Ajuda Urgente Com Sera Baktopur


filipa.s

Recommended Posts

Tenho os meus peixinhos a ficarem sem barbatanas.

Preciso saber como eh q se faz o tratamento com baktopur

tens lá escrito no folheto da embalagem... ou ainda não compraste? se quiseres cito-te o folheto que eu tenho cá em casa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha, juro que andei pela casa toda a procura mas não o encontrei, devo te-lo tirado da embalagem e não sei onde o pus, desculpa.

mas de certeza que bastante pessoal do fórum o tem, espera que vais ver que eles te ajudam, entretanto vou continuar a procura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora devo desligar o filtro durante o tratamento?

Não. Deves e ver se o filtro está muito sujo. Se estiver faz uma limpeza.

Quando é que devo mudar a água?

Muda 50% da água. Mete água nova. Convém a água de reposição estar na mesma temperatura da água do aquário.

 

E agora as perguntas da praxe: Quantos peixes, e que especie, tens nesse aquário? Quantos l/h faz o teu filtro? Quantas trocas de água semanais fazes e que quantidade?

 

Nunca ninguém põe estas coisas e temos de andar sempre a perguntar... banana rock

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao cá vai a historia toda:

 

O meu aquario é de apenas 40L e eu tenho 5 peixes de agua fria, embora no inverno mantenha o aquario aquecido a +- 25ºC.

O meu filtro já tem algum tempo e eu n faço ideia de qtos L/h faz, sendo que as esponjas já n são as de origem.

 

Eu tinha 3 caracois amarelos que foram envelhecendo e morrendo e por isso decidi adicionar ao meu aquario um limpa vidros e um limpa fundos no fim-de-semana. Estes novos habitantes estavam juntos com peixes de agua fria na loja, pelo q eu depreendi que não deveria haver problema. Mas.... o linpa fundo atacava os meus peixes durante o 1º e 2º dia, e eu acho que esse stress tb contribuiu para lhes dar cabo das caudas.

Qdo reparei que estavam a ficar sem barbatanas falei com a minha prima que tinha baktopur em casa e disse-me pra usar, mas a embalagem dela n tinha instruções, por isso pedi ajuda.

 

Normalmente mudo 1/3 ou 1/2 da água quando está a "ficar amarela", deve ser de mes a mes. Mas uso sempre água morna porque já me aconteceu ter ictio e uso aqueles produtos pra remover o cloro.

Talvez devesse muda-la mais regularmente...

 

Hj os meus peixinhos já parecem mais animado, excepto um que tem as barbatanas em piores condiçoes, mas todos eles comem bem e o limpa fundos finalmente acalmou.

 

 

Relativamente ao tratamento, devo manter sempre o filtro a trabalhar, segundo disseste, e relativamente à mudança de água e limpeza de filtro devo faze-lo so no fim do tratamento ou todos os dias?

 

Já agora na loja de animais disseram-me que não era preciso nenhuma comida especial pro limpa-fundos, não deveria comprar aquela comida, em discos, de fundo?

Eu uso comida normal de peixes de água fria e ao fim-de-semana dou-lhes também comida congelada (um miminho).

Já agora o meu aquário tb tem plantas naturais e bolinhas de oxigénio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A troca de água deveria ser semanal (1/3, por exemplo).

O filtro tem de ser lavado com regularidade. Não podes deixar que acumule muito lixo pois isso estraga a água e leva ao aparecimento de bactérias.

 

Sabes qual é o valor do teu pH?

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como fazes apenas 1 troca de água por mês podes ter o pH com valores muito baixos. Isso também podes estar a causar problemas aos peixes.

O ideal seria manteres o pH a rondar os 7.0 ou acima qualquer coisa...

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola.

 

Tive a ver o pH do aquário e está +- 7.0

 

Anoite passada tive q tirar o limpa-fundos do aquario, ele tinha passado o dia todo calmo mas à noite voltou a atacar os peixes.

Agora os peixes tão visivelmente mais calmos, mas um deles, que é todo douradinho e é tanbém o q ficou com as barbatanas mais danificadas, está a ficar com escamas pretas, não sei o k se passa... e outro està com o q eu penso que devem ser parasitas internos, porque está com umas saliencias brancas por baixo das escamas, os restantes 3 embora com as caudas rasgadas parecem-me bem.

 

Terminei o tratamento com Baktopur liquido hoje. E agora?

O q é que faço aos meus peixes?

E ao limpa fundos, devo voltar a junta-lo ao aquario quando os peixes tiverem bons?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem não ser parasitas mas sim úlceras.

Devias experimentar o Bactopur Direct (actua mais rapidamente e é melhor que o normal).

Pode ser derivado dos problemas bacterianos.

 

TPA's antes do tratamento. Se no fim dos 3 dias ainda estiverem doentes voltas a repetir (mudando sempre parte da água antes).

Cónvém manter o aquário/filtro o mais limpo possível.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola!

 

Obrigado, mas os meus 2 peixes q continuavam doentes já morreram. De qualquer modo vou comprar o baktopur direct pra ter em casa.

 

Os restantes 3 e o limpa vidros, estão em paz no aquario, já o terrível limpa-fundos continua de castigo num aquario á parte.

Talvez um dia destes volte a experimentar junta-lo...

 

Obrigado por todos os esclarecimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais