comunidade de peixes de água fria e quente...será possível?


Visitante

Recommended Posts

Poderei misturar orandas de água fria com mollys, platys,espadas,bótias, limpa fundos e limpa vidros além de gupyes bébés? Será que os alevinos não serão comidos pelos orandas? e outros peixes de água fria como cometas etc? :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Maximo !

 

Olha qto à questão da temp posso te dizer com segurança que embora os Orandas sejam considerados peixes de àgua fria eles suportam bem temp mais altas. O meu aquario agora no verão tem a temp da àgua a 28 graus qdo no Inverno rondava os 12. O problema que se coloca é que por serem animas mais habituados a temp mais baixas elevar a temp significa aumentar o seu metabolismo, ou seja querem comer mais e necessitam de maiores quantidade de O2 dissolvido na àgua. No meu aquario tenho sempre isso em consideração.

Qto a mistura-los com outros peixes tens de ter cuidado. Os peixes como Orandas, Cometas, etc são inofensivos e tb são indefesos e as suas longas barbatanas ( principalmente a caudal ) tendem a ser "ratadas" por peixes mais pequenos que a confundem com comida. Não te esqueças tb que um Cometa pode chegar a ter 15 cm de tamanho qdo um molly não ultrapassará os 4, 5cm. Por tens de ter um aquario bem grande (pelo menos 100cm ).

Qto a comerem os alevins isso até pode acontecer inclusivé podem até ser comidos pelos próprios progenitores.

Eu costumo defender que os kinguios ( carassius auratus ) ficam melhor com outros da mesma espécie mas há quem os junte com outras especies e tenha bons resultados. Há que experimentar!

 

Abraços!!!

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Máximo

 

Este assunto que aqui estás a tratar tem como assunto principal peixes de água fria, pelo que vou transferir para este assunto. Vamos ao assunto. Podes fazer qualquer mistura de peixe de água doce que queiras. No entanto, esta prática deixa de ser aquariofilia e passa a ser imaginação. Um bom aquariófilo dá aos seus peixes as melhores condições possíveis, criando aquários monoespecíficos ou de biotopo com 2 ou 3 espécies distintas, não mais. Não te aconselho de forma alguma miturares as espécies que indicas para não criar conflicto no aquário. Os peixes de água fria crescem e logicamente vêm um petisco nas espécies de menores dimensões. Mais a mais o peixe de água fria, tem exigencias de temperatura como o nome indica: água fria. Se queres ter as espécies que indicaste, monta um aquário de peixes de água fria por um lado e de viviparos por outro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pessoal

 

Digo-vos, sinceramente, que não vale a pena pôr no mesmo aquário peixes de água fria com peixes tropicais, porque:

1. Os tamanhos são desproporcionais - é a grande diferença

2. Os peixes tropicais tendem a mordiscar a barbatana dorsal dos cauda de véu (já tive um Platy que fazia isso! Um PLATY!!!)

3. Os tropicais são mais gananciosos, mais espertos e com mais medo do dono. Os kinguios são mais do tipo "tou na boa", não são gananciosos e vêm comer à nossa mão.

4. Os kinguios são peixes que nadam livremente. Já tive peixes com hábitos muito diferentes: muito parados, muito mexidos, alguns maus com um Betta que já tive…

5. Sabem qual a comida a fornecer se existir comunidades destas? Comida para Peixes Tropicais

6. Se querem algum peixe tropical no aquário de água fria aconselho um limpa vidros. Pelo menos o vidro fica sempre limpinho!

Não quero influenciar ninguém a gostar de kinguios. Cada pessoa têm as suas preferências. Só digo isto, porque já tive peixes tropicais no meio dos kinguios e arrependia-me sempre de os comprar. Acho que os kinguios têm a sua maneira de ser e de estar e os tropicais têm hábitos interessantes e cores bonitas mas existe uma incompatibilidade entre eles… Até mesmo na água (temperatura, acidez, alcalinidade, dureza da água são diferentes...)

PS: Ah, já me ia esquecendo! Os produtos para os kinguios são mais baratos! ex. Condicionador anti cloro para o tratamento da água da JBL: BIOTOPOL mais caro que BIOTOPOL R (para peixes dourados) :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais