Guppies infectados num espaço de 48 horas


Quim

Recommended Posts

Boas! Tenho um aquário com cerca de 100lt, onde só tenho Guppies além de 3 coridoras. São cerca de 5 casais e uma maternidade já com alvins. Acontece que 2 fêmeas que adquiri na passada quinta feira e que aparentavam estar impecáveis, começaram a ficar esbranquiçadas a começar pela cauda, aparentando estarem com algum funco "itio" talvez. Os parametros da água, PH e nitratos estão normais, e isto só acontece ás femeas. Já anteriormente me tinha acontecido a uma.Estou com receio de introduzir alguma medicação e prejudicar os alvins ,uma vez que todos os restantes parecem estar bem.Em caso de medicação, qual o mais indicado para os guppies? Agradeço a vossa ajuda.Quim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ictio são pequenos pontos brancos...não é isso poir não??? define esbranquiçadas....ficaram com manchas brancas???as manchas são "salientes", há gente que diz que parecem tufos de algodão quando tem fungos(mas pelo que sei há mais tipos de fungos)???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não são propriamente pontos brancos. A pele mais junto á cauda fica com um branco "envelhecido" e começam a nadar á superficie quase paradas, com as barbatanas dorsais juntas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo a tua descrição parece-me que estão com a doença dos neons, o que é fatal para os peixes. Se fosse a ti sacrificava as que estão com esse problema ou então se tiveres hipoteses de as isolar noutro aqua seria o ideal. Ajudava-te mais se tivesses posto uma foto. Outra dica, tenta adicionar sal marinho ao aqua. Talvez resulte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Quim

Vou tentar ajudar da melhor maneira

Se as guelras estao bem, possivelmente sera apenas stresse do transporte. Se tiveres umas vitaminas contigo utiliza quando tiveres a alimentar os teus peixes.

Abraços e vai dizendo como é que tudi vai

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois...

 

Na minha opinião singela, se fosse stress já lho tinha passado em 5 dias quase de mudança de ambiente. Acho que é doença de fungos.

Isola as guppy's antes de mais nem que seja num balde com um termoestato e um difusor de ar. Coloca sal marinho á porção de uma colher de sopa de sal por cada 5 litros de água (água do mesmo áqua, claro, já com o ciclo feito!). No dia seguinte colocas mais uma colher de sopa de sal. No terceiro dia faz uma TPA de 50 % da água do balde. No quarto dia fazes nova TPA de 50%. No quinto dia enfia-os novamente no áqua. A temperatura durante este processo deve rondar os 29 graus.Podes também colocar UMA GOTA, UMA SÓ de mercurocromo por cada 5 litros de água no balde de tratamento. Ajuda a matar os fungos das barbatanas e caudas. A temperatura deve ser mantida alguns dias mesmo que os guppy's te pareçam bem. Mesmo no áqua principal deves aumentar a mesma. Podias fazer tudo isto no áqua principal, mas não sei se as corys se vão dar com o tratamento. Provavelmente não. Ou separas as corys, ou separas as guppy's doentes.

 

Pode neste momento a doença, que possivelmente foi trazida pelas femeas novas, se ter propagado aos outros. Faz uma TPA de pelo menos 30% ao aqua e se tiveres um bactericida experimenta colocar nele, como medida de precaução. Mas o tratamento por sal, calor e mesmo mercurocromo é essencial nas doentes.

 

Fica bem. Espero ter ajudado. Boa sorte.

 

Bjinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:? Isso é a doença dos neons, muito dificil obter sucesso, quase sempre fatal. O melhor é separar os peixes infectados

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Doença do "NEON", isto diz-se cada uma.

 

Aparentemente isso é um fungo qualquer, e não doença do neon.

 

Experimenta o tratamento com sal e aumentar a temperatura um bocadinho.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenta separar o mais depressa possivel os peixes doentes e tenta tratá-los. Não acredito que algum tipo de tratamento vá resultar nos que estão doentes, esforça-te mais nos que ainda estão sãos. Tive esse problema no meu aqua e foi uma razia cerca de 100 guppys que foram á vida. Poe um pouco de sal no aqua e sobe a temperatura ate 28 graus (gradualmente). Não esqueças de retirar os doentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Por aquilo que tenho lido no forum, as corys não se dão bem com o sal... Cuidado com o tratamento no aquário comunitário...

 

Abraço

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe um medicamento que é o eSHa 2000 que é fungicida, antibiotico e anticeptico.

É um tratamento que serve para um espectro alargado de doenças cerca de 18 doenças mais comuns (incluindo a doença dos neons).

o tratamento pode ser feito no aquario principal ou num aquario de apoio e dura 3 dias (não é toxico mas tem de ser retirado com carvão activado se for usado no aqurio principal). Custumo usar este tratamento e tem resultado.

Se identificares qual a doença deves usar o medicamento especifico para a doença e não este tipo de medicamento generalista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a todos pelas dicas que me deram! Dado que uma das guppies que tinha adquirido morreu logo na manhã sequinte a colocar pedido de ajuda aqui no forum, embora me tivesse custado, optei por "sacrificar" a outra infectada.

Até ao momento,não vejo mais vestigios de contacto, tendo inclusivé nascido mais alvins de outra fêmea. Face ao exposto, além de estar de alerta, devo tomar alguma providência? Não cheguei a colocar sal, nem fiz nenhuma TPA.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Quim

Os unicos cuidados que deves apartir de agora ter com os teus peixes são os seguintes:

Mudanças de água semanais e uma boa alimentação.

Estes cuidados são os minimos para teres sucesso com Guppys.

Cumprimentos e boa saude pros teus peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora eu tambem tive varios problemas desse genero com guppys o melhor e um pequeno aqua de quarentena ja que evita este tipo de situações pois seexistir algum problema ele acaba por se manifestar no aqua de quarentena .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais