Gordura Na água


ohxuxa

Recommended Posts

Nunca mais se soube nada sobre esta gordura??.. tenho um aqua com dias e já apareceu.. até parece flocos á superfície ;)

 

Boas

 

Eu também tinha esta dita camada gordurosa mas desde que montei um novo filtro que faz mais circulação da água na superfície ela desapareceu. #cool

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Eu tenho um aqua de 80l e está a trabalhar a ja algum tempo sem lhe mexer muito e tenho essa camada de gorudura, e embora a iluminação seja fraca, fiz um saida em flauta para o filtro que esta dentro de agua, tenho substrato e nunca tive problemas pos causa disso.

Eu fumo no local onde esta o aquario que é tapado e até agora funciona tudo bem, será que faz mal, será que é um aglomerado microorganismos que estao na suposta gordura, ja vi aqui boas soluçoes, mas sera que é necessario, acho que ainda ninguem relatou morte de peixes ou plantas, por isso por mim vou deixar sem me preocupar muito, a menos que se alastre demais, para quem não quiser ter acho que as varias soluções aqui apresentadas são boas.

 

cumps.

 

Ricardo

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha essa película no meu Malawi (notava-se mais nesse pois o aquário é enorme - 840 L - e está aberto).

 

Instalei um filtro de superfície e acabou, nunca mais tive problemas.

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Bem ..............

 

Vou ressuscitar este tópico, sempre dei comida JBL aos meus Peixes, sempre tive a superficie da água limpissima.

 

Hoje pela primeira vez pus comida da Tetra .............. " TetraGuppy " e de imediato, fiquei com essa camada gordurosa.

 

Penso que por vezes essa camada seja provocada pela comida que usamos e no meu caso tive logo a certeza, e a camada é tão espessa que até as bolhinhas de ar lançadas pelo meu filtro interno com efeito venturi, ficaram retidas debaixo da oleosidade :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Oi, tudo bem com vosco?

 

Tenho um aqua de 130L montado à serca de 3 meses. No inicio tinha lá 3 troncos, e a àgua ficava assim quando não tinha o filtro ligado.

Tirei os troncos e deixou de aparecer.

Comprei 1 novo filtro (tenho 2 ligados no mesmo aqua), à 3 semanas. Tudo se manteve igual.

Hoje dei de comida de manhã a água estava normal, cheguei à hora de almoço a casa e deparo-me com a dita gordura no topo da água.... :eusathink:

 

Estou a usar a mesma comida congelada e os mesmos granulados, não estou a perceber como em 4 horas me tenha aparecido tal coisa, e qual a razão....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ora aqui estou eu a dar uma de coveiro, ressuscitando este tópico :)

 

Li desde o primeiro post e, no meu caso, passa-se o seguinte.

Todos os 4 aquários que tenho na sala têm este problema actualmente.

Um, o de 180L, não sofreu alteração nenhuma e tem a flauta a movimentar a superfície. Resulta perto da flauta mas a pelicula mantém-se no resto da superficie.

Outro, o de 50L, tem um eheim de mochila no máximo de caudal. Agitação de superficie não falta.

Outro, nano de camarões, tem um pequeno filtro de mochila e agitação reduzida.

Finalmente o 4º, tb nano de camarões, sem fauna nem filtro, só água parada.

 

Pode ter sido coincidência mas o aparecimento da pelicula coincidiu com a utilização da lareira, coisa que raramente fazemos cá por casa.

 

Por isso, julgo que o meu caso se deve ao fumo da lareira que escapou quando abria a porta para mexer na lenha.

 

Tenho tirado com um copo de 500ml de plástico (daqueles graduados de cozinha).

Mas é uma tarefa ingrata... Ontem tirei do 50L e do nano de camarões. Hoje já tem outra vez. Menos mas tem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou dar a minha humilde opinião, iniciei-me neste mundo há cerca de 4 meses, o meu aquário é um tetra aquaart (ou pelo menos era)

a tampa era de plástico a luz fluorescente o filtro o de origem de mochila ou cascata? interno. Neste setup sempre tive essa camada à superficie

 

Entretanto decidi meter mãos á obra e construí uma calha/tampa em madeira com iluminação de lâmpadas economizadoras (4x15w cerca de 1w por litro) e troquei o filtro por um eheim 2211 com cerâmicas e malha filtrante da barata.

 

Continuei a fazer tudo igual em termos de manutenção(edit. TPA de 30% mensal com o produto para o cloro e umas folhas de amendoeira) e alimentação(vipan bloodworms spirulina e courgette), a fauna foi quase sempre a mesma(casal de bettas, 3 CAE, 4 ampulárias, 5 neons e 3 guppys), já a flora posso dizer que neste momento está a ficar bastante densa(penso que estou a passar de um aqua com plantas para um plantado) e a camada desapareceu sozinha, o aquário está numa sala onde se costuma fumar.

 

Porque não sei mas que desapareceu lá isso desapareceu

 

fica a minha humilde opinião :discuss_gathering:

Editado por PacoLoco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

So para atiçar o topico de novo, montei um aquario novo com substtracto fertil e JBL manado por cima, ora o JBL é super leve e pequeno o que faz com que a coluna de agua esteja inundada de nutrientes,comecei com Dry Sar Method e nas pequenas poças notei logo a formação da camada, mal enchi notei logo a camada de gordura, como tenho um filtro de cascata desaparceu, MAS eu sei que está lá! (quase que da para ver pequenos pontos reflectores na superficie) por isso penso que o culpado é grande parte o exesso de nutrientes na coluna de agua, sejam eles de comidas, substractos ou outras fontes! (li algues que a precipitação de aminoacidos tambem provoca isso mas não encontro a fonte)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Também tenho este problema no meu aquário :(

 

Solução?

 

O aquário tem um ano e pouco e só recentemente é que me apareceu a camada de gordura! Curiosamente ou não foi depois de colocar CO2 caseiro, e mais luz porque coloquei plantas novas e mais exigentes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou arriscar e dizer que eu, tiraria os peixes, as plantas e o resto e lava o aquário (nem que fosse 2 dias esse trabalho).

Lavava com lava loiças (atenção vai retirar a gordura, mas deve ser tóxico, como sei lá) e após essa lavagem. Eu, colocaria o aqua cheio com agua e via se haveria gordura (se houvesse, lavava outra vez).

Por fim, usaria cloro e lavaria o aqua, e passaria por agua da rede varias vezes.

Lavaria pedras, bombas, etc com agua quente até não ver gordura (acho que só os peixes não lavaria, nas plantas verdadeiras passaria um papel nas folhas maiores).

 

Secava-o, montava-o e colocaria agua nova fazia o ciclo e passado umas semanas fauna lá para dentro.

 

Que tipo de co2 tens (receita)?

Eu, tenho uma garrafa com a receita ligada a outra mais pequena (apenas com ar) e dai vai para o aqua.

Já reparei numa gordura no topo da agua (pouca).

Talvez coloque na garrafa mais pequena um pouco de agua que tape o tubo da garrafa da receita e assim deve "limpar" o co2.

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho este problema no meu aquário :(

 

Solução?

 

O aquário tem um ano e pouco e só recentemente é que me apareceu a camada de gordura! Curiosamente ou não foi depois de colocar CO2 caseiro, e mais luz porque coloquei plantas novas e mais exigentes!

Boas

O meu palpite é que o co2 caseiro está a deitar porcarias para a água. Vê se não tens essa gordura noutros sítios também, porque se for a mistela do co2 aquilo agarra-se a tudo. Para limpar a superfície nada melhor que 'aspirar' essa água, ou com um overflow ou com uns adaptadores que se compram à parte para os filtros, que apanham água também à superfície.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Também tenho essa camada de gordura, quase desde o inicio, (so tem duas semanas o aquario) Um amigo meu que faz aquariofilia disse-me que também lhe aconteceu no inicio, mas depois sumiu. Ele diz que é o substrato fertil a libertar grande quantidade de nutrientes no inicio, mas que depois vao sendo consumidos pelas plantas. Ele disse-me que nunca lhe fez mal aos peixes, por isso estou tranquilo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.