Do Jerrican Para O Aquário -ajuda!


Recommended Posts

Olá a todas as almas caridosas que me possam ajudar. Eu acabo de adquirir um aquatlantis de 120 x 50 x 70 que com o móvel tb da aquatlantis, chega aos 1mt40cm de altura. Com já tenho uns anitos em cima das costas, a ideia de içar um jerrican de 40lts, ou mesmo de 30lts, vezes e vezes repetidas, é verdadeiramente assustadora. Como tb a minha cara metade não gostaria de ter uma mangueira a atravessar a casa de 15 em 15 dias, eu pensei numa solução:

 

Colocar o jerrican ao lado do aquário, e ligar-lhe uma pequena e BARATA bomba de água que ponha a água dentro do aquário. Esta precisaria de ter um poder elevatório de + ou - 1M.50cm. Alguém conhece uma boa bomba (e barata) para este esquema?

 

Agradeço qq dica.

 

Obrigado

 

Paulo Mesquita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que podes usar um aspirador a pinhas (aspirador de areão).

alem de ficares com um bom aspirador para o areão deves resolver (nunca experimentei) o teu problema.

Eu em vez de colocar a agua no aquario directamente do jerrycan uso um balde. Ou seja passo parte da agua do jerry para o balde e do balde para o aquario é a diferença levantar 5 litros em vez de 20l.

Outra solução é adptares uma magueira á torneira mais proxima e encheres directamente á magueirada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

vê esta:

 

http://horizonteaquatico.vstore.ca/product.../products_id/90

 

Esta confiando no gáfico, a 1,5 m debita cerca de 800 L/h, se calhar para uma TPA é muito, mas nesta gama a bomba inferior só te dá 1.3 m, caso arranjes uma adaptação qualquer, tambem pode servir.

 

Aquí fica o modelo inferior:

http://horizonteaquatico.vstore.ca/product.../products_id/89

Editado por ric-santos

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

A solução dada, bomba de elevação, é viável apenas se couber no buraco da tampa do Jerrican! Se não entrar, tem de se cortar no topo de maneira a que a bomba lá entre.

Tenho esse problema também, passar água do Jerrican para dentro do áqua, mas já ando a "engendrar" uma engenhoca para esse efeito.

Para ter uma ideia aqui fica uma foto

 

tpa.jpg

 

Falta agora a bomba para elevar e testar tudo. Este projecto servirá também para retirar o cloro à água e torná-la mais "macia". Mais tarde darei mais desenvolvimento sobre a "engenhoca".

 

P.S. O cachorro não faz parte do projecto. Anda é sempre a melgar...

 

 

Cumps

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Colegas

 

É sempre mais fácil teres um bidon com boca larga mete-se lá dentro a bomba de retorno sem problema algum.

 

Tenho dois que leva 30 litros cada,onde ponho a água a descançar,tendo a boca larga tem a vantagem de entrar mais oxigénio na água,sendo mais fácil e rápido o desaparecimento do cloro.

 

Apenas mais uma ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ÀS VEZES, SOU MESMO ESTÚPIDO!!...só às vezes...

 

Tanta coisa com as bombas... e a solução estava mesmo debaixo do meu nariz. Quando estava a encher o aquario com a minha filha, fui desligar a água no poliban (é assim k se eskreve?), e com medo de molhar o móvel disse-lhe para não tirar a ponta da mangueira de dentro de água. Ao desligar a outra extremidade no poliban desencaixei- e pousei-a no funod do poliban, para escorrer e vazar a água dentro da mangueira. Mas eESQUECI-ME de avisar a minha filha para retirar a outra extremidade de dentro do aquário. O resultado: a água da mangeira não parava de escorrer para o poliban, PUDERA!...JÁ ESTAVA A VAZAR O AQUÁRIO. Ou seja: o fluxo de água inverte quando desligamos a extremidade de alimentação de água e não tiramos a outra extremidade de dentro do aquário (desde que este esteja um pouco mais alto) Não é preciso bomba ou sifão para nada!!! O que é preciso é, quando queremos vazar água do aquário...DEVEMOS SEMPRE COMEÇAR POR ENCHER...basta 10 segundos...e depois fazer o que eu disse acima.

 

...e o estúpido do paulo ia comprar uma bomba!!!

 

Um abraço malta...é obrigado pelas dicas.

 

Paulo Mesquita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:twisted:

 

Não é preciso bomba ou sifão para nada!!! O que é preciso é, quando queremos vazar água do aquário...DEVEMOS SEMPRE COMEÇAR POR ENCHER...basta 10 segundos...e depois fazer o que eu disse acima.

 

 

Paulo Mesquita

 

Boas!

 

Amigo Paulo, permite-me algo muito mais simples para vazar o aqua.

 

Colocas uma extremidade da mangueira dentro do aqua.

A outra extremidade dentro do polibã, e dás uma chupadela nesta extremidade até que a àgua entre pela mangueira e passe por cima do Aqua, o restante percurso (seja a mangueira curta ou comprida) ela fará sozinha desde que o nivel onde sai a gua seja mais baixo do que o nivel de agua do aquario.

 

Quanto maior for esta diferença maior será a velocidade da agua a sair.

 

Para encher usas esse sistema da mangueira ligada ao poliba.

 

Assim não precisas de bomba pra nada.

 

Percebes-te??

 

Qualquer dúvida, apita.

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e dás uma chupadela nesta extremidade até que a àgua entre pela mangueira

 

Já dei uns bons pirolitos com essa técnica. :twisted: hehe. Mas pmesquita eu também usava essa técnica, mas pode ser potencialmente perigosa para um peixe que se enfie pelo tubo (pouco provável) e não vais poder limpar o fundo com uma mangueira, se não lá vão as pedras todas para o poliban, por isso dá jeito um cifão, ou então uma rede no inicio da mangueira.

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pouco provavel o tanas... ainda na 6a feira um dos machos guppy mais bonitos do meu aqua armou-se em curioso e la foi espreitar o interior da mangueira, eu com o reflexo apertei a outra ponta da mangueira, senti-o a passar a justa.

 

felizmente o gajo ficou meio abananado mas ja esta bom :twisted:

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já dei uns bons pirolitos com essa técnica. :twisted: hehe.

Se a mangueira for suficientemente comprida (2 ou 3 m pelo menos) não chegas a dar pirolitos, só precisas de chupar até a àgua passar por cima do aqua, depois ela bem à boleia

 

Mas pmesquita eu também usava essa técnica, mas pode ser potencialmente perigosa para um peixe que se enfie pelo tubo (pouco provável) e não vais poder limpar o fundo com uma mangueira, se não lá vão as pedras todas para o poliban, por isso dá jeito um cifão, ou então uma rede no inicio da mangueira.

Podes sempre fazer um cifão, eu fiz um muito simples.

Uma garrafa de agua de 33 cl cortei-lhe o fundo, e na rolha de plástico fiz um furo onde a mangueira entra um bocado forçada.

Vantagem:

- Simples e muito barato;

 

Desvantagem:

- Pra quem não gostar de molhar as mãos não recomendo.

 

Quanto aos peixes, eu normalmente tenho sempre a mangueira na mão esquerda pronta a ser dobrada para parar a saida da agua quando há na zona curiosos. Até agora tem resultado.

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Olá. Eu aproveitei um filtro pequeno Elite Mini que não uso. Tirei-lhe a esponja, meti-lhe uma mangueira na saída de água.

 

Para tirar água uso um banal aspirador com uma bomba manual. Para encher o aquário, meto o filtro dentro do balde e ligo-o à corrente. Só tens que levantar o balde durante 1 segundo no início para a mangueira encher de água (ferrar). A partir daí pousas o balde e funciona sozinho. Eu ponho o balde em cima de uma cadeira, o filtro é fraco demais para grandes alturas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Também tinha o mesmo problema, mas começei a usar a cabeça de um filtro interno que tinha para aqui perdido e já está...

Em relação a essa dos peixes serem sugados pela mangueira, também já me aconteceu uma vez com um sacana de um Neon. Felizmente ficou bem.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

e para encher, alguem conhece algum adaptador de "toneira de casa de banho" p/ligar a uma mangueira através daquelas ligações rápidas de jardinagem ??

 

eu explico melhor, pretendo fazer TPA's com uma mangueira directamente ligada a uma torneira p/dentro do aquario... no entanto num apartamento as torneiras tem todas aqueles adaptadores p/não espalhar a agua, sendo a rosca destas muito fina, face à rosca dos acessorios de jardim. Julgo que deverá existir adaptadores, p/estas roscas, que permitam ligar à torneira um daqueles adpatdores de mola, utilizados em jardinagem... assim era facil.

 

bastava tirar o "espalhador" da toneira, e colocar o adaptador à mesma... (10 segundos) e depois unir com um click, a mangueira ao adaptador (2 segundos)... e voilá... abrir a torneira e encher o aqua !!!

 

Alguem tem, ou alguem conhece ?? Obrigado !!!

Webraço para todos

 

Sportcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hugo, essa da torneira do chuveiro é uma hipotese, (a rosca é mais grossa) se bem que no meu caso, não dá jeito nenhum... o ideal mesmo seria a torneira do bidé, por causa do sitio... a questão é mesmo o tipo de rosca !!!

 

Obrigado

Webraço para todos

 

Sportcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

eu utilizo de rosca, retiro a mangueira do chuveiro e ligo lá.

 

Boas Hugo onde é que arranjaste isso?É que eu ainda não encontrei isso,a mangueira compra-se bem mas isso para encaixar lá e depois que dê para mangueira ainda não encontrei.

Mas uma coisa assim do nada,viram que o tópico tinha 1 ano e tal sem chamadas?Por esta altura ele já tem é os netos a fazer a TPA :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo onde é que arranjaste isso?É que eu ainda não encontrei isso,a mangueira compra-se bem mas isso para encaixar lá e depois que dê para mangueira ainda não encontrei.

Mas uma coisa assim do nada,viram que o tópico tinha 1 ano e tal sem chamadas?Por esta altura ele já tem é os netos a fazer a TPA biggrin

 

 

Comprei numa drogaria aqui perto de casa, mas já vi no aki.

 

(conforme respondido por mp).

 

É a vantagem de ser um fórum e não um chat ;) fica registado para os netinhos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que percebi o que pretende é encher o aquário e não esvaza-lo! Para encher pelo jerrican o que pode fazer é colocar a mangueira do filtro, que puxa a água para dentro do filtro externo, dentro do jerrican e pronto está feito o filtro faz esse trabalho todo por si. Só precisa ter cuidado porque esta operação não é tão simples como aparenta e pode mandar alguma água pró chão, falo por experiência própria.

Mas nada como tentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

e para encher, alguem conhece algum adaptador de "toneira de casa de banho" p/ligar a uma mangueira através daquelas ligações rápidas de jardinagem ??

 

eu explico melhor, pretendo fazer TPA's com uma mangueira directamente ligada a uma torneira p/dentro do aquario... no entanto num apartamento as torneiras tem todas aqueles adaptadores p/não espalhar a agua, sendo a rosca destas muito fina, face à rosca dos acessorios de jardim. Julgo que deverá existir adaptadores, p/estas roscas, que permitam ligar à torneira um daqueles adpatdores de mola, utilizados em jardinagem... assim era facil.

 

bastava tirar o "espalhador" da toneira, e colocar o adaptador à mesma... (10 segundos) e depois unir com um click, a mangueira ao adaptador (2 segundos)... e voilá... abrir a torneira e encher o aqua !!!

 

Alguem tem, ou alguem conhece ?? Obrigado !!!

 

Boas , no AKI existe um adaptador da marca GARDENA que serve mesmo para isso, ou seja: sacas o "espalhador" de agua que está de origem na torneira, o tal da rosca fina, e colocas este da Gardena, a diferença deste para o teu de origem da torneira, além de ter também o espanlhador de água fica com uma rosca "universal" para os acessorios de jardinagem, podendo depois dar largas à imaginação. É o que uso e funciona 5 estrelas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.