kalkwasser


Quazar1

Recommended Posts

Boas pessoal

 

Queria pedir-vos uma opiniao/conselho acerca dos meus valores de calcio vs dkh. Os valores de calcio rondam 540-620 ppm e de dkh 3-4.

 

Historial do aqua:

- No dia 01.07 comecei a encher o aqua, e procedi a utilizaçao de kalk. Apos ter usado uma quantidade algo estranha ( >10lde kalk) sem ter visto alteraçoes no pH, utilizei outro indicador( pH do do aqua estava a +-9 :D ). Assim fiquei a saber que existem indicadores que nao indicam o pH de agua salgado.

- para corrigir o pH tive a ideia de usar vinagre ( ideia infeliz), pH ficou corrigido mas o calcio continuava no aqua.

- entretanto comecei a adicionar Rv apartir do dia 2.9 de forma espaçada ate ao dia de hoje( a quantidade de rv total, é de +-15Kg).

-Desde o dia 1.9 que nao uso kalk

 

Bem depois da odisseia do vinagre optei dar tempo ao tempo para ver se os valores de calcio desciam e de kH aumentava( entretanto passou-se um mes com Tpa de +-20L) mas o meu problema mantem-se.

Reponho agua ao aqua a meio ( +-) do fotoperiodo ( evaporaçao diaria de cerca +-2L/dia) a +-4gotas por segundo.

 

Dado eu ter tido aquela experiencia com o vinagre fiquei muito reticente a utilizaçao de quimicos que nao sejam kalk ou sal. Devo dar mais tempo e ver o que acontece ou devo utilizar carbonato de sodio ( ok sodio= potencial desequilibrio ionico). E de notar que apos uma Tpa o calcio desce mas ao fim de 2-3 volta aos valores " altos".

Ponho a hipotese de utlizaçao de carbonato de sodio para evitar que o calcio me volte para os valores de +-600ppm.

 

Alguem me ajude, s.f.f.

 

Obrigado

Ze

" Uma opinião tem o peso da mesma"

Setup em http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...21&start=25

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os valores de calcio rondam 540-620 ppm e de dkh 3-4

O cálcio e pH altos precipitaram a alcalinidade.

Com as mudas de água dificilmente chegas lá porque terias de mudar MUITAS vezes.

O ideal é um buffer ou produto à base de bicarbonato de sódio. O que vai fazer é aumentar oo KH ao mesmo tempo que precipita o cálcio.

Pára com a kalk e vai colocando bicarbonato de cálcio. O KH vai subindo e o cálcio descendo. Quando tiverem nos seguintes intervalos podes parar com o bicarbonato de sódio e reiniciar a dosagem de kalk de forma MODERADA e gota-a-gota:

cálcio: 380 a 450 mg/l

Alcalinidade: 8 a 11ºdKH

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes demais obrigado :D

 

O cálcio e pH altos precipitaram a alcalinidade

O pH mais alto que eu alguma vez tenha detectado ate hoje foi de 8.3.

 

O ideal é um buffer ou produto à base de bicarbonato de sódio.

 

Vou seguir entao logo que possivel, com adiçao de um buffer (bicarbonato de sodio).

Vou experimentar aumentar a alcalinidade em 1-2ºdKH. E se a mesma se manter estavel durante (1-2) meses proceder a um novo aumento. O compasso de espera seria para diluir o efeito do sodio.

Acha boa ideia?

 

Obrigado

 

Ze

" Uma opinião tem o peso da mesma"

Setup em http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...21&start=25

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pH mais alto que eu alguma vez tenha detectado ate hoje foi de 8.3.
Bastam picos de pH apenas no momento da dosagem da kalk (dosagens mal feitas) para ocorrer precipitação de carbonato de cálcio.
E se a mesma se manter estavel durante (1-2) meses proceder a um novo aumento. O compasso de espera seria para diluir o efeito do sodio.  

Acha boa ideia?

Um dia é o suficiente para ver os resultados :D

Convém é dosear durante vários dias e não tudo de uma só vez.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já alguém tentou medir a concentração de cálcio (com diluição) na solução de kalk que se adiciona aos aquários?

 

Eu já teste medir, mas apenas juntando 30 litros de água de osmose àquele resto de kalk que fica no jerican.

 

O calcio parei nos 500 e tal e ainda faltavam muuuuuuuitas gotas

O KH parei nos 21ºDKH e ainda estava beeeeeeeem azul.

 

A ideia com que fiquei é que gastaria os dois testes e não conseguiria saber o resultado final... :shock:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Estive a reler a discussão e gostaria de saber se os meus carissímos oponentes ainda hoje mantêm a sua opinião tal e qual ou já dão agora mais um bocadinho de razão aqui ao Rui, qunado defende que um reactor de calcio e um reactor de Kalkwasser não fazem exactamente a mesma coisa em termos de alcalinidade e pH, tal com eu defendi, mas sim complementam-se e é por isso que eu e muita gente os usa em simultâneo.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou já dão agora mais um bocadinho de razão aqui ao Rui

 

Eu não, nem que seja só para ser do contra.... :)

 

Quanto ao fazerem o mesmo ou não relativamente ao pH e alcalinidade, depende de muitas variáveis.

Se pegarmos em dois aquários de teste exactamente iguais, com o mesmo volume, montados ao mesmo tempo, com o mesmo numero de animais consumidores de carbonatos, em suma com as mesmas necessidades de carbonatos e de estabilidade de pH, não tenho dúvidas que o reactor de cálcio bate o de kalk aos pontos, isto se estivermos a falar em aquários "grandes" e com muitas necessidades de cácio e carbonatos.

Em aquários menores esta diferença esbate-se e pode até inverter-se a favor do reactor de kalk. Num aquário pequeno, um reactor de cálcio menos "afinável" pode facilmente baixar o pH do aquário rapidamente. Por outro lado, no mesmo aquário a utilização de hc mesmo sem recurso a um reactor acaba por ser muito mais benéfica relativamente às quedas de pH.

 

Na minha opinião, em aquários maiores um reactor de cálcio bem dimensionado só por si é suficiente para mantêr os níveis de pH estáveis e os de carbonatos elevados, garantindo assim um bom crescimento dos corais. A utilização de hc em simultâneo só se justifica quando se verifica uma queda de pH provocada pelo reactor de cálcio e quando se quer aumentar a concentração de iões cálcio na água.

A utilização de um reactor de cálcio com um controlador de pH minimiza o efeito do excesso de CO2 na água prevenindo uma queda do pH. Do mesmo modo a utilização de hc com um sistema de injecção de CO2 controlado pelo valor de pH aliada a uma grande taxa de evaporação, mantêm o pH a níveis semelhantes aos dos recifes naturais e até pode ser suficiente em termos de necessidades de cálcio e carbonatos, mas isto claro está dependente do consumo no aquário.

Em resumo um reactor de cálcio bem dimensionado é suficiente para mantêr os níveis de calcio e carbonatos em níveis óptimos mas com uma ligeira queda do pH, enquanto que um de kalk pode não ser suficiente.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alkalinity. The degree to which a solution maintains its pH when acid is added is the alkalinity of the solution. Related terms used in reference to aquariums, are "carbonate hardness," and its German equivalent, "KH." In practice, these terms are used interchangeably, but in reality total alkalinity in seawater is slightly higher than carbonate hardness.  This is because the latter is a measure of only the contribution of carbonate (CO3-2) and bicarbonate (HCO3-) to total alkalinity. Various other negatively charged ions, such as borate (BO33-) and hydroxides (OH-) contribute to the total.

 

Alkalinity is measured in milliequivalents per liter (meq/l). To understand the derivation of this term, and to better understand the concept of alkalinity, it is important to consider the neutralization reaction.  The general formula for a neutralization reaction is written as follows:   H+ + OH- ---> H2O

Note that identical amounts, equivalent amounts, of both hydrogen and hydroxide ions are involved. Different chemical compounds will yield up different amounts of ions when dissolved in water.

in http://saltaquarium.about.com/gi/dynamic/o...o%255Fchem1.htm

 

Como podemos perceber do texto existe uma diferença entre alcalinidade e kH . Logo o Kalkwasser não aumenta o kH mas sim a alcalinidade como eu referi ,porque aumenta os iões OH- . Logo a alcalinidade sobe porque resulta da soma do kH com os iões OH- e mais alguns carregados negativamente.

O reactor de cálcio de facto aumenta o kH porque aumenta os carbonatos.

 

 

Em resumo um reactor de cálcio bem dimensionado é suficiente para mantêr os níveis de calcio e carbonatos em níveis óptimos mas com uma ligeira queda do pH, enquanto que um de kalk pode não ser suficiente

Exactamente!!!

Bem Alexandre se isto é discordar , quero sempre que discordem de mim assim. O que eu que eu disse de diferente.

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem, cá entro eu outra vez. :?

Como podemos perceber do texto existe uma diferença entre alcalinidade e kH . Logo o Kalkwasser não aumenta o kH mas sim a alcalinidade como eu referi ,porque aumenta os iões OH- . Logo a alcalinidade sobe porque resulta da soma do kH com os iões OH- e mais alguns carregados negativamente.  

O reactor de cálcio de facto aumenta o kH porque aumenta os carbonatos.

Percebi a tua lógica, mas a kalkwasser também eleva o nível de carbonatos, embora a um ritmo significativamente inferior que um reactor de cálcio, tal como é menos eficiente a elevar o cálcio.

Depois dos meus problemas de precipitação de CaCO3 por ter os reactores de kalkwasser e de cálcio a funcionar em simultâneo, tive bastantes meses só com o reactor de cálcio. Ultimamente tenho tido o pH por volta de 7,95 (motivado pelo CO2 do reactor de cálcio e pelo aumento de CO2 atmosférico). Resolvi agora voltar a ligar o reactor de kalkwasser e utilizá-lo moderadamente, só para equilibrar mais o pH. O pH já anda em cerca de 8,15. Se voltar a precipitação acabo logo com a kalkwasser.

 

Utilizar só a kalkwasser no meu aquário é que não faço porque tanto o Ca como o KH caiem por aí abaixo (não é só o KH que cai; caiem os 2 equilibradamente).

A teoria (e muitos reefers) diz que kalk e reactor de cálcio podem ser utilizados em simultâneo, o reactor de cálcio para manutenção de Ca e KH e a kalk para compensar as descidas de pH provocadas pelo CO2 do reactor de cálcio. Acontece que no meu caso a mistura não deu muito bom resultado há uns tempos atrás.

Abraços,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 anos depois...

ola sou maçarico na materia ja tive uma decessao muito grande com o meu 1º reef. Mas quem gosta gosta e resolvi avançar a serio com novo reef de profissional montado por empresa especializada com tudo a que um bom reef tem direito. Gostaria de pedir informacao mais detalhada sobre se e bom ou mau começar ja com reator de calcio +co2 e de kalwasser de inicio. Como so vou intruduzir corais moles daqui a um tempo e duros daqui por uns meses agrqdecia explicaçao sobre a materia. UM ABRAÇO E OBRIDADO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais