Danio Leopardo doente?


Fixer

Recommended Posts

Ontem o meu Danio Leopardo apareceu-me como demonstra as seguintes imagens. Gordo, escamas levantadas e uma veia (ou algo parecido) a ver-se por baixo.

 

Ao inicio, só o vi um pouco gordo, pensei que talvez fosse "peixa" e estivesse grávida, mas depois é que comecei a reparar nas escamas e na dita veia.

 

 

Aparentemente, está um pouco mais calmo que o costume. Mas, continua a nadar, vai fazendo (menos regularmente) os seus sprints atrás dos outros peixes, ...

 

 

image1ib9.th.jpg

image2zg3.th.jpg

image3dy9.th.jpg

image4db4.th.jpg

 

 

Deverei retirar o peixe do aquário, para não passar aos outros?

Que "curativo" devo fazer?

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente, já não precisam responder. Já faleceu...

 

 

Um gajo é cabeçudo e só depois se lembra... Tenho cá um pequeno manual sobre doenças da Sera, e só depois de ter postado me lembrei dele...

 

Fui ver, e pelos sintomas, parece-me que o peixe tinha: Hidropisia Abdominal.

 

Tal como aconselhado retirei logo o peixe do aquário, e meti-o num globo de 5 litros que cá tenho, com água directamente da torneira, mas à temperatura do outro aquário (27º).

 

Nem meia hora lá sobreviveu... Não sei se terá sido também pela água (embora temperatura fosse correcta) se foi mesmo pela doença.

 

 

Mau mesmo foi vê-lo morrer. Estava o tadito a nadar bem e de repente fica de papo para o ar, continuando a respirar. Volta a virar-se e continua a nadar mais uns segundos, até voltar a ficar de papo para o ar... E isto repetiu-se umas 5 ou 6 vezes, ate cair no fundo de papo para o ar e deixar de respirar. Deve ter sofrido o pobre coitado.

 

Há algo que se possa fazer para acabar com o sofrimento deles mais depressa? algo que se ponha na água e seja "tiro e queda"? É que se não custou a ele, custou-me a mim, vê-lo naquilo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente, já não precisam responder. Já faleceu...

 

 

Fui ver, e pelos sintomas, parece-me que o peixe tinha: Hidropisia Abdominal.

 

Mau mesmo foi vê-lo morrer...

 

Há algo que se possa fazer para acabar com o sofrimento deles mais depressa? algo que se ponha na água e seja "tiro e queda"? É que se não custou a ele, custou-me a mim, vê-lo naquilo...

 

Para não perlongar mais o sofrimento dos peixes morimbundos utilizas um bisturi ou uma faca afiada e dás um golpe de mesericordia na coluna vertebral por detrás da cabeça, não é facil para quem gosta dos seus animais mas a morte é instantania.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais