Móvel Para Aqua De 120


Recommended Posts

Boa tarde a todos.

 

Bem sei que existem n tópicos com construções de movéis para os nossos aquários, de modo que, deverão considerar este meu tópico apenas como mais um ou como mais uma ideia que pode vir a ajudar quem pretender criar o seu próprio móvel ficando bem mais barato que os das marcas reconhecidas.

 

Tudo começou pensado como iria ser o esqueleto do móvel, ou seja, a estrutura em ferro que iria suportar praticamente o peso total do aquário.

Lá pensei, desenhei e encomendei a um serralheiro que me fizesse a tal estrutura de ferro.

 

O resultado final foi este:

 

Pic_9205_3.jpg

 

Outras perspectivas:

 

Pic_9205_4.jpg

 

Pic_9205_6.jpg

 

Pic_9205_7.jpg

 

Para além de encomendar a estrutura de ferro pedi para que lhe fosse administrado o tratamento de metalização que impede que se enferruge (ou pelo menos é o que dizem).

Tive a felicidade de esta estrutura sair a custo zero, enfim, conhecimentos, mas fiquei a saber que o ferro mais o tratamento ficaria tudo por 165€.

 

Com este tratamento a estrutura adquire uma côr clara como a prata como podem ver na foto.

Pic_9205_5.jpg

 

E obtém uma textura algo rugosa, nada de preocupante.

 

A tarefa seguinte seria pintar a estrutura com uma tinta cinza escura. Primeiro tentei pintar com um spray de tinta para metais mas não resultou e não aconcelho a ninguém. Para além de se acabar num instante a rugosidade notou-se na mesma.

Eis uma foto já com alguma tinta do spray:

Pic_9205_9.jpg

 

Como podem ver pouco ou nada adiantou.

 

Decidi então comprar uma lata de tinta decente e com alguma robustez de modo a pintar a estrutura com a côr pretendida e disfarçar a rugosidade da estrutura.

 

Ainda não comecei pois estas alturas do ano, com festas de natal e passagens de ano deixam muito pouco tempo para avançar com este projectozito.

 

Assim que tiver novidades actualizarei o tópico, e claro, sempre acompanhado de fotos.

 

Agradeço, como é óbvio, comentários, críticas, sugestões, etc. Sem medo nem contemplações, digam de vossa justiça.

 

Cumpts

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

 

Podias ir acrescentando alguns aspectos construtivos, tipo:

 

- Medidas globais da estrutura

- Qual o tubo usado (medida)

- Ref. da tinta

- Tempos e custos

- etc.

 

Penso que a malta assim fica com uma ideia mais clara.

 

Espero por noticias

Ricardo

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Boas!

 

Podias ir acrescentando alguns aspectos construtivos, tipo:

 

- Medidas globais da estrutura

- Qual o tubo usado (medida)

- Ref. da tinta

- Tempos e custos

- etc.

 

Penso que a malta assim fica com uma ideia mais clara.

 

Espero por noticias

Ricardo

 

Boas

 

Medidas Globais da estrutura:

- Comprimento: 120 cm

- Altura: 75 cm

- Largura: 55 cm

 

Tubo Quadrado com 4 cm de lado e penso que entre 2 a 3 mm de espessura

 

Cumpts

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Fartei-me de estar com mariquices com a estrutura e com as pinturas. Acabei por revestir a estrutura com madeira (tom de cerejeira) a toda a sua volta com duas portas e uma divisória ao meio.

 

No lado esquerdo ficará o filtro e do lado direito 1 ou 2 prateleiras. Está a faltar o 'contraplacado' na parte de trás da estrutura e as ditas prateleiras.

 

Fica no entanto a promessa de fotos aos móvel e respectiva resposta neste tópico

 

Perto do fim de semana actualizarei/finalizarei este tópico com as últimas actualizações e fotos.

 

Cumpts

Ricardo Antunes

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

A parte da estrutura eu até sei desenhar e fazer, mas quanto à estrutura em madeira, não estou a ver montar as portas deslizantes e tudo o mais... realmente agradecia umas fotos e umas explicações.

 

Tank yu ! :D

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Idem, Idem, Aspas, Aspas, :2gunfire: , tambem estou curioso para ver esse revestimento em madeira, incluindo as portas e prateleiras, pode ser que assim me inspire e faça um igual.

 

Boas Ricardo,

 

A parte da estrutura eu até sei desenhar e fazer, mas quanto à estrutura em madeira, não estou a ver montar as portas deslizantes e tudo o mais... realmente agradecia umas fotos e umas explicações.

 

Tank yu ! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Pessoal.

 

Tal como prometido aqui ficam as fotos do móvel já feito à cerca de 2 semanas e que me demorou apenas uma a fazer.

 

Esta foto é da estrutura já pintada, ou seja, na altura em que eu decidi que andava a perder tempo com mariquices e resolvi revestir a estrutura com madeira.

 

Pic_9205_10.jpg

 

 

Aqui já tinha colocado o tampo superior e inferior bem como as madeiras laterais

 

Pic_9205_11.jpg

 

 

Nesta imagem conseguem perceber como prendi a madeira à estrutura de ferro, parafusos de 6 cm

 

Pic_9205_12.jpg

 

Pic_9205_13.jpg

 

 

Mais tarde lembrei-me de assinalar os locais de alguns parafusos

 

Pic_9205_15.jpg

 

Pic_9205_16.jpg

 

 

Outras perspectivas desta fase

 

Pic_9205_17.jpg

 

Pic_9205_18.jpg

 

 

E aqui já com as portas montadas

 

Pic_9205_19.jpg

 

Pic_9205_20.jpg

 

Pic_9205_21.jpg

 

Pic_9205_22.jpg

 

Outra perspectiva

 

Pic_9205_23.jpg

 

 

Só alguns promenores das portas e dividória do meio

 

Portas

 

Pic_9205_24.jpg

 

Pic_9205_25.jpg

 

Dividória

 

Pic_9205_26.jpg

 

Pic_9205_27.jpg

 

 

Para finalizar este móvel está apenas a faltar o contraplacado a trás e as duas prateleiras do lado direito.

 

Cumpts.

Editado por Ricardo Antunes

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

ficou impecável o móvel, os meus parabéns!

 

Mais ou menos por quanto te ficou todo o projecto?

 

Abraço

 

 

Bem eu tive a sorte de a estrutura em ferro me ficar a 0 €, mas vale a pena aproveitar qualquer conhecimento que se tenha para poupar mais uns euros.

 

Com as madeiras, parafusos, dobradiças e umas chapas que eu usei para a divisória gastei entre 150 a 200 €, também porque escolhi uma madeira robusta e com um acabamento todo cócó em tom de cerejeira.

Mas enfim, se tivesse pago também a estrutura deveria ter gasto na ordem dos 300/350 €, nunca esquecendo claro, que consegui um móvel bem mais fiável que os das marcas.

 

P.S. - Devo ter gasto cerca de 140 € em madeira, mas também fiquei com umas sobras consideráveis que ainda estou para pensar o que vou fazer daquilo (um delas será para as prateleiras).

 

Cumpts

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal.

 

Finalmente o móvel está finalizado, já coloquei o contraplacado e a as dias prateleiras no lado direito.

 

Seguem as fotos:

 

Pic_9205_28.jpg

 

Pic_9205_29.jpg

 

Perspectivas Frontais:

 

Pic_9205_30.jpg

 

Pic_9205_31.jpg

 

Agora é esperar pelo aquário...para o projecto Malawi's Rock Resort.

 

Cumpts

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns! Está Impecável!

Também estou a pensar em fazer um de 150 cm, cujo projecto já aqui coloquei.

É muito parecido com o que eu quero fazer, a diferença é que como o meu é maior, vai levar 4 portas, e estou a pensar fazer as uniões das madeiras à esquadria. Assim que começar ponho fotos das diversas fazes.

 

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
parabéns agora só falta vermos o efeito final com o aqua !!!!

eu também gostava de ter tanta habilidade nesse campo :morning:

um abraço ricardo santos

 

Olá Ricardo.

 

Desculpa lá o atraso na resposta mas tenho andado atarefado, o link com o aqua já está a rodar:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=59678

 

Cumpts

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...