Help


Pipinhas19

Recommended Posts

Pessoal, é assim... o meu aqua de aprox 50l ta ciclado, (tenho o filtro e td mais há 4 semanas...), ainda n tem plantas, ms vai ter. Aconteceu uma coisa terrivel... Eu tinha 4 peixes pekeninos (serpent.. Peço desculpa por não saber o nome), um platty macho e um femea, um corydora ponteado e uma molly preta femea.

Ora... Desde ha uns dias para ca começaram a morrer todos, um a um, um por dia, com excepção da molly! banana rock não sei o q se passou... Se alguém puder tentar explicar agradeço desde já, dado que foi mesmo uma desilusão para mim.. os peixitos tinham 4 dias... o corydora e a molly e q ja tavam desdo o inicio do ciclo :wink:

cumprimentos, e obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, é assim... o meu aqua de aprox 50l ta ciclado, (tenho o filtro e td mais há 4 semanas...), ainda n tem plantas, ms vai ter. Aconteceu uma coisa terrivel... Eu tinha 4 peixes pekeninos (serpent.. Peço desculpa por não saber o nome), um platty macho e um femea, um corydora ponteado e uma molly preta femea.

Ora... Desde ha uns dias para ca começaram a morrer todos, um a um, um por dia, com excepção da molly! banana rock não sei o q se passou... Se alguém puder tentar explicar agradeço desde já, dado que foi mesmo uma desilusão para mim.. os peixitos tinham 4 dias... o corydora e a molly e q ja tavam desdo o inicio do ciclo :wink:

cumprimentos, e obrigada

 

Quais os parametros da tua água? pH, amónia, nitritos, nitratos?

Os peixes não tinham pintar brancas, nem bartbatanas rasgadas ou esfarrapadas?

 

abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola murkas! obrigada pela resposta. e assim ph ta em 7,2. sim, eles d facto tinham as caudas meio a desfazer-se... outros, axo q s chama neon serpetae parecia q a cauda a mingar... n entendo o porque... banana rock alguns tinham pintas brancas, ms nem todos.. o q me intriga mais e o corydora... tava no aqua desde o incio do ciclo... e d repente... :wink: nao tinha pintas brancas, nem barbatanas estragadas... nd mesmo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As barbatana esfarrapadas podem ser fungos, e quanto aos pontos brancos parece-me se íctio, aumenta a temperatura do aqua e acrescenta algum sal á agua do aqua...

Quanto a produtos especializados para o tratamento destas doenças o melhor acho que é ires a uma loja especializada em aquariofilia.

Ficam ainda a faltar os parametros da água para alem do pH...

 

Boa sorte com os sobreviventes

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem lá mas como é que pode ter feito o ciclo sem plantas? Qual é a frequência de TPA's?

 

Eu digo que o aqua ainda mal começou a ciclar. O facto do filtro ter estado ligado 4 semanas não quer dizer nada... O meu esteve quase 2 meses para ciclar.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem lá mas como é que pode ter feito o ciclo sem plantas? Qual é a frequência de TPA's?

 

Eu digo que o aqua ainda mal começou a ciclar. O facto do filtro ter estado ligado 4 semanas não quer dizer nada... O meu esteve quase 2 meses para ciclar.

 

Boas rkc666,

O ciclo é independente das plantas... o ciclo depende sim das bactérias nitrificantes e para estas vingarem apenas é preciso uma fonte de amónia, algum oxigénio e julgo que circulação de água, não são obrigatórias plantas.

Quanto ao aqua estar ciclado ou não, apenas estou a seguir o que a pipinhas19 disse... (portanto calculo que tanto o pico de amónia como o de nitritos já tenham sido atingidos e que o ciclo já esteja completo).

 

Pipinhas19,

os testes de amónia e de nitritos podiam estar a zero (era sinal que o ciclo está completo), mas o de nitratos NO3 nunca poderia estar a zero pois a única maneira de diminuir os nitratos é pelo consumo das plantas ou a utilizção de uns filtros especiais para esse efeito...

Se pudesses repetir os testes e meter aqui os resultados era mais fácil de te poder ajudar...

Quanto a molly, apresenta pontos brancos espalhados pelo corpo ou em redor da boca? tem os olhos limpidos (entenda-se contrário de bassos)? tem as barbatanas sudáveis e inteiras?

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas rkc666,

O ciclo é independente das plantas... o ciclo depende sim das bactérias nitrificantes e para estas vingarem apenas é preciso uma fonte de amónia, algum oxigénio e julgo que circulação de água, não são obrigatórias plantas.

Quanto ao aqua estar ciclado ou não, apenas estou a seguir o que a pipinhas19 disse... (portanto calculo que tanto o pico de amónia como o de nitritos já tenham sido atingidos e que o ciclo já esteja completo).

 

Pipinhas19,

os testes de amónia e de nitritos podiam estar a zero (era sinal que o ciclo está completo), mas o de nitratos NO3 nunca poderia estar a zero pois a única maneira de diminuir os nitratos é pelo consumo das plantas ou a utilizção de uns filtros especiais para esse efeito...

Se pudesses repetir os testes e meter aqui os resultados era mais fácil de te poder ajudar...

Quanto a molly, apresenta pontos brancos espalhados pelo corpo ou em redor da boca? tem os olhos limpidos (entenda-se contrário de bassos)? tem as barbatanas sudáveis e inteiras?

 

Abraço

 

 

Por causa da segunda parte da tua resposta é que digo que não está completo. As plantas são essenciais, assim como um peixe que inicie o ciclo, com os seus detritos.

 

Mas, obviamente, posso estar enganado.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

POis é, eu também acho que faltam as plantas, a menos que a PIpinhas (pipinhas??????)faça intenção de se dedicar aos ciclideos e mesmo assim........

Quanto ao ciclo de azoto, acho que esses não são os peixes mais indicados, por não serem os mais resistentes e depois um aqua de 50 litros, com quantos peixes a ciclar??????????

O melhor é limpar isso tudo, lavar bem, ferver, plantar e por duas zebras, ou duas viuvas, que são os mais resistentes, e talvez um pleco, e esperar, ou então por alguns produtos para acelerar o ciclo, e depois de fazer os testes e estar tudo nos trinques, então aí sim, peixes, mas em 50 litros???'Quando muito 3 ou 4, ou então 1 cardumes de neons, ou um beta combatente, e pouco mais.

Boa sorte.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

de facto quanto aos peixes não serem os mais indicados estamos de acordo...

Agora uma coisa é certa as plantas não são obrigatórias para um aquário ciclar!! antes pelo contrário pois as plantas vão "competir" com as bacterias nitrificantes pela amónia presente na água... (embora eu também ache que um aqua sem plantas naturais não tenha piada nenhuma e que com a introdução destas estamos a melhorar bastante as condições que damos aos nossos peixitos... mas isso são só opiniões!).

 

Quanto ao ciclo estar feito ou não os resultados dos testes o dirão...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal. antes de mais, obrigada pelas respostas!! e assim:

isa, quanto ao meu nome, ou nick, cada um usa o que quer, por isso...

quanto aos peixitos, tinha lido aki que os corys eram bons peixes para o ciclo bigsmile . a molly parece-m bem... as barbatanas tão direitinhas, nao tem pontos de nenhuma espécie no corpo, e os olhos também me parecem bem...

Quanto as plantitas eu vou coloca-las para a semana, esta semana ainda estou em exames e tou mesmo sem tempo para sair d casa.. :S

Mas para a semana vou tratar disso sem falta.

O aquario ja estava montado desde agosto, contudo, o filtro e o akecedor estão há cerca de um mes. Antes habitavam peixes de agua fria no meu aqua.

O aqua é de facto pekenino, mas cumpro a risca a regra dos cm por peixe.. (Creio eu!!)

bjinhus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah, quanto as tpa's, tenho feito cerca d 35% por semana... o q axam?

axam q ta ok?

Desculpem a pergunta, mas como faço para limpar o fundo do aquario e os vidros por dentro? bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah, quanto as tpa's, tenho feito cerca d 35% por semana... o q axam?

axam q ta ok?

Desculpem a pergunta, mas como faço para limpar o fundo do aquario e os vidros por dentro? :smilecolros:

 

Para limpar o fundo ou utilizas um "aspirador" ou então utilizas uma mangueira fina...

Os vidros podes utilizar um cartão de plástico (tipo multibanco) ou então uma lâmina, ou então compras um raspador magnético...

 

Mas já agora e os testes sempre consegues faze-los ou nem por isso?

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pipinhas,

vais-me desculpar se te ofendi ao comentar o teu nick, só que me lembrei da pimpinha, e vai daí o comentário.

Mas claro, cada um usa o que quer.

Boa sorte para os teus peixinhos e break a leg nos exames.

Bjinhos

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola isa. lol, nao tem mal, nao me ofendeste :) eu tambem disse isso porque me lembrei que estivesses a fazer referencia a uma beta qualquer, lol, mas noa e o caso lol :?

Anyway... Sexta faço os testes... Se derem ok, que peixinhos devo comprar?

bjinhus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Depende das condições que lhe possas dar tipo pH e dureza...

Mas para já não penses em meter mais peixes, preocupa-te sim em ver se o aqua está mesmo ciclado e só depois de te certificares disso, ou só depois de o ciclo estar completo é que deves pensar em inserir mais habitantes...

Espero ter ajudado

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.