O Projecto De Um Reef. Como Dar Início A Um Sonho!?


Recommended Posts

Para todos os que gostam de Aquariofilia;

 

Ao início quando entrei para este fórum, estava um pouco séptico em partilhar as “minhas desgraças” e “conquistas” no início de um nano Reef; :mrgreen: comecei por ler alguns tópicos sem me registar, até que um dia resolvi fazer o registo e começar a fazer parte desta GRANDE FAMÍLIA, coloquei algumas fotos do meu Nano (está em evolução) e fui tentando ver os tópicos que demonstram o início do crescimento de um Reef, confesso que muitas são deveras fascinantes, demonstrando o Amor que cada um tem pelo seu Aquário.

 

Com o decorrer do tempo pude aperceber-me que tenho ficado completamente absorvido por este Mundo Fantástico, dando comigo na Praia da Ericeira a colocar água em bidões para trazer e fazer umas TAP’s, ficando completamente encharcado de água até à cintura (na próxima levo calças para substituir) ;) .

 

Agora que percebo que este Mundo já ocupa algum tempo da minha vida, vejo-me na necessidade/vontade de querer crescer, é verdade que os nomes de cada ser ainda não são o meu forte, estou a aprender a memoriza-los, quero ir devagar mas a vontade em ter um Reef de dimensões superiores é elevada. Possuo já um Aquário de água doce +/- 3 Anos, eventualmente irei querer vender grande parte do material nele existente assim como as espécies, afim de poder no mesmo local efectuar um Reef.

 

Sempre gostei de ajudar, poder em conjunto criar algo que fosse do agrado de grande parte dos observadores. Sei não ser uma tarefa fácil, por razões monetárias, pelas variadas ideias/opiniões que cada um detém, das experiências que têm vindo a ter, assim como a definição de um Layout agradável a todos. ;)

 

O desafio é interessante, poderá levar algum tempo a concretizar-se pelas razões acima descritas, mas acredito que seria deveras educativo para quem quisesse mais tarde entrar nesta GRANDE FAMÍLIA.

 

Como já descrevi desejava criar um Reef, as dimensões existentes e máximas que terão de ser respeitadas do aquário são: cumprimento 175; largura 65, tudo o resto está colocado à discussão. A ideia inicial seria criar nos 175 uma coluna seca e espaço para colocação das bombas de circulação de água.

Perante os tópicos acima descritos era interessante completarmos este tópico, com as ideias de todos com o que seria melhor ou mais aconselhável à montagem de um aquário, aproveitando para colocar fotos ou desenhos elucidativos. Logo que se reúna uma concordância geral eu prometo que farei de tudo (financeiramente) para dar vida ao Aquário que terá o dedinho de cada um de nós, (sendo o coração desta GRANDE FAMÍLIA), assim como a devida reportagem fotográfica de cada paço, desde o seu início até à conclusão.

 

Suponho ser um desafio interessante e de agrado para todos nós, podendo trocar ideias e experiências é um GRANDE DESEJO E AMBIÇÃO, que vou tentar realizar. banana rock

 

Mãos à obra… :(

 

NL

 

PS – Como já referi prometo que de tudo farei para dar Vida a este projecto, só não acontecerá se algo alheio às minhas possibilidades, me travar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno!

 

Tu és daqueles em que se pode dizer que o bichinho da água salgada, bateu e bateu bem forte!!

 

Eu tal como tu também só aguentei o nano perto de um ano, depois a vontade de ter a espécie X ou Y de coral foi aumentando e acabei por montar um aquário maior.

 

Os meus principais conselhos (generalistas) para um empreendimento dessa envergadura são:

 

1 - Calma e ponderação

 

2- Planeamento - isto é fundamental especialmente se conseguires ver o teu futuro aquário daqui a 3 anos, p.ex. Pensar muito bem em espaço para todos os equipamentos do arranque e todos aqueles equipamentos que um gajo diz que um dia não vai ter :P acredita que vais! Tenta deixar bastante espaço livre no móvel do aquário!

 

3- Impacto económico no orçamento mensal - estudar muito bem todos os consumos dos equipamentos do sistema e simular de acordo com as horas de funcionamento o gasto total em energia. Por vezes temos tendência a fazer contas apenas a peixes, corais e equipamentos, mas o maior gasto depois do investimento inicial vai ser na tua conta da EDP. Aconselho a instalares bi-horário caso ainda não tenhas.

 

4 - Acessos ao aquário - Ter em consideração que vais lá meter as mãos muitas vezes. Nada de obras mirabolantes e inacessíveis! O acesso ao aquário e a todos os equipamentos deve ser fácil e rápido!

 

Assim de repente não me ocorre nada mais ... Como já te disse podes cá vir a casa ver os defeitos que tenho e evitá-los no futuro!

 

No que respeita às primeiras ideias para o teu sistema é muito bom que possas ter 65 cm de largura, isso vai permitir-te jogar muito em termos de layout, na dimensão que está em falta (altura) eu faria com 60 cm no máximo.

 

Vamos falando...

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Nuno. Tás tramado!!! hehehehe

 

 

Faço minhas todas as palavras do Duarte.

 

E em termos de dimenções tambem concordo com os 60 de altura e as restantes tambem.

 

Tambem estás a vontade para vir ver o meu

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duarte Conceição e Luís Rodrigues;

 

Antes de tudo os meus agradecimentos pelo apoio. É meu intuito realizar um aquário que possa ser “perfeito” na medida do possível; quanto às custas de manutenção e demais aspectos inerentes a um Reef, já percebi que tem de existir paixão e não podemos fazer muitas contas (claro que as faço), estou ciente dos acréscimos financeiros/despesas.

O meu objectivo será obter uma opinião generalizada de como montarei o meu aqua, salvaguardando os espaços para todos os elementos necessários, quer no seu interior quer no móvel, nem que seja para serem ocupados no Futuro, mas projectar no imediato.

O objectivo é perceber onde colocar uma coluna seca, como coloca-la que espaço salvaguardar, como esconder as bombas de circulação de água, entre outros dados importantes.

 

Vou com muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita calma e só avançarei depois de ter tudo muito bem definido. Depois de ter acesso aos elementos necessários, vou tentar projectar o aqua e colocar no tópico para discussão e apreciação.

 

Quanto à visitas, uma vez mais agradeço e vou tentar conciliar a minha disponibilidade horária com a vossa e depois combino.

 

Abraços

NL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

 

Concordo com o que o Duarte disse, excepto num pequeno aspecto, a altura do aquario. Eu tenho 70cm e sem DSB, e digo.te se pudesse punha a 75cm, penso desta forma, se vais por o braço dentro de agua e vais, podes molha-lo todo!

 

Acho que so beneficiavas pois dava-te mais litros de agua (poucos mas bons) e alem disso em termos de composição estetica numa sala ou algo do genero fica melhor, como te disse na minha opiniao. Se achares que 75cm e demais, pensa nos 70cm cabecadura

 

Para ser sincero tambem mudava a largura :drinking: como ha um exemplo no forum, o aquario do Pedro Conceiçao, nota-se que a largura dele da qualquer coisa diferente no aquario, torna-o mais real, sei la, parece que os peixes nao estao num aquario mas sim no habitat deles, notas mesmo que nadam a 3D looooooooool, acho que torna o aquario mais interessante.

 

De resto, e o que o Duarte referiu, sempre com muita calma e paciencia, sem nunca desanimar.

 

Qualquer coisa que precises, avisa.

 

Cumprimentos

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gohan,

 

Obrigado pelo apoio,

 

Vou efectivamente fazer as cenas com muita calma. Em primeiro queria visitar alguns aquas aqui perto para perceber as funcionalidades de todos os aparelhos. Perceber como funciona a coluna seca e como esconder as bombas de circulação.

Quero perceber quantos aparelhos são necessários e quais deles necessitam de relógio, isto porque já tenho um electricista para fazer uma “central eléctrica” como a tua banana rock.

 

Quando te referes ao aqua do Pedro Conceição, não percebi bem se querias aumentar a largura ou reduzi-la. Um áqua de 175Cx65Lx75A, seria bom?!

 

Quanto às visitas aos aquas, estava a pensar neste fim de semana mas razões profissionais e pessoais não vai dar.

 

Um abraço.

 

NL

Editado por Nuno Leite
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quando me referi ao aquario do Pedro, estava a tentar dizer que devias aumentar a largura, mas se nao puderes mexer na largura, entao ficaria melhor talvez entre 65cm, ou 70cm (embora continue a achar melhor 70cm) de altura.

 

Apartir de agora, muita literatura, muita paixao e entrega ( isto ate parece uma novela da tvi) e com calma, vais ter ai um aquario de fazer inveja a toda a gente.

 

Mais uma vez, qualquer que precises, diz.

 

Abraço

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais