Problema com pedra de xisto


Recommended Posts

Olá,

 

No actual aquário, tenho algumas pedras de xisto que já vinham do antigo, de água fria, onde andaram mais de 3 anos.

 

Até ver, nunca tinha tido problemas, mas a areia começou-me a aparecer um pouco escura a meio do aquário, como demonstra as seguintes fotos.

 

1000777largemv5.th.jpg 1000780largeii2.th.jpg

 

Foi mais ou menos de um dia para o outro que vi a mancha. Remexi um pouco a areia e vi que era só naquela zona. Com isso a areia ficou com melhor aspecto.

 

Passados dois dias lá estava novamente a mancha. Então, vasculhei mais de onde viria aquela mancha e reparei um uma pedra de xisto estava escura e à volta dela é que se espalhava a mancha pela areia.

 

Aqui está a pedra causadora. O lado mais negro, era o que estava enterrado. A parte que estava à superfície estava normal:

1000865largeaj7.th.jpg

 

 

O que se terá passado? A pedra há muito que estava em aquário e nunca se tinha passado nada, já estava neste há mais de um mês e só agora aconteceu isto.

Será seguro ter lá as outras pedras de Xisto? Ou mais me vale retirar todas e meter outras? Aqui na região, só há xisto e granito...

 

Andei a ver e as restantes pedras ainda estão normais.

 

Um abraço a todos,

Rui Peixeiro

 

Editado:

A pedra manda um cheiro um pouco intenso. Parece uma pilha alcalina quando "vaza" ou algo parecido...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho xistos ha mais de 13 anos e sao os mesmo desde que comecei...e posso-te dixer..que tao iguais ao dia que os comprei...nao sei o que podera ter causado isso ..mas de qualquer maneira tira e ferve...e ve o que acontece a coloração da agua...e ve se fica diferente...do normal....ate mais um abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fixer,

 

Existem diferentes tipos de xistos, alguns contêm Ferro nas mais diversas formas. O xisto que tens responde de forma diferente se em contacto com água fria ou quente, em parte devido a diferentes populações microbiologicas na água. O cheiro é sinal de actividade química ou bioquímica ...

 

Resumindo... Deita esse fora o calhau e procura outro no leito de um rio ou ribeira..

 

 

cps

 

MNSM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

Obrigado pelas respostas.

 

Este calhau já foi... o que receio é o outros. Vieram todos do mesmo sitio, a berma de uma estrada!

 

É aconselhável retirar sempre do leito de rios ou ribeiros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

É aconselhável retirar sempre do leito de rios ou ribeiros?

Da mesma forma que é aconselhável retirar da beira mar pedras, tens é que ferve-las sempre 8) !

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Não sei se isto te vai ajudar, mas vivendo eu na zona de xistos, como é o DOURO, há xisto que apodrece e nesse caso vai-se desfazendo, se for o teu caso retira e substitui por outro, o xisto é neutro e não te vai mexer com parametros do aqua, convem sim e sempre, ferver antes de meter dentro do aqua, isto vale para todas os calhaus e troncos e outras coisas que não seres vivos, claro!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...

Se me poder intrometer, o xisto tem que se ferver até a agua ficar sem cor ou basta ferver uma vez e depois lavar em agua normal?

Obrigado

 

Eh, eh a isto é que eu chamo desenterrar um tópico :naughty: 2006 :dancing:

Dependendo do sítio aonde tenha sido apanhado, mas bastar ferver um pouco.

cumpr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem tinha reparado ainda no ano :D

Foi apanhado na praia de S. Torpes. Já foi todo fervido. Algumas pedras é que se desfizeram um pouco.

Obrigadoo :)

 

Cuidado pedras apanhadas na praia por experiência própria têm tendencia a subir o ph. Mas coloca e vai medindo os parametros da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas, sempre ouvi dizer que usar produtos para subir ou descer o ph não resultam.. eu nunca experimentei!

Bem segundo experiência própria para subir o ph uso conchas apanhadas na praia, é a única que conheço. tinha o ph de 6.0 usei duas conchas e subiu para 6,8!

 

Para descer o ph á quem diga para usar turfa que tem a vantagem de ser material filtrante mas a desvantagem de turvar a água e, quando usado como material filtrante, entope facilmente o filtro.

Sei que também os troncos e a injecção de co2 baixam o ph de forma natural.

 

Cumprimentos,

Bruno92

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A turfa deve ser metida dentro de sacos (tipo meia) para não entupir o filtro.

Há marcas que já vendem os sacos juntos com a turfa.

 

Quanto a subir e baixar o Ph é um exercicio interessante, mas que demora a fazer efeitos.

Cuidado com os quimicos, que quando usados á bruta têm resultados desastrosos.

O meu conselho é mete... se houver alterações muito significativas é que actuas.

Se a alteração for pequena, não mexas... o aqua há-de encontrar o equilibrio.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.