Akadama


alruca

Recommended Posts

Oi, recentemente comprei akadama para usar como substracto, (o meu substracto é só akadama). Mas não sei quais as melhores maneiras de utilização da akadama. Pelo que já experimentei ela liberta muito pó e sujidade. Tenciono esperar algum tempo e realizar umas TPA's até eliminar todo o pó. Agora as questões:

A akadama é boa como substraco?

É boa para as plantas e não faz mal aos peixes?

Confere que tipo de parâmetros ao aqua?

 

E se quiserem dar umas sujestões ou criticas são benvindas.

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não a acadama está a venda como substracto para estragar as plantas e para patar os peixes

 

á com cada pergunta que tu fazes tu ja sabes as rexpostas e ainda perguntas pa te dizerem o mesmo :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipinho acho bem que comeces a melhorar o teu português e a para de escrever em estilo sms (já não sou o primeiro a dizê-lo). E a tua falta de respeito pelos outros já irrita. Isto é um fórum de convívio e de aprendizagem, e não uma tasca. :D

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Filipinho, também com respostas dessas mais vale estares calado :D Tanto a nível de conteúdo como a nível de Português.

 

alruca, há já imensos tópicos a falar sobre a akadama. É um substracto que prima por ser poroso, o que facilita a penetração das raízes, criando-se mais facilmente zonas com muito pouco oxigénio e pH baixo que facilitam a assimilação de nutrientes por parte das raízes das plantas.

 

Quanto a parâmetros químicos, no início a akadama baixa muito o pH (valores inferiores a 6), mas com o passar do tempo e as trocas de água, esse torna-se neutro ou ligeiramente ácido, ideal para as plantas.

 

Não faz mal nenhum aos peixes... obviamente, a peixes que suportem águas ácidas. Não vais colocar peixes do Malawi ou do Tanganyca (ou lá como se escreve) com um substracto só de akadama.

 

Há imensos aquários montados por pessoal cá do Fórum em que usam somente akadama. Podes ver que se consegue obter resultados no mínimo satisfatórios.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou dos experts nem tenho experiencia com Akadama, uso Tropica AquaCare Plant Substrate MAS atenção, não usei Akadama por não encontrar cá na Madeira e problemas com um fornecedor que não vou comentar (o tópico não tem essa finalidade).

 

Dá uma olhadela AQUI

Paralelo ao tópico acima existe ESTE

que é uma discussão geral sobre substractos... vale a pena ler...

 

Algo que posso lhe dizer, levanta pó? sim, levanta, mas o filtro vai limpar isso, 2 ou 3 dias vai estar claro e a tendencia é ficar cristalina...

Mas tem mais coisas pra se preocupar... Vais montar que aqua? plantado?

iluminação? fauna? flora? nutrientes? :D

Pense nisso tudo antes e vá com calma "baby steps"

Além disso o Luis disse tudo, nem mais! :)

Grande abraço

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O rapazes, não se assustem que moço deve ser tradutor do Google.

 

??? :shock:

 

(mesmo assim foi engraçado :) ) se eu entendi neh :D

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem lá o meu português é mesmo péssimo mas é de escrever no pc, por causa do msn escrevo com muitas abreviaturas e abituei-me a fazelas no pc pesso desculpa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem lá o meu português é mesmo péssimo mas é de escrever no pc, por causa do msn escrevo com muitas abreviaturas e abituei-me a fazelas no pc pesso desculpa

 

Desculpa lá... mas perante tal assassinato da ortografia é preciso algumas correcções:

 

Habituei-me

fazê-las

peço

 

desculpa mas antes alguém corrigir e aprender (ou prestar mais atenção e não fazer) ou ficar sempre escrevendo errado.

 

Um abraço.

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só assim uma pergunta rápida a akadama precisa de levar arião por sima não é? Poque se não o aquario fica todo cheio de pó e não sai nem com as tpa´s

 

acho que não tem erros :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não precisa de levar areão por cima. Porque para alguma coisa servem os filtros...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipinho:

 

Dá uma olhadela AQUI

Paralelo ao tópico acima existe ESTE

que é uma discussão geral sobre substractos... vale a pena ler...

 

Por acaso não foste até os links acima certo?! :wink:

 

Cumprimentos

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só assim uma pergunta rápida a akadama precisa de levar arião por sima não é? Poque se não o aquario fica todo cheio de pó e não sai nem com as tpa´s

 

acho que não tem erros :wink:

 

tenho... que... resistir...

 

 

 

epá... não dá!!

 

 

tenho andado a observar os teus "escritos" e de vez em quando até me dá arrepios na espinha... a desculpa do msn não pega... acho que o teu caso é um caso de "preguiçite" crónica!!!

 

Pela tua idade, presumo que ainda andes na escola... epá, não sei o que os teus professores dizem ou se tu só és assim aqui no forum mas esforça-te um pouco e escreve como deve ser... como queres que os membros do forum te ajudem se nem nos "posts" em que colocas questões te esforças um pouco!?

 

vais ver que toda a gente te ajuda com maior agrado e facilidade se os teus tópicos não forem um teste à capacidade de descodificação de mensagens.

 

Por outro lado, tenho que te dar crédito por me fazeres rir com o remate final:

 

acho que não tem erros :?:

 

 

Por fim, peço desculpa aos restantes leitores e ao OP por ter saído do tópico.

 

 

 

 

/sits back, grabs the popcorn basket and watches in the shadow :?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algém aqui e capaz de dizer ao alruca para tirar os peixes do aquario dele porque ele a dois dias tiro 100% da água e hoje já la meteu peixes

 

ele antes de colocar a akadama dentro de aquario lavou-a em água corrente, acho que não a devia ter lavada pois não??

 

e logo a serguir disso meteu os peixes la porque não levanto pó e que os peixes laranjas são muito resistentes e não morrem

 

alguém que lhe meta juizo naquela cabeça!! :wink:

 

ele pensa que sabe e está cheio de pressa em ter lá peixes no aquario e ainda mais ja la tem peixes e nem sequer montou o aqauario ainda vai comprar plantas e coisas do genero para infeitar :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ter que sair em minha defesa e proteger a minha reputação de tentar ser um aquariofilo iniciado e que comete alguns erros não barbaridades como tu disseste:

1º Fiz uma TPA a 100% a três dias;

2º Antes disso já tinha baldes de àgua preparados com àgua a repousar e produto de tratamento;

3º Pus bactérias de um outro aquário;

4º Já lá tinha uma rã (ser resistente) e coloquei comida gradualmnte para colocar a àgua aos parâmetros necessários;

5º Tinha mais que um filtro a funcionar para um aquario apenas, o que fazia uma velocidade total de 450 litros por hora, o excelente e mais que necessário para um aquário das minhas dimensões;

6º Pus agora uns peixes emprestados dos mais resistentes que há, e que não sairam prejudicados com os meus actos.

 

Peço aos moderadores do fórum que apagum estas ultimas mensagens pois não acho que isto seja um tópico de acusações, mas sim de aprendizagem, não me vou rebaixar ao teu nível e dizer os actos que também já practicaste de pura crueldade para com os peixes.

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O tópico foi editado, e agradecemos aos 2 membros filipinho e alruca, que resolvam os seus problemas de forma privada.

 

Obrigado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: filipinho, eu montei o meu aquário plantado com akadama por lavar (e lavar não faz mal nenhum) e no mesmo dia coloquei cerca de 15 peixes mais uns 5 camarões e ninguém morreu... depende sempre da manutenção que deres ao aquário.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

man..este filipinho é d que banda desenhada??to farto d comer bolicaos e n encontro o cromo c a cara dele...Peço desculpa pelo comentario mas é k em qualquer poste que va e eles esteja so fala mal de tudo e de todos...haja paciencia..Luís a exposiçao na batalha ta exelente e esta tarde ent vai ser d mais com td a certeza..mais uma x peço desculpa pelo comentario mas foi mais forte k eu..continuem com as explicaçoes k o assunto interessa me

Cumps ao people..

Abraços :twisted:

Ricardo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

man..este filipinho é d que banda desenhada??to farto d comer bolicaos e n encontro o cromo c a cara dele...Peço desculpa pelo comentario mas é k em qualquer poste que va e eles esteja so fala mal de tudo e de todos...haja paciencia..Luís a exposiçao na batalha ta exelente e esta tarde ent vai ser d mais com tudo (palavra corrigida) a certeza..mais uma x peço desculpa pelo comentario mas foi mais forte k eu..continuem com as explicaçoes k o assunto interessa me

Cumps ao people..

Abraços :arrow:

 

Escreve em Português por favor...

Não estamos no MSN nem no telemovel ok?!

Obrigado,

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Peço desculpa emerson!!!!!!!!

Enfim...

 

Nem era preciso pedir descupas bigsmile

O que vale é escrever certinho bigsmile

Abraço

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.