Tomás Mendes Posted January 10, 2007 Share Posted January 10, 2007 PANGIO KUHLII Trata-se de um peixe com um formato bastante particular e é possível encontrar exemplares que diferem nas cores. É bastante útil num aquário pois alimenta-se dos restos de comida que são deixados por outros peixes. Classe: Actinopterygii Ordem: Cyprinodontiformes Família: Cobitidae Sub-Família: Cobitinae Género: Pangio Espécie: Pangio kuhlii Valenciennes, 1846 Nome comum: cobrinha kuhli Origem: Indonésia, Malásia e Tailândia pH: 5.5 a 6.5 dH: 5 Temperatura: 24ºC a 30ºC Comprimento máximo: 12 cm Hábitos alimentares: come praticamente tudo o que encontra. Isto significa flocos, comida viva, comida congelada e tudo o resto que caiba na boca. Não é nada exigente. É bastante útil em qualquer aquário pois tem o hábito de procurar restos de comida chegando mesmo a enterrar-se no areão para se alimentar. Reprodução: é ovípara e é possível ser conseguida no aquário. Não se conhecem muitos casos de sucesso mas a verdade é que também não se conhecem muitas tentativas. O diformismo sexual não é evidente. Segundo o que li, se pretender tentar a sua reprodução deve possuir um aquário de, no mínimo, 40 litros com bastantes plantas e juntar um grupo de seis exemplares. Deve preocupar-se com o substracto pois as kuhlis apreciam bastante de areias finas. Deve oferecer também alguns esconderijos. Comportamento social: trata-se de um animal pacífico e um pouco tímido até. Deve ser mantido em grupos de, no mínimo, 6 indivíduos. Precisa de plantas e esconderijos para se sentir ambientado e não se tornar agressivo. Dimensões mínimas do aquário: apesar dos seus 12 centímetros, as kuhlis não ocupam muito espaço. Aquários a partir de 30 litros já são adequados para elas. Disposição do aquário: é preciso prestar muita atenção a este aspecto. A saúde e confiança das suas kuhlis passarão por aqui. Para que se sintam ambientadas, é necessário um aquário com muitas plantas, vários esconderijos e com um substracto fino. Recomendações: a maior recomendação que lhe posso dar, é ter cuidado na compra. Existem várias espécies de kuhlis. Apesar de não serem assim tão diferentes, deve preocupar-se em saber-se que peixe possui exactamente. Recomendo que adquira os seus exemplares numa loja de confiança e que obtenha o máximo de informação possível referente à espécie que adquirir. Texto Tomás Mendes Fotografias Ana Azevedo Este artigo resulta de um acordo feito entre o Fórum de Aquariofilia e a revista bioaquaria. Está inserido no Programa para a Divulgação da Bioaquaria Bioaquaria - a sua revista de aquariofilia Link to comment Share on other sites More sharing options...
indian_joe Posted January 28, 2007 Share Posted January 28, 2007 Boas, Já há algum tempo que ando à procura deste peixe mas não o encontro em nenhuma loja de aquariofilia será que alguém me poderia indicar alguma loja que o tenha... Cumprimentos, José Graça GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0 Cumprimentos, José Graça Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tomás Mendes Posted January 28, 2007 Author Share Posted January 28, 2007 Boas, Já há algum tempo que ando à procura deste peixe mas não o encontro em nenhuma loja de aquariofilia será que alguém me poderia indicar alguma loja que o tenha... Cumprimentos, José Graça Boas, Agora não faço ideia que loja as tem. Porém, os fornecedores costumam tê-las (penso eu), logo não será difícil encontrar uma loja que as possa ter. Basta falares com alguém na loja e eles não devem ter problemas em arranjá-las. Boa sorte. Link to comment Share on other sites More sharing options...
indian_joe Posted January 30, 2007 Share Posted January 30, 2007 Boas, Agora não faço ideia que loja as tem. Porém, os fornecedores costumam tê-las (penso eu), logo não será difícil encontrar uma loja que as possa ter. Basta falares com alguém na loja e eles não devem ter problemas em arranjá-las. Boa sorte. Ok, obrigado Tomás. GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0 Cumprimentos, José Graça Link to comment Share on other sites More sharing options...
João Pedro Palma Posted January 8, 2008 Share Posted January 8, 2008 ola. eu nao sei onde voces vivem , mas em lisboa na Ornimundo que fica na estaçao do oriente, podes encomendar as kuhlis e depois e so ires busca las. eu encomendei la e agora tenho 11 no meu aquario. abraço 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010) Link to comment Share on other sites More sharing options...
zlatan9 Posted January 9, 2008 Share Posted January 9, 2008 Eh lá! E isso tudo em quantos litros? One Fish Standing Kurichiba Link to comment Share on other sites More sharing options...
João Pedro Palma Posted January 11, 2008 Share Posted January 11, 2008 150 lol nao chega?! 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010) Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui J. Rocha Posted January 11, 2008 Share Posted January 11, 2008 Chega. - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha Link to comment Share on other sites More sharing options...
anabantidae Posted April 2, 2009 Share Posted April 2, 2009 Olá. Vi na Naturline, em S. Domingos de Rana, um monte destes peixes. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ricardo Araújo Posted April 16, 2015 Share Posted April 16, 2015 Os kuhlis ao esvoltear o substracto não arrancam plantas? Aqui há tempos estive para comprar 2 mas disseram-me que cavam muito e depois não comprei... Obrigado Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts