Iluminaçao


dj_dmt

Recommended Posts

Ola.

estava a pensar em aumentar a iluminaçao para o meu aqua e surgiu me um problema.

Keria usar lampadas pll(axo eu k é isto),mas so encontro no maximo com 4000K(ja pesquisei e pelo que vi,esta favorece o aparecimento de algas)e ha outra coisa;os lumens.a dita lampada k vi tinha 4000K e se nao estou em erro 6000LUMens.

Onde é k posso arranjar lampadas pll com mais K?

Esta k vi dá?

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

estava a pensar em aumentar a iluminaçao para o meu aqua e surgiu me um problema.

Keria usar lampadas pll(axo eu k é isto),mas so encontro no maximo com 4000K(ja pesquisei e pelo que vi,esta favorece o aparecimento de algas)e ha outra coisa;os lumens.a dita lampada k vi tinha 4000K e se nao estou em erro 6000LUMens.

Onde é k posso arranjar lampadas pll com mais K?

Esta k vi dá?

 

obrigado

 

 

eu tenho duas de 4000k e nao tenho algas :D

 

passa la em baixo na aquaeden que há la de 6500k

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sim, o silver_fox tem razão... não são as lâmpadas que causam mais ou menos algas, mas sim os nutrientes que se encontram na água que as plantas não conseguem absorver. Óbvio que há lâmpadas mais eficientes no que se refere às plantas consumirem a um ritmo maior para a mesma quantidade de luz emitida.

Até se pode ter plantas com lâmpadas amarelas, o senão é que consomem muito menos nutrientes que com outras lâmpadas.

 

Quanto a lâmpadas PLL com outros espectros, qualquer loja de iluminação te vende isso. O problema é que na maior parte delas tens que as comprar à caixa (10 ou 25 lâmpadas). Venda a avulso, raras são as casas que as vendem. Em Lisboa há algumas que as vendem: "Casa das Lâmpadas", "Hermann and Biener" entre outras.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora Luís, eu tenho um plantado, achas que seria mais benefico ter duas de 6500k em vez das de 4000k?

 

estas lampadas estavam ca por casa por isso foram as que vieram, mas se compensar meto de 6500

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Clica na 1ª foto da minha assinatura, tens aí um aquário com duas lampadas PLL de 4.000k até à data não tive qualquer problema provocado por elas.

 

Nos patrocinadores do forum tens lá quem venda lamapadas com o outros expectros à unidade, pelo menos o Aquaeden, outros também devem ter.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao vou continuar com elas ate ver :mrgreen:

 

so pus esta questao porque as plantas parecem crescer menos, mas talvez seja por terem mais luz e nao necessitarem de crescer em altura

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

À pouco não referí, mas essas lampadas não convém serem as únicas, elas têem de estar em conjunto com outras de outros espectros, preferencialmente de 10.000k ou mais.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais