teste de pH


alruca

Recommended Posts

Boas, tenho um problema de pH, comprei hoje o teste e fiz á agua do meu aquário, e deu um valor anormal perto dos 6.2 de pH, acho que este valor é anormal, os constituintes do meu aquário são:

Solo: Akadama

Hardscape: Uma tira de casca de Azinho

Flora: Vários pés de Bacopas carolinianas;

Vários pés de Cryptocoryne wendtii "green"

E duas anúbias.

Fui fazer também um teste ao valor da minha àgua da torneir a e dava um valor "mais normal" que a do aquário, na casa dos 7.2 de pH.

Qual o meu problema? Como faço para ter um pH na casa dos 7.0, sem ter que recorrer a produtos quimicos?

 

Obrigado, abraços.

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, tens co2 no aquario? uzas algum tipo de fertelizante para as plantas?

 

Não, não tenho nenhum tipo de extras, só as coisas normais: substracto, filtro e termostato, (e o anti-cloro, para tratar a àgua para o aquário)

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

embora não percebendo muito de "ph's", penso já ter lido por aqui que o akadama e os troncos fazem baixar o ph da agua por isso acho que teres a agua do aqua 1 valor abaixo do ph da agua da torneira não será assim tão anormal...

 

quanto a mim também acho que o ph 6,2 não é grave (boa parte dos peixes devem-se safar bem com estes ph, apesar de poder não ser o mais indicado), eu pessoalmente nunca fiz qualquer tipo de testes e até hoje não me tenho dado mal... mais uma vez reforço que esta é a minha opinião pessoal...

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela opinião mg17. Mas alguem sabe uma maneira de eu pôr o pH mais perto dos 7.0? Gostava de ter um aquário tropical (ou amazónico, tipo com neons, e assim...) , e não sei se este valor de pH é bom para este tipo de aquário, ajudem-me sff.

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens o pH a 6.2 ao fazeres pequenas mudas de agua com pH 7.2 acho que o valor nao ficará muito alto para um amazonico... mas mesmo assim mede o pH da agua da torneira quando ela assentar, quando e logo tirada da torneira vem com muitos gases, espera um tempinho e deixa assentar...

Mas como eu disse acho que a variação de pH nao será algo por ai além...

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já pus a àgua num balde com uma pedra difusora a oxigenar durante 24 horas e depois disso deu-me pH de +/-7.2, é normal?

 

Na minha opinião isso não vai alterar em nada o pH. A única coisa que consegues é eliminar o cloro.

 

Para subir o pH, e para além daquilo que escreveu o António DSM, talvez colocando uma pedra cálcária dentro do aquário e ir medindo o valor regularmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião isso não vai alterar em nada o pH. A única coisa que consegues é eliminar o cloro.

 

Para subir o pH, e para além daquilo que escreveu o António DSM, talvez colocando uma pedra cálcária dentro do aquário e ir medindo o valor regularmente.

 

antoniomoreira, eu só fiz aquilo do balde para poder testar o pH da àgua da torneira, sem ser alterada pelos componentes do aquário, para saber se o problema residia na àgua da torneira ou nos componentes do pH. MAs alguem me sabe dizer se este valor de pH é bom para um aquário plantado com neons?

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os neos gostam desse tipo de PH, e na minha opinião, só tens que te preocupar se o PH é sempre o mesmo sem variações no teu aquario.

Muitas vezes as pessoas preocupam-se demasiado com o PH. Grave é teres hoje 6,2 de PH e amanhã teres um valor completamente diferente.

 

Agora em questão do gostinho dos neons, eles gostam das aguas acidas "no seu habitat natural"...

 

Fica bem

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Boas.

 

O pH refere-se à qualidade da água ser ácida ou alcalina. Um pH igual a 7.0 é considerado neutro, enquanto que valores abaixo de 7.0 são ácidos e acima alcalinos. Nos aquários de água doce cada espécie de peixe ou planta vive melhor em um determinado pH, que é referente ao pH do local de origem desta espécie.

 

No entanto a maioria das espécies aceitam valores de pH um pouco diferente do seu habitat natural. É importante lembrar que a escala do pH é logarítmica, ou seja, um pH de 6.2 é dez vezes mais ácido do que um de 7.2, daí a importância dos décimos, então quando dizemos que os peixes aceitam pequenas variações, estas variações são de aproximadamente 0.2.

 

No aquário, duas características tornam o pH um valor importante. Primeiro, cada espécie está adaptada a uma faixa de pH, podendo inclusive morrer se o pH não atender as suas necessidades, para este problema podemos alterar o pH para obtermos os níveis desejados. Segundo, a maioria das espécies (espécie se refere a toda forma de vida do aquário, e não apenas aos peixes) é extremamente sensível à variações rápidas de pH. Uma variação maior que 0.3 por dia já é prejudicial à saúde do aquário (a expressão "saúde do aquário" se refere aos peixes, plantas, bactérias, algas, etc.). Torna-se necessário então que consigamos duas coisas:

 

-ajustar o pH, ao nível desejado;

-estabilizar o pH, impedindo variações indesejáveis.

A longo prazo, principalmente em aquários mal cuidados ou com filtragem inadequada, o pH tende a baixar devido ao aumento do ácido nítrico (nitratos) e outros ácidos orgânicos. Em outros casos, dependendo do tipo de cascalho utilizado e da origem da água, o pH tende a ficar elevado.

 

Existem nas lojas diversos acidificantes e alcalinizantes, porém mesmo com o uso destes produtos é muito difícil ajustar o pH, por que depois de algum tempo o pH tende a voltar aos valores antigos. Isto porque na maioria das vezes é ignorada a dureza carbonatada da água (KH).

 

A dureza carbonatada também é conhecida como alcalinidade (alkalinity), potencial alcalino, ou capacidade de tamponamento. Mas na realidade a dureza carbonatada se refere apenas aos carbonatos e bicarbonatos dissolvidos na água, pois existem outros compostos, inclusive alguns fosfatos, silicatos e outros que também possuem o efeito tampão. Os testes de KH existentes no mercado também medem a alcalinidade total, e não apenas os carbonatos e bicarbonatos dissolvidos na água. Mas o termo KH não deixa de ser correto, pois nos aquários os principais compostos alcalinos são os bicarbonatos e os carbonatos.

 

O KH é o responsável pelo "efeito tampão", que é a capacidade de manter o pH estável, mesmo com a adição de ácidos ou bases (compostos alcalinos). Deste modo o pH está intimamente relacionado com o KH. Se um aquário está com o KH alto, será muito difícil alterar o seu pH, enquanto que se estiver com o KH baixo é muito difícil manter o pH estável, estando a água sujeita à grandes variações de pH. Algumas pessoas acham que, tendo um KH elevado, o pH também será elevado, mas isto não é verdade, pois se tivermos uma quantidade de compostos ácidos superior à capacidade de absorção do KH, o pH pode ser extremamente baixo. O contrário também é possível pois podemos ter compostos alcalinos com poucos carbonatos, ou seja pH alto e KH baixo.Então se você está tendo problemas com o pH é bom verificar o KH.

 

Muitas vezes o KH (dureza carbonatada) é confundido com o GH (dureza geral). O GH refere-se à concentração de magnésio e cálcio dissolvidos na água. A relação do GH com o pH é muito pequena, mas ele é importante para algumas espécies de peixes e plantas mais exigentes.

 

O método mais simples de diminuir o KH e o GH é realizar trocas parciais com água de dureza carbonatada e geral mais baixas. Mas lembre-se que toda alteração deve ser feita lentamente, pois mudanças bruscas estressam os peixes, podendo causar diversas doenças e até mesmo a morte. Outro método é colocar turfa.

 

Se pretende-mos aumentar o KH, podemos, adicionar bicarbonato de sódio. Se pretende-mos elevar o GH e o KH, pode adicionar carbonato de cálcio (CaCO3). Toda adição deve ser feita lentamente e sempre devemos medir os valores algumas horas depois da adição, para verificar o quanto foi alterado.

 

Também existem alguns produtos, que ajustam automaticamente o pH. Estes produtos são conhecidos como tamponadores. Se tiver-mos dificuldades em ajustar o pH, estes produtos podem ser muito úteis, pois além de ajustar o pH automaticamente, ajustam também o KH evitando variações de pH.

 

Não existe um valor ideal de KH para manter o pH estável, pois isto depende de quais outros compostos existem dissolvidos no aquário e em qual quantidade. Geralmente um KH de 4° é suficiente para manter o pH estável (geralmente, mas não sempre).

 

Tanto o KH como o GH são medidos em diferentes unidades, as mais utilizadas são graus (escala alemã), ppm (partes por milhão) ou mg/l (miligramas por litro).

 

1 grau = 17.8 ppm CaCO3

 

1 mol/L alcalinidade = 2.8 graus

 

1 ppm = 1 mg/L

 

Outra maneira de controlar o pH é através da injeção de CO2, este método é muito utilizado em aquários densamente plantados para atender a demanda de gás carbónico das plantas. As plantas utilizam CO2 no processo de realização da fotossíntese.

 

O CO2 dissolvido está diretamente ligado ao pH e ao KH, pois as reações químicas que ocorrem entre a água entre os carbonatos e bicarbonatos e o CO2 geram ácido carbónico, que faz o pH diminuir.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Obrigado pela opinião mg17. Mas alguem sabe uma maneira de eu pôr o pH mais perto dos 7.0? Gostava de ter um aquário tropical (ou amazónico, tipo com neons, e assim...) , e não sei se este valor de pH é bom para este tipo de aquário, ajudem-me sff.

Aquários amazónicos teem um pH entre 5.5-6.8 por isso está no ponto :Fade-color

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.