Recommended Posts

Bom dia...

 

Eu arranjei umas pedras para o meu aquário de 54 Lts e elas são um pouco pesadas, pelo que tenho medo que elas me partam o vidro do aquário na parte de baixo. O fundo é feito de areia de praia e já li tópicos de pessoas aqui no fórum em que se dizia que se punha esferovite. Eu gostava de saber se é preciso colocar o esferovite e se for preciso deve ser tratado.

 

Agradecia uma resposta...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia...

 

Eu arranjei umas pedras para o meu aquário de 54 Lts e elas são um pouco pesadas, pelo que tenho medo que elas me partam o vidro do aquário na parte de baixo. O fundo é feito de areia de praia e já li tópicos de pessoas aqui no fórum em que se dizia que se punha esferovite. Eu gostava de saber se é preciso colocar o esferovite e se for preciso deve ser tratado.

 

Agradecia uma resposta...

 

Ora viva!

Quer ponhas pedras pesadas quer não deve-se sempre colocar uma placa de esferovite por baixo do aquario, de forma a este não estar directamente em contacto com o móvel

 

Espero ter ajudado

 

Abraço

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esferovite?????

 

 

deus do ceu...... ja alguem fes isso???????

 

 

 

 

o que se deve por é uma "tira" de polisoft ou algo do genero....

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

e kal é o mal de por por baixo do aqua esferovite??

todos os meus aquas têm uma placa de esferovite.

nao vejo problema nisso.

 

Ora boas pessoal,

 

Tenho aquarios há mais de 20 anos,onde não existiam placas de polysoft, e sempre me recomendaram colocar uma placa de esferovite por debaixo do aquario de forma a garantir uma maior estabilidade e uniformização do peso do aquario. Também se pode pôr outro tipo de material do género como polysoft, mas este para mim está mais á mão e é mais económico. Portanto antes de criticar pergunta-se primeiro, e foi apenas uma sugestão só a seguem se quiserem.

 

Abraço

 

Paulo

Editado por paulo pereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o homem se estava a referir a colocar esferovite dentro do aqua para evitar que as pedras estejam em contacto directo com o vidro de fundo :P

 

O uso de esferovite ou outro material para aliviar e uniformizar a pressão no fundo do aqua parece-me consensual, no entanto os muitos aquarios que existem no mercado até já trazem um suporte em plastico que dispensa a esferovite ou outro qualquer produto.

 

Já agora reforço a questão, o que devemos colocar entre as pedras e o vidro de fundo para evitar pressão adicional naquela zona? e que não faça mal aos peixes, claro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora reforço a questão, o que devemos colocar entre as pedras e o vidro de fundo para evitar pressão adicional naquela zona? e que não faça mal aos peixes, claro

 

 

Se o aquario tiver a grossura de vidro recomendado, estiver sobre uma superficie de apoio capaz de suportar esse peso e esferovite, diria q nao é preciso nada.

 

Neste caso um aquario de 56l, é pequenissimo, qual é o drama? Pensas colocar uma pedra de 100Kg lá dentro? ;):P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o movel tem um buraco no meio? se o aquario esta assente no movel nao vejo qual o problema, 'e pousar a pedra com cuidado e pronto

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu coloco uma placa de "esferovite" com a espessura de 1 centímetro entre o vidro do fundo e o areão. Quando colocamos as pedras e outros elementos decorativos dentro do aquário, por vezes para os colocar numa melhor posição ou para os equilibrar, fazemos movimentos de rotação que irão riscar o vidro do fundo. Todos sabem que um risco no vidro é o primeiro passo para ele quebrar com facilidade na próxima pancada que levar. Por outro lado a "esferovite" não absorve água nem liberta elementos perigosos para o aquário, podendo ser utilizada com segurança.

O "esferovite" é o material mais adequado e barato para colocar entre o aquário e o móvel para evitar perdas de energia e harmonizar as tensões de contacto resultantes do peso do aquário e das possíveis irregularidades do suporte.

Cumprimentos

Martins de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu coloco uma placa de "esferovite" com a espessura de 1 centímetro entre o vidro do fundo e o areão. Quando colocamos as pedras e outros elementos decorativos dentro do aquário, por vezes para os colocar numa melhor posição ou para os equilibrar, fazemos movimentos de rotação que irão riscar o vidro do fundo. Todos sabem que um risco no vidro é o primeiro passo para ele quebrar com facilidade na próxima pancada que levar. Por outro lado a "esferovite" não absorve água nem liberta elementos perigosos para o aquário, podendo ser utilizada com segurança.

O "esferovite" é o material mais adequado e barato para colocar entre o aquário e o móvel para evitar perdas de energia e harmonizar as tensões de contacto resultantes do peso do aquário e das possíveis irregularidades do suporte.

Cumprimentos

Martins de Sousa

 

 

 

Para além do que a esferovite serve tambem com isolante a muitos niveis e um deles é as vibrações qoe se possam fazer no movel (pancada ou etc) não se propaguem (ou pelo menos com tanta intensidade) ao aqua para não stressar os peixes é com o dizem eu sempre tive placas de esferovite entre o aqua e o movel, dentro do aquario nunca pus pq não tenho grandes pesos localizados e se riscar é o fundo, não se vê.

 

em relação ao peso das pedras, como foi dito, para um aqua de 56 Lt qual será o peso da pedra?!?!? em todo o caso se for colocada em cima do substrato este distribui o seu peso, e não terás problemas.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas pessoal,

Penso que a tua questão já foi respondida, no entanto, sou da opinião que desde que coloques as pedras com cuidado não terás qualquer tipo de problemas, como já foi dito não vais colocar pedras de 100kg pois não?

Não te esqueças de acomodar muito bem as pedras e tem muito cuidado acerca da disposição das mesmas sob o risco de ficarem instáveis dentro do aquario, podendo tombar partindo o vidro do aquário.

 

Abraço

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.