Oscar VS Escalar


Recommended Posts

Boas caros amigos

 

Já ouvi dizer que se adquirir um Oscar pequeno ele se adapta aos restantes habitantes é verdade? Um Oscar pequeno num aquário com escalares adapta se e é capaz de viver com eles sem os matar?

 

Obrigado

 

Cumps aquariófilos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adaptar até é capaz, desde que tenham espaço suficiente. Aconselhavel não é, porque o Oscar vai crescer bastante e se lhe apetecer mata um escalar adulto em duas dentadas...

Qual é o tamanho do aquario?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acrescento a que já disseram em relação ao tamanho que o oscar não é um peixe comunitário.

 

Os unicos individuos que se podem dar com oscares são do mesmo porte ou superior, ou pelo menos suficientemente grandes para não pensar que será comida. De repente estou a lembrar que uma possivel combinação seria oscares com piranhas.

 

Para os manter como foi dito é preciso um aquario muito grande mesmo. O de 120cm daria para um casal de oscares, mas se eles crescerem muito já é apertado

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois já tive um aqua com um oscar e uma piranha...é de loucos. Principalmente a piranha começou a crescer desenfreadamente e dava cabeçadas contra a tampa do aqua. Era mesmo agressividade ao rubro naquele aquário. Para isso aconselho um aquário muito muito grande mesmo. Na altura tinha um de perto de 80 cm tambem e logicamente que tive que os dar. Neste momento a piranha com apenas 1 aninhu tem kuase 30 cm e come metade de uma maçã em poucos minutos:S:S Acho que é de loucos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo o de 1,20 não será suficiente para teres os escalares e os Oscares sem vires a ter problemas no futuro próximo. Mas se quiseres manter só os Oscares, dá para 2 maximo 3 Oscares. Tem é atenção á filtragem do aquário e ás mudas de água :shock:

Não aconselho piranhas em aquário com qualquer peixe... Pode estar tudo bem hoje e amanhã só teres a espinha do peixe a flutuar. Elas fazem isso ás da mesma especie quanto mais aos outros... :lol:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em tempos tive um oscar num aquário comunitário (5 cm) e correu bem.

 

À medida que foi crescendo tive que ir retirando os peixes mais pequenos, mas nunca chegou a comer nenhum.

 

Tive-o até aos 13 cm e depois troquei-o. Estava a ficar demasiado grande para o aquário (tinha 70 cm).

 

Pareceu-me um peixe dominante mas relativamente pacifico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas malta.

 

opinião pessoal, acho que para Oscares deves ter apenas o mesmo, com uma média de 150l por bicho, aquas maiores de 120cm, com altura de 70cm, para não haver stress... :?

 

vejam o seguinte link de um aqua de 640l apenas com Oscares

 

http://www.aquahobby.com/tanks/b_tank0008.php

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois já tive um aqua com um oscar e uma piranha...é de loucos. Principalmente a piranha começou a crescer desenfreadamente e dava cabeçadas contra a tampa do aqua. Era mesmo agressividade ao rubro naquele aquário. Para isso aconselho um aquário muito muito grande mesmo. Na altura tinha um de perto de 80 cm tambem e logicamente que tive que os dar. Neste momento a piranha com apenas 1 aninhu tem kuase 30 cm e come metade de uma maçã em poucos minutos:S:S Acho que é de loucos....

 

 

Epá a comer metade de uma maçã e com 30cm em um ano não terás tu um pacú vermelho em vez de uma piranha?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Twist,

 

Em primeiro lugar é possivel ter um aqua com oscar e escalares.

 

1,20 dá para ter um casal de oscars, ou um oscar e um casal de escalares.

para uma melhor sintonia deves colocar o casal de escalares antes de colocar o oscar, para que estes escolham primeiro o seu território e e formem um casal.

 

O oscar deve ser o ultimo peixe a entrar no aqua pois assim ele acomoda-se ás regras hierarquicas existentes.

 

O oscar pode ser um peixe comunitário desde que seja introduzido pequeno e não tenha personalidade agresiva.

sim porque os oscars têm personalidades diferentes.

 

eu tenho um aqua de 300 e picos litros de 1,20 onde tenho dois oscars e três plecos, e posso garantir que o aqua está praticamente cheio de peixe.

 

Já tive conhecimento de aqua onde abitava um oscar e uns escalares fazendo estes ultimos desovas regulares.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O oscar pode ser um peixe comunitário desde que seja introduzido pequeno e não tenha personalidade agresiva.

sim porque os oscars têm personalidades diferentes.

 

O problema é saber isso quando eles são pequenos...

Mesmo que os Escalares sejam grandes quando o Oscar é colocado e ele esteja habituado a não ir para uma zona do aquário, quando crescer vai precisar de nadar mais pelo aquário e se houver peixes a chatea-lo quando ele vai para um dos lados do aquário vai haver luta. E as feridas que dois escalares podem fazer a um Oscar, não se compara ás que um oscar pode fazer aos escalares.

A curto/médio prazo não vai haver problemas, mas se não fores com ideia de manter os Oscares para sempre, aconcelho-te já a não te meteres nisso. Porque depois quando for grande vais te querer desfazer dele e já chega a quantidade de Oscares com 25cm que vejo enfiados em aquarios em que mal se podem mexer, pelas lojas...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no meu aqua de 1,20m renho 4 escalares e 1 oscar de mais ou menos 20cm, 1 pleco 1 peixe gato e por estranho que pareça 2 botia palhaço, que se dão lindamente, estão juntos á aproximadamente 6 meses, tenho dois filtros de 600l/h que limpo todas as semanas, visto o oscar ser um bocadinho porcalhão, o oscar foi o ultimo a entrar no aqua, é bastante passifico, tenho uma vegetação espectacular num dos lados do aqua, coisa que os oscares não costumão permitir, tive sorte na aquisição do oscar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas so queria dar a minha opnião por min um oscar no aquario com menos de 100 litros e um crime mas pronto isto sou eu...

Olha eu neste momento ja tenho um aqua de oscar´s a cerca de 3 anos ja os vi a crescer e muito sujam muito a água tem um feitio muito temperamental e preciso gostar e apreciar este peixe, eu penso que antes de ter um peixe devia se ler e informar-se sobre as necessidades e a atenção de que necessita e não simplesmente comprar o peixe de depois cresce demais, come demais ...etc para isso têm-se guppies molly´s... e por ai fora. Se estas mesmo decidido informa-te sobre o seu habitat natural e as suas condições. Em relação ao aqua para dois oscar´s no MINIMO 300 litros e ja é pouco, espero ter ajudado alguma duvida contacta-me por mp. cumps

 

 

 

 

 

 

Ps:Os unicos peixes que aconcelho para cohabitar com os oscar´s são plecos e piranhas

Saber esperar é uma virtude...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais