Ajuda Na Iluminação!


Guinpin

Recommended Posts

Boas pessoal!

 

Adquiri à pouco tempo um novo aqua de 200l que gostaria de ser plantado. As lâmpadas que vieram com o aqua são duas de 30 w com reflector, que já li serem insuficientes. Que tipo de iluminação e de lâmpadas me aconselham para manter uma boa "floresta" tendo também em conta a relação preço/qualidade?

Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Adquiri à pouco tempo um novo aqua de 200l que gostaria de ser plantado. As lâmpadas que vieram com o aqua são duas de 30 w com reflector, que já li serem insuficientes. Que tipo de iluminação e de lâmpadas me aconselham para manter uma boa "floresta" tendo também em conta a relação preço/qualidade?

 

 

O teu aqua deve ser igualzinho ao meu. Vê o meu na assinatura e vê lá se é isso que pretendes.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Realmente o teu aqua é igualzinho ao meu :-D , veio com o mesmo tipo de lâmpadas e tudo!

Realmente são um bocado fraquitas para o que tenho em mente, a mim num outro post aconselharam-me a comprar uma lâmpada HQI e projector e disseram que tudo ficava por 50 euros, o que no final é capaz de valer a pena. Já que tens um aqua igual, achas que dá para por uma dessas lâmpadas ai? não dá para coloca-las no projector existente? Se não der é uma chatice, mas enfim...

De qualquer das formas se não der, sou capaz de arranjar duas lâmpadas com 60 w ou uma de 60 w e outra de 80 w (não sei se há porque ainda não tive tempo de ver isso). É provavel que depois seja suficiente.

 

AH é verdade, também já dei a minha contribuição para a decoração do teu aqua bigsmile

Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lampadas deste tamanho só há com 30W. Eu mais dia menos dia vou fazer uma calha que dê pelo menos 150W. Um dia destes...

 

Ando à procura é de um casquilho duplo ou triplo que dê para meter mais fluorescentes... Se não der, lá para o verão faço uma calha.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes ter 2 HQI de 70w + 4 tubos T5 ou T8 de 30w

 

abraços

 

 

Nestas calhas?!?!?!? Como?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mcatalao, não utilize essa imagem directamente do meu site

 

drosera-1.jpg

 

isso provoca problemas com as minhas estatísticas...

 

se queres utilizar essa imagem, usa antes este link:

 

http://www.netrapida.com/aquadidaey/drosera-1.jpg

 

 

tks

Editado por Daey

<p><a href="http://www.karnivoras.com">Karnivoras.com - Plantas Carnívoras</a></p>

 

Um site em portugues sobre plantas carnívoras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho um aquario com a mesma litragem (200l) e tenho um projector HQI e para o resultado que tenho tido com as plantas penso que não seja necessario mais iluminação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Tenho um aquatlantis de 200L que trazia 2 x 30W, e não fui de modas, fui-me a calha desmontei-a, tirei-lhe um balastro, uma das lampadas (a traseira), montei-lhe um balastro electronico e 2 x 36w PLL de 2600K, no fim isolei tudo com silicone e voilá! Fiquei com mais luz. Foi o dia inteiro de volta disto, mas compensou... Assim fico com 102w que deve ser o minimo para ter umas plantas!

Paulo Santos...

Mas se a HQI te fica nesse preço...então força, se calhar até da menos trabalho e mais proveito.

Daqui a uns tempos vou alterar outra vez a calha e talvez ponha só uma HQI numa calha suspensa.

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois já vi que para ter a iluminação que preciso, precisava de fazer umas alterações no aqua e como agora não há muito tempo e dinheiro, vou ter que optar pela única solução...colocar duas lampadas T8 de Flora e escolher algumas espécies menos exigentes em termos de luz. Mais à frente logo se verá.

Mesmo assim fica aqui a pergunta, no balastro que tenho diz la 2x30w, não da para colocar duas T8 de 39 watts pois não? :)

Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...colocar duas lampadas T8 de Flora e escolher algumas espécies menos exigentes em termos de luz. Mais à frente logo se verá.

Mesmo assim fica aqui a pergunta, no balastro que tenho diz la 2x30w, não da para colocar duas T8 de 39 watts pois não? :)

Em vez de comprares T8 Flora compra umas T8 normais mas com temperatura na ordem dos 2600K, é a mesma coisa...

Mas um conselho é nao comprares porque para as plantas é igual, mas para as algas é melhor, informa-te bem disso.

Relativamente ao balastro... é como está escrito só para 2x30W.

Paulo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lampadas T8 normais? Essas são lampadas que não se vendem numa loja de aquariofilia? Onde posso compra-las? Já agora, o que é um balastro electrónico e uma lampada PPL?

Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah fixe!

Obrigado pelo link! Já o estive a ler e tirei algumas das minhas dúvidas, realmente no que toca a iluminação é mais dificil do que eu pensava, principalmente quando temos que escolher a dedo as poucas lampadas que pudemos colocar no aqua.. :wink:

Pelo o que vi afinal a iluminação que la terei so dará para especies de pouca intensidade luminosa o que não era nada do que eu queria... ::D:

Agora que li o artigo posso dizer-te que as lampadas que vieram sao duas Sylvania Standart de 30w 6500k e 1050lm.

ficou-te muito cara a alteração da tua calha de iluminação? Será que dá para trocar os casquilhos e por casquilos duplos? mas se calhar o problema mantem-se..os só 60 w de iluminação..

Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

25€ - balastro electronico

12€ - 2lamps PLL 36w cada e de 2600K

5€ - 2 casquilhos 2G11

1€ - silicone para isolar

10€ - para fios electricos, parafusos e gasoleo para andar de um lado para o outro

e muita paciencia, porque a mim levou-me o dia todo...

Vai a secção dos DIY e vê na iluminação o que há. Eu baseie-me nalguns.

Paulo

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=40992

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...alastro+esquema

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...quema++balastro

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...alastro+esquema

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

paulosaints obrigado pela ajuda!

 

Por agora decidi deixar assim,mas mais tarde vou ver se mudo a iluminação. Não sei se me meto a fazer modificações no balastro pk n percebo mesmo nada de electricidade, fios, luzes etc...simplesmente não é a minha área, por isso nesse caso provavelmente peço ajuda ao meu pai porque ele sim sabe 8) , mas também já vi que é preciso coragem e montes de paciência para isso!

Parabens por teres conseguido, acho que apesar do trabalho que dá, a satisfação é sempre maior no final quando vemos tudo XPTO banana rock

Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não desistas por nada saberes. Eu também não sabia nada de nada e fui perguntando, chateando e investigando até conseguir estar ter o vontade na matéria para fazer uma instalação. Só custa começar... a partir daí quando deres por ti já estas a pensar em fazer a tua própria calha (é o que já estou a pensar futuramente ;) )

Força nisso!

E pergunta!

Paulo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Não desistas por nada saberes. Eu também não sabia nada de nada e fui perguntando, chateando e investigando até conseguir estar ter o vontade na matéria para fazer uma instalação. Só custa começar... a partir daí quando deres por ti já estas a pensar em fazer a tua própria calha (é o que já estou a pensar futuramente :) )

Força nisso!

E pergunta!

Paulo Santos

 

Desculpem-me estar a intrometer neste tópico e peço ainda mais desculpa ao membro Guinpin, pois a duvida é dele, mas preciso de ajuda com a minha iluminação e o meu aqua tambem é um Aquatlantis, mas é de 100 litros, e só vem com uma calha de 25 w.

Será que o membro paulosaints se importa de postar umas imagens da sua calha para me "iluminar" as ideias?

Mais uma vez, desculpem-me a intromissão.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais