Killies Em Aquário Comunitário


Miguel Madeira

Recommended Posts

  • 1 mês depois...
  • Replies 79
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Estou em fase de planeamento da montagem de um novo aquário para ciclideos do Lago Tanganyika e numas das minhas deambulações pela net descobri um site onde referem a que também neste lago existem Killies (aqui).

 

Nunca tinha ouvido / lido qualquer referência a esta questão, por isso a minha curiosidade ficou mesmo pior que a do gato :puppydogeyes:

 

Alguém me sabe dizer se é verdade? e sendo verdade se é possível manter esses killies juntamente com ciclideos potencialmente belicosos?

 

No site referem são:

 

Aplocheilidae

Aplocheilinae

Cyprinodontidae

Rivulinae

 

Pessoalmente, agradava-me a ideia de ter uns killies (sem objectivos finais de reprodução), se efectivamenter fizerem parte deste biótopo.

 

Obrigado desde já pela potencial ajuda,

 

Um abraço,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Bem que eu saiba existem duas espécies de Killi endémicos do Tanganyka, sendo uma delas possível de se encontrar no comercio em Portugal o Lamprichthys tanganicanus, mas também existe o Lacustricola pumilus da família Poeciliidae, agora os géneros que refiriste nunca ouvi falar que existiam no Lago, será que não estás a confindir a zona do Lago com habitarem dentro do Lago?

Eu já mantive Lamprichthys tanganicanus, e o que te posso dizer sobre eles é que são tanto em forma corporal como em comportamento muito parecidos com os Cyprichromis…mas são muito senciveis à qualidade da agua, devem ser mantidos em aqua com os parâmetros pH >8.2 e GH > 15, água bem oxisnada e por ultimo eles metem os ovos em fendas das rochas…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pela pronta resposta.

 

Como disse, a informação que recolhi foi de um site (cujo link coloquei) e confesso não saber ao certo se se referem a Killies do Lago ou que vivem na zona do Lago, mas penso que se referem a eles como sendo peixes susceptíveis de integrarem a população de um aquário Tanganyika.

 

Contudo e pelo que depreendi das informação que colocas não ganharei muito em termos de diversidade (comportamento, cor e forma) com a adição do Lamprichthys tanganicanus se tiver cypris, mas ganharei apenas em diversidade "faunísitica", certo?

 

A questão que me atrevo a colocar agora é: e quanto a compatibilidade? será possível mante-los junto com ciclideos, incluindo cypris? (para além das questões de água)

 

Obrigado mais uma vez,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Acho que deves fazer uma pesquisa sobre eles…eu disse que eram similares aos Crypris em termos de comportamento e forma, quanto à cor, em adulto, vais ver que são muito mais interessantes, quanto às espécies que podes ter com eles…as mesma que podes ter com Cypris e claro que podes te-los com os Cypris…quanto à agua, já te disse os cuidado a ter.

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais