Tubarão De Cauda Vermelha (labeo Bicolor) & Escalares


Ana Santos

Recommended Posts

Boa Noite!!!

 

 

Tenho um aquário com:

 

2 Caracóis Maçã

6 Neons

3 Bettas - 1 Macho - 2 Fêmeas

2 Platys

4 Guppys

1 Corydora Panda

1 Plecostomus Leopardo

e recentemente um Tubarão de Cauda Vermelha (Labeo Bicolor), peixe que acho muito bonito... queria um frenatus, mas não encontrei :crazyeyes:

 

Disseram-me que era um peixe extremamente agressivo e que não seria boa ideia tê-lo com este tipo de peixes... embora o aquário seja grande e tenha muitos esconderijos... ainda é pequeno, tem apenas uns 3cm...

 

Gostaria de saber se o posso manter com este tipo de peixes, ou se seria melhor mandá-lo de volta para a loja, ou manter o labeo mas começar a pensar em por peixes que "ele não possa comer"

 

Já agora... gostaria também de lá colocar uns escalares... li na ficha do site as opiniões de algumas pessoas, contudo muito diversificadas... uns dizem que os escalares se dão muito bem com todos os peixes do aquário, outros dizem que por exemplo os Neons, são um petisco para eles :)

 

Alguém me pode ajudar?

 

Obrigada

Editado por Ana Santos

Até breve!

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá ana!

 

vamos por partes:

 

1- o labeo bicolor tem uma boca bastante pequena para comer (engolir) outros peixes, portanto o problema nao será esse, mas sim o facto de poder começar a 'embirrar' com algum (ou alguns) e persegui-los sem descanso e dar-lhes 'bicadas', ate estes acabarem por se ferir ou morrer de stress; claro que tudo depende do individuo em si. ja vi especimens muito temperamentais, mas posso dizer-te que tive um labeo adulto, sem problema nenhum com peixes pequenos (arlequins, neste caso), mas num aquario grande (300L)... no fundo, acho que tudo depende do espaço que tiverem para se moverem sem 'esbarrarem' noutros peixes...

nao sei o tamanho do teu aquario, mas está muito atenta ao crescimento do teu peixe... até pode ser que seja 'uma paz de alma' e nunca persiga nenhum outro...

 

2- nesse mesmo aquario tambem tive neons com escalares, sem haver baixas (dos mais pequenos, claro :crazyeyes: ), mas comprei primeiro os neons e so depois introduzi os escalares; como gosto sempre de comprar os peixes o mais pequenos possivel, os escalares cresceram habituados à presença dos neons e nunca os tomaram como comida. sei que as opiniões sao muito contraditorias, mas esta foi a minha experiencia.

 

boa sorte nas tuas opções :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigada pela resposta José!!

 

A minha ideia seria ter um cardume de peixes pequenos, cardume este o maior possível, e depois juntar um ou outro peixe grande, neste caso concreto o Labeo e 1 ou 2 escalares.

 

O tamanho do aquário chegará?

Tem 165Litros (194 sem o areão)

Muito obrigada mais uma vez!

Até breve!

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu também já tive um cardume de cardinais com escalares e não houve qualquer stress como já foi dito também comprei o cardume e depois os escalares. na minha opinião julgo que o ideal é tentares comprar os escalares o mais pequeno possível de modo a que eles tenham tempo de se habituarem a presença de peixes mais pequenos no mesmo habitat.

cumps

 

Sérgio Camacho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana,

 

de facto, e como foi dito anteriormente pelo pessoal, tudo depende da personalidade e temperamento do peixe. Eu infelizmente não tive muita sorte com o meu bicolor que já estava com 15 cm e matou tudo quanto era peixinho pequeno (guppy's; neon's; barbos cereja, etc). Coloquei-o num outro aqua grande com ciclídeos africanos e, por incrível que pareça, começou também a "azucrinar" a cabeça aos ciclídeos!!! Tive de o oferecer a um amigo que o mantém actualmente sozinho num aquário de 80 cm...

 

Contudo, desejo-te muita sorte pois se tiveres um tubarão bicolor sossegadinho será excepcional porque são peixes lindíssimos de se ver!

 

Fica bem,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá ana!

 

num aquario com 165L reais, poderás certamente ter um cardume consideravel de neons; aliás, quanto maior for o cardume, maior será a dificuldade do labeo se concentrar num so individuo.

as potenciais vítimas, no caso do teu 'tubarão' começar a mostrar comportamentos agressivos, serão certamente os peixes mais lentos, como os guppies ou os bettas (eventualemnte os platies), portanto, tem atenção nisso :wink:

se quiseres mesmo escalares, nao compres só um, compra dois, sem nunca esquecer a regra do 'cm de peixe/litro de agua', mas como vais ter de adquiri-los pequenos para se habituarem aos neons, atenção redobrada!... pois eles nao irão MESMO aguentar a eventual perseguiçao do labeo.

se isso acontecer (e até pode ser que nao...), aí teras de optar e devolveres um ou outros... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Antes de mais, obrigada a todos! Neste momento temos os peixinhos com Íctio.., e estamos a fazer o tratamento. Desta forma, o tubarão irá permanecer no aquário mais alguns dias. Se o tubarão sobreviver ao tratamento..ainda vamos pensar se o devolvemos a loja ou se arriscamos e esperamos pelas suas reacções/comportamento.

 

Tudo está em aberto..:P

 

Boa noite. Até breve:)

Até breve!

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 12 anos depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.