Excesso de co2


José S. Alves

Recommended Posts

Caros amigos,

 

Gostaria de saber se alguem me pode ajudar com esta duvida !

 

O excesso de co2 pode se prejudicial para as plantas, isto porque tenho um aqua que seve para "cultivo" de plantas e durante a noite não estou a desligar o co2 isto pode ser prejudicial, o aqua te mais ou menos 10 l e 20 w de luz estou tb a fertilizar com o florena da Sera.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pode prejudicar, pode... as plantas também precisam de O2 para respirarem. Logo, não convém haver um excesso de CO2, principalmente durante a noite mesmo não havendo peixes.

 

Até há pessoas que dizem que uma injecção de ar durante a noite promove um melhor crescimento das plantas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

|]correcto elas precisam de ambos os gazes para poder completar o ciclo fotossíntese

Errado... para haver fotossíntese é necessário haver H2O...

Para o ciclo de Calvin é necessário haver CO2...

Para a respiração é necessário haver O2...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

|[ice_Boy]| escreveu: correcto elas precisam de ambos os gazes para poder completar o ciclo fotossíntese

 

Errado... para haver fotossíntese é necessário haver H2O...

Para o ciclo de Calvin é necessário haver CO2...

Para a respiração é necessário haver O2...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Errado :(

O ciclo de Calvin faz parte de que processo?! Sim da fotossintese (mais concretamente daquela segunda fase não dependente da luz...)

 

Abraços,

Pedro Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros Amigos,

 

Este aqua tem um filtro Aqua Clear de mochila que agita bastante a superficie, oxigenando assim a agua acham que é sufuciente para desta forma tb existir, O2 na agua.

 

Não se se estou a dizer uma grande babozeira

:(:(

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

leste bem o que escrevi? errado não está o que eu disse? eu disse para poder completar ( COMPLETAR )

sem eles os 2 não está completa tal como se não tiver H2O por isso não digo que tas errado mas lé bem o que disse ( Completar )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Errado :D

O ciclo de Calvin faz parte de que processo?! Sim da fotossintese (mais concretamente daquela segunda fase não dependente da luz...)

Hmm... fotossíntese... foto... photo... luz... Ciclo de Calvin não dependente da luz...

 

São coisas distintas. Lá por serem complementares, não quer dizer que sejam a mesma coisa...

 

A Fotossíntese é uma coisa, o Ciclo de Calvin é outra... até acontecem em sítios diferentes da planta.

 

Este aqua tem um filtro Aqua Clear de mochila que agita bastante a superficie, oxigenando assim a agua acham que é sufuciente para desta forma também (palavra corrigida) existir, O2 na agua.

Não te preocupes com isso... pelo que sei, as plantas conseguem armazenar O2 produzido durante o dia para o utilizarem durante a noite na respiração. Desde que o fluxo de CO2 seja interrompido durante a noite, ou que não seja muito grande, não há qualquer problema.

 

A ideia do varez, é para mim a mais acertada. Se o teu intuito é fazer crescer plantas, no estado emerso é mais fácil, pelo menos não gastas CO2 e não existe o perigo de haver algas a complicar-te a vida. O mais chato é mesmo manteres os níveis de humidade suficientes para evitar que as plantas fiquem "queimadas".

 

|]leste bem o que escrevi? errado não está o que eu disse? eu disse para poder completar ( COMPLETAR )

Mas aí é que está... vocês admitem que a fotossíntese é uma data de coisas... eu não a entendo assim. A fotossíntese é um processo apenas (Esquema em Z) e não é ciclíco... o Ciclo de Calvin é outro.

 

É apenas um erro de linguagem a meu ver. Para vocês, Fotossíntese é a Fotossíntese mais o Ciclo de Calvin. Para mim a Fotossíntese é a Fotossíntese e mais nada...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pera ai,

 

A fotossintese é a fotossintese e mais nada! Ai concordo contigo, mas o ciclo de clavin faz parte integrante da fotossinte, ele "é" fotossintese.

Fotossintese é um processo para quê? É um processo autotrofico de obtensão de matéria! E matéria não pode ser sinonimo de energia! Tendo que a materia tem de ser criada para se achar que a fotossinte está "completa" ela só está completa quando o ciclo de clavin se forma materia!!!! Dai o nome: fotossinte: formação de matéria a partir da luz. O que tu consideras fotossinte é apenas formação de ENERGIA, sob a forma de ATP e NADPH...os compostos organicos propriamente ditos apenas quando essa energia se "converter" em matéria.

Pode ser que eu esteja enganado, os meus conhecimentos nesta área são curtos. Mas nunca vi nada que restringisse a fotossinte à produção de energia...

 

Abraços,

Pandora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem deixa eu entrar na briga :lol:

 

Fotossintese

A fotossíntese é o processo através do qual as plantas' date=' seres autotróficos (seres que produzem seu próprio alimento) e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e minerais em compostos orgânicos e produzindo oxigênio gasoso (O2). Através do processo aqueles seres vivos produzem o seu próprio alimento, constituído essencialmente por açúcares, como a glicose.

 

Este é um processo de catabolismo, a planta acumula energia a partir da luz para uso no seu metabolismo, ações necessárias para o bom funcionamento do organismo, quebrando então a molécula quando necessário, formando adenosina tri-fosfato, o ATP, a moeda energética dos organismos vivos, mediante uso do oxigênio.

 

A fotossíntese inicia toda a cadeia alimentar. Sem esta, os animais e os outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.

[/quote']

 

Ciclo de Calvin

O Ciclo de Calvin é a fase não luminosa da fotossíntese' date=' que ocorre no estroma, massa amorfa do cloplasto que envolve os tilacóides.

 

É nesta fase, após a redução do NADP+ a NADPH na fotofosforilação cíclica e da fosforilação do ADP+Pi em ATP (ambos transpportadores de energia)na fotofosforilação acíclica ou acíclica, que o dióxido de carbono combina-se com um pentose- ribulose difosfato (RuDP), originando um composto intermédio, instável, com seis carbonos. Devido à sua instabilidade, este composto origina de imediato duas moléculas de fosfoglicerato ou ácido fosfoglicérico (PGA), constituído por 3 carbonos. Estas duas moléculas são fosforilizadas pelo ATP e posteriormente reduzidas pelo NADPH, provinientes da fase dependente da luz. Estas reacções formam o aldeído fosfoglicérico (PGAL). Por cada doze moléculas de PGAL formadas, dez são utilizadas para regenerar a ribulose (fazendo assim voltar, após a fosforilização deste por 6 ATPs,o ciclo à etapa inicial supra citada), e duas são utilizadas para formar compostos orgânicos, como glícidos e outros, dando assim sentido à autotrofia da fotossíntese.

 

É então necessário, para formar uma molécula de glicose,que este ciclo se repita seis vezes.

 

Para o crédito de uma molécula de glicose há o défice de seis moléculas de CO2, dezoito de ATP (três por cada ciclo) e doze de NADPH (duas por cada ciclo).

[/quote']

 

Etapas da Fotossintese:

 

* A fase fotoquímica (fase dependente da luz solar ou etapa clara), onde a luz é captada deixando os eletrões do fotossistema num estado excitado. Nesta mesma etapa, dá-se a fotólise da água (desdobramento das moléculas em protões, electrões e oxigénio devido à radiação). O hidrogénio (protões) e os electrões vão então intervir em sucessivas reacções de oxirredução. Existe libertação do oxigénio, pois este composto não é necessário ao processo fotossintético, não interessando à planta.

 

Equação: 4H2O + 2NADP + 3ADP + 3P -(luz)-> 3ATP + 2NADPH2 + O2 + 2H2O

 

* A fase química, onde se observa um ciclo descoberto pelos cientistas Melvin Calvin, Andrew Benson e James Bassham. Nessa fase chamada de ciclo de Calvin, o carbono que provém do dióxido de carbono do ar é fixado e integrado numa molécula de hidrato de carbono (carboidrato). Desta fase resulta a formação de compostos orgânicos como a glicose, necessária à actividade da planta.

 

Equação: CO2 + 2NADPH2 + 3ATP -(enzimas)-> 2NADP + 3ADP + 3P + H2O + (CH2O)

 

Vale lembrar que: a fase escura não ocorre de noite ou na ausência de luz, o nome apenas refere-se ao facto desta fase não necessitar da luz para funcionar. Ela acontece logo após a fase clara numa reação em cadeia ate que o substrato se esgote.

 

Sendo assim, tenho que concordar com o Luis, são complementares, são, mas são TOTALMENTE diferentes.

 

PS.: Para me fazer entender, tive a ajuda da wikipedia :D - saber para nós é uma coisa, explicar tecnicamente só para os experts... como não sou químico e sim informático... já imaginam...

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois por essa explicação, não concordo .. são "FASES" complementares do "PROCESSO" (e só um processo) chamado FOTOSSINTESE

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei isso emerson, mas sendo complementares fazem todas parte do mesmo processo! Tu mesmo disses-te:

 

A fotossíntese é o processo através do qual as plantas, seres autotróficos (seres que produzem seu próprio alimento) e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e minerais em compostos orgânicos e produzindo oxigênio gasoso (O2).

 

Diz-me antes do ciclo de calvin podes ter compostos organicos?! Não, apenas depois deste os têns...

Basta analisar a equação (simplista) da FOTOSSINTESE:

 

6CO2 + 12H2O :lol: 6C6H12O6 + 6O2 + 6 H2O

 

O 6C6H1206 é glicose!!!

Sem teres glicose não tens fotossinte, e sem ciclo de calvin não tens glicose :D Complementares e parte integrante do mesmo processo: a Fotossintese.

 

É apenas a minha opinião...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Lili: Se o aquario é só para cultivo de plantas porque não fazes cultivo emerso?É só uma sugestão visto que assim tens mais vantagens....

 

boas, por acaso quero fazer cultura emersa, o que é necessário?

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu nem queria intervir mais neste tópico, mas pronto...

 

Diz-me antes do ciclo de calvin podes ter compostos organicos?! Não, apenas depois deste os têns...

Por acaso tens... o que achas que é o NADPH e o ATP? Que são inorgânicos?

 

O que o emerson disse está correcto. São processos complementares mas distintos.

 

Basta analisar a equação (simplista) da FOTOSSINTESE:

 

6CO2 + 12H2O Arrow 6C6H12O6 + 6O2 + 6 H2O

Pois... mas deixa-me que te diga, que isso é o que aprendes no secundário :lol:

 

A fotossíntese é a obtenção de energia sobre a forma de ATP e NADPH, o ciclo de calvin é a fixação de carbono. São coisas distintas.

 

Fazendo uma analogia um pouco parva, é o mesmo que dizeres que só interessa o lucro em economia... no entanto há entrada de dinheiro e gastos. A sua diferença (simplificando) é que te dá o lucro. No entanto, ganhos e despesas são coisas totalmente distintas, apesar de serem complementares.

 

Lá porque aprendem que a fotossíntese das plantas e outros seres vivos é a transformação de água e CO2 a açúcares e O2, não quer dizer que esteja 100% correcto. Eu também aprendi muita coisa no secundário que na faculdade tive de desaprender...

 

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também aprendi muita coisa no secundário que na faculdade tive de desaprender...

 

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

 

Acho que acontece com todos não?! :D :D :D

 

mas o ciclo de clavin faz parte integrante da fotossinte, ele "é" fotossintese.

O Ciclo de Calvin não é fotossintese nunca... ele faz parte do processo... Uma roda faz parte de um processo, o carro, e nem por isso a roda é um carro...

E mais, como pode ser o mesmo processo se são diferentes???

São complementares!

 

Como o assunto está bom, fui dar uma pesquisada, pois quem sou eu pra falar de quimica, e então encontro:

 

"NADP is used in anabolic reactions, such as fatty acid and nucleic acid synthesis, which require NADPH as a reducing agent. In chloroplasts, NADP is an oxidizing agent important in the preliminary reactions of photosynthesis. The NADPH produced by photosynthesis is then used as reducing power for the biosynthetic reactions in the Calvin cycle of photosynthesis."

 

Sobre o ATP acho que nem é preciso falar certo?!

 

Grande Abraço

 

PS.: MR.P estamos conversando apenas certo?! não quero que sinta-se ofendido :D

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu? Ofendido? Mas não estamos aqui saudavelmente a trocar ideias? Eu acho que sim...

Admito que o meu grau de escolariedade é menor que o vosso, e que os meus conhecimentos possam ser menores. Esta ideia de fotossintese é uma ideia que eu tenho, pode estar errada.

Agora Luis, não vejo razão para não participares no tópico, ambos queremos chegar ao conhecimento, o problema é que ambos pensamos que já o temos :wink:

 

Eu acho que empancamos aqui numa difenição dispar do que é a fotossintese. E sim no secundário aprendemos uma coisa, mas de uma universidade portuguesa (U.A) chega-me esta informação:

 

Complementaridade entre fotossíntese e respiração celular

 

Pode dizer-se que a respiração celular e a fotossíntese são processos complementares, na medida em que os produtos de excreção da respiração celular, o dióxido de carbono e a água são consumidos na fotossíntese. Por outro lado na fotossíntese é libertado oxigénio e são produzidos hidratos de carbono, ambos os produtos são utilizados na respiração celular.

Penso que me fiz entender....

 

O que acontece, penso eu, é que sendo processos complementares (a fotossintese e o ciclo de calvin) e como um sem o outro não fazem sentido se agrega genericamente tudo num processo chamado fotossintese. Pode ser ai que esteja o meu erro e que o Luis numa tentativa de não cairmos em generalizações resalvou isso no seu 2º post. Pode-se dizer a mesma coisa da digestão, especificamente ela ocorre na boca, e no estomago (tambem pode ocorrer noutros orgãos) mas até os compostos serem absorvidos no intestino ainda dizemos que é digestão. :lol:

 

E pronto é a minha ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora a minha colherada. Nem todos os processos fotossinteticos necessitam de ciclo de calvin, há outros ciclos possiveis, o ciclo de calvin é realmente o mais vulgar especialmente nas plantas superiores. No entanto nos organismos onde o ciclo de calvin existe, este é e não é necessário para existir a apreensão de energia e a posterior fixação de carbonos.

 

ou seja, para existir a primeira apreensão de energia o ciclo de calvin não é necessário, mas como a energia é utilizada para converter ADP em ATP e como a planta não produz indefenidamente ADP para passarem a ATP e ficarem como reserva o ciclo de calvin é necessario para libertar novamente os ATP a ADP.

 

Dai a fotossintese poder ser parada quando nao existe carbono para fixar... e por isso é que injectamos CO2.

 

No entanto a generalização do termo fotossintese a todo o processo poderá ser aceite, havendo no entanto que diferenciar as etapas.

 

já agora...a glicose não é tipicamente o açucar sintetizado na fotossintese.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais