Folhas Novas Transparentes?


Karla

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Tenho a aqua montado na totalidade há cerca de 2 semanas.

Para além de outras plantas, tenho 1 anubia e 1 hidrophila. Em ambas estão a rebentar folhas novas, mas essas folhas estão a aparecer com um problema :twisted: .... estão a nascer transparentes!!! Como é que isto é possivel??

Alguem em sabe ajudar??

O quê é que pode originar o nascimento de folhas quase completamente transparentes??

 

Agradeço a vossa ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Tenho a aqua montado na totalidade há cerca de 2 semanas.

Para além de outras plantas, tenho 1 anubia e 1 hidrophila. Em ambas estão a rebentar folhas novas, mas essas folhas estão a aparecer com um problema ;) .... estão a nascer transparentes!!! Como é que isto é possivel??

Alguem em sabe ajudar??

O quê é que pode originar o nascimento de folhas quase completamente transparentes??

 

Agradeço a vossa ajuda!

 

 

Boas, mais uma pessoa da zona a optar por este hobbie, ainda bem!

 

Ora bem, consegues meter aqui o setup do aquário e as rotinas de fertilização?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, mais uma pessoa da zona a optar por este hobbie, ainda bem!

 

Ora bem, consegues meter aqui o setup do aquário e as rotinas de fertilização?

 

 

Olá!!

 

Aqui vai:

O aqua foi montado há cerca de 2 semanas.

 

80X30X40

Filtro Eheim 2213

Substrato JBL por debaixo do areão e da areia branca de silica

Tenho estado a colocar fertilizante Ferropol da JBL semanalmente

Calha de 18W (já sei k é mto pouco, mas qd tiver possibilidade €€€€ é p/ mudar)

Termoestato 100Wts

 

As plantas foram escolhidas kase todas de acordo com a pouca luz, e são:

 

Anubias

Egerias Naja

Cabomba

Hygrophilas

Musgo de Java

Valisneria

Eleocharis

Pogostemon helferi

 

Estão lá 2 Guppys (era p/ ciclar)

 

Para alem disto, tem um tronco de videira k está com uns problemazitos de fungos cabecadura mas que, pelo k já me disseram no forum, não interferem com o resto, e umas pedras de xisto.

 

As restantes plantas estão todas OK, apenas uma das anubias e duas das higrophylas estão assim, e começaram a ficar assim há 2/3 dias.

A temperatura está a 25/26o.

 

Espero k seja isto e que me possam ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E fotos?

 

Aposto que nas Hygrophylas isso acontece nas folhas de baixo. Se for isso, é da luz e não há grande coisa a fazer. Eu tenho sempre algumas folhas a cair, e é sempre da Hygrophila.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As folhas da Higrophyla que aparecem transparentes são as novas, que estão a nascer, e não as de baixo.

Na anubia a folha nova ainda está meio enrolada e já dá para vêr que está a ficar praticamente transparente.

 

Relativamente à fertilização, estou a colocar 10ml de Ferropol da JBL semanalmente e tenho substrato fértil também da JBL por debaixo do areão.

Será que devo aumentar a dose do fertilizante?

 

Aguardo as vossas opiniões.

Obrigado!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Karla

Se tem crescimentos transparentes tem de aumentar a fertelização em ferro, não conheço o fertelizante em questão mas pode sempre comprar um com apenas ferro, existem diversas marcas que tem este em separado.

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Karla

eu tenho um aqua há 3 semanas e o que fiz foi enterrar umas bolas de ferro da JBL no akadama. Todos os dias ponho substrato líquido. Tb tenho mais luz (apesar de tb n ser suficiente segundo as recomendações ods entendidos) do que tu e isso pode fazer toda a diferença. O que fiz e que deu um grande resultado foi colocarf co2. Parece um milagre...até as oiço crescer.

 

Eu tenho feito todos os testes e mais alguns (stress de iniciante) e o ferro NA ÁGUA é tb muito baixo. mas pelos vistos as bolas enterradas estão a fazer o seu trabalho. Vê aqui:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=57359

 

Quando tiveres dinheiro pensa no co2. Aqui no site noutros há varios membros a vender co2:

 

Vê este link (não conheço a pessoa mas reparei que ele tem vindo a baixar o preço) com um sistema da JBL que é considerado bom:

http://www.aquariofiliadigital.com/viewtopic.php?t=4113

 

Boa sorte

 

paulo Mesquita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sr. Paulo Mesquita

O Co2 é de facto importante para o crescimento das plantas, mas co2 apenas vai aumentar o consumo de nutrientes, daí o rápido desenvolvimento, neste caso se existe um nutriente em falta o co2 não vai ajudar, a carencia irá continuar e o crescimento será sempre comprometido.

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Penso k o problema é mesmo a falta de um nutriente, neste caso, o ferro, porque embora tenha poucos watts (como podem vêr escolhi plantas com poucas exigências de luz por isso mesmo), elas estão a crescer bastante.

Há 2 semanas que o aqua está montado, as egerias e as cabombas já duplicaram o tamanho, as anubias estão todas com folhas novas a rebentar, e até a Eleocharis já tem novas pontinhas a surgirem da areia, daí achar que não se trata de uma questão de crescimento.

 

Vou seguir a indicação e comprar o mais rápido possivel um fertilizante apenas com ferro, para que não chegue a afectar as restantes plantas.

 

Obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Penso k o problema é mesmo a falta de um nutriente, neste caso, o ferro, porque embora tenha poucos watts (como podem vêr escolhi plantas com poucas exigências de luz por isso mesmo), elas estão a crescer bastante.

Há 2 semanas que o aqua está montado, as egerias e as cabombas já duplicaram o tamanho, as anubias estão todas com folhas novas a rebentar, e até a Eleocharis já tem novas pontinhas a surgirem da areia, daí achar que não se trata de uma questão de crescimento.

 

Vou seguir a indicação e comprar o mais rápido possivel um fertilizante apenas com ferro, para que não chegue a afectar as restantes plantas.

 

Obrigado pela ajuda!

 

Atenção que ser falta de ferro pode ser enganador...

Por exemplo o Mg quando em falta não permite a assimilação de fe pelas plantas. Também em tempos fertilizei com ferropol da JBL, mas isso de não saber o que ando a meter pa dentro do aqua tem muito que se lhe diga...

 

Como estas de NO3 e PO4 no aqua?

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Sinceramente o unico teste k fiz, foi o do PH.

Os outros... infelizmente... ainda não tive possibilidade de os comprar.

Em principio, no fim de semana, vão-me emprestar os testes todos p/ fazer e aí já te posso dizer.

 

Em todo o caso, se fôr falta de Mg, o quê é k se pode fazer??

No teu caso, o k fizeste??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Sinceramente o unico teste k fiz, foi o do PH.

Os outros... infelizmente... ainda não tive possibilidade de os comprar.

Em principio, no fim de semana, vão-me emprestar os testes todos p/ fazer e aí já te posso dizer.

 

Em todo o caso, se fôr falta de Mg, o quê é k se pode fazer??

No teu caso, o k fizeste??

 

No meu caso continuei a fazer tpa´s semanais de cerca de 20% da água e comprei um bom fertilizante de micros (na altura utilizei o TMG(tropica master grow da tropica) e agora arranjei um fertilizante de ferro (só) pois que o TMG tinha não chegava e optei por arranjar novo fertilizante de micros (no patrocinador do forum Horizonte Aquatico podes arranjar fertilizantes de ferro e micros).

 

Mas cada caso é um caso e o que resultou no meu aqua pode não resultar com o teu...

 

O meu conselho é que leias mais alguma coisa sobre fertilizantes e suas carências, e que testes os níveis de NO3 e de PO4 do aqua, pois com a tua iluminação as plantas devem de consumir poucos nutrentes (não sei se adicionas CO2??), e se fertilizares em demasia tens logo algas a chagar o juizo... :crazyeyes:

 

Fica a sugestão:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035

 

Alguma dúvida não exites

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas vossas respostas.

 

Este fim de semana fiz os famosos testes. Aqui vão as resultados:

 

NO2 - <0.3 Mg/Lt

GH-DH (acho k era isto mas não tenho a certeeza!) - 5.6 (dureza média)

KH - 5.04

NO3 - 10Mg/Lt

PH - 7

PH4 - 1.5 Mg/Lt

 

O que acham??

 

Ps: As Plantas já têm novas folhas a nascer k já estão ok, não vêm transparentes! Yeessssss!

Acho k era mesmo uma questão de fertilização. Adicionei mais ferro e alterei o fertilizante e já está tudo ok! Pelo menos por agora.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas vossas respostas.

 

Este fim de semana fiz os famosos testes. Aqui vão as resultados:

 

NO2 - <0.3 Mg/Lt

GH-DH (acho k era isto mas não tenho a certeeza!) - 5.6 (dureza média)

KH - 5.04

NO3 - 10Mg/Lt

PH - 7

PH4 - 1.5 Mg/Lt

 

O que acham??

 

Ps: As Plantas já têm novas folhas a nascer k já estão ok, não vêm transparentes! Yeessssss!

Acho k era mesmo uma questão de fertilização. Adicionei mais ferro e alterei o fertilizante e já está tudo ok! Pelo menos por agora.....

 

 

Ainda bem que já resolveste esse problema...

 

Agora a prevenção de outros problemas... esse valor de PO4 parece-me um pouco elevado (idealmente entre 0.5 e 1 ppm), fertilizas com K (potássio)? em caso negativo acho que deverias de começar a pensar em aranjar um fertilizante de N, um de P e um de K em separado, pois ajuda-te bastante na saúde de plantas, aqua e consequentemente no combate ás algas.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Murkas,

 

Tens razão. Tenho de comprar um fertilizante N P K, tb já me tinham dito, mas fui à loja no fim semana e eles não tinham, por isso não comprei. Tenho de ir dar uma volta a outras lojas p ver se acho.

 

Relativamente ao PO4, ontem já fiz um TAP e vou continuar a fazer, para ver se baixa.

Vamos vêr.

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Murkas,

 

Tens razão. Tenho de comprar um fertilizante N P K, tb já me tinham dito, mas fui à loja no fim semana e eles não tinham, por isso não comprei. Tenho de ir dar uma volta a outras lojas p ver se acho.

 

Relativamente ao PO4, ontem já fiz um TAP e vou continuar a fazer, para ver se baixa.

Vamos vêr.

 

Obrigado!

 

Boas Karla,

quanto aos fertilizantes NPK, porque não fazes tu os teus próprios fertilizantes?

Compras os compostos e diluis em água... sai-te mais barato.

 

Tens inúmeros tópicos espalhados aí pelo fórum sobre isso...

 

Abraço

 

EDIT:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...l=fertilizantes

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=17053

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=24244

calculadora do chuck

http://aquariofilia.do.sapo.pt/calculadora/index.htm

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Já estive a vêr os links, mas sinceramente, pareço "um burro a olhar p/ um palácio" :oops:

 

Não percebo nada de quimica, por isso nem sequer vou arriscar a fazer um fertilizante caseiro, pelo menos, por enquanto!!

Ainda acabo por matar as plantas todas :(

 

Obrigado pela ideia.

Acredito q deve dar bastante jeito a quem perceba um bocadinho, mas eu, é melhor não arriscar.

 

Vou optar pela compra ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Já estive a vêr os links, mas sinceramente, pareço "um burro a olhar p/ um palácio" :|

 

Não percebo nada de quimica, por isso nem sequer vou arriscar a fazer um fertilizante caseiro, pelo menos, por enquanto!!

Ainda acabo por matar as plantas todas :|

 

Obrigado pela ideia.

Acredito q deve dar bastante jeito a quem perceba um bocadinho, mas eu, é melhor não arriscar.

 

Vou optar pela compra :wink:

 

Boas Karla,

Então nesse caso deixa-me recomendar os fertilizantes da Horizonte Aquático, se quiseres eles fazem as dosagens que pedires...

vê na secção dos patrocinadores do forum...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais