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.