Projecto Reef³ - Passo A Passo


Recommended Posts

Depois de uma aventura que dura já quase 3 anos, eis que chega a oportunidade de poder pensar no meu próximo aquário.... é verdade vou começar já a pensar em tudo pois o dia da montagem espero que esteja próximo.

 

Vou colocar aqui toda a descrição do setup e espero as vossas opiniões :D

 

O objectivo principal vai ser montar um aquário em que possa ter uma quantidade de corais SPS e LPS e peixes quanto baste para o tornar belo á minha maneira.

 

Setup

Aqua: 90C x 70L x 60A (378litros)

Sump: 60 x 45 x45 (120litros)

Iluminação: 2x150 HQI 10.000K + 2 x 54 T5 Actínicas

Bomba Retorno: Não definido

Circulação: 2x TUNZE 7400/2 (2000 a 4000l/h) + Controlador 1095

Escumador: H&S 150-F2001

Reactor de Kalkwasser: DIY (ainda por ver)

Rocha: 30quilos de rocha viva + 30 quilos de rocha morta

 

 

 

Iluminação:

Vou usar HQI's de 150W para poupar na conta da luz senão a levo na cabeça! bang E com os 50cm's de altura sei que vou ter bons resultados.

 

Circulação:

Tenho 400litros brutos sem sump, logo as duas bombas vão dar a circulação minima para o aquário, espero mais tarde comprar as nanostream (mais duas) e pode usar o controlador para distrubuir bem a água!

 

Escumador:

Acho que o H&S vai fazer o trabalho na perfeição :?

 

Rocha:

Como já tenho muita rocha viva não vou comprar mais, vou optar pelas placas de rocha morta e colonizar toda a rocha antes de introduzir peixes ou corais :?

 

Não vou fazer DSB! Vou só meter 5 cm's de areão sugar size!

 

 

Ainda tenho muitas dúvidas a esclarecer! Mas com o tempo vou pensar mais sobre elas :)

 

Cumps

Editado por Luis Rosa
meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis

 

Parabens pelo projecto

 

as minhas opniões:

 

medidas

 

aumenta para 60 de altura, os 50 são pouco. Os 60 tambem dá com as hqi de 60cm(eu tenho no meu aqua, sem problemas)

 

Iluminação

 

eu punha uma hqi de 400wts. Com essa profundidade (8ocm) as de 150 vão te deixar muita area com pouca iluminação.

 

Escumador

 

tambem concordo

 

Rocha

 

Tambem concordo com a rocha morta.

 

Circulação

 

Se tas a ir para multicontrolaveis, porque as turbele electronicas? Gastam mais wts e mandam-te aquele jato concentrado. Eu ou ia para as stream ou para as novas nano-stream, que tambem podem ter multricontrolador. De qualquer forma, so duas fica muito baixa a circulação, como bem sabes.

 

Bomba de retorno

 

a fazer 3000-4000lts hora.

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente apesar de gostar do efeito estético do areão sugar size, não é das minhas escolhas para um aquario... na minha opinião "voa" muito, parecendo que a agua tem sempre qualquer coisa em suspensão e depois está sempre a depositar-se em cima de corais, especialmente para quem tem circulações elevadas...

 

de resto tambem nao me parece que as powerhead sejam uma boa escolha para qualquer aquario, o seu fluxo é demasiado laminar e está provado que a maior parte dos corais não apreciam este tipo de fluxo. Apesar de alguns nao se importarem minimamente, outros provavelmente vão padecer devido ao mesmo.

 

de resto nada a apontar.

 

edit: a nao ser o facto de as lampadas de 54W nao caberem em 90cm...provavelmente vais ter de meter de 39ou mesmo de 24...

 

e já agora como vais fazer o retorno? coluna seca? 2-3 furos, overflow?

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Just_me,

 

O areão sugar size sempre teve esse contra.... mas na minha opinião continua a ser o melhor! As TUNZE 7400/2 não são umas powerheads normais.... Acho que o efeito que elas produzem é semelhante as stream... (ainda pode ser mais....) QUando dizes que os corais não aprovam este tipo de corrente, dou-te o exemplo do aquario do Diogo Lopes que tem duas 7400/2 no aquário complementadas com um bom retorno e mais uma steam..... e tem o aquário que tem..... Por isso, acho que devias reformular essa afirmação! Já que eu disse no post incial que iria complementar com duas nano stream reguláveis!

 

Quanto ás lâmpadas, eu quero mesmo é duas HQI's de 150W 10.000 ou 14.000 Kelvins.... o complemento de t5's para mim não é nada de importante.....

 

O retorno vai ser com coluna seca, 2 furos 1 de 50 e 1 de 32 para retorno com uma bomba de pelo menos 4000litros/hora

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello,

 

a afirmação de que os corais não gostam de fluxos laminares não é minha...já a li em vários livros.

Porque? Porque na natureza e particularmente na barreiras de coral, o fluxo não é constante e direccional, é variavel tanto em velocidade como em direcção. o facto de existir fluxo elevado de um lado do coral não quer dizer que outras partes do coral estejam a receber o fluxo que devem, ou que não se acumulem detritos em certas partes do coral, assim a circulação turbulenta gera muito melhores resultados de que a circulação laminar.

 

Quanto ao fluxo delas...pela figura que vi no site da Tunze é extremamente laminar...apesar do rotor ser diferente das normais powerheads, a saida é que torna o fluxo laminar. Se reparares, no aquario do Diogo, estas powerheads garantem circulação superficial, estão quase á tona de água e devido ao seu fluxo fino e direccionado, são usadas para fazer uma circulação forte á superficie ao longo do aquario, cruzando-se com o fluxo das saidas de closed loop, criando assim uma circulação turbulenta para baixo na direcção dos corais.

 

Quanto ao complementar com as nano, acho muito bem...se quiseres usar as powerheads, a minha sugestão é: coloca na direcção do seu fluxo, corais que suportem bem o fluxo laminar e tenta fazer com que os fluxos choquem entre si para criarem turbulencia.

 

 

No retorno, nao vais pensar num 3º furo para o tubo ladrão? pela minha experiencia este tubo associado a uma valvula de esfera no tubo de escoamento produz os sistemas mais silenciosos.

 

De resto, boa sorte vai informando bigsmile

 

edit:pequenas correções

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Oi! :oops: Para os que já pensavam que tinha desistido disto ainda aqui ando. Com muito menos tempo... isto da universidade enfim...... Prometo que depois dos exames da univ monto o meu tão esperado aquario... o meu hepatus já precisa duma casa maior :P

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais