Ajuda com 1º aquário!


zpoliveira

Recommended Posts

Olá a todos! Venho pedir ajuda para começar um aquário, possivelmente plantado! E digo possivelmente porque sei que nestas condições não será muito fácil...

 

Adquiri um aquário em kit (bem sei que não é a melhor opção mas limitações orçamentais assim o impuseram) da aquatlantis. O Aquatlantis Biotope 120 cujo setup é o seguinte:

 

Dimensões (Comp. x Larg. x Alt.)

120 x 40 x 55 cm

 

Iluminação

2x30W T8 - Sistema de iluminação basculante com Reflectores

 

Volume

240 L

 

Filtro de decantação biológico BIOBOX

 

Bem sei que a iluminação não é grande coisa para plantados (aliás é fraquinha mesmo) mas, em princípio, tão cedo não tenho $$$ para investir numa iluminação mais adequada...

 

Da parte teórica da aquariofilia já sei umas coisitas, tanto pela pesquisa que fiz na net, como ao ler posts aquí no fórum, como por experiência académica por isso as dúvidas que tenho prendem-se mais com aspectos prácticos...

 

Com este setup que plantas acham que se podem adaptar ao aquário?

 

Valerá a pena fazer um sistema CO2 caseiro? Com esta iluminação não me parece muito necessário mas deixo esta resposta (e as outras) aos gurus de aquariofilia que andam aquí no fórum!

 

E quanto ao substrato? Chegará areão com fertilização na coluna de água? É que substratos férteis são mesmo caros...

 

Agradeço qualquer resposta/opinião!

 

Abraço!

 

PS: Desculpem ter-me alongado tanto mas não queria gastar dinheiro mal gasto e principalmente começar logo a fazer asneiras (bem sei que são impossíveis de evitar mas quantas menos melhor, certo?)

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Eu sou da opinião que para se fazer as coisas, ou faz bem ou então não vale a pena gastar dinheiro!

 

Ou seja, se vais gastar dinheiro nas plantas e queres que elas cresçam, então tens de ter um bom substrato, uma boa iluminação e claro o co2. Para alem disso, as TPA´s semanais para nutrir a água e podas, mas isso é outra história!

 

 

Quantas mais e melhores condições deres às tuas plantas, mais e melhores elas ficaram!!!!

 

 

 

 

E como este é o teu 1º aquário é normal que faças asneiras e também aprendas com elas!

 

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um aqua igual a esse, isto é assim, tu queres um plantado , mas de que tipo, muito, pouco ou mega plantado???há plantas que nao necessitam de co2 como por exemplo as anubias, as minhas crescem e crescem sem co2 com apenas 36watts de luz, sem nada de especial nem fertilizaçao, como as anubias´há outras ve este site www.tropica.com....

 

tudo t depende dos residentes que queres colocar no aqua, por exemplo eu tenho discus, e gosto de ver o aqua com muito espaço , isto é sem muitas plantas, isto pq se tiveres muitas, pode ser dificil limpar o aqua como deve de ser, se quiseres um mega plantado a historia muda de figura e aí vais necessitar de co2 de iluminaçao especial de corrida.....

 

 

o meu aqua tem tres anubias barteri var barteri e uma var nana, tenho uma echinodorus bleheri e tenhos uns pés de limnophila , e olha que naos se dao nada mal...... gosto do aqua espaçoso para os discus, mas com alguns esconderijos como troncos e pedras..... como já tinha dito noutro post se fosse hoje a montar um aqua para os meus meninos nao tinha colocado areao nenhum pois só dificulta a limpeza do aqua, e só tinha lá as anubias presas ao tronco e ás pedras...... são gostos.....

 

por exemplo o meu aqua , igual ao teu tb tem a mesma capacidade mas por causa do areao e das decoraçoes perdesse muito espaço, eu perdi cerca de 30 lt , e tens de fazer a conta á capacidade do mesmo nao até ao ordo do aqua mas sim até onde o vais encher pois nao vais enche-lo até trava nem acima da mesma né, por isso o teu aqua irá ficar com cerca de 150 lt logo como ves tens de optimizar o espaço consoante as especies que iras ter....

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O que saltou a vista no teu setup e que ainda ninguém comentou é o teu filtro. Para mim é insuficiente, e é dos componanentes mais importante do teu aquario. Para esse aquario eu aconselhava-te um filtro externo, que fizesse qualquer coisa como 700 l/h 3x a 5x a litragem do Aquario. Marcas? Tens Eheim, Fluval e Rena XP. São as três melhores marcas do mercado.

 

Abraços

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pelas respostas!

 

joao costa

mas de que tipo, muito, pouco ou mega plantado?

 

Eu gostava de ter um bastante plantado! Ao contrário do teu caso eu vou apostar em peixes mais pequenos, tetras, neons, guppys, qualquer coisa do tipo (antes tenho de ver compatibilidades mas vou mais para cardumes)...

 

nemo

O que saltou a vista no teu setup e que ainda ninguém comentou é o teu filtro. Para mim é insuficiente

 

Tens toda a razão quando dizes que era preferível um externo! Mas, segundo me disse quem me vendeu (e, ao que sei, é de confiança), este interno chega para o aquário! A próxima compra será um filtro externo (o Eheim 2213, possivelmente) mas só vou ter possibilidade de a fazer no mínimo para o próximo mês...

 

TsunamiPT

Eu sou da opinião que para se fazer as coisas, ou faz bem ou então não vale a pena gastar dinheiro!

 

Sem dúvida que tens toda a razão! Mas também compreenderás que fazer um investimento em aquário, nóvel, equipamento, iluminação, substrato, plantas, peixes, etc. não é uma coisa fácil de fazer de uma vez só! Lá chegarei, dando um passo de cada vez!

 

joao costa

tres anubias barteri var barteri e uma var nana, tenho uma echinodorus bleheri e tenhos uns pés de limnophila

 

O que eu queria era mais ideias deste tipo, é que uma coisa é ir à tropica (como também já fiz) e ver o que se dá com pouca iluminação, outra são as ideias que o pessoal de cá pode dar fruto da sua experiência...

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

baos amigo e se bem-vindo

ja que é o teu primeiro plantado podes começar com plantas que dao pouco trabalho e que ficam sempre bem num aqua.

podes começar por exemplo com umas anubias, umas elodias, umas cabombas, plantas que vão se dar bem com as condições que lhes tens pra dar.

espero que ter ajudado e boa sorte para o teu novo aqua.

 

PS- CO2 é sempre importante

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

baos amigo e se bem-vindo

ja que é o teu primeiro plantado podes começar com plantas que dao pouco trabalho e que ficam sempre bem num aqua.

podes começar por exemplo com umas anubias, umas elodias, umas cabombas, plantas que vão se dar bem com as condições que lhes tens pra dar.

espero que ter ajudado e boa sorte para o teu novo aqua.

 

PS- CO2 é sempre importante

 

Com esta lista de plantas, nem é preciso CO2 nem grande luz.

Além destas, Limophila sessiflora, Egeria densa, vários tipos de Echinodorus e Valisnérias.

O filtro que tens e para os peixes que queres, aguenta, apenas te rouba espaço. Podes mantê-lo, mais tarde se vires necessidade, trocas a bomba interna e se te decidires a colocar um filtro externo, até podes descolar esse filtro lá de dentro. Mas se vais para um externo, mais vale desmontar esse já. Eu cá deixava o filtro como está.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado! Isto é que são respostas! Todas as ideias que me estão a dar são muito bem-vindas! Para já, a nível de plantas, já tenho estas opções por onde escolher:

 

anubias

elodias

cabombas

Limophila sessiflora

Egeria densa

vários tipos de Echinodorus

Valisnérias

 

O que já não é nada mau (mas se se lembrarem de mais alguma força aí)!

 

CO2 afinal sempre é melhor fazer? Estava a pensar num projecto DIY dos que tenho aquí visto por isso não há grande problema em apostar nisso!

 

Mas e quanto ao substrato? Quanto mais leio mais confuso fico... Substrato fértil é um tombo mesmo grande! É muito necessário? Ainda para mais neste caso em que as plantas têm (acho) necessidades relativamente baixas? Por outro lado tenho de confessar que akadama fica a matar (na minha opinião, claro) num aquário mas os preços que tenho visto aquí perto andam à volta de 6€ por cada 2L... De que quantidade acham que eu ia precisar? E, já agora, se souberem de algum sítio em que seja mais baratinho... :twisted:

 

Podes mantê-lo, mais tarde se vires necessidade, trocas a bomba interna e se te decidires a colocar um filtro externo, até podes descolar esse filtro lá de dentro. Mas se vais para um externo, mais vale desmontar esse já. Eu cá deixava o filtro como está.

 

Desculpa mas não percebi muito bem... Felizmente que alguém acha que o filtro aguenta (já estava a ficar preocupado)! Mas estava a pensar colocar alguma coisa na secção de procura a pedir um eheim 2213 porque já ví lá alguns a metade do preço que me pediram! Na tua opinião não vale a pena mudar? Ou só valerá a pena mudar se, mais tarde, começar a introduzir espécies mais exigentes do que as que disse?

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que o filtro de decantação, se devidamente equipado, pode substituir um externo na perfeição pelo menos em aquários onde as exigências de filtragem não sejam muito elevadas (seja pelas espécies mantidas, seja pela quantidade de peixes).

No caso da bomba ser fraca, pode-se sempre trocar de bomba mas aí já convém verificar se pelo preço da bomba não se consegue comprar um filtro externo em condições.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, ze pedro!

 

subscrevo inteiramente a necessidade de haver um substrato fertil, bem como a injecçao de Co2, quando se quer um aquario bem plantado com uma gama muito variada, principalmente em cores; no entanto, fica aqui o exemplo duma experiencia que estou a fazer num nano de 20L que possuo neste momento, sem nenhum destes requisitos e que está a funcionar na perfeiçao, no que toca a plantas:

 

- TPA's 25% 2xsemana

- Flourish da Seachem 1 gotaxTPA

- lampada de 11w (+/- 0,7w/L)

 

plantas:

- valisneria spp. (folha fina)

- microsorum pteropus

- microsorum pteropus windelov

- anubias nana

- cryptocoryne wendtii 'brown'

- cryptocoryne hejnyi (?)

- cladophora aegagrophila

- vesicularia dubyana (musgo de java)

- hydrocotyle leucocephala

- limnophila sessiliflora

 

todas muito bonitas, a crescerem muito bem :wink:

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então já estou mais inclinado para o substrato fértil!

 

Mas que quantidade recomendam? Quando é um litros já me oriento +-, mas quando vêm em Kg não faço ideia da quantidade que preciso...

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá Zé.

 

Só encontrei isto agora, entretanto já falamos pessoalmente sobre o teu aquário, mas também não deu para aprofundar grande coisa.

 

Então aqui fica a minha opinião:

 

Primeiro, eu costumo assumir que um aquário plantado é um aquário em que o layout é extremamente cuidado, as plantas são o centro do aquário e os peixes secundários. Assumo também (e isto reflete apenas a minha opinião) que um plantado é um aquário onde se mantêm plantas exigentes, plantas de crescimento rápido com altas necessidades de fertilização e iluminação (1 watt por litro no minimo).

 

Assim sendo, o que tu vais poder montar com a iluminação que tens não é um plantado na minha percepção do termo.

 

Substrato: não compres substrato fertil, pelo menos não te aconcelho a investires muito nisso, dado que as plantas que podes manter no teu aquário são plantas de poucas exigências.

Utiliza um substrato escuro. Akadama fica muito bem, se quizeres uma solução mais barata aposta em turfa (previamente fervida). Se por algum motivo quizeres um substrato clarinho, aconcelho areia branca utilizada em construção civil. Não utilizes aquele areão tipico para aquário porque fica mais feio.

 

Filtro: Não consigo encontrar na net a capacidade desse filtro, mas além da capacidade adequada também deves apostar em bons materiais filtrantes. Se conseguires alargar a saída do filtro melhor, para combater as zonas mortas (tal como nos raceways para salmonideos, como tu sabes).

 

CO2: Podes colocar, desde que de noite haja bastante circulação da água.

 

Plantas: aposta forte no musgo de java e feto de java. Plantas como a elodea e cabombas não sei se vais gostar do layout que consegues com elas.. Podes experimentar, mas o que eu recomendo mesmo é andares a brincar com o musgo e o feto agarrados aos troncos.

 

Peixes: aposta em biotopo. Toda a malta proveniente do mesmo local. Não coloques guppys com neons (pelo menos eu não gosto muito dessa mistura. Acho que tem piada manter os peixes nas caracteristicas do seu local de origem, embora actualmente já haja peixes resistentes a tudo e mais alguma coisa. Na bacia amazonica tens muita peixeirada para escolher. Um pequeno grupo de loricarideos era capaz de ficar a matar.

 

Bem, põe umas fotos assim que tiveres alguma coisa.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zé.

 

Só encontrei isto agora, entretanto já falamos pessoalmente sobre o teu aquário, mas também não deu para aprofundar grande coisa.

 

Então aqui fica a minha opinião:

 

Primeiro, eu costumo assumir que um aquário plantado é um aquário em que o layout é extremamente cuidado, as plantas são o centro do aquário e os peixes secundários. Assumo também (e isto reflete apenas a minha opinião) que um plantado é um aquário onde se mantêm plantas exigentes, plantas de crescimento rápido com altas necessidades de fertilização e iluminação (1 watt por litro no minimo).

 

Assim sendo, o que tu vais poder montar com a iluminação que tens não é um plantado na minha percepção do termo.

 

Substrato: não compres substrato fertil, pelo menos não te aconcelho a investires muito nisso, dado que as plantas que podes manter no teu aquário são plantas de poucas exigências.

Utiliza um substrato escuro. Akadama fica muito bem, se quizeres uma solução mais barata aposta em turfa (previamente fervida). Se por algum motivo quizeres um substrato clarinho, aconcelho areia branca utilizada em construção civil. Não utilizes aquele areão tipico para aquário porque fica mais feio.

 

Filtro: Não consigo encontrar na net a capacidade desse filtro, mas além da capacidade adequada também deves apostar em bons materiais filtrantes. Se conseguires alargar a saída do filtro melhor, para combater as zonas mortas (tal como nos raceways para salmonideos, como tu sabes).

 

CO2: Podes colocar, desde que de noite haja bastante circulação da água.

 

Plantas: aposta forte no musgo de java e feto de java. Plantas como a elodea e cabombas não sei se vais gostar do layout que consegues com elas.. Podes experimentar, mas o que eu recomendo mesmo é andares a brincar com o musgo e o feto agarrados aos troncos.

 

Peixes: aposta em biotopo. Toda a malta proveniente do mesmo local. Não coloques guppys com neons (pelo menos eu não gosto muito dessa mistura. Acho que tem piada manter os peixes nas caracteristicas do seu local de origem, embora actualmente já haja peixes resistentes a tudo e mais alguma coisa. Na bacia amazonica tens muita peixeirada para escolher. Um pequeno grupo de loricarideos era capaz de ficar a matar.

 

Bem, põe umas fotos assim que tiveres alguma coisa.

 

Abraço.

 

Viva, malandro!

 

Tudo bom contigo?

 

Desenterraste um post já antiguinho! omg

 

Isto já teve bastante evolução e cada vez caminho mais para um comunitário razoavelmente plantado em vez de um plantado tipo Amano!

 

Em princípio devo ficar por algum biótopo tipo rio negro por causa das condições da água da torneira cá de casa!

 

Quanto ao equipamento o filtro não parece mau e faz bastante movimentação de água, alguém de, como a água é projectada de um nível superior da do aquário, também contribuir para a sua oxigenação! A iluminação ainda está em "negociações" para ver se pode ser melhorada mas para já é com isto que vou ter de trabalhar!

 

Mal haja novidade posto por aquí para me fazerem uma críticas e ajudarem no que for preciso!

 

Grande abraço!

 

PS: a conferência foi muito porreira, fico à espera da 3ª edição!

Editado por zpoliveira

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.