Botia a raspar-se no filtro


Visitante

Recommended Posts

Montei um aquario pela 1ª vez com as dim de 100*30*60 (110 litros reais)..esta com 6 semanas de funcionamento ..creio ke esta ja estabilizado ..o ph anda por volta dos 7,0/7,5 nao tenho amonia nem nitritos/nitratos na semana passada fui comprar + alguns peixes entre os quais 2 casais de gouramis (1 azul e 1 dourado) infelizmente os dourados morreram me 2 dias depois creio que por stress devido as perseguiçoes dos azuis...tambem comprei um labeo frenatus e 3 Botias palhaço (tamanho ja medio) a juntar aos 4 barbos tigre que fizeram o ciclo do aquario..ora hoje depois de mudar a agua e estar a observar cuidadosamente os peixes notei uns pequenos pontinhos brancos na cauda de um dos botias (dos outros nao vi pk sao muito esquivos) e a raspar-se quase violentamente contra as paredes do filtro interior do aquario..isto durante +- meia hora...sera que é sinais da doença dos pontos brancos (ictio)? que devo fazer? como o aquario e novo nao queria estar a usar medicamentos e tambem tenho receio de estragar as plantas..sera que devo esperar ? ate pode ser que seja so impressão minha..aconselham-me a usar ja algum medicamento?

 

Cumprimentos e obrigado por qualquer ajuda

 

Jorge Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá _Mailman,

 

Para eliminares a doença dos pontos brancos (caso não esteja num estado muito avançado), apenas terás que aumentar a temperatura do aquário. Aumenta para 30 graus durante uns 3 dias. Se as pintas brancas desaparecerem antes, podes voltar a baixar a temperatura antes dos 3 dias.

 

Não sei qual a temp. do teu aquário, mas se já anda perto deste valor (duvido), então terás que aumentar ainda mais, mas não mais do que 33!

 

Atenção que com o aumento de temperatura, o oxigénio na água será menor, pelo que deverás fazer os possíveis por aumentar a oxigenação da água (com, por exemplo, uma bomba de ar).

 

Caso nada disto resulte, então recomendo-te os medicamentos da Waterlife (são bio-degradáveis, dissolvem-se na água depois de cumprirem o seu objectivo), penso que seja o Myxazin ou o Protozin (não tenho a certeza pois a embalagem que aqui tinha já acabou e deitei fora, mas perguntando na loja informam-te de certeza).

 

Uma nota final, se tiveres algum tipo de filtragem mecânica com carvão activado, terás que remover o carvão activado pois vai absorver os medicamentos que colocares na água e não terão qualquer efeito.

 

Aproveito também para te pedir, se estiveres interessado em continuar a frequentar o fórum claro, que te registes. É que estou a preparar a mudança de servidor para amanhã (domingo) ao fim do dia e não queria correr o risco de perder nenhum membro!

 

Vai dando notícias!

 

Espero ter ajudado.

 

Saudações aquáticas,

João Branquinho

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

..para 27º (tinha a24/25º) durante a noite e agora subi para 29 no termostato..obrigado pelo conselho espero que resulte a doença deve estar no inicio porke os outros peixes aparentam estar bem e nao se esfregam nas rochas como o Botia pelo menos de uma maneira regular

 

Obrigado

 

 

 

P.S. ja me registei e ja agora parabens pelo site

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

BOASS

 

Alem de concordar c o q o joao referiu como meio de tratamento, aproveito p dizer q a duraçao das altas temp deveria ser mais longa, visto os esporos do ictio se manterem nos areoes por mais algum tempo do q 3 dias antes de eclodirem, assim uma semana a 10 dias c temp a 30 sera o ideal p quebrar o ciclo de propagaçao.

 

Boa sorte

DiDi

 

:lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julgo que o medicamento a que o JCB se estava a referir era Protozin.

 

Usei-o há coisa de 2 meses, num "surto" de Ictio que andou a passear pelo meu aquário e funcionou na perfeição.

 

Foi acompanhado da tal elevação de 2/3 ºC de temperatura já mencionada.

 

As instruções estão bem explicadas na embalagem, mas tanto quanto me consigo lembrar, este medicamento é utilizado num período de 6 dias (nos 3 primeiros dias de tratamento, seguidos de 2 dias de interrupção e no 6º dia repete-se a aplicação).

 

À partida resolve o problema do Ictio (vulgarmente conhecido como "Doença dos Pontos Brancos").

 

As melhoras para os teus amigos "barbatanideos" :lol:

 

 

PiterMaikal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as minhas botias estão de plena saúde agora e perfeitamente adaptadas ao aquario e passam a vida a comer heh...ja agora tive realmente a temperatura a 30 durante 3 dias mas não resultou :lol: o medicamento que usei foi o JBL Punktol na altura nao consegui arranjar da Waterlife (agora ja tenho) usei durante 3 dias com mudas parciais de agua sempre antes de adicionar o medicamento e ao 2 dia ja nao via pontos brancos..

obrigado a todos

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas aqui vai mais uma ajuda :

 

 

... "Seu combate se torna fácil se conhecermos seu ciclo vital.

Seu ciclo de vida varia com várias circunstâncias...Oxigenação ( são sensíveis a pouco oxigênio) , temperatura ambiente e outros...Dependendo pois das circuntâncias este ciclo pode variar muito , indo até 18 dias.

Normalmente entra no aquario por intermédio de algum peixe ou mesmo planta novata...Por isto a grande importância da QUARENTENA para todos os seres que são colocados no aquario.

Eles também podem ser trazidos sob a forma de esporos para dentro do aquario,e assim permanecer muito tempo .

O íctio se aproveita então , penetrando rapidamente na epiderme dos peixes onde surgem depois aqueles pontinhos brancos. Estes podem ser , tanto reação da propria epiderme como fungos (oportunistas como sempre ) que crescem no local.Estes pequenos pontos brancos podem se parecer com bolhas no corpo e nas nadadeiras...

Nesta fase em que o ictio se encontra na epiderme ou entre a epiderme e a derme do peixe , ele se desenvolve. Cresce se alimentando das células dos peixes , de seu sangue , etc... levando-os a anemia , intoxicando-o , e consequente maior baixa da imunidade.

Quando ele escolhe a branquia do peixe pode levá-lo à asfixia.

Infelizmente é nesta fase , já depois de o peixe ter sido atacado que se descobre isto , pois ele começa a se esfregar contra objetos no aquario , tem os movimentos diminuidos , fecha as nadadeiras , se deita no fundo... , enfim , começa a ter atitudes que só contribuem para a diminuição de sua resistência e o enfraquece.Inclusive porque começa a se alimentar menos ou até a não comer.

Nesta fase em que está enquistado no peixe não conseguimos matar esses bichos sem matar os peixes , já que eles estão em local inacessível a medicamentos.

Quando o protozoário alcança seu maior tamanho , abandona o peixe e cai no substrato , sobre plantas (muito comumente...) , etc...e se envolve em uma cápsula gelatinosa onde por alguns dias se multiplica muito , às centenas ...Essa cápsula se rompe e saem daí os novos protozoários que atacarão outros peixes (e os anteriormente atacados que não tenham morrido) ...

Mas ... dissemos que eles criam uma carapaça gelatinosa....Huum...GELATINOSA... Os protozoários tem seu calcanhar de Aquiles...!

Então , se eles formam uma proteção de gelatina...e é tão fácil impedir a gelatina de se solidificar...e se não a deixarmos se solidificar eles não conseguem se reproduzir...Está resolvida a questão !

Basta não deixarmos que eles se reproduzam !

Quem já fêz ou viu fazerem gelatina sabe que ela precisa ser esfriada para se solidificar.

Se deixarmos a água do aquario quente , os parasitas que se soltarem do peixe para se multiplicarem não o conseguirão .

Se mantivermos a água do aquario estável em 31°C por 18 dias , estará debelado o problema. Só haverá novos protozoários do íctio se os reintroduzirmos no aquario! "

 

espero q ajude...e por falar nisso o Punktol e um excelente farmaco o da Sera tambem.

 

Abraços

DiDi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais