O Meu Reef = Exemplo A Não Seguir


Recommended Posts

Boas!

 

Depois de tirar muitas fotos a aquários de amigos, decidi tirar umas ao meu, depois de fazer uma limpeza e colocar iluminação de geito!

Ainda assim não é um exemplo a seguir, derivado à falta de cuidado que tem tido, se bem que agora já vai tendo umas TPAs frequentes e mais atenção.

Estas provavelmente vão ser das últimas fotos que vou ter dele, visto estar em planos um novo aqua maior.

Deixo as fotos e posteriormente coloco o setup:

 

IMG_7822.JPG

para quem não sabe, este "cazulo" é do snail que vemos em cima:

IMG_7814.JPG

IMG_7836.JPG

IMG_7838.JPG

IMG_7842.JPG

IMG_7844.JPG

IMG_7847.JPG

IMG_7848.JPG

IMG_7862.JPG

IMG_7890.JPG

IMG_7904.JPG

IMG_7920.JPG

IMG_7929.JPG

IMG_7931.JPG

IMG_7940.JPG

IMG_7947.JPG

IMG_7962.JPG

IMG_7976.JPG

IMG_8036.JPG

IMG_8037.JPG

IMG_8051.JPG

 

Espero que não tenham ficado aterrorizado, afinal não está assim tão mau! :snipersmile:

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jovem

 

cadé o setup???

 

isso tá feio, feio, feio...ou numa resposta politicamente correcta, tem potencial. Ou então uma resposta daquelas so de encher, esta muito bom, continua, tas lá.

 

Ja sabes, muito trabalhinho te espera pela frente. Para já tens pouca iluminação, né?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro

 

O aquário até está porreiro, estás no bom caminho.

Subescrevo o que o Luis disse, tens que dar mais atenção ao teu bichinho.

Essas algas verdes não são para sair?

 

Fica bem

 

João Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro!

 

Finalmente arranjaste coragem e meteste as mãos à obra! Está de facto muito melhor desde a minha última visita.

 

Agora é continuar e não perder o ritmo, porque por vezes os reefs não perdoam a nossa pouca disponibilidade e em breve irei fazer um capítulo no meu post de como arrasar SPS's em 3 tempos!

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Jovem

 

cadé o setup???

 

isso tá feio, feio, feio...ou numa resposta politicamente correcta, tem potencial. Ou então uma resposta daquelas so de encher, esta muito bom, continua, tas lá.

 

Ja sabes, muito trabalhinho te espera pela frente. Para já tens pouca iluminação, né?

 

Abraço

 

 

O setup? Vou ver se o faço ainda hoje!

Sobre o layout, está mesmo feio, mas é só para remedear até ter o futuro aqua, que estou a contar ser no final do mês/principio do próximo!

O potêncial dele...acho que tem todo o potêncial, bastando melhorar algumas coisas e mudar outras, mas isso não vai acontecer, pela razão já falada!

Sobre a iluminação, penso que actualmente não está muito má! Tenho um foco HQI de 150w 10000k mais T8 3x39w actinicas. Vai fazer parte do futuro aqua.

 

 

 

Boas Pedro

 

O aquário até está porreiro, estás no bom caminho.

Subescrevo o que o Luis disse, tens que dar mais atenção ao teu bichinho.

Essas algas verdes não são para sair?

 

Fica bem

 

João Alves

 

 

Como já sabes, este aqua vai ser desactivado dentro de pouco tempo. As algas...acredita que agora está óptimo, já esteve muito, muito pior, mas vou limpando aos poucos até ao dia que vou desmanchar tudo!

 

 

Boas Pedro!

 

Finalmente arranjaste coragem e meteste as mãos à obra! Está de facto muito melhor desde a minha última visita.

 

Agora é continuar e não perder o ritmo, porque por vezes os reefs não perdoam a nossa pouca disponibilidade e em breve irei fazer um capítulo no meu post de como arrasar SPS's em 3 tempos!

 

Cumps

DC

 

Primo....é verdade, meti mãos à obra e limpei aquele plantado de água salgada! :roll:

Vou continuar a fazer TPAs e a cuidar dele! Depois das fotos postadas fui comprar um raspador e lá cuidei mais um bocado! Mas a coisa vai aos poucos!

Pois é, já sei que pela falta de tempo o teu aqua recentio um bocado, mas espero agora, com mais tempo, que as coisas estejam a recompor!

 

 

 

Agradeço a todos e dentro em breve colocarei o setup e mais umas fotos!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Aqui fica o setup:

 

Aquario: 100cx30lx40a +/- 120lts

Sump: 60cx30lx30a +/- 54lts

Circulação no aqua: +/- 5000 l/h

Bomba de retorno 2100 l/h

 

Iluminação

1x150w HQI 10000k BVL

2x39w T5 10000k aquamedic actinicas

 

Escumador

Deltec AP600

 

Substrato

Areao de coral fino

 

18Kg Rocha viva (+/-)

 

Peixes:

Amphiprion polymnus

Zebrasoma flavescens

Parachanturus hepatus

 

Inventebrados:

alguns Nassarius

alguns Cerithium

uns snails pequeninos que não sei o nome

uns hermitas variados

Linckia laevigata

Lysmata amboinensis

Tridacna derasa

 

Corais:

Sinularia flexibis

Xénias brancas

Gorgonia sp

Rhodactis sp ("tapete" verde saliências castanhas e todos castanhos)

Actinodiscus sp (verdes e brancos)

Montipora sp (castanha)

Pachyclavularia sp

 

 

 

Acho que não me esqueci de nada!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

não vale a pena comentar o setup, pois vai desaparecer em breve. As fotos, como sempre 5*****.

 

abraço

 

Podes comentar na mesma, assim fico a saber o que devo ou não repetir!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes comentar na mesma, assim fico a saber o que devo ou não repetir!

 

 

Amigo Pedro,

 

Já que estás a avançar com o novo Reef, podes dar uma dica onde se pode encontrar exemplos de aquários e sump's, para vários tamanhos, suas dimensões prefurações etc....

 

Cump.

NL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Amigo Pedro,

 

Já que estás a avançar com o novo Reef, podes dar uma dica onde se pode encontrar exemplos de aquários e sump's, para vários tamanhos, suas dimensões prefurações etc....

 

Cump.

NL

 

Amigo Nuno, podería dar vários exemplos, mas não me vou servir a 100% de nenhum, vou juntar várias ideias e fazer aquele que eu acho melhor para mim!

O próximo aqua vai ter 90x50x50, vidro de 8mm com travamentos, coluna seca no meio da parte posterior com 2 furos de 50mm. Um dos furos é o escoamento e o outro vai servir de ladrão e retorno. No meio desse furo vai passar um tubo de 25 ou 32mm que faz o retorno e o restando espaço será para o ladrão.

Vai ter estrutura em aço metalizado e depois vou revestir ou com contraplacado marítimo ou placas de PVC de 2 ou 3mm a imitar a madeira. Terá também 2 portas de correr para acesso ao interior. A sump vai ser o actual aquário, mas enquanto isso será uma caixa de PVC até ao dia que o desmontar.

O resto direi depois, quando estiver mais próximo.

 

E hoje chegou mais um habitante novo ao meu aqua!

Depois de uma visita a um patrocinador, acabei por comprar mais um vivo! :?

Quando vi o maravilhoso ser vivo a olhar para mim... :snipersmile: ...pensei: "que belo aninmal, tenho que o levar para casa!"

E lá perdi a cabeça e comprei uma maravilhosa Heliofungia actiniformis , que inicialmente fiz confusão com uma Euphyllia ! Quem ficou maravilhado foi o nosso amigo JB, que não é tão maluco como eu, e não o comprou! Ainda esteve a ver uns palhacinhos, mas conteve-se, coisa que eu não consegui fazer!

Aqui ficam umas fotos:

 

IMG_8212.JPG

IMG_8214.JPG

IMG_8217.JPG

IMG_8218.JPG

IMG_8220.JPG

IMG_8224.JPG

 

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

ganda maluco, heliofungia é um coral complicado...

 

 

Quanto ao setup... o presente ja sabes que tem pouca luz.Para o proximo serve perfeitamente.

 

Tens tambem pouca rocha. Mais ums kilinhos não faziam mal.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

ganda maluco, heliofungia é um coral complicado...

Quanto ao setup... o presente ja sabes que tem pouca luz.Para o proximo serve perfeitamente.

 

Tens tambem pouca rocha. Mais ums kilinhos não faziam mal.

 

Abraço

 

Será que uma heliofungia é assim tão complicada? Esperemos que tudo corra bem! Se pensar que consegui manter uma Goniopora, mas graças a um problema de ciano tive algumas dificuldades, mas depois estava a recuperar bem, acho que posso ter sorte! Pena a Goniopora ter morrido por intoxicação (obra da mulher com a porcaria dos ambientadores de casa cabecadura ). Com o tempo veremos como corre!

Eu sei que o aqua tem pouca luz, se bem que tem mais do que antes, mas é por um ou dois meses! Só não quero esburacar mais aquela parede para colocar o outro foco, depois tenho que tapar mais buracos! :) Para o próximo vou ter 2x150w HQI + 2x39w T5 actinicas.

Quanto à rocha, não vou colocar mais neste aqua, já está cheio, se bem que acho que tenho mais rocha que o que eu disse, o aqua está cheio! Para o próximo vou comprar mais um pouco de rocha viva e morta!

Vou aproveitar que os peixes e destante comunidade aquática do aqua estão a acordar para tirar umas fotos!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que uma heliofungia é assim tão complicada? Esperemos que tudo corra bem! Se pensar que consegui manter uma Goniopora, mas graças a um problema de ciano tive algumas dificuldades, mas depois estava a recuperar bem, acho que posso ter sorte! Pena a Goniopora ter morrido por intoxicação (obra da mulher com a porcaria dos ambientadores de casa cabecadura ). Com o tempo veremos como corre!

Eu sei que o aqua tem pouca luz, se bem que tem mais do que antes, mas é por um ou dois meses! Só não quero esburacar mais aquela parede para colocar o outro foco, depois tenho que tapar mais buracos! :) Para o próximo vou ter 2x150w HQI + 2x39w T5 actinicas.

Quanto à rocha, não vou colocar mais neste aqua, já está cheio, se bem que acho que tenho mais rocha que o que eu disse, o aqua está cheio! Para o próximo vou comprar mais um pouco de rocha viva e morta!

Vou aproveitar que os peixes e destante comunidade aquática do aqua estão a acordar para tirar umas fotos!

 

Abraços,

Pedro.

 

Infelizmente é muito complicado mesmo e é muito difícil mantê-las em cativeiro porque ainda se sabe muito pouco acerca das suas necessidades específicas. O RFA já tentou meter várias vezes na lagoa e nem aí se aguentam muito tempo. De qualquer forma boa sorte para o bixo!!

 

Abraço

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente é muito complicado mesmo e é muito difícil mantê-las em cativeiro porque ainda se sabe muito pouco acerca das suas necessidades específicas. O RFA já tentou meter várias vezes na lagoa e nem aí se aguentam muito tempo. De qualquer forma boa sorte para o bixo!!

 

Abraço

Duarte

 

Bolas, já estou a desanimar! Mas tenho que estar confiante para este desafio, vou tentar mantê-la! :)

Se tudo correr bem, daqui a um ano, vou criar um post com as fotos dela desde o primeiro dia até ao dia corrente! cabecadura

A ver vamos como vai ser até lá!

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bolas, já estou a desanimar! Mas tenho que estar confiante para este desafio, vou tentar mantê-la! :)

Se tudo correr bem, daqui a um ano, vou criar um post com as fotos dela desde o primeiro dia até ao dia corrente! cabecadura

A ver vamos como vai ser até lá!

 

Abraços.

 

Primo não desanimes porque não é impossível! Mas que é díficil é! O problema típico é a brown jelly infection que parece afectar para aí uns 90 % das que já vi em cativeiro por cá.

 

Deixo-te aqui um artigo porreiro para leres

 

http://www.advancedaquarist.com/issues/april2003/invert.htm

 

Principais caracterísitcas e requisitos do coral para quem não conhece.

 

Heliofungia Actiniformis
Coral Family: 	Fungiidae
Coral Genus: 	Heliofungia
Coral Species: 	Actiniformis
Common Name: 	Heliofungia; Long Tentacle Fungia
Common Morphologies: 	Other; Large Polyped Stony Coral (LPS)
Origin: 	Pacific Ocean
Colors: 	Tentacles are often pale or white with brilliantly colored tips, often found in neon pink or green varieties.
Lighting Requirements: 	Moderate to high. Metal halide lighting is recommended, as these corals do best when situated directly placed in the sandbed of reef aquariums.
Flow Requirements: 	Moderate to high flow.
Availability: 	Rare and moderately expensive.
Growth Rate: 	Very slow.
Difficulty: 	Difficult.

The Heliofungia is often mistaken as an anenome, even on occasion by clownfish who take up host in the long tentacles of this solitary coral. Heliofungia are best kept directly in the sand bed of reef aquariums. Care must be taken when handling so as not to catch air bubbles under the base skeleton. Also, occasional cleaning of sand deposits will :D to ensure that these corals enjoy a long and healthy life in captivity. Heliofungia do enjoy strong current, and many reef tank hobbyists target feed these corals pieces of silverside or bursts of brine shrimp, which the coral will intake readily.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primo não desanimes porque não é impossível! Mas que é díficil é! O problema típico é a brown jelly infection que parece afectar para aí uns 90 % das que já vi em cativeiro por cá.

 

Deixo-te aqui um artigo porreiro para leres

 

http://www.advancedaquarist.com/issues/april2003/invert.htm

 

Principais caracterísitcas e requisitos do coral para quem não conhece.

 

Heliofungia Actiniformis
Coral Family: 	Fungiidae
Coral Genus: 	Heliofungia
Coral Species: 	Actiniformis
Common Name: 	Heliofungia; Long Tentacle Fungia
Common Morphologies: 	Other; Large Polyped Stony Coral (LPS)
Origin: 	Pacific Ocean
Colors: 	Tentacles are often pale or white with brilliantly colored tips, often found in neon pink or green varieties.
Lighting Requirements: 	Moderate to high. Metal halide lighting is recommended, as these corals do best when situated directly placed in the sandbed of reef aquariums.
Flow Requirements: 	Moderate to high flow.
Availability: 	Rare and moderately expensive.
Growth Rate: 	Very slow.
Difficulty: 	Difficult.

The Heliofungia is often mistaken as an anenome, even on occasion by clownfish who take up host in the long tentacles of this solitary coral. Heliofungia are best kept directly in the sand bed of reef aquariums. Care must be taken when handling so as not to catch air bubbles under the base skeleton. Also, occasional cleaning of sand deposits will banana rock to ensure that these corals enjoy a long and healthy life in captivity. Heliofungia do enjoy strong current, and many reef tank hobbyists target feed these corals pieces of silverside or bursts of brine shrimp, which the coral will intake readily.

 

Cumps

DC

 

 

Primo, obrigado pela ajuda! Ontem por acaso tinha passado por essa página e li por alto, mas nada como ler melhor, e fico mais confiante, afinal tenho mais umas informações! Apesar de alguns amigos me aconcelharem a ponderar se vale a pena ficar com o coral ou pedir a devolução, mas eu não desisto, vou levar esta batalha em frente!

 

Parece que a brown jelly infection é uma ou a principal razão da morte deste coral no cativeiro, mas não há nada como estar atento e actuar!

Já recolhi informações sobre a doença e existe a forma de combater/retirar a infecção, existindo alguns casos de sucesso!

 

Vou postando algumas fotos para irem acompanhando este coral e a minha "batalha" contra a "regra" deste coral!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Luis, pesquisaste bem como comater a doença? Pareceu-me, por alguns relatos, que se pode retirar e que pode haver a cura com sucesso! Em alguns casos o coral foi abaixo mas recuperou!

 

Abraços,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Na hora da refeição lá no aqua, decidi servir o prato principal à Heliofungia, Sera Granumarin. Coloquei alguns pedaços em cima dela fazendo com que os tentaculos encolhessem de forma a agarrar a comida e o que aconteceu depois foi engraçado para mim, por ser novidade para mim. Ela levou a comida para o tecido vivo do disco e "engoliu" para a parte interior do tecido. Depois levou, internamente, a comida até à boca. Foi engraçado observar! Ela inchou na zona que tinha a comida e aos poucos o inchaço foi andando para a boca e depois, ficou normal!

Tirei umas fotos, mas não tou com muita vontade de as editar e postar, estou a morrer de sono, vou dormir!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Passados uns dias e o aqua lá vai caminhado para o ultimo dia! Cada vez estamos mais perto do final dele. Aqui ficam umas fotos.

 

Fotos de à 2 dias:

IMG_8244.JPG

IMG_8245.JPG

IMG_8246.JPG

IMG_8247.JPG

IMG_8248.JPG

 

Aqui está um animal novo que descobri! É do genero do mexilão que está agarrado à rocha! Nunca a tinha visto, mas está vivo!

IMG_8291.JPG

 

Nesta foto estavam dois snails à guerra um em cima do outro lol

IMG_8287.JPG

IMG_8282.JPG

IMG_8273.JPG

IMG_8272.JPG

IMG_8265.JPG

IMG_8255.JPG

IMG_8251.JPG

 

Fotos tiradas esta noite antes das luzes desligarem:

IMG_8390.JPG

IMG_8389.JPG

IMG_8388.JPG

IMG_8394.JPG

 

Quanto à Heliofungia, noto uma melhora nela, está a ficar completamente à vontade dentro do meu aqua!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Passados uns dias e o aqua lá vai caminhado para o ultimo dia! Cada vez estamos mais perto do final dele. Aqui ficam umas fotos.

 

Fotos de à 2 dias:

IMG_8244.JPG

IMG_8245.JPG

IMG_8246.JPG

IMG_8247.JPG

IMG_8248.JPG

 

Aqui está um animal novo que descobri! É do genero do mexilão que está agarrado à rocha! Nunca a tinha visto, mas está vivo!

IMG_8291.JPG

 

Nesta foto estavam dois snails à guerra um em cima do outro lol

IMG_8287.JPG

IMG_8282.JPG

IMG_8273.JPG

IMG_8272.JPG

IMG_8265.JPG

IMG_8255.JPG

IMG_8251.JPG

 

Fotos tiradas esta noite antes das luzes desligarem:

IMG_8390.JPG

IMG_8389.JPG

IMG_8388.JPG

IMG_8394.JPG

 

Quanto à Heliofungia, noto uma melhora nela, está a ficar completamente à vontade dentro do meu aqua!

 

Abraços,

Pedro.

 

Boa noite, Pedro C.

 

Efectivamente o teu aqua está a necessitar de um carinho especial, fico é a pensar que resultados obténs dos testes à agua!!! Possivelmente não estarão muito mal, se não ver-se-iam nos peixes e respectivos corais.

 

Parabéns mesmo assim está bem…

 

Cumprimentos,

NL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, Pedro C.

 

Efectivamente o teu aqua está a necessitar de um carinho especial, fico é a pensar que resultados obténs dos testes à agua!!! Possivelmente não estarão muito mal, se não ver-se-iam nos peixes e respectivos corais.

 

Parabéns mesmo assim está bem…

 

Cumprimentos,

NL

Não te posso dizer os resultados dos testes, pois não os faço! :P O único que tenho sempre é o de Ph que é electrónico! Anda sempre dentro dos valores 7,9 e 8,2 conforme a altura do dia. Os restantes devo ter um pouco de fosfatos, mas não controlo! O único problema é a alga derivado À falta de TPAs durante uns 2 ou 3 meses e da utilização de um escumador da treta, mas agora já faço TPAs e tenho um bom escumador.

Aproveito para dizer que a Heliofungia hoje atingiu um tamanho igual ou superior ao que tinha na loja onde a adquiri, o que é um bom sinal!

Depois arranjo fotos para verem!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Hoje a Heliofungia parece um balão! Está tão inchada que parece que vai...rebentar:

 

IMG_8405.JPG

IMG_8406.JPG

 

 

 

Aproveito para colocar o avanço da aclimatação natural do coral ao meu aqua:

dia 5:

IMG_8217.JPG

 

dia 6:

IMG_8388.JPG

 

dia 9:

IMG_8401.JPG

 

dia 10:

IMG_8405.JPG

 

 

 

 

Mais duas fotos dos tentaculos:

IMG_8398.JPG

IMG_8400.JPG

 

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.