Dânio Zebra/Leopardo


Penedo

Recommended Posts

Oi!!!

Gostaria de saber mais acerca desde "piolho dos aquarios" k é a alegria de qualquer aquariofilia!Penso k já merece um topico no forum!

Agora as questões:Como é k eles se reproduzem?qts alevinos nascem por desova?k parametros de água é necessario ter?

 

Eu tenho apenas 2 danio um zebra,(k penso k seja macho, pois apresenta uma nuance azul nas listas pretas) e um danio Leopardo( k penso k seja uma fêmea pois é bem maior k o zebra).O leopardo desde há uns dias para cá tem andado com uma barriga enorme, mas sem qq coisa preta.Sera algum indicio de reprodução?tenho duvidas, pois já li k eram necessários 2/3 machos para 5/6 femeas para eles se reproduzirem!Além disso é um zebra com uma leopardo...é mto dificil ocorrer algum, o k me dizem?

Bué da Fish's!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Geralmente a reprodução do zebra é feito em grupo e exige a separação prévia de sexos e boa alimentação com alimento vivo dos adultos. Podes fazer a reprodução em caixas de plástico de 10 litros, em que se coloca uma enfiada por dentro da outra. Na caixa "macho" cortas o fundo e colocas no fundo rede feita em material plástico com dimensão do buraco de 3 mm x 3mm. Assim os adultos não passam. Para pegar esta rede à caixa, cozes com um fio de pesca de nylon. Colocas água da torneira na caixa, deixa repousar 48 hora aberta e depois podes colocar os peixes. Não te esqueças que os peixes magros sem barriga são machos e os que tem barriga grande são fêmeas. No dia de reprodução juntas os machos e fêmeas na caixa, não alimentas, e tapas a caixa com um pedaço de cartão. Passado 24 horas retiras os reprodutores e a caixa com a rede e fica só a caixa "fêmea" com a água. Vais espreitando cada 24 horas e verificas se existem alevins a nadar. Se existirem, podes colocá-los num aquário com um filtro de ar que funcione muito devagar e que tenha água velha, de outro aquário. Começas a alimentar com infusórios e passado alguns dias com artémia recem nascida e já está.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A reproducao e' muito simples...

Coloca uns 10 peixes num aquario com uma rede de 2 mm a 5 cm da superficie. A agua deste aquario deve ser 50% de nova e 50 % da agua onde estavam..... Deixa o aquario 'a luz natural e espera .... Qd comecares a ver "cabelos" a nada e presos aos vidros ja' esta'.... tens alevins !!! Criam 'as centenas, ,milhares, resmas, resmas!!!

Procura na Net um livro que explica isso... nao tenho aqui o livro... mas procura pelo nome cientifico do zebra.

Abraco

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

tenho aqui muitos danios leopardo adultos e nao sabia que era assim que se reproduziam pois nas lojas dizem-me sempre que e com 2 a 3 cm de agua e o fundo coberto de berlindes

obg pela ajuda

eu ate que exprimentava mas depois nao sei como alimenta-los pois deve ser dificil arranjar comida tao pequena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Penedo eu concordo perfeitamente ctg kalker aquario ganha uma vida enorme cm 1 grande cardume d zebras, mas eu acho k devias comprar + uns kantos exemplares pois assim é k o aquario ganharia uma enorme vida, pk cmo tu 2 exeplares eles podem "entrar" em stress pois cmo toda a gente sabe os zebras gostam mt + d viver em cardume do k viverem sozinhos ou cmo no teu caso cm companheiros(as).

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

essa historia dos berlindes tambem tem a sua razao.

eu fiz 2 vezes reprodução de zebras e fiz assim:

 

separei uns 8 membros da especie para um aquario pequeno com cerca de 30x20x15 com o fundo coberto de pedrinhas (2 / 3cm de diametro(ou os tais berlindes )) a uma temperatura rondando os 28/29 graus.

depois é só aguardar cercas de 2/3 dias até desovarem. qdo as femeas se encontram a desovar, normalmente pela manha, os machos fertelizam os ovos.

depois de fertelizados, retirei os 8 exemplares do aquario.(ATENÇAO: otanto os ovos como os bebes, são extremamente pequenos, sao apenas pequenos pontos na água)

 

depois é só esperar que os pequenos saírem dos ovos.

nascem muitas dezenas de peixinhos mas só alguns sobreviverão!!

penso que nao me esqueci de referir nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

motar

 

existe as duas possibilidades!

tal como eu disse em cima a tecnica dos berlindes, ou das pedras ou memo com a rede, serve precisamente para os pais nao alcançarem os filhos. quanto a filtragem ainda tou pa descobrir q sistema utilizar devido á dimensao reduzida dos pequenos!

normalmente desde que insiro os pais num aquario, passando pela desova até ter de os tirar, vai um processo de 5 dias no maximo, deixo agua parada durante estes dias, depois faço trocas parciais, mas nao exagerando, pois as crias são mto sensiveis, muito mesmo, aliás fazer nascer nao tem nada que saber, o dificil é manter o maior numero possivel da criação!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

pois por acaso filtro de fundo tem, mas na minha opiniao aquilo nao filtra nada. mas para ter o filtro antes da camada de pedras ou berlindes ou seja o que for, temos de por ma camada de areao fino para tapar todsas as entradas para baixo.

olha eu só tentei uma vez com rede, nao é nada facil, tem de ser mto bem feito porque os zebras sao peixes mto rapidos e nao param quietos, passavam me sempre por baixo da rede ou saltavam, é possivel, eu sei que é mas tem de se arranjar um esquema para vedar bem a rede para nao permitir qualquer tipo de entrada dos adultos para a parte inferior.

ainda existe outra possibilidade que nao referi e que tambem é utilizada por alguns é a seguinte, aquario com o fundo coberto de musgo de java, assim os pequenos escondem se logo no fundo por baixo do musgo, mas isto é só uma questão de criatividade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação ao filtro penso que um filtro de esponjas akeles que movem a agua por uma bomba de ar.

axo k é o ideal para quaisquer alevins.

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação a protejer os alevins do filtro há quem uso uma meia de licra (dessas que ficam tão bem nas senhoras :)) à volta do filtro ou mesmo meter o filtro dentro dessa meia de licra :roll:

 

Saudações

Sérgio Leal

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha experiencia pessoal

 

Está descrito em muitos lados que é preciso grupos de um macho e duas femeas, mas não fui por ai.

 

Um casal adulto. Separas a femea tem a barriga inchada, para um aquário limpo de caracois, com cascalho de grão fino ou areia de rio. (para evitar que os ovos e alevins, não fiquem entalados nos entervalos.

 

Alimentas a femea, + ou - 4 dias até ela se mostrar "inchada" ovos maduros, é muito visivel quando a vês de manhã, antes da primeira refeição.

 

Este aquário, serve um de 40 cm com filtro placa de fundo, deve de preferência apalhar um pouco de sol da parte da manhã.

Temp. 27 º C

 

Colocas o macho ao apagar da luz, e na manhã seguinte da-se a desova.

 

 

Neste aquário, deves conter no fundo e cantos até á superfi. novelos de musgo de java ou outras de folhajem fina. esconde os ovos

 

Eles comem alguns ovos, mas escapam sempre mais que isso.

 

Passado 30 a 60minutos, está feito banana rock ou, reparas que a femea está magra. Tiras o casal.

 

Faz isto num fim de semana para poderes observar o processo à vontade. :shock:

 

Alimentar alevins:

Quando nascem, vês pequenicimos fios nas paredes do aqua.

 

36 horas + ou - começão anadar. Dás infusórios e pó de flocos ou compras já feito e pó de ovo cozido. PEQUENINAS QUANTIDADES.

 

Artémia recem-nascida quando tiverem boca para as engolir. Mas é possível crialas so com infusórios e pó de flocos .

 

Vão morrendo alguns e outros não crescem, Selecção Natural.

 

Desculpem os errrrros, mas vou de férias agora e só voltarei em 23 de set.

 

Boa sorte

.

. ><)))º< ~

 

>()º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 anos depois...

Eu tenho apenas um par de Danios leopardo no meu aqua. Reparei que a fêmea está com o ventre inchado e como está aparentemente saudável não me parece que seja doença. Como não tenho nenhum aqua vazio disponível...não tenho hipótese de tentar com uma maternidade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais