Ramirezis - Serão Um Casal? (actualização)


rapsantos

Recommended Posts

Sei que não é fácil responder a esta pergunta, mas mesmo assim gostaria de ouvir as vossas opiniões.

Adicionei estes dois Rams ao aqua há uma semana e parece que eles gostaram bastante do novo lar, uma vez que estão a comer desde o primeiro dia e as cores estão a ficar cada vez mais vivas! O vendedor não me deu garantias de que seriam um casal (por serem bem jovens), mas mesmo assim eu arrisquei...

 

Aqui ficam fotos do suposto macho, que nada por todo o aqua e é mais exibicionista. Às vezes parece que está a posar para a foto:

 

IMG_1218_Small.jpg

 

IMG_1215_Small.jpg

 

A suposta fêmea é mais irrequieta e não consegui fotos tão boas, mas a barriguinha cor de rosa é bem visível.

 

IMG_1224_Small.jpg

 

IMG_1225_Small.jpg

 

Ao nível do comportamento o suposto macho costuma fazer umas corridas atrás da suposta fêmea, dando-lhe uns pequenos toques. Ela prefere andar por dentro do tronco e não se exibe tanto. Ele gosta de vir até ao vidro, de encontro ao meu dedo com um ar provocador! Às vezes é possível vê-los juntos a nadar pelo aqua.

 

 

 

Terei eu tido sorte e serão um macho e uma fêmea? Agradeço os vossos comentários e opiniões.

Editado por rapsantos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, "rapsantos",

 

Parecem ser um casal, mas às vezes, mesmo sendo macho e fêmea, como parecem, podem não formar casal...

Nada como dar tempo ao tempo, e esperar por criações :) ...

Boa sorte para os "piquenos".

 

Fica bem.

Jorge Rodrigues

 

“Para os erros alheios temos os olhos de um lince; para os nossos próprios, os olhos de uma toupeira”

“Uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos”

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente vou ter que dar tempo ao tempo para ver como as coisas correm...

Sobre o facto do suposto macho estar magrinho, estou a alimentá-los com DuplaRin M. Eles parecem gostar, mas mesmo assim o que vocês me recomendam para uma dieta mais rica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor forma de ver se é casal é esperar realmente pela criação(suposta postura e fertilização)

Eu aos meus dou comida viva e adoram como por exemplo artémia e vermes de grindal,mas comida congelada também aceitam muito bem

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que tens ai, provavelmente, um casal.

Pois já li algures que as fêmeas têm "manchas brilhantes" dentro da "mancha negra" lateral.

Enfim, mais tarde confirmarás, com as possíveis posturas e/ou comportamentos.

Cumps,

 

Zé Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos,

 

bem desculpas descordar de todos, mas pra mim são duas fêmeas. Na segunda foto não dá pra ver direito, mas as outra demonstram ser fêmeas. Uma característica que dá a diferença do macho são as pontas na dorsal e a fêmea apresenta aquela coloração rosada na barriga. Verifique se elas disputam territórios e se uma está meio acoada, caso sim, você tem duas belas senhoritas...

 

abraços, trate de conseguir um macho e retire uma fêmea, se não terá brigas!

 

;)

Editado por dansoler
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá rapsantos,

 

Para começar tenho a dizer-te varias coisas...

 

a primeira e que não te preocupes se eles são um casal ou não isto porque neste momento não estão ainda adptados ao teu aquario e a coloração deles não esta no ideal estão esbranquiçados e precisam imenso de engordar...alem do mais ainda são novos para conseguir destinguir-se o macho da femea.

 

Aqui ficam as minhas sugestões primeiro da-lhes uma alimentação variada ate conseguires engordar mas de forma saudavel e deixa-los crescer...e so depois começa a pensar se realmente são então um casal.

 

Faço votos que sejam e que consigas ter muitos alevins ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais nada obrigado a todos pelas respostas! Sobre se formam um casal ou não, logo se vê... A minha pergunta original é só por curiosidade e para evitar baixas, no caso de serem dois machos. Passei a alternar o DuplaRin M com Artémia congelada e já dá para ver umas barriguinhas a crescer! ;) Quando estiverem mais gordinhos, tirarei mais fotos e ponho aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu aposto todas as minhas fichas que são mesmo um casal! A coloração deles é infalível, a barriga rosada é a principal característica da fêmea e o macho, apresenta a parte dianteira do corpo, incluindo a cabeça, bastante amarelada. Fora isso, já é possível distinguir também pelo formato do corpo, mais alongado e pontiagudo no macho (que tende a ser mais magro naturalmente) do que a fêmea, que tem o corpo mais roliço e arredondado!

 

Embora os machos sejam mais magros como já disse, esses peixes são muito suceptíveis à parasitoses do trato gastrointestinal, como barriga seca (ou tuberculose), por exemplo, por isso, certifique-se de que ele esteja realmente se alimentando bem, e fique atento às suas fezes, que devem apresentar coloração semelhante à dos alimentos e soltar-se fácilmente do corpo. Fezes esbranquiçadas e que ficam muito tempo ligadas ao peixe indicam presença de patógenos!

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rodrigo, eu também estou cada vez mais convencido de que são um macho e uma fêmea e parece que se estão a entender... Volta e meia fazem a espécie de uma bailado em que andam aos circulos, um junto ao outro. De vez em quando também há umas perseguições em que o macho corre atrás da fêmea. De qualquer maneira, passei por cá para vos mostrar umas fotos novas... Em que já dá para notar a diferença que a Artémia congelada está a fazer na alimentação!

 

"Sr. Ramirezi"

IMG_1270_Small.jpg

 

"D. Ramireza"

IMG_1267_Small.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito giros eu também vo tentar fazer criação de ramirezisos unicos peixes que la vo ter são 3 coridoras albinas uns quantos neons e 2 casais de ramirezis o talves so um ainda n sei ao certo mas vai dando noticias se houver alguma posturazita :crazyeyes: banana rock

cumps :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Conforme o tempo passa as diferenças entre os dois notam-se cada vez mais e por isso passei por aqui para vos mostrar umas fotos mais recentes:

 

O macho "vaidoso"

IMG_1438_Small.jpg

 

O casal

 

IMG_1439_Small.jpg

 

Para além das diferenças nas barbatanas, na cor da barriga e etc, é normal a diferença no tamanho entre um macho e uma fêmea?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Do pouco que eu percebo, são mesmo um casal.

 

E estão com muito melhor ar.

 

Eu agora vou mandar-me para os kribs. Depois deles serão uns ramires...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

De facto, são macho e fêmea, disso não há dúvidas! :crazyeyes:

 

Agora, quanto a serem casal, é como diz o Tiago; só mesmo quando saírem daí posturas viáveis é que se podem considerar casal.

 

Nota-se bem o desenvolvimento dos peixes desde as primeiras fotos, principalmente do macho, que ganhou mais corpo e barbatanas. Nota-se também no desenvolvimento anormal destas; não no sentido de que algo de mal se passa com o peixe mas no sentido em que possui genes que codificam para um maior desenvolvimento das barbatanas. São quase de certeza Ramirezis " long fin" e foram selectivamente criados com a finalidade de mostrarem essa característica fenotipicamente. Pessoalmente, não gosto, pois já foge muito ao espécime selvagem, mas isto já é uma questão de gostos.

 

Noto que algumas barbatanas continuam ratadas. Será algum peixe ou problema bacteriano? Tem atenção a isso e alimenta-os o melhor que puderes, as vezes que puderes, para se manterem saudáveis e com as defesas eficientes.

 

Quanto à diferença de tamanho entre macho e fêmea, sim, é normal.

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais