Aquario 450L para plantado. Ajuda com substrato e iluminação


Tiaago

Recommended Posts

Olá pessoal!

 

Cá estou eu novamente a chatear.... depois de muitas indecisões com o tamanho do aquario, as furações para sump.. etc etc eis que me decidi por 140 © * 50(L) * 70(A) (450L), com sump (vai ser o meu actual aquario (120*40*50 (200L) - Que está velho e em mau estado mas que vai ser reparado))

 

Como na sump vou ter apenas cerca de 150L, digamos que o sistema total fica com +/- 550L. MAs a parte da sump vai ficar para mais tarde, porque antes o aquario tem que ser arranjado, é preciso comprar bombas.. ainda falta muita coisa.

 

MAis urgente parece-me o substrato, já que o aquario deve chegar dentro de poucos dias.

 

Eu tenho areão do rio no aquario actual e já pensei em Akadama, mas para além dos custos que acarreta não é o fundo com que mais simpatizo. Estava a pensar manter o areao do rio, comprar mais algum ja que o aquario é maior e queria meter por baixo do areao um substrato fertil apenas com 2 ou 3cm's para as plantas terem alguma coisa a que se "agarrar". vi numa loja "JBL ProfloraStart" . será que é bom para o que pretendo??

 

Para iluminação, o que aconselham? estava a pensar em 2 lampadas de 120cm (36W) + 2 de 36W T5 power compact e + 10 x 26W (estas 10, são 5 luminárias redondas que levam 2 cada).

 

Ou então as 4 x 36w + 3 x 70W HQI. Mas estas tenho que ver onde arranjo e os preços delas.

 

O mais urgente neste momento é mesmo o fundo porque já quero comprar. Agradeço ajuda! :wink:

 

Obrigado desde já.

 

Abraço :)

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu no meu, para poupar uns tostões, por baixo coloquei o areão do rio que já tinha e cobri-o com Akadama, que já tem alguns micronutrientes....(não chega)

 

É só uma sugestão.

 

Cumps

O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal!

 

Desde já peço desculpa por estar a chatear novamente, mas com o aproximar da vinda do aquario novo lá para casa, começo a ter alguma urgencia em escolher e comprar o substrato.

 

o que acham do JBL ProfloraStart? posso colocar 2/3 cm's deste produto e depois colocar mais 2/3cm's de areão do rio? ou existe algum produto (de valor identico preferencialmente) melhor que o JBL ProfloraStart?

 

PEço uma vez mais desculpa, mas o tempo começa a apertar...

 

Abraço, Tiago

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não sei o preço, mas para este substrato e é muita bom Seachem Flourite 7kg 23,5 ou Seachem Flourite Red 7kg podes simplesmente colocar este ou então colocar um pouco de areão no fundo e cobrires por cima com este

 

em relação ao tamanho do teu aquário só com Seachem Flourite 7kg ou Seachem Flourite Red 7kg ficaria muito caro

 

depois tens este --> Tropica PLANT SUBSTRATE 5 l

metes isto e depois cobres com areão

 

preços destes substratos ronda entre 24 e os 21 euros

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tantas indecisões :lol: , eu sei como é...

Antes de mais nada, tem mesmo de ser esse Aqua? Já está encomendado?

 

Achava bem melhor e caso o móvel dê, 150x60x50(comp.xlargxalt)

 

Quanto á iluminação e com a altura que pretendes só tens duas hipóteses ou HQI ou T5, esquece o resto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o aquario está encomendado e já deve estar em fase de produção. Não dá para alterar.

 

 

Mas também, se formos a ver, com os 6cm's de substrato, passa a 64.. e a agua fica sempre a uns 3/4 cm's do topo do aquario, o que da cerca de 60cm's "uteis".

 

 

Ok. mas para HQI, estou a pensar colocar 3 x 70W (210W) e o resto colocar em T5 . (2 x 58W + 2 x 36W = 188W). São cerca de 400W. É suficiente? Uteis, dentro do aquario principal são cerca de 350 / 360 Litros.

 

Estava a pensar também fazer a iluminação "gradual", ou seja, cerca de 2 h com 116W (uma no inicio e outra no fim) + 2h com 258W (uma no inicio e outra no fim) e + 6h com os 400W.

 

 

Obrigado desde já pela ajuda.

 

Abraço

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o aquario está encomendado e já deve estar em fase de produção. Não dá para alterar.  

 

 

Mas também, se formos a ver, com os 6cm's de substrato, passa a 64.. e a agua fica sempre a uns 3/4 cm's do topo do aquario, o que da cerca de 60cm's "uteis".  

 

 

Ok. mas para HQI, estou a pensar colocar 3 x 70W (210W) e o resto colocar em T5 . (2 x 58W + 2 x 36W = 188W). São cerca de 400W. É suficiente? Uteis, dentro do aquario principal são cerca de 350 / 360 Litros.  

 

Estava a pensar também fazer a iluminação "gradual", ou seja, cerca de 2 h com 116W (uma no inicio e outra no fim)  +  2h com 258W (uma no inicio e outra no fim) e + 6h com os 400W.  

 

 

Obrigado desde já pela ajuda.

 

Abraço

 

Sim pode não dar para alterar mas dá concerteza para o venderes, e olha que mesmo a perderes algum dinheiro vais o ganhar na iluminação :oops:

 

Quanto á altura que referes do substrato e ao nivel da água, não te esqueças que com os de 50-60cm acontece o mesmo :oops:

 

Quanto á iluminação e se insistes nessa altura de 70, eu optaria por 2-Hqi de 150W/cada e ficava o assunto arrumado, quanto menos lâmpadas menos gastos... não te esqueças que de vez em quando tens que as trocar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho a mesa para o aquario feita, o que não ficou muito barato, o aquario também não me apetecia andar outra vez com o mesmo trabalho. Para além que foi a um preço especial de um amigo que trabalha numa fabrica de vidro.

 

Portanto, trocar aquario nesta fase está fora de questão.

 

O Unico problema são os gastos energéticos que ao fim do mês, pelas minhas contas com cerca de 400W, 10h/dia, faz cerca de 12€/mês. Também não é muito.

 

Em relação às lampadas HQI são um pouco caras, mas eu tenho algum desconto já que trabalho na area.

 

Então com 2 x HQI 150W + 2 x 54W T5 chegam para o aquario? Ou as T5 não são necessárias com as HQi de 150W?

 

Não tenho ideia de fazer, mas com esta iluminação há a possibilidade de fazer algum tapete?

 

Que temperatura de cor é aconselhavel para estas 2 HQI? e caso coloque, que cor para as T5?

 

Obrigado e abraço

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este é o Aqua que montei há uns tempos e que podes tirar algumas conclusões daqui, quanto ao tapete eu tinha Glosso a dar-se muito bem mas com 70cm de altura já não sei.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...0453&highlight=

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema não é as HQI terem que ser trocadas, elas duram 2 anos até serem trocadas o problema é que tem muito Watts devido a altura

 

menos altura menos watts e luz suficiente :(

 

para o plantado tens que ter 1W por 1L

aquários de metro e mais mete 2 HQI ex: aquário de 140l ( caso tenha 1 metro ou mais de comprimento ) = 2 x 70W HQI

 

temperatura de luz : o sol tem uma K maximo de 5400K mais ao menos, o aconselhado é teres um K entre os 5200K a 8000k sendo 8000k já potente mas fica um mimo

 

com 6500k fazes um plantado do melhor!

 

outra vantagem: dura mais tempo

tem maior penetração na agua do aquario

entre outras

mas tens as suas desvantagens:

 

gasta mais Watts

aquece muito ( ao ponto de teres que ter cuidado para não te queimares )

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa regra do 1w/L, serve para todas as alturas de aquarios, não é?

 

Eu já estava a pensar colocar cerca de 400W de luz, mas em T5.

 

Agora, os "watts" ficam na mesma cerca de 400W ( 2 x 150W HQI + 2 x 54W T5).

 

Vou consumir o mesmo que se tivesse todas em T5... Estou correcto?

 

Isso do aquecimento, no verão é que me preocupa um pouco... :S

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não

 

HQI tem 150w é os 150w

 

T5 não conheço muito

 

mas sei que HQI dura mais tempo e tem maior penetração na agua

 

se o aquario for mais fundo menos luz chega ao fundo logo se tiveres tapete no fundo a luz não vai chegar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais