AJUDEM POR FAVOR!


Recommended Posts

Aquario:

 

60 lts (60 * 30 * 30)

Flora: Samambaia de Agua; Samolus valerandi; Elodea; Cabomba Caroliniana.

Fauna: 4 Bettas (1 Macho, 3 Femeas); 2 Cory Albinas; 6 neons; 2 ramirezi; 6 Takashi Amano.

 

 

Esta é a imagem a semana passada. Desde aí, os peixes estao a morrer e eu não sei porquê... As mudanças que fiz foram:

 

- Pus CO2 caseiro.

- Tirei a tampa (o aquario ficou destapado) e pus uma calha de 30W da Resun.

 

Tinha sal na água para acalmar o ictio, mas ja desde o principio e eles estavam se a dar bem. Eu estava a diminuir a concentraçao com tpa's regulares.

 

Ha coisa de uma semana comecei a notar que havia uma pelicula gordurosa a superficie, informei me e notei que era normal nalguns aquarios. No entanto, com o passar do tempo, começou a ficar cheio de bolhas e MESMO grossa....

 

não sei se foi do co2, da calha, luz a mais, co2 a mais, plantas a menos, se a atmosfera que tenho no meu quarto não e adequada.. enfim. n sei!

A agua esta turva e tenho uns fiozinhos brancos em suspensao (parecem as natas do leite.. mas mais pikenas e muuuuuitas).

Pus carbono activo para limpar a agua. Sei que não vai la fzr muito bem as plantas mas.... eu gosto tanto dos meus peixinhos e não quero que eles morram!

 

Ja me foram os camaroes todos e.. claro: os ramirezi.... cheers

 

 

AJUDEM ME POR FAVOR------ tou a entrar em panico ;):(:twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola primeiro se colocaste o co2...deixaste de noite?...deves tirar...calculo que tenho sido de um rapido baixamento do ph...ou da temperatura...aposto mais no ph...retira o co2 faz um tpa...e veras melhoras...ate mais joao ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falta os parametros da agua. Mas posso já dizer que tens uma filtragem fraca ou então há pouca agitação á superficie, daí essa pelicula gordurosa que tu tens no aqua. Quanto ao resto é dificil dizer sem mais informação sobre o teu aquario.

Se puderes mete ai o setup completo de forma a pudermos te ajudar!

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ermmm... cheers eu não sei bem o que é o setup mas.. vou tentar dar mais promenores:

 

Para além da fauna e da flora:

 

Filtro (marca não conheço) - 340L/h (2ª mão, mas funciona lindamente)

Termostato Aquapor - 100W (novo)

Bomba de Ar Rena Air 100

Calha Resun - 30W

(1 lâmpada tetra e outra resun)

O co2 que tinha era caseiro, fez o meu namorado para mim, como tenho poucas plantas era uma garrafa de meio litro com bicarbonato, açucar, fermento de padeiro e água - a mistura convencional.

 

Tenho areão de areia fluvial, clara. Pedras de xisto (ainda são algumas :twisted:)

 

Não tenho bateria de testes por isso não faço a mínima ideia dos parâmetros da água.

Mas acho q os peixes devem ter morridos por causa do pH - para formação de c02 forma-se ácido pirúvico e álcool ne?... Por isso não deve ter sido lá muito bonito....... ;):(:twisted::(:twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá então assim o melhor é mesmo retirares o co2, põe uma bomba de ar a trabalhar para ajudar a dissolver o co2 que esteja a mais e vai fazendo tpa's.

Se ainda tiveres algum peixe vivo tenta antes uma coisa... retira os peixes do aqua e renova o aquario.

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas

Eu também acho que é do co2.

O melhor é tirares de imediato o c02, e fazer TPA. Acho que vais notar diferente logo ao fim da mudança da água.

 

Já li numa pagina algures pela Internet, que um valor excessivo de co2 provoca o envenenamento dos peixes.Eu vou procurar essa informação e coloca-la aqui.

 

http://fins.actwin.com/mirror/pt/plant-qa.html

 

"Quanto CO2 se deve usar?"

O nível óptimo de CO2 num aquário é de 15-20 ppm. Há informações de que níveis superiores a 25 ppm podem envenenar os peixes, mas a experiência geral não prova isso. A quantidade encontrada na água resultante das concentrações atmosféricas varia com a altitude e a temperatura mas é menos que 1 ppm.

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

olá!

Então não é que a boa da garrafa virou e o co2 começou a entrar pelo aqua a dentro? quando reparei ja era tarde demais..

Anda perdi mais uns peixinhos mas fiz uma renovação completa do aquario e agora tenho co2 ja bem bem controlado (espero eu!).

 

Obrigado pela vossa ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como é obvio deve de ser o CO2 , pois essa pelicula gordurosa dificulta a troca gasosa, assim mesmo tendo aereaçao , a troca de gases torna-se mais dificil, pois a pelicula vai retendo o CO2 no aqua , nao o libertando para a atmosfera.... consequentemente baixando o ph e diminuindo os niveis de O2.....

 

desliga o CO2 e retira essa pelicula, com a ajuda do sifao ou de recipiente, para retirares apenas a água que está á superficie

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais