Algas Filamentosas - Aquário Novo


Fernando Marques

Recommended Posts

Olá a todos,

 

O meu aquário de 100x50x70, com duas semanas, substrato Power Sand e Africana da ADA, 4x T5 de 30 W, está a sofrer um ataque de algas filamentosas:

 

Pic_10683_1.jpg

Pic_10683_2.jpg

 

Parece-me que estão a tomar proporções absurdas. A minha pergunta é: Devo tomar alguma medida, ou vão desaparecer assim que o ciclo estiver feito ? Para já não tenho nada além de plantas.

 

Obrigado,

 

Fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

[PO4] = 0 ppm?? Fico à espera que digas alguma coisa...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pela medida que fiz parece que está a zero (digo parece porque dou sempre um desconto aos testes).

Será que eu sempre tive a ideia errada que os fosfatos em excesso é que são causadores de algas ?

 

Obrigado,

 

Fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fosfatos em excesso + luz - plantas = algas

fosfatos em excesso + luz + aquário novo = algas

- fosfatos + luz + aquário novo + excesso de nutrientes na massa de agua = algas

fosfatos controlados + luz + plantas = - algas

 

 

o que tá ai é o base

 

mas se o aquário é novo deves de controlar os níveis, ter plantas que limpem mais depressa os nutrientes, TPA`s, teres calma

 

remover as algas

 

diminuir um pouco as horas de luz

 

peixes e invertebrados que comam alguns tipos de algas...

 

CO2 aumentares um pouco ( cuidado não exageres )

 

diminuíres a fertilização que contenha fosfato

 

comprares um filtrante que remova os fosfatos da agua ( cuidado não abuses desaparece as algas e pode faltar fosfato nas plantas ), vai servir de remoção de excesso...

 

não entres em tentação de comprares anti algas só mm em casos extremos... mas mm assim

H2O2 ( Agua oxigenada ) <-- só mesmo para aquascaping já com algum nível de experiência nos plantados

 

já não me lembrava --> usa uma coisa de cada vez se não der passa a fase seguinte

 

Abraços

 

Ps.: penso que falhei em algo mas tass

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

|]diminuíres a fertilização que contenha fosfato

comprares um filtrante que remova os fosfatos da agua ( cuidado não abuses desaparece as algas e pode faltar fosfato nas plantas ), vai servir de remoção de excesso...

Desculpa lá... mas tu ao menos leste o que eu e o Fernado Marques escrevemos?

 

O problema é falta/carência de fosfatos, que leva a um excesso de Nitratos!!! Se ainda te pões a retirá-los ainda mais (os Fosfatos), o problema ainda será mais agravado...

 

Será que eu sempre tive a ideia errada que os fosfatos em excesso é que são causadores de algas ?

Pois... porque está errada mesmo :arrow: Para mim, um excesso de nitratos causa até algas bem piores de erradicar que um excesso de Fosfatos. Tu, pelo que eu consigo ver nas fotos, tens apenas filamentosas verdes. É que os excessos de Nitratos, geralmente, levam ao aparecimento de algas pretas de tufo, extremamente difíceis de erradicar :arrow:

 

Eu também já passei pelo que estás a passar. Comecei a fertilizar com Fosfato, e em 5 dias tinha 0 algas verdes filamentosas.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sim... ou então fertilizas com os que estão em falta, obrigando as plantas a consumirem mais nitratos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sim... ou então fertilizas com os que estão em falta, obrigando as plantas a consumirem mais nitratos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

Os testes que fiz dão um valor muito alto para nitratos. Os nitritos e a amónia estão 5 estrelas.

 

Gostava de saber a que te referes ao dizeres " os que estão em falta".

 

Obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Obrigado pelas respostas mas estou um bocado desesperado... Fertilizei com o Trópica mas as algas continuam a explodir. Vejam só este tufo em cima do Musgo:

 

Pic_10683_3.jpg

 

O que poderei fazer aqui ? Água oxigenada ? Não me vai matar os Reds que coloquei hoje ?

 

Obrigado,

 

Fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Realmente essas algas estão a desenvolver-se muito rapidamente.

Concordo com o que o Luís disse e aposto nuns nitratos altos e fosfatos em baixo.

 

Para combateres as algas, deves realizar umas TPA's adicionais.

O que o Luís disse em relação ao fertilizar o que falta, é os outros dois macro nutrientes mais importantes, fosfato e potássio. Podes fazer isto comprando fertilizante especifico, ou usando um fertilizante mais genérico como esse Tropica Master Grow, mas esse incide principalmente em potássio e micro nutrientes. Não tem fosfatos nem nitratos.

 

Aconselho-te a tentares arrancar algumas dessas algas manualmente, realizar uma TPA em seguida e fertilizares com o Tropica Master Grow. Fazes isto por uns dias, e depois vês se se nota um desenvolvimento das plantas em detrimento das algas.

 

Deves saber que este tipo de "combate" demora o seu tempo. Não julgues que em três dias resolves isso. Paciência é algo fundamental.

Desaconselho o uso de água oxigenada, na medida em que a falta de experiência no seu manuseamento poderá causar sérios danos Às plantas e peixes. (então esses camarões...)

 

Espero ter ajudado. Diz coisas.

 

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Exactamente madvieri...

Só acho que te esqueceste de uma coisa. Convém fertilizarem com fosfatos... mesmo que façam TPA's o problema existe devido a uma carência de fosfatos, e esses não são adicionados via TPA.

 

O meu conselho é: nem precisas de fazer TPA. Fertiliza todos os dias com 10 ppm de K e 1 ppm de PO4. Em princípio, em 4-5 dias elas desaparecem completamente. Aí sim, faz uma TPA generosa (superior a 50%). TMG adicionas somente se verificares que as plantas estão muito brancas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Coloque plantas de crescimento rápido,faça TPA de 3 em 3 dias(durante um tempo),diminua o tempo de luz, ponha peixes algueiros ,tire com uma pinça(de aquário) o q der durante as TPAs.Não ultilize fertilizantes líquidos!!! NENHUM!!!

Tô passando por algo similar,(embora, não nesse estágio,) esses seres indesejáveis estão se desenvolvendo no meu nano.Estou fazendo isso acima.O problema é o carpete de glossostigma:se coloco algum peixe algueiro irá arrancá-las, se coloco pouca luz elas amarelam e vão pro saco.Estou aceitando essa situaçao até elas pegarem no substrato e aí a casa vai cair para essas cretinas!ALGUÈM TEM ALGUMA BOA IDEIA ?

Boa sorte.Quero ver o antes e o depois.ABRAÇO.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja falei em outros topicos nos meus aqua quando fica com alga alem das tps e os outros cuidados eu coloco uma equip de limpeza no meu aqua tenho cascudos, limpa vidos, coydoras, caramujos (podem se tornar praga + eu gosto XD) e principalmente camarões.

os camarõs pela economia coloco camarões fantasmas(funciona é de graça e da um charme) de rios da minha cit os adapto as diferenças de agua e os ponho no aqua. é mais dificil se moras longe de rios

me fala o que acha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Estou a ter o mesmo problema. ME***!!! Cometi um erro terrível no início que foi simplesmente fazer uma pseudo ciclagem do aquário... isto é: Meti flora, nomeadamente egeria densa e alternanthera "pink" e as bactérias para começar a ciclar.

 

"N calor da coisa"... nem reflecti que sem "substracto" ele na verdade não iniciou a ciclagem. Ou seja, ficou 3 semanas com plantas a 0, isto é, sem nutrientes.

 

Entretanto... esvaziei o aquário, meti substrato fértil aqua basis, meti 2 ancystrus (peixe resistente e que aprecio) e estou á espera. esta assim à cerca de 2 semanas.

 

O problema é que em primeiro lugar tenho apenas 24W para 95L, segundo, a filtragem é fraca (com filtro interno de esponja que vinha de origem e as plantas, durante as 3 semanas iniciais, visto estarem sem substracto degradaram-se bastante.

 

Conclusão, começo a ter as primeiras algas filamentosas, a atacarem-me a egeria densa.

 

Que devo fazer?

Já iniciei a fertilização com tropica specialized e premium (penso ser o correcto, micros e macros) e iniciei a injecção de co2 caseiro.

Para elas aparecerem agora, as filamentosas, devo estar no pico dos nitratos, provavelmente.

 

Agradeço ajuda. Início complicadíssimo.

Fiz à 2 semanas um teste de nitritos e nitratos e estavam ambos a 0 ppm's... precisamente porque o aquário na realidade não estava a ciclar, pois não havia nada para decompor. Foi aí que me apercebi que algo não estava bem.

 

Na próxima semana, vou ajustar a iluminação para 2x24W ou 3x24W (a ver) e penso comprar uma maleta de testes.

 

Agradeço ajuda urgente.

Devo fertilizar já com fosfatos? é que tenho uma solução de 100 mL's composta de fosfatos (0.33mmol/L).

 

Muitas dúvidas neste momento.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já agora, agradeço link ou esclarecimento onde apenas comprar fertilizante de phospatos. É que não me parece muito lógico meter umas pumps a mais de tropica (que é o fertilizante que tenho) só para aumentar os phosfatos.

 

É uma vergonha a marca tropica não especificar de forma rigorosa o conteúdo dos seus fertilizantes.

Editado por Lucky strike

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo link. Vou encomendar e já fica. espero que a teoria de que as filamentosas são devido á falta de phosfatos seja na verdade real. È que por engano, mergulhei nos forums do Brasil sobre aquáriofilia e lá, defendem exactamente o contrário... assim como soluções do tipo: "apagão durante 72h", "caracóis come tudo" e outras.

 

Nem sei o que pensar.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Exactamente madvieri...

Só acho que te esqueceste de uma coisa. Convém fertilizarem com fosfatos... mesmo que façam TPA's o problema existe devido a uma carência de fosfatos, e esses não são adicionados via TPA.

 

O meu conselho é: nem precisas de fazer TPA. Fertiliza todos os dias com 10 ppm de K e 1 ppm de PO4. Em princípio, em 4-5 dias elas desaparecem completamente. Aí sim, faz uma TPA generosa (superior a 50%). TMG adicionas somente se verificares que as plantas estão muito brancas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Sem querer pör em causa a veracidade e cientificidade das afirmaçoes... é exactamente o contrario que frequentemente se encontra sobre 90% dos sites de aquariofilia, ou seja, é precisamente a presença de uma concentraçao elevada de fosfatos que provoca um BOOM de algas.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem querer pör em causa a veracidade e cientificidade das afirmaçoes... é exactamente o contrario que frequentemente se encontra sobre 90% dos sites de aquariofilia, ou seja, é precisamente a presença de uma concentraçao elevada de fosfatos que provoca um BOOM de algas.

 

Mitos urbanos.

99% das vezes algas surgem devido a:

-> Falta de CO2

-> Excesso de Luz

-> Carencia de nutrientes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

 

Sem querer pör em causa a veracidade e cientificidade das afirmaçoes... é exactamente o contrario que frequentemente se encontra sobre 90% dos sites de aquariofilia, ou seja, é precisamente a presença de uma concentraçao elevada de fosfatos que provoca um BOOM de algas.

E já pensaste na quantidade de desinformação que existe na internet?

Obviamente que eu também posso estar a mentir quando digo que se deve é fertilizar com PO4... mas então vamos fazer uma coisa muito simples.

Eu costumo dizer que "falar é fácil... difícil é mostrar que sabes" :) Podes sempre procurar alguns dos meus aquários aqui no Fórum, ver os meus conselhos a nível de fertilização/manutenção, e depois podes igualmente fazer o mesmo com as outras pessoas que apregoam exactamente o contrário. Os resultados estão à vista :P

 

Mitos urbanos.

99% das vezes algas surgem devido a:

-> Falta de CO2

-> Excesso de Luz

-> Carencia de nutrientes

Clap clap... resta só dizer qual é o 1% que falta:

 

Má circulação/zonas de água estagnada que levam à acumulação de sujidade.

Já agora... o excesso de luz, irá causar um dos outros dois. Por si só, não é ele que causa as algas :)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hà que dizer que efectivamente em alguns sites de aquariofilia, a falta de fosfatos é apontada como uma das possiveis causas do aparecimento de algas, mas aponto para o facto de no mercado, existerem produtos para diminuir a concentraçao de fosfatos na àagua, pelo que sou levado a pensar que o seu excesso provoca algas eventualmente. ,

 

De qualquer forma; ultimamente tenho lido quase exclusivamente sobre algas e arrisco a dizer que elas sao responsaveis pelo desespero de muitos aquariofilistas.

 

Por isso, saber controla-las é IMPERATIVO.

No meu caso, vou brevemente passar de um racio de luz de 0.25W/L para um racio de 1W/L ou seja 4x24 (96L)... pelo que estou a precarver-me para o pior.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hà que dizer que efectivamente em alguns sites de aquariofilia, a falta de fosfatos é apontada como uma das possiveis causas do aparecimento de algas, mas aponto para o facto de no mercado, existerem produtos para diminuir a concentraçao de fosfatos na àagua, pelo que sou levado a pensar que o seu excesso provoca algas eventualmente. ,

 

De qualquer forma; ultimamente tenho lido quase exclusivamente sobre algas e arrisco a dizer que elas sao responsaveis pelo desespero de muitos aquariofilistas.

 

Por isso, saber controla-las é IMPERATIVO.

No meu caso, vou brevemente passar de um racio de luz de 0.25W/L para um racio de 1W/L ou seja 4x24 (96L)... pelo que estou a precarver-me para o pior.

Peço desculpa, mas não percebo essa lógica dos produtos para diminuir os fosfatos.

 

Ex.:Tenho dois aquários, ambos com 2ppm de fosfatos. Um está densamente plantado com plantas exigentes, o outro tem 3 anubias e um casal de apistos que preferem aguas bem limpas.

Em qual dos dois aquários devo usar os ditos produtos, para baixar os níveis de fosfatos?

 

Se vais aumentar 3x mais a tua luz, aconselho a introduzires plantas que exijam essa iluminação, tal como CO2 e fertilização adequada.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais