Ph9.0!!!


a.ribeiro

Recommended Posts

Vivam,sou um novato e este é o meu 1º tópico.E é assim:Instalei a 2 semanas o meu aqua de 120L ainda s/plantas,2 troncos mopani,areão,e está a funcionar com um filtro externo eheim e outro interno,vai para 2 semanas,tenho ainda la dentro 3 conchitas.Agora o problema é que ao medir(texte das palhetas de 5 em 1)o KH=40 e PH=9.0 :roll: .Meço á saida da torneira...a mesma coisa.Pergunta:Pretendendo um comunitário do tipo amazónico(PH ideal 7)alguma sugestão? E ainda estive numa loja para comprar plantas o que me avisaram logo que com esse PH estoiravam numa semana.Esta treta do PH esta a por me doido!!!Desde ja obrigado e desculpem este testamento todo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente com pH a 9.0 é impossivel o que pretendes, exprimenta colocar turfa no filtro para baixar o valor do pH. Esse testes são práticos mas quanto a mim pouco eficazes, não digo que esses valores não sejam os correctos mas nunca fiando... :roll: Se puderes exprimenta o teste de ph da nutrafin por ex.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas:

Não podes medir o pH à saída da torneira: tem muitos gases dissolvidos, que alteram o valor da leitura...

 

Coloca num copo, e espera um ou dois dias. Se colocares uma pedra difusora a fazer alguma agitação, ainda melhor! E mede depois.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tira as conchas do aquário, aumentam-te o pH e não fazem parte do biotipo amazónico... que tipo de areao tens ? exprimenta tirar umas pedrinhas secá-las e fazer o teste do vinagre a ver se faz bolhinhas, se fizer é porque é calcário e é ele que está a aumentar-te o pH

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e esses testes das palhetas são pouco fiáveis.

compra uns melhorzitos ou então leva uma amostra da água à loja para estes medirem o pH

 

zx-9r, as lojas de aquariofilia costumam fazer isso? Posso levar uma amostra e eles fazem-lhe os testes?

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas:

Não podes medir o pH à saída da torneira: tem muitos gases dissolvidos, que alteram o valor da leitura...

Coloca num copo, e espera um ou dois dias. Se colocares uma pedra difusora a fazer alguma agitação, ainda melhor! E mede depois.

 

 

Desculpa, mas não concordo. Quanto mais agitadas as aguas são, e quanto mais tempo elas estão expostas ao CO2 e O2 atmosféricos, menor (dentro de determinados limites, claro) será o seu pH.

Assim é que ele vai estar a falsear os resultados, à grande!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

para baixares o teu Ph sempre tens a ipotece de colocar TURFA no filtro , arranjar um TRONCO ou RAIZES de OLIVEIRA e colocar no aquario , utilizares CO2 ( se tiveres plantas ) e sempre podes fazer mestura por fim com agua engarrafada tipo do luso etc etc

eu compro por semana 10litros e gasto 1.50€ para uma TPA semanal o que no teu caso e um pouco mais mas metes meio meio metade da torneira a outra metade engarrafada love you

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Se a tua aqua da torneira é assim tão calcaria e com pH tão alto, porque em vez de montares um amazónico(com essa agua nunca vais ter amazónico em condições), porque não montas antes um aqua do Tanganyka? Ou então de “vivíparos” de aguas duras e alcalinas? Quanto a plantas, as valiscnérias gostam de aguas calcarias…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de tentares fazeres alguma coisa para baixar o PH, confirma a fiabilidade dos textes.

 

Compra uma garrafa de agua mineral (caramulo , luso Etc), geralmente estas trazem no rotulo os valores de ph, nitritos, nitratos etc.Texta a agua da garrafa e compara os resultados.

Se os texte estiverem correctos das dua uma ou baixas o ph (trncos turfa co2 etc) ou então dedica-te a criar ciclideos africanos (num aquario maior claro)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A agua da minha zona tb é muito calcária.....

Ph elevado e GH de 16... Não chega a esses valores....

Esses valores penso serem atingido entre Santarém e Fátima.

Tira as conchas e verifica o areão.... Depois acho mesmo que o melhor seria dedicares-te ao peixes de aguas duras... Tanganikas.

Abraço

 

Valter

 

PS - Mesmo assim acho que um escalar habituado se reproduz nessa agua :crazyeyes:

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, mas não concordo. Quanto mais agitadas as aguas são, e quanto mais tempo elas estão expostas ao CO2 e O2 atmosféricos, menor (dentro de determinados limites, claro) será o seu pH.

Assim é que ele vai estar a falsear os resultados, à grande!

 

Boas!

 

A não ser que não tenha percebido bem o que escreveste:

Mas num aquário, a água não vai ser precisamente agitada e exposta a CO2 e O2?

Se queres saber o efeito real da água da torneira no aquário, tens de a agitar e promover trocas gasosas antes de medir o pH... Isso é que é "desfalsear" :crazyeyes: os resultados.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

A não ser que não tenha percebido bem o que escreveste:

Mas num aquário, a água não vai ser precisamente agitada e exposta a CO2 e O2?

Se queres saber o efeito real da água da torneira no aquário, tens de a agitar e promover trocas gasosas antes de medir o pH... Isso é que é "desfalsear" :crazyeyes: os resultados.

 

 

..Bem visto!!

De facto o que eu tinha dito só se aplicava se ele quisesse saber ao certo o que lhe estava a sair da torneira; mas como o que lhe interessa é como ela se irá "comportar" no aquário o que eu disse era...escusado :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK.Obrigado Amigos,como sou teimoso,acho que vou tentar compensar o Ph com algo para o baixar(inclusive quimicos),pois acho que para pôr Cíclideos Africanos as condiçôes que já criei ñ são as melhores(incluive a dimensão do aquá).P'lo efeito tampão ser alto tb(KH) julgo que se tentar compensar o Ph,ele se irá manter. CORRECTO?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK.Obrigado Amigos,como sou teimoso,acho que vou tentar compensar o Ph com algo para o baixar(inclusive quimicos),pois acho que para pôr Cíclideos Africanos as condiçôes que já criei ñ são as melhores(incluive a dimensão do aquá).P'lo efeito tampão ser alto tb(KH) julgo que se tentar compensar o Ph,ele se irá manter. CORRECTO?

Acho que vais concluir que o PH é mais teimoso que tu.

Se o teu kh é realmente 40, tens um longo e penoso caminho pela frente a tentares alterar o ph.

 

Para teres uma ideia, na zona onde vivo o ph sai a 8 com kh a 12. Tive em tempos um aquário onde tinha 3 troncos, co2 e turfa no filtro. Supostamente coisas que fariam baixar o ph. Sebes que ph media? 8! o kh descia de 12 para 9/10 e nada mais.

 

O facto de teres um kh elevado significa que tens um tampão elevado, ou seja para baixares o ph só destruindo a capacidade tampão e uma vez o tampão destruído o ph torna-se instável.

Se queres realmente um ph mais baixo diria para usares uma das seguintes:

 

-água de outra proveniência (fonte, engarrafada, furo, poço,...)

-Usar ácido

-Usar um aparelho de osmose

 

Quanto a mim a alternativa melhor é mesmo renderes-te às evidencias e seguir para ciclideos africanos do tanganika (para malawi essa água tem ph elevado demais)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok,Obrigado pla explicação.E se eu utilizar agua de garrafão(luso ou outra)na íntegra?Será possivel manter um aquário com essa agua?ou se adiçionar um ácido(neste caso ácido clorídrico) que implicações terá?Mais uma vez Bem Hajam á vossa disponibilidade para ajudar nas minhas dúvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok,Obrigado pla explicação.E se eu utilizar agua de garrafão(luso ou outra)na íntegra?Será possivel manter um aquário com essa agua?ou se adiçionar um ácido(neste caso ácido clorídrico) que implicações terá?Mais uma vez Bem Hajam á vossa disponibilidade para ajudar nas minhas dúvidas.

É possível manter um aquário a água engarrafada... resta é saber se os custos associados compensam, afinal de contas a água engarrafada ainda é carota.

Adicionar ácido irá baixar drasticamente os valores de ph e kh. As implicações são mais o cuidado que tens de ter a manusear os ácidos e o facto de teres sempre que manter um bidon com água já preparada para quando quiseres fazer TPA's.

 

Eu a ti, e uma vez que estás mesmo a considerar a hipótese de amazónicos, pensaria em talvez adquirir um sistema de purificação e descalcificação de águas para tua casa. Tanto calcário lixa-te as canalizações, máquinas, sistemas de aquecimento central, esquentadores, etc.

Editado por Nuno Antunes

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse Kh de 40 não vais conseguir baixar isso. Podias tentar turfa mas só com um camião conseguias baixar esse ph pois o teu efeito tampão é muito alto. Podes começar como alguem já disse por tirar essas conchas daí. Esse areão é de que origem? Aragonite? Será de Coral?

Experimenta também usar outros testes.

Não uses ácidos, vais ter variacoes de ph constantes e é mau para os peixes, vais ter que passar a vida a medir e a afinar.

Solução para Kh=40? Só se for agua de osmose mas fica caro ainda acho, eu nunca usei. Ou então agua de garrafão mas também fica caro. A hipotese mais viável que te vai ajudar a baixar esse ph e o Kh é mesmo a do Nuno Antunes, o sistema que ele falou pode resolver o problema tanto do aquario como das canalizações.

 

Abraços

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivam,os textes correspondem e esta fora de questão,pois ja verifiquei com outro produto...bom!depois de tudo isto nem sei o que fazer.Rocha la pra dentro e coclídeos africanos(qdo ja esta td extruturado de outra forma) ou...sei la o quê mais.As hipóteses são poucas.Já ponderei um equipamento osmóse,será que resolve???existirá só em termos mais restritos para aquário sem ser para uso geral na casa?se sim onde posso adquirir de uma forma mais económica?Mais uma vez Bem Hajam e Obrigado Por Partilharem A Vossa Preçiósa Experiençia.(já agora a minha zona é sines)

Editado por a.ribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já ponderei um equipamento osmóse,será que resolve???existirá só em termos mais restritos para aquário sem ser para uso geral na casa?se sim onde posso adquirir de uma forma mais económica?Mais uma vez Bem Hajam e Obrigado Por Partilharem A Vossa Preçiósa Experiençia.(já agora a minha zona é sines)

Boas

 

Tens osmoses para uso em casa (bem caras por sinal) e tens osmoses para aquário (na casa dos 130 a 150€ mais ou menos, depende da qualidade e capacidade, não sei se podes beber a água que elas produzem)

Não uso osmoses pelo que posso estar a dizer uma grande barbaridade, mas penso que no teu caso o desperdício de água vai ser bastante elevado.

 

Opção por água de fonte não dá? Não existem fontes por aí que possas usar? Existia aí emSines (já não vou aí à uns 2 anos mas...) na zona da marisqueira lá para os lados da praia norte uma fonte com água doce. Como são os parâmetros dessa água não faço ideia mas sei que costumava passar lá a beber quando vinha da pesca nas rochas e não me parecia água muito salobra. É talvez uma questão de ires até lá e testares um bocado da água, quem sabe não serve melhor para o teu aquário.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

desculpem lá, mas KH a 40????????

 

E Ph a 9?

 

Não acredito que em telheiras a agua possa ser tão dura. Alias, nem em telheiras nem em nenhum lado com agua proveniente da barragem de castelo de bode.

 

Muda de testes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.