O Fim Do Início...nano Reef...


Nuno Leite

Recommended Posts

Completamente, ao adicionares água do mar aumentas a densidade (salinidade) porque como disse o sea man, o que se evapora é só a água e fica o sal.

 

Nas TPA`S mudas 10 a 15% de água do aquário por água salgada seja ela do mar ou artificial (água de osmose + sal sintético) uma vez por semana, (eu geralmente mudo mais mas ainda estou a ver se compenssa ou não) claro que terão que ser semelhantes em relação as caracteristicas basicas, densidade, ph e kh.

 

A kalkwasser utilizas com o sistema "pinga-pinga"uma a duas vezes por semana durante a noite para compenssares a evaporação e manteres os niveis de calcio e KH.

 

Se o calcio está alto deixa de adicionar a calk e compenssa a evaporação só com água de osmose até baixar para niveis aceitaveis através do consumo dos corais ou efectua uma TPA com água do mar natural, o calcio das nossas águas geralmente é baixo.

 

Bom dia Marco F.

 

Obrigado pelas dicas, vou seguir o teu conselho...

estou a verificar que um/dois dos corais que possuo estão a caminhar para o "alem", deve ser por causa do calcio alto (suponho)...Os corais são se não erro a arcopora e outro da mesm família. Mas já estou preparado psicologicamente... bigsmile

 

O meu grande sonho seria mesmo efectuar um aqua de Reef, em Big dimensões...o projecto já está na minha mente...só falta esperar pelo ano certo para que se realize... Passa por preparar o local com tudo o necessário, desde dois paineis com dijuntores independentes com relógios incorpurados, duas torneiras no local e o pavimento devidamente preparado com ralo de esquamento para um eventual discuido....ambicioso não??!!!! é sempre Bom Sonhar, pois se o fizermos mais tarde acontece é só querermos....bigsmile:)

 

Um abraço....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Marco F.

...estou a verificar que um/dois dos corais que possuo estão a caminhar para o "alem", deve ser por causa do calcio alto (suponho)...Os corais são se não erro a arcopora e outro da mesm família. Mas já estou preparado psicologicamente... :snipersmile:

 

....ambicioso não??!!!! é sempre Bom Sonhar, pois se o fizermos mais tarde acontece é só querermos....banana rock:)

 

Olá Nuno!

 

Pessoalmente acho que o problema não esta relacionado com o calcio embora isso provoque desiquelibrios principalmente oa nivel do KH.

Desde que reparei no teu post verefiquei que o teu nano tem corais de elevada exigência a nivel alimentar, de calcio e circulação, de LUZ e de sencibilidade extrema a alterações da qualidade da água que eu não me atreveria a colocar no meu, não quero dizer com isto que não seja possivel teres sucesso mas se averiguares bem veras que para se conseguir manter a maioria dos corais duros (LPS e SPS) em nanos é necessário haver um rigor elevado.

Editado por Marco P Fonseca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno!

 

Pessoalmente acho que o problema não esta relacionado com o calcio embora isso provoque desiquelibrios principalmente oa nivel do KH.

Desde que reparei no teu post verefiquei que o teu nano tem corais de elevada exigência a nivel alimentar, de calcio e circulação, de LUZ e de sencibilidade extrema a alterações da qualidade da água que eu não me atreveria a colocar no meu, não quero dizer com isto que não seja possivel teres sucesso mas se averiguares bem veras que para se conseguir manter a maioria dos corais duros (LPS e SPS) em nanos é necessário haver um rigor elevado.

 

Sem dúvida que já reparei nesse pormenor...pelo que futuramente vou ser menos ambicioso quanto aos corais duros, pois a manutenção é como dizes, algo exigente...

Acho que estes estão condenados, mas os outros estão a comportar-se bem...

Visualizei os teus aqua’s e estão no seu melhor…visto já estares na “faculdade” em respeito aos Nanos e eu estar a entrar na “Primária/Secundária”, vou hoje tentar em casa descrever alguns dos produtos que possuo, para colocação no aquário e se te disponibilizares, solicitar-te ajuda quanto à colocação dos mesmos…afim de perceber se estou a efectuar a manutenção correcta…pois nas lojas nem sempre nos dão as indicações mais correctas…apesar de confiar na pessoa que me tem dado dicas, nada melhor que obter da parte de quem vive diariamente os nanos os melhores conselhos.

 

Abraços.

NL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida que já reparei nesse pormenor...pelo que futuramente vou ser menos ambicioso quanto aos corais duros, pois a manutenção é como dizes, algo exigente...

Acho que estes estão condenados, mas os outros estão a comportar-se bem...

Visualizei os teus aqua’s e estão no seu melhor…visto já estares na “faculdade” em respeito aos Nanos e eu estar a entrar na “Primária/Secundária”, vou hoje tentar em casa descrever alguns dos produtos que possuo, para colocação no aquário e se te disponibilizares, solicitar-te ajuda quanto à colocação dos mesmos…afim de perceber se estou a efectuar a manutenção correcta…pois nas lojas nem sempre nos dão as indicações mais correctas…apesar de confiar na pessoa que me tem dado dicas, nada melhor que obter da parte de quem vive diariamente os nanos os melhores conselhos.

 

Quanto à colocação da Kalk, face à tua experiência, quais as quantidades que recomendas?

 

Abraços.

NL

Editado por Nuno Leite
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno!

 

Em relação a kalk existem aqui no forum uma série de opiniões e exemplos já debatidos anteriormente mas no meu caso pessoal utilizo a kalkwasser 2 a 3 vezes por semana pingo a pingo somente durante a noite e quantidades que não ultrapassam o volume de uma garrafa de água das pequenas, assim evito picos de Ph como já me aconteceu que quase me dizimou todo o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno!

 

Em relação a kalk existem aqui no forum uma série de opiniões e exemplos já debatidos anteriormente mas no meu caso pessoal utilizo a kalkwasser 2 a 3 vezes por semana pingo a pingo somente durante a noite e quantidades que não ultrapassam o volume de uma garrafa de água das pequenas, assim evito picos de Ph como já me aconteceu que quase me dizimou todo o aquário.

 

Boas Marco P. Fonseca,

 

Obrigado, pela dica...hoje vou efectuar os testes ver como está a correr...perceber se está tudo estável...uma coisa estou certo algo não estava bem, não sei o quê pois nas medições andava tudo quase perfeito, à excepção do Cálcio que estava alto, digo isto porque os peixes palhaços tiveram um enterro digno...;(

 

Quanto a peixes por agora..não vou arriscar...mantenho os dois camarões e dois seres não recordo o nome, tipo estrelas, corpo da dimensão e feitio de uma moeda e com 4 longos "braços"...

 

Um abraço, vou dando novidades...

 

NL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

eu agora tenho reactor ligado a um osmoregulador. Esta constantemente a repor a agua que evapora.

 

Dantes tinha o pinga pinga e tentava por todos os dias, durante a noite a quantidade de agua evaporada durante o dia.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

eu agora tenho reactor ligado a um osmoregulador. Esta constantemente a repor a agua que evapora.

 

Dantes tinha o pinga pinga e tentava por todos os dias, durante a noite a quantidade de agua evaporada durante o dia.

 

abraço

 

Oi Luís Rodrigues,

 

E correu bem? sem stress?....

 

tentei ver algumas fotos do teu aqua, mas...não descobri ou nou soube ver.

 

Abraços.

NL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...mantenho os dois camarões e dois seres não recordo o nome, tipo estrelas, corpo da dimensão e feitio de uma moeda e com 4 longos "braços"...

 

São denominados por Ophiodermas ou em português corrente Ofiúres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São denominados por Ophiodermas ou em português corrente Ofiúres.

 

 

Perfeito mais uma para registar....

 

Isto é muito viciante, pior que... Dá vontade de passar logo para um GRANDE....

Tenho de tentar gerir tudo isto..não é facil...Trabalho, casa (mulher e putos) e Aquas... mas com gosto tudo se consegue....he he he....

 

Nesta minha iniciação aos Reef's e apesar de ter 3 anos de água quente, já reparei que os erros iniciais têm sido mais que muitos..BURRRRRRRRRRROOOOOOOOOO.

Já tinha desaprendido, pois o outro de 450L com dois Ehiem professional II, CO2, Luz (bloquiei) para filtragem matar...Sistema Osmose.... está tao OK que esqueço...peixes já com 3 anos sempre a crescer...

 

Como sou teimoso...vou mais tarde ou mais cedo chegar ao Reef com a mesma estabilidade...estando certo que irei despender uns EUROS como no outro, mas pelo menos, gozo a paisagem sem grandes contratempos....

 

Abraços.

NL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos,

 

Necessito da vossa ajuda:

 

Alguém sabe identificar os ovitos que aparecem nas fotos, transparentes e verdes!!!!!!

 

Pic_10811_16.jpg

 

Pic_10811_17.jpg

 

Outra questão:

 

No setup identifiquei as luzes que possuo, tenho todas a ligar às 18H e desligar às 24H...inicialmente estavam mais tempo mas verifiquei a criação de algas... Pergunto: se poder efectuar ligações distintas entre as brancas e a blue é favorável? Existe vantagens em ter as Blue ligada mais algum tempo e quanto?

 

+ Outra questão:

 

Quanto aos produtos que vou descrever, a utilização dos mesmos está a ser efectuada um cada dia por semana...está correcto ou as indicações que me deram na loja podem não ser as melhores?

 

a) Reef Life Strontium 2,5 ml - 3ª Feira;

b) Reef Life Trace 2,5ml - 4ª Feira;

c) Iodo Red Sea 2,5 ml - 5ª Feira;

d) Reef Evolution Combisan 2,5ml 6ª Feira;

 

Nota: recordo que estamos a falar de um Aqua de 60L.

 

Ainda outra questão:

 

Efectuei hoje novas análises.

 

Salinidade 1.022;

Temperatura 26º;

Kh 8 gotas;

PH 7,9;

NH 0,3;

NO2 0,3;

CA 500;

MG 1200

 

Tenho efectuado as TAP mas ainda tenho o CA alto banana rock

Aceito algumas criticas/opiniões ETC.

 

Nota: Os testes são efectuados pelas 22:15H (pode alterar alguma coisa por ser à noite???!!!)

 

Cump.

 

NL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rapidamente antes de ir dormir

 

Tens a luzes ligadas pouco tempo. No minimo 8 horas. As actinicas podem ligar primeiro para o "embate" da luz nos peixes e corais seja menor.

 

Porque raios precisas tu de tanta tralha no aquario???

 

O dinheiro que deste nesses produtos, se gastasses em TPA´s ganhavas mais.

 

Não mediste a dureza, mas aposto que está baixa. O PH tambem ta baixo. Tens um desiquilibrio que aposto que foi causado por algum desses produtos.

 

TPA´s, é o melhor que podes fazer e Kalk. A minha sugestão é que a manutenção do teu aqua seja so TPA´s e adicionar a agua de reposição com Kalk, mais nada.

 

Os ovitos são algas.

 

Já agora, o meu aquario..

 

Amanha conversamos melhor

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rapidamente antes de ir dormir

 

Tens a luzes ligadas pouco tempo. No minimo 8 horas. As actinicas podem ligar primeiro para o "embate" da luz nos peixes e corais seja menor.

 

Porque raios precisas tu de tanta tralha no aquario???

 

O dinheiro que deste nesses produtos, se gastasses em TPA´s ganhavas mais.

 

Não mediste a dureza, mas aposto que está baixa. O PH tambem ta baixo. Tens um desiquilibrio que aposto que foi causado por algum desses produtos.

 

TPA´s, é o melhor que podes fazer e Kalk. A minha sugestão é que a manutenção do teu aqua seja so TPA´s e adicionar a agua de reposição com Kalk, mais nada.

 

Os ovitos são algas.

 

Já agora, o meu aquario..

 

Amanha conversamos melhor

Abraço

 

Oi Luís

 

Quanto às luzes o que aconselhas em termos horários: A actinica ligar às 15H e as restantes às 16H e ambas a desligar Às 24H?

 

Quanto à dureza KH está em 9 gotas o interválo aconselhável é entre as 7 e 10.

 

Algas!!!.probelemas????

 

Abraços.

 

NL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Luís

 

Quanto às luzes o que aconselhas em termos horários: A actinica ligar às 15H e as restantes às 16H e ambas a desligar Às 24H?

 

Quanto à dureza KH está em 9 gotas o interválo aconselhável é entre as 7 e 10.

 

Algas!!!.probelemas????

 

Abraços.

 

NL

 

Sim problemas especialmente porque é uma alga chata e que se propaga bastante se não for controlada. O nome dessa dita é Valonia sp.

 

Um desafio de manter um nano-reef é precisamente o controlo quase diário dos parâmetros, porque qualquer alteração brusca é normalmente sinal de desastre. Eu também comecei com um nano mas rapidamente me rendi aos encantos de uma coisa maior.

 

Aqui ficam os links dos meus aquários para dares também uma espreitadela.

 

Nano Reef 54L

 

Destino 450

 

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.