Watts Por Litro


alruca

Recommended Posts

Oi, eu tenho lido as FAQ, e tento-me informar, eu queria ter um plantado, sei que o minimo de W por litro é 0,5 , e agora queria saber qual o ideal, quantos W por litro devo ter para sustentar bem um plantado?

 

Abraço

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Permitam-me discordar um pouco... mas o factor mais importante para determinarmos a luz que devemos utilizar no nosso aquário, é as plantas que desejamos manter.

 

A partir daí, é que se escolhe a potência/iluminação.

 

Mas em todo o caso, os valores apontados para aquários entre os 50-150 litros, parecem-me os ideais para a grande maioria das plantas (mesmo as exigentes).

Eu gosto de trabalhar com razões maiores que 1, mas isso é porque eu sou maluco :twisted: Felizmente, há "regras" que podem ser contornadas e mesmo uma variação significativa na razão watt/litro não traz grandes problemas. Quero com isto dizer, que as coisas continuam fazíveis, mas como é óbvio, daí advém um ajuste em termos de fertilização e injecção de CO2.

 

Não chateio mais.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais