Fazem O Ciclo Do Azoto ( Nitrogénio ) Com Ou Sem Peixes ?


Recommended Posts

Malta, quando vcs montam um aqua totalmente novo, fazem o ciclo usando peixes ou fazem o ciclo completo sem peixes ?

 

No caso de fazerem sem peixes descrevam aqui um pouco como o fazem e que fonte de amónia usam :)

 

Este é uma assunto que se vê aqui pelo forum discutido muito pontualmente e por isso achei que faltava uma thread para a malta concentrar truques e dicas para este processo que é de tão critica importância e que por vezes muita gente não liga ou desconhece.

 

 

Para quem agora se está a iniciar na aquariofilia é bom lerem aqui sobre o ciclo.

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu segredo é a paciencia. Espero 1 mes para por os peixes.

 

o segundo segredo é utilizar um filtro ja ciclado(pede-se a um amigo para por no aquario dele durante uns dias). Neste caso no dia seguinte ja meto peixes.

 

A amonia ja esta presente na agua.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Na minha primeira montagem, adicionei apenas um betta pra ajudar na ciclagem, mas o aquário era pequeno, 60 litros. No segundo aquário, de 200 litros, usei a água desse primeiro aqua, além de alguns troncos e plantas que estavam lá.

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Em água doce...ciclo sempre com peixes (é o mais lógico e prático).

Como lojista, onde todo o cuidado é necessário ao indicar ao cliente, aconselho sempre adição de bactérias e peixes só ao fim de uma semana, com controlo dos parâmetros químicos (era tão bom que alguém usasse outros testes para além do de pH...) .

 

Como aquariófilo, nem por isso - 3 ou 4 peixes mal se monta o aquário e está despachado.

 

Cumps,

Nuno

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pessoalmente estou a fazer o meu com peixes.

 

Já agora e aproveitando este tópico há inconvenientes de se fazer TPAs durante o ciclo (para controlar as algas!).

 

Cumps

Ázor

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora e aproveitando este tópico há inconvenientes de se fazer TPAs durante o ciclo (para controlar as algas!).

 

Estava mesmo para perguntar isso tb, mas sem ter pensado nas algas.

 

É que há quem fale pela net fora que se deve fazer TPA's de x em x dias durante o ciclo e outros que defendem apenas no final !

 

Afinal ficamos como ? :puppydogeyes:

 

Já agora outro ponto... se se optar por uma ciclagem sem peixes não se consegue gerar a amónia necessária para que o processo comece usando apenas um pouco de comida ou qq outra fonte geradora de amónia ? É que tenho sempre visto as "receitas" de ciclagem sem peixes recorrendo ao uso de Amónia pura !

 

Vi também a recomendação para o uso do BioMature da WaterLife mas acho que isso é mais para acelerar o processo de passagem da Amónia -> Nitritos e não como fonte de Amónia certo ?

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uma série de produtos indicados para acelerar a ciclagem do aquário, um dos mais conhecidos (aqui no Brasil) é o Cycle, da Azoo. Porém não acho necessário, há menos que se tenha pressa em adicionar os peixes. Prefiro sempre o jeito mais natural possível!

 

Sobre as TPA's, quanto mais se fizer, mais lento será o processo de ciclagem, mas não chega a ser significante. Se for necessário fazê-las para controle de algas, por exemplo, não chega a ser inconveniente.

 

Há quem use amônia pura, comprada em farmácias, usam pedaços de carne, ração, etc... mas como disse, prefiro que flua de forma natural, como a partir de folhas mortas de plantas, por exemplo.

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema em utilizar "outra fonte" de amónia é que tens que estar a adicionar constantemente o "produto" pois as bactérias necessitam de uma fonte regular de amónia, não podes apenas colocar uma vez e pronto....

 

Cumps

Azor

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema em utilizar "outra fonte" de amónia é que tens que estar a adicionar constantemente o "produto" pois as bactérias necessitam de uma fonte regular de amónia, não podes apenas colocar uma vez e pronto....

 

Cumps

Azor

 

Claro que tem de se ir ponto todos os dias ... é chato e perigoso o uso de amónia pura. Então e se não se usar nada de nada o ciclo dará-se na mesma ?

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando falei de "nada de nada" não me queria referir a ter apenas àgua :puppydogeyes:

 

Estava a falar sem por peixes e sem adicionar uma fonte de amónia , mas com tudo o resto montado, deste o substrato às plantas. ;)

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sou novo nestas andanças, mas estou a iniciar o meu com algumas dicas daki e dali, o q ajuda mt...tanks a tds..

Então comecei por por um filtro de fundo, atakanda(??) aquela terra dos bonsais, e areão,uns 5/7 cm variado por cima.

Agora já com água e o filtro a trabalhar, coloquei uns troncos com algumas plantas, um pouco de comida e um pouco de aquasafe, tenho mantido o Ph nos 6.8 e a 28º, já está a trabalhar á 10 dias, só devo colocar os peixes 3/4, no final da prox. semana.

Sempre com a luz a funcionar como se lá estivessem residentes, 11 horas de luz diária.

Espero que resulte...LOL :)

Cumprimts

Be a Az

Se fizeres um favor, não o recordes; se receberes um favor, nunca o esqueças.

 

barritafirefoxww2ejvk3.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usas filtro de fundo ?

 

Boas, o filtro de fundo está montado, mas não em uso, estou a usar um interno Eheim Aquaball 2212(com debito a + para o aqua q é, 60cm!!!.)(.)

Abraço

Be a Az

Se fizeres um favor, não o recordes; se receberes um favor, nunca o esqueças.

 

barritafirefoxww2ejvk3.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem,

 

podes fazer o ciclo com ou sem peixes, com peixes eles trarão consigo algumas bacterias para o iniciar, sem eles tens de adicionar as bacterias.

 

 

sem eles adicionas as bacterias e convem adicionares uma fonte de amonia, tipo comida para ir apodrecendo (caso nao adicionem nada as bacterias morrem "a fome")

 

com peixes penso que a melhor maneira de fazer (especialmente naqueles casos em que a malta mete logo carradas de peixes no inicio) e' fazer TPAs progressivamente menores, tipo, uma semana com 20% diarios, na semana seguinte 10%, outra semana com 10% dia sim dia nao, para que a amonia presente na agua aumente faseadamente dando espaço para as colonias de bacterias crescerem

Editado por silver_fox

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto realmente é um tema para o qual "cada cabeça sua sentença" :D

 

Estou realmente num dilema .... ;)

 

Eu queria ciclar de preferência sem peixes, pois acho mau que os 1ºs peixes sejam escolhidos pela sua robustez em passar o ciclo , não tendo por vezes nada a ver com o biotopo pretendido no final, e que depois possam vir a ficar mesmo assim com maselas ( isto se não morrerem mesmo no processo :wink: ).

 

Por outro lado não queria andar a manejar amónia pura ou correr o risco de pensar que estou a usar amónia pura e depois estar a por um produto composto de amónia mas que poderá contêr perfumes ou detergente. Já agora não existe à venda nas lojas de aquariofilia amónia garantidamente 100% pura para este tipo de função ?

 

Já agora para esclarecer o que pretendo :

 

- uma ciclagem sem pressas

- sem sacrificar peixes

 

A ciclagem com introdução de amónia tem como grande vantagem, além de se poupar "vidas", a formação de uma maior colónia de bactérias nitrificantes no fim do ciclo o que irá permitir a colocação de um volume maior de peixes do que usando o método de ciclagem com 2 ou 3 peixes.

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Eu ja fiz sem peixes, e aquilo nunca mais fica completo... é de torrar o juízo um mes a olhar para um deposito com agua chega a ser irritante !

Agora também depende um pouco do que pretendes fazer... No meu caso como começei logo com uma quantidade razoavel de plantas podia ter introduzido logo os peixes uma vez que a amonia seria absorvida pelas plantas e bacterias sendo dificil os niveis de amonia chegarem a niveis perigosos para os peixes. Aqui atenção porque nao pode ser uns 5 pézinhos e por la uns 20 peixes... tem que ser uma relação em que a massa vegetal seja consideravel para absorver a amonia produzida pelos peixes...No meu caso so tenho uns 15 red cherry's para uma massa vegetal brutal até adiciono nitrato :lol:

Claro que se quiseres um biotipo de um lago africano nao te servirá de nada este meu post...

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António, irei para um biotopo para ou amazonico ou asiático pq adora plantas :lol:

 

Quanto ao que escrevestes uma coisa me intriga ... como podem as plantas absorver amónia ?? As plantas não absorvem é os nitratos ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora para esclarecer o que pretendo :

 

- uma ciclagem sem pressas

- sem sacrificar peixes

 

Se é isto que pretendes, então:

 

- Escolhe o biotopo que pretendes

- Escolhe, dentro do biotopo, os peixes que queres e, caso queiras, as plantas

- Enche o aquário com água e decorações, incluindo boa quantidade de plantas - são uma boa fonte inicial de amónia e bactérias

- Põe a trabalhar - se quiseres, adiciona algumas bactérias ou água suja de um filtro velho - ambas vêm com niveis medios de amónia...e com poucos fosfatos que é o mais importante (comida a apodrecer no aquário aumenta os fosfatos, por isso é estupido introduzir - amónia pura é demasiado arriscado)

- Se pretendes um aquário com águas velhas (amazonas ou algum rio africano), podes também adicionar um pouco de turfa granular ou em fibra no filtro. Se pretendes água mais duras que a que te sai da torneira, usa bicarbonato de sódio e sal de cozinha- geralmente so nos lagos africanos e biotopo da america central ou viviparos

- 2 ou 3 dias depois, enfia la dentro 2 ou 3 peixes resistentes dentro dos que pretendes - alguns caracideos gostam de águas mais velhas, assim como muitos loricarideos e ciclideos.

- Controla os níveis de nitritos (se há aumento e respectiva diminuição, ou se os valores se mantém sempre a zeros). Se vives numa zona de água não neutra, verifica a tendência do pH aumentar ou diminuir. Também podes testar os niveis de amónia e nitratos, mas não me parece muito importante. Controla os valores com mudanças de água e adição de bactérias.

- Se os valores estiverem a zeros nos nitritos, espera alguns dias e chuta com mais 2 ou 3 peixes. Se o ph andar a passear, verifica os valores de kH e, em último caso, faz alguma correcção - em último caso repito.

- Vai colocando peixes, verificando as alterações de ph (se existem ou não e qual a razão) e aumento ou não de nitritos.

 

Tá feito.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António, irei para um biotopo para ou amazonico ou asiático pq adora plantas :lol:

 

Quanto ao que escrevestes uma coisa me intriga ... como podem as plantas absorver amónia ?? As plantas não absorvem é os nitratos ?

 

As plantas absorvem preferencialmente amónia e só na inexistencia desta é que absorvem nitratos (como fonte de N)...

Por isso é que num plantado o ciclo não tem grande importancia.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Diesel_Car pela tua "receita" yikes

 

Murkas, num plantado o ciclo não tem grande importancia ? Essa para mim é mesmo novidade :lol:

 

No livro Ecology of the plante aquarium de Diana L Walstad, ela defende que num aquario densamente plantado não há a necessidade de fazer ciclo pois as plantas consomem a amonia antes de esta tomar valores toxicos para os peixes (se os peixes forem em pequeno numero), e defende ainda que há aquas plantados que não precisam de filtros nem tao pouco tpas pois as plantas funcionam como purificadores de água...

 

Para mim também foi uma grande novidade, mas mesmo assim (pelo sim pelo não) também continuo a fazer o ciclo dos meus aquas... :oops: --> entenda-se ciclo sempre com 2 ou 3 peixes resistentes á semelhança do que o membro Antonio DSM descreve!

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para fazer o ciclo nos meus dois aquas usei durante uma semana e todos os dias nitrivec da sera. Depois e durante o primeiro mês de TPA's uma hora depois do aquatan mais uma dose de nitrivec. Devo dizer que este método não é dos melhores porque aos 15 dias tive um pico de nitritos muito mau mesmo. Resolvido com TPA's de emergência e muito nitrivec (situação de emergência).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.