Sign in to follow this  
Tomás Mendes

[ficha] Pangio Kuhlii

Recommended Posts

PANGIO KUHLII

353212514_c0da4f63c9_o.jpg

Trata-se de um peixe com um formato bastante particular e é possível encontrar exemplares que diferem nas cores. É bastante útil num aquário pois alimenta-se dos restos de comida que são deixados por outros peixes.

Classe: Actinopterygii

Ordem: Cyprinodontiformes

Família: Cobitidae

Sub-Família: Cobitinae

Género: Pangio

Espécie: Pangio kuhlii Valenciennes, 1846

Nome comum: cobrinha kuhli

Origem: Indonésia, Malásia e Tailândia

pH: 5.5 a 6.5

dH: 5

Temperatura: 24ºC a 30ºC

Comprimento máximo: 12 cm

353212509_d11827735d_o.jpg

Hábitos alimentares: come praticamente tudo o que encontra. Isto significa flocos, comida viva, comida congelada e tudo o resto que caiba na boca. Não é nada exigente. É bastante útil em qualquer aquário pois tem o hábito de procurar restos de comida chegando mesmo a enterrar-se no areão para se alimentar.

Reprodução: é ovípara e é possível ser conseguida no aquário. Não se conhecem muitos casos de sucesso mas a verdade é que também não se conhecem muitas tentativas. O diformismo sexual não é evidente. Segundo o que li, se pretender tentar a sua reprodução deve possuir um aquário de, no mínimo, 40 litros com bastantes plantas e juntar um grupo de seis exemplares. Deve preocupar-se com o substracto pois as kuhlis apreciam bastante de areias finas. Deve oferecer também alguns esconderijos.

Comportamento social: trata-se de um animal pacífico e um pouco tímido até. Deve ser mantido em grupos de, no mínimo, 6 indivíduos. Precisa de plantas e esconderijos para se sentir ambientado e não se tornar agressivo.

353212510_aca1117225_o.jpg

Dimensões mínimas do aquário: apesar dos seus 12 centímetros, as kuhlis não ocupam muito espaço. Aquários a partir de 30 litros já são adequados para elas.

Disposição do aquário: é preciso prestar muita atenção a este aspecto. A saúde e confiança das suas kuhlis passarão por aqui. Para que se sintam ambientadas, é necessário um aquário com muitas plantas, vários esconderijos e com um substracto fino.

Recomendações: a maior recomendação que lhe posso dar, é ter cuidado na compra. Existem várias espécies de kuhlis. Apesar de não serem assim tão diferentes, deve preocupar-se em saber-se que peixe possui exactamente. Recomendo que adquira os seus exemplares numa loja de confiança e que obtenha o máximo de informação possível referente à espécie que adquirir.

Texto

Tomás Mendes

Fotografias

Ana Azevedo

Este artigo resulta de um acordo feito entre o Fórum de Aquariofilia e a revista bioaquaria. Está inserido no Programa para a Divulgação da Bioaquaria

logo.gif

Bioaquaria - a sua revista de aquariofilia

Boas,

Já há algum tempo que ando à procura deste peixe mas não o encontro em nenhuma loja de aquariofilia será que alguém me poderia indicar alguma loja que o tenha...

Cumprimentos,

José Graça

Boas,

Já há algum tempo que ando à procura deste peixe mas não o encontro em nenhuma loja de aquariofilia será que alguém me poderia indicar alguma loja que o tenha...

Cumprimentos,

José Graça

Boas,

Agora não faço ideia que loja as tem. Porém, os fornecedores costumam tê-las (penso eu), logo não será difícil encontrar uma loja que as possa ter. Basta falares com alguém na loja e eles não devem ter problemas em arranjá-las.

Boa sorte.

Boas,

Agora não faço ideia que loja as tem. Porém, os fornecedores costumam tê-las (penso eu), logo não será difícil encontrar uma loja que as possa ter. Basta falares com alguém na loja e eles não devem ter problemas em arranjá-las.

Boa sorte.

Ok, obrigado Tomás. :puppydogeyes:

ola. eu nao sei onde voces vivem , mas em lisboa na Ornimundo que fica na estaçao do oriente, podes encomendar as kuhlis e depois e so ires busca las. eu encomendei la e agora tenho 11 no meu aquario. abraço

Eh lá! E isso tudo em quantos litros?

Olá.

Vi na Naturline, em S. Domingos de Rana, um monte destes peixes.

Os kuhlis ao esvoltear o substracto não arrancam plantas?

Aqui há tempos estive para comprar 2 mas disseram-me que cavam muito e depois não comprei...

Obrigado

Sign in to follow this