A Minha Experiência De Reprodução.


Recommended Posts

Olá a todos.

Vou fazer a minha apresentação com uma das minhas ninhadas

O paizinho..

bettam22bettamadeirazb6.th.jpg

 

A maizinha...

bettaf3bettamadeiraxh0.th.jpg o momento do acto bettacrowntalm2f2meuacago9.th.jpg no dia 25-10-06

 

e alguns filhotes(a)..

 

bettamachocrowntaildoisup1.th.jpg bettamachocrowntaildoisxm3.th.jpg bettafemeadoismesesfilhdj2.th.jpg bettamachocrowntaildoiskz4.th.jpg

Enjoy life today, because we don´t know what comes tomorrow

 

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi olka acho que a criaçao esta perfeito mas uma coisa aonde e que puseste tantos bettas visto que tens de separare os macho???

E parabens :roll::) :)

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens pela nova criação.

 

Realmente criar betas é das coisas mais bonitas da aquariofilia, mas também, e na minha opinião, é das que exigem mais paciência e coragem por causa da taxa de mortalidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hi, para todos e obrigado pelos parabéns.

 

Na verdade que criar bettas é uma das coisas que tira-me muito tempo, mas da também bastante prazer desde o momento do acasalamento ate conseguir que de uns minúsculos ovos brotem magníficos animais.

 

Amigo João.macarrony pois chega um momento por volta dos 2 a 3 meses que tenho que começar a separar os machos mas tenho um bom bocado de espaço onde os coloco em copos de 1 litro e a uma temperatura amena para que continuem a crescer a bom ritmo.

 

Em relação a mortalidade tenho tido alguns desgostos, especialmente nas primeiras tentativas, já que cometi muitos erros. Mas ultimamente tenho tido mortalidades a media de 10 a 15% +-.

Caros amigos com o tempo vou ir actualizando as minhas “ninhadas”

 

 

 

Martinho

Enjoy life today, because we don´t know what comes tomorrow

 

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Hi, pessoal já a quase 2 meses que não postava cá nada mas aqui estão as imagens actualizadas dos meninos, imagens da ultima criação de 27/12/06 já no aquário de crescimento

 

criaodebettasM4F3datadaimage21-0-1.jpg

 

Nesta imagem são os da secção do meio são aproximadamente 65+-

 

criaodebettasM4F3datadaimage21-02-0.jpg

 

Martinho.

Enjoy life today, because we don´t know what comes tomorrow

 

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Bemba, parabéns está muito fixe! O que é que vais fazer com esses peixes? Vais vender, ou ficar com eles? Só utilizas aquele casal para reproduzir?

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aí machos misturados? Tao muito fixes os bettas

 

Neste momento tambem tou com alevins de betta, com uma semana. Acasalamento entre bettas crowntail

 

o macho é este:

 

DSC04302.jpg

 

 

da femea nao tenho foto, mas também é crowntail de uma criaçao anterior.

Editado por Nawazaki
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal.

 

Caro amigo Rui Eduardo, os peixes normalmente vendo a vários lojistas e também a pessoas que chegam a saber da minha criação de bettas, (fica mais barato que na loja) e por vezes fico com alguns, em este momento tenho 6 machos e 3 fêmeas para reprodução, que estão em período de descanso ate +- principio de Abril.

 

Nawazaki, também tens um macho bastante bonito e possante com um azul dominante que realça em qualquer aquário comunitário. Vamos lá ver se consegues de esta criação algum macho tão bonito como o pai.

 

Martinho.

Enjoy life today, because we don´t know what comes tomorrow

 

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Fiquei impressionado com a quantidade em tão pouco espaço.

Pode dizer-me qual é o primeiro alimento que utiliza e o seguinte.

Já reproduzi várias vezes betas, mas tinha sempre dificuldade em fazer crescer os peixinhos.

Pareciam que não se desenvolviam.

Cump.

 

 

Hi, pessoal já a quase 2 meses que não postava cá nada mas aqui estão as imagens actualizadas dos meninos, imagens da ultima criação de 27/12/06 já no aquário de crescimento

 

criaodebettasM4F3datadaimage21-0-1.jpg

 

Nesta imagem são os da secção do meio são aproximadamente 65+-

 

criaodebettasM4F3datadaimage21-02-0.jpg

 

Martinho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hi ferdimar, desculpa não ter respondido antes.

 

Após os avelins absorverem o saco vitelino dou nobilflud da JBL durante cinco, após esse período é só artemia recém eclodida durante dois meses +-.

 

Tpa pelo menos duas vezes a semana e um pouco de sorte é tudo.

 

Martinho.

Enjoy life today, because we don´t know what comes tomorrow

 

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hi ferdimar, desculpa não ter respondido antes.

 

Após os avelins absorverem o saco vitelino dou nobilflud da JBL durante cinco, após esse período é só artemia recém eclodida durante dois meses +-.

 

Tpa pelo menos duas vezes a semana e um pouco de sorte é tudo.

 

Martinho.

 

 

OLá

 

Só artemia durante dois meses?? :) !

 

LOL, vá lá da lhes um pouco de coraçao de boi ou mistura de discus bem desfeita a partir de um mês que eles fazem bOOm no crescimento...

 

Digo te já SAnta paciencia em eclodir artemia durantes 2 meses para essa bicharada toda... Uma coisa boa no betta é come tudo e nao reclama, bem quase todos... a esses da mos uns dias de :P fome que mudam logo de ideias!

 

Agora esta parte é para todos que já criam ou tao a criar ou irao criar. D

 

Peço ja desculpa ao Bemba pelo meu aproveitamento do topico dele, para contar a minha experiencia de quase 2 anos de experiencia em criar esses "GAJOS"

 

Antes de mais nada todo o processo de acasalamento é fantastico ate ao culminar no abraço, pouco comum entre os peixes! ALGO DE LINDO DE SE VER!

 

BEm agora a parte da alimentaçao... n vou abordar mais nada so alimentaçao aqui no topico mas quem quiser mais informaçoes têm o meu mail disponivel!

 

 

O que eu faço é por umas gotas de comida para artemia da HOBBY é um frasco com liquido verde.... no dia em que junto o macho e a femea para acasalarem a agua fica verde durante um ou dois dias depois aparecem uns vermes brancos aos montes nas paredes do aquario e fundo tipo microvermes mas mais pequenos que os recem nascidos podem comer logo que tenham apetite e ja consumiram o saco vitalino... este metodo é 5* para quem quer tirar grandes quantidades de Bettas. a minha media era+100 de alevins a chegarem a um mes de vida... essas gotas devem ser deitadas 2 em dois dias até ao fim da primeira semana de nascimento ai muda se para e alimentos e nao so um como o bemba... Artemia recem nascida e microvermes Proteinoas e um pouco de gordura.. quem é que nao precisa disso para crescer rapido e forte? deve se dar estrategicamente uma vez que a artemia recem eclodida sobrevive apenas alguns minutos ate uma hora assim no maximo dos maximos... ja os microvermes tÊm algumas horas de sobrevivencia dentro do aquario.. primeira refeiçao do dia artemia recem eclodida... segunda uma pequena dose de microvermes... 3ª artemias recem eclodida... e 4 muitos microvermes... carreguem bem na dose de artemia! A logica é que a ultima refeiçao seja muito comprida isto é, eu punha microvermes ás 10 da noite e no dia seguinte as 8 da manha ainda havia uns a mexerem... pessoal isto é alimento vivo 24 horas por dia para os alevins... isto tudo durante um mes... aí devem ter cerca de 1,5cm de comprimento no minimo... isto tudo a uma trca de dois em dois dias de agua a partir da primeira semana de eclosao.... Eu chamo a isto turbo crescimento quem tiver uma maneira melhor que diga! Já agora desafio alguem a por um betta com 1 mes maior que o meus de 1,5cm ;)

 

Mas pronto isto tudo contado de uma maneira assim descontraida e talvez confusa, quanto a filtragem nao uso uma vez que trocas de dois em dois dias dispensam pelo menos ate aos 3 meses depois as trocas de aguas começam ser menos frequentes....

 

TEnho um prazer enorme de criar coisas de ter projecto e faze los crescer do nada e velos crescer e crescer.... cada ninhada adulta de +de 50 individos deixa me contente....

 

Neste momento tou parado devido a dois principais motivos falta de matrizes de qualidade e dinheiro para as mandar vir( aí umas aqui em portugal bem boas mas os donos não me querem dar uns exemplares e tal) nao preciso matrizes campeos apenas algo de melhor que as de lojas...

 

Segundo falta de espaço/ condiçoes/recursos $

 

espero que lendo este pequeno texto as pessoas consigam tirar mtos bettas das criaçoes e nao so 5 ou 6 o que é desanimador...

 

Boa Sorte!

 

Espero voltar a criar bettas.... Logo que tudo o premita!

 

 

Mas uma vez desculpa bemba pela invasao

Editado por Jorge Bento

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode dizer-me qual é o primeiro alimento que utiliza e o seguinte.

Olá,

Jorge Bento, na verdade que só respondi a pergunta do ferdimar como ele a fez, e não o processo todo de alimentação. 8)

 

Mas cá fica a continuidade do processo, eu só começo a dar outro tipo de alimentação aos 45 dias, 2 meses +- já que ao estarem acostumados a caçar a sua própria comida (artemia) não fazem muito caso de um novo alimento que não se movimenta e é muito desperdiçada, só em casos de estarem um ou dois dias sem artemia nesse caso a fome já obriga e pimba.

É uma receita simples a base de coração de boi, espinafres, cenoura, gelatina, alho e umas vitaminas.

 

 

Não é preciso desculpas nem há problema algum em participar no tópico ate é bom, já que com a tua experiência pode dar muitas dicas de criação a todos os que queiram tentar cria-los. Porque nunca é demais saber mais qualquer coisa. ;)

 

Vejo que com o processo que utilizas também tens tido bons resultados eu da maneira com que tenho tratado deles tenho baixas de aproximadamente 10% 15% em media, já tive uma criação de aproximadamente 200 que consegui que chegassem a idade adulta, já não tinha lugar onde por mais machos separados. :(:x-mas::lol:

 

Martinho.

Enjoy life today, because we don´t know what comes tomorrow

 

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Olá Filipe.

 

não sei de onde fostes a desenterrar este post :twisted: mas mal tenha um tempinho coloco algumas fotos dos aquarios para reprodução.

 

Martinho.

Enjoy life today, because we don´t know what comes tomorrow

 

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.