Urgente - Hemianthus "Cuba"


BadBoy82

Recommended Posts

Boas Pessoal

 

Estou com um problema muito grave.

 

Segunda-feira comecei um plantado com tapete de Hemianthus "Cuba" num substracto fertil da ADA Africa.

 

Quarta-feira metade do tapete estava "melado" parece que está toda a morrer assim como algumas Blyxas. :oops:

 

Que posso eu fazer para tentar recuperá-la desta espécie de "melaço"?

 

Obrigado

Paulo Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, montei um aquario também na segunda....com aquasoil, HC, Blixas e parece estar tudo a correr bem com as plantas. Fertilizei logo com potassio, CO2 e tem 30W de luz para 30L.

Qual é o teu setup?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aquário - 80*30*40 - 96L Brutos (80L Reais)

Iluminação - 2 T5 x 21w

Filtro Interior de Parede c/ceramica e esponja caudal de 500L/H

Substracto - 9L ADA Africana

Flora - Hemianthus Cuba, Blyxa Japonica, Ludwiga Inclinata e Anúbias Nanas (Tropica)

1 Tronco devidamente preparado comprado na Sohal

Fauna - Nenhuma para já

A partir de hoje injecção de CO2 Caseiro

 

Tanto a Hemianthus Cuba como a Blyxa está a ficar parece que "melada", a perder cor.

 

Acham que é falta de fertilização?

 

O Substracto é novo não deveria ser auto-suficiente?

 

Se acham que é falta de fertilização devo fertilizar com quê?

 

Obrigado

 

Cumprimentos

:wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem powersand ou outro substrato fértil rico em macros e sem fauna, em principio, vais ter de fertilizar com macros logo de inicio. É bom ires testando os nitratos e os fosfatos para manteres estes nutrientes disponiveis e saberes qual o consumo do aquario. Eu no teu lugar testava a amonia, os nitratos e os fosfatos e dependendo dos resultados fertilizava diariamente e com cuidado para evitar excessos.

Também não sei se essa iluminação será suficiente para manteres essas plantas em boas condições.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

silver_fox escreveu:  

serão algas? tens plantas de crecimento rápido?  

 

 

Algas, num aquário de 3 dias?  

 

Não me parece, a menos que sejam transparentes.

 

falta de macros em 3 dias!?!? não me pareçe!!!

 

:roll: tens 40w pra 80l

:wink: não tens co2

 

faz testes pra ver como está essa agua!!

mete luz nisso!!

mete co2 nisso!!

 

querer ter HC e blixas com essas condições é o mesmo que acreditar em milagres :?

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

silver_fox escreveu:  

serão algas? tens plantas de crecimento rápido?  

 

 

Algas, num aquário de 3 dias?  

 

Não me parece, a menos que sejam transparentes.

 

falta de macros em 3 dias!?!? não me pareçe!!!

 

:( tens 40w pra 80l

:( não tens co2

 

faz testes pra ver como está essa agua!!

mete luz nisso!!

mete co2 nisso!!

 

querer ter HC e blixas com essas condições é o mesmo que acreditar em milagres :?:

 

Sou da mesma opinião excepto para a litragem do aquario.Ora se tem 96 litros brutos e 42w de luz, o que é muito pouco, aliado ao comprimento das lampadas que não abrangem o aquario todo não tens condições minimas para essas plantas.O CO2 é claro que é essencial.Outra coisa que reparei foi nos 9litros de substrato.Isso não é muito pouco?Ou me enganei nas contas ou isso não chega a 4cm de altura de substrato...Se for mais alto atras acho que tens um problema a longo prazo....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou da mesma opinião excepto para a litragem do aquario.Ora se tem 96 litros brutos e 42w de luz, o que é muito pouco, aliado ao comprimento das lampadas que não abrangem o aquario todo não tens condições minimas para essas plantas.O CO2 é claro que é essencial.Outra coisa que reparei foi nos 9litros de substrato.Isso não é muito pouco?Ou me enganei nas contas ou isso não chega a 4cm de altura de substrato...Se for mais alto atras acho que tens um problema a longo prazo....

 

O CO2 já tá a bombar, a nivel da luz esta fim de semana vai levar um upgrade para 110W numa calha da lifetech de 75cm.

 

O substracto atrás está com uma altura de 6cm, à frente do lado esquerdo tem 2cm e à frente do lado direito tem 4cm.

 

E a nivel de fertilização, acham que devo fertilizar?

 

Pensei que por meter ADA Africana não me iria precisar de preocupar com fertilização tão cedo.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pensei que por meter ADA Africana não me iria precisar de preocupar com fertilização tão cedo.
Sem powersand ou outro substrato fértil rico em macros e sem fauna, em principio, vais ter de fertilizar com macros logo de inicio.

Exacto... quem te disse que o ADA Africana era fértil? :lol:

 

Vais ter que fertilizar quer com macros quer com micros.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O que devo fazer, começar de novo com power sand ou fertilizar?

 

Uma vez que em "plantados" sou um amador, não percebo nada de fertilização.

 

Se a resposta for power sand, será que 1 ADA PowerSand Special S 2l chega?

 

Cumps

:lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Na verdade o Aquasoil é fértil mas se tiveres carências a nível de macronutrientes, não te servirá de muito. Além disso há 3 tipos de Aquasoil e nem todos têm as mesmas características, como vem relatado nos primeiros números da Aquajournal. O mais usado é o Amazónia e é também o que apresenta melhores resultados ao nível da fertilização. Como solução, ou fazes o "reset" ao substracto e começas de novo com Power Sand por baixo ou fertilizas de acordo com as carências... Há muita gente que usa apenas Aquasoil e tem bons resultados, complementando com fertilização líquida ao nível dos macronutrientes, ocasionalmente ferro, etc.

 

Neste caso específico, a H. Cuba estava na forma emersa quando a plantaste? Esta planta passa da forma emersa à forma imersa relativamente depressa e como tal, as folhas velhas começam a ficar acastanhadas, amareladas e acabam por se soltar ou definhar, à medida que a planta se vai desenvolvendo, até que as folhas " velhas" estejam já na forma aquática. Quando a planta chega a esta fase e essas mesmas folhas se deterioram, então é porque há alguma carência de macronutrientes.

 

Dizes que a Blyxa está a ter o mesmo problema... Já tive Blyxas que sofreram " meltdown" ( característico das Cryptos) e que voltaram à vida dias depois, já aclimatizadas às novas condições. No entanto, também pode ser carência de algum nutriente pois a blyxa é uma planta que consome nutrientes relativamente depressa, mas tudo isto é um pouco vago senão explicares melhor os sinais ou senão colocares uma foto das plantas em questão.

 

Outra coisa: coloca mais um saco de Aquasoil 9L de modo a teres mais base, proporcionando assim um melhor enraízamento das plantas. Essa quantidade de substracto para as medidas desse aquário é muito pouco. 6 cm tenho eu à frente nos meus aquários mas também não é preciso fazer disto regra geral. Uns 4-5 cm à frente e uns 7-8 cm atrás chegam bem.

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelos conselhos de todos e tentativa de me tentarem ajudar.

 

Este fim de semana vou ver se salvo alguma coisa e se faço umas mudanças.

 

Depois dou noticias.

 

Cumprimentos e obrigado

 

Paulo Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André.

 

Na verdade o Aquasoil é fértil mas se tiveres carências a nível de macronutrientes, não te servirá de muito.

Ou seja, é tão fértil como uma argila, certo? Quanto muito tem micros na forma oxidada...?

 

Há muita gente que usa apenas Aquasoil e tem bons resultados, complementando com fertilização líquida ao nível dos macronutrientes, ocasionalmente ferro, etc.

Sim... mas isso até com areão :lol:

Desde que a gente forneça às plantas o que elas nos pedem.

 

Abração.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal

 

Mais uma ajudinha sff.

 

Que tamanho de substracto recomendam:

 

1 ADA PowerSand Special 2l S

1 ADA PowerSand Special 2l M

1 ADA PowerSand Special 2l L

 

Ahh, e para um aquário de 80*30*40 chegam 2L não chegam?

 

Uma ultima coisa, que acham das calhas Lifetech?

Encontrei uma ideal para um dos aquários (penso eu):

- Lifetech 75cm

- 2 Lâmpadas PL-L de 55W

- 10000ºK

- 125€

 

Mais uma vez obrigado pela vossa ajuda e esclarecimentos.

 

Cumprimentos,

Paulo Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sei que sou muita maluco mas é verídico... eu tinha plantas no aquário que já tinham reservas e estavam adaptadas...

e também tenho Hemianthus também estava a ficar assim como a tua falta de nutrientes, pois comecei a verificar que 4 lentilhas que tenho no aquário estavam a ficar amareladas e as folhas mais velhas das plantas a ficar amareladas e transparentes...

 

então agora faço assim:

 

agua de poço + um pouco de destilada = para colocar o nível adequado de agua no aquario

 

e depois meto fertilizante em grandes quantidades

 

ferropol, JBL com muitos micro nutrientes e macros , nutrafin NPK + ferro + 7 bolas + tubos para o solo de 16/9/12 NPK

 

4 dias com uma lâmpada HQI de 150w 6500kº para 100l reais e CO2 era uma bomba para algas e afins, mas não nada de algas nem uma

 

com tanto fertilizante devia de aparecer mas não

conclusão:

falta de nutrientes no aquário aos mínimos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se alguem me pudesse dar uma ajudinha sobre o tamanho da power sand ficava muito agradecido.

 

Cumprimentos

Paulo Martins

 

 

Boas Paulo.

 

Para esse aquário, um S chega bem. Espalha bem o Power Sand de modo a teres uma fina camada por toda a base do aquário.

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais